Ignite, conto ajudar-te com isso, sim senhor
Mas ando um bocadinho apertado de trabalho e quando chego a casa tenho pouco tempo livre para fazer tudo o que tenho para fazer ehehehe Como meio mundo lol
Já terminei a minha checklist para a minha proxima aventura, mas ainda nao me dediquei à questão do fogão DIY.
Em relação à escolha de bike e pneus posso desde já dar a minha opinião pessoal e experiencia de outras aventuras.
Bike:
A contrário do senso-comum, prefiro uma bike rigida para as travessias "comuns", tipo travessias mais no conceito do ciclo-turismo e/ou com menores troços de trialeiras e poucos trilhos com tecnicidade média/alta envolvidos. Travessias do genero Caminhos de Santiago, etc, em que a quantidade de trilhos mais exigentes que se encontra não superam os estradoes, caminhos de bom piso ou estradas asfaltadas.
Permitem maior capacidade de carga por nao se ter que lidar com SAGs de amortecedores e limitações de espaço por eles criados.
Menos sujeitas a problemas, especialmente nos pivots de rotação e por consequente mais fiáveis quando longe de casa.
Para travessias maioritariamente exigentes, quer pelo tipo de caminhos, quer pela tecnicidade dos mesmos, uma suspensão total pode ser uma boa aposta.
No entanto, podemos contar com menos capacidade de carga e ter em mente que a disposição da mesma está condicionada à geometria do quadro e esçaço utilizado pelo amortecedor. Mais peças móveis originando maior hipotese de avarias graves.
Na minha opinião, e de uma forma geral, bikes rígidas (HT), de aço ou titanio são a melhor escolha. Mas todos os outros materiais servem de igual maneira.
A opção de montar forqueta ou suspensao na frente também pode ser equacionado, optando pela primeira em travessias de ciclo-turismo. Eu pessoalmente prefiro com suspensao.
Pneus:
Rasto a gosto e conforme as necessidades, assim como as pressoes a usar. No entanto não aconselho pneus com rasto muito "hardcore". Por norma, não são necessários, pelo que a opção mais acertada será um pneu com um bom compromisso rolador/tracção (com mais incidência no primeiro tipo, mas sem descurar o segundo).
Em bom/perfeito estado, obviamente.
Pneus com laterais robustas que não rasguem com facilidade em trilhos mais exigentes (pedras, etc). Não têm que ser de arame, podem ser de kevlar, mas desde que as paredes nao sejam tipo folha de papel, normalmente conhecidos como "Light". Esse tipo de pneu é bom para a corrida de domingo ou para meter na balança. Para andar descansado longe de casa, optem por pneus "hardskin" ou semelhantes.
Tubeless, preferencialmente. Camaras com liquido caso o tubless nao seja possivel.
Abraçorros
:xau: