Ora, nada como uma quinta-feira de verão em que chove para desenterrar um tópico...
Já vai há mais de um ano que não deixo aqui qualquer novidade sobre a minha burrinha e, na verdade, são mais do que muitas...
No último "report" disse que estava a pensar mudar de quadro... Bem, e continuo, mas entretanto já mudei mais umas coisitas.
Desde logo, converti as Crossride em Tubeless, coloquei uns pneus mais leves (foi mesmo tipo papel) e selante com fartura. Em resumo, só ali perdi mais de meio quilo na burrinha e não tive qualquer problemas com a transformação caseira.
Depois troquei também os shifters pelos Sram X0 gripshift e o desviador traseiro foi trocado por um X9. Esta foi uma alteração fantástica. O Sram desafina muito menos vezes, mesmo em lama. Aliás, desde que o montei nunca tive que lhe mexer, embora em abono da verdade, tenha vindo a fazer pouco btt visto ter comprado uma fininha para poupar a burrinha e a minha carteira.
Troquei também o espigão de selim por um Ritchey Pro Carbon. Mais uma bela surpresa. Eu pensava que esta troca só me traria a vantagem do peso e um pouco, quase imperceptível, conforto. A verdade é que a melhoria é significativa. As vibrações filtradas são mais do que muitas, ao ponto de em qualquer voltinha com mais de 20km dar logo conta...
Finalmente, esta semana, optei por trocar de rodas. Comprei umas XT, mais uns discos XTR e um par de pneus tubeless (maxxis larsen tt e kenda karma). Objectivo? Simples, evitar a perda de ar entre as saídas e conseguir vedar um pneu em casa, para além de uma maior protecção concedida pelo próprio pneu.
Após cerca de 50km, uma montagem dos pneus e quatro dias com a burra parada, parece que alcancei todos os meus objectivos: consigo vedar o pneu sem recurso a compressor de alto débito (como acontecia anteriormente), utilizando apenas a bomba de pé, para além de que após 4 dias parada, ainda não notei qualquer perda de ar.
Só no peso existe desvantagem, visto ter perdido umas 80gr em relação à montagem anterior, apesar das rodas serem bem mais leves. Tal fica-se a dever ao peso dos pneus e dos discos, ambos mais pesados. No entanto, e quem estiver a pensar na mesma alteração, a opção por dois larsen tt 1.9 leva a um peso semelhante ao anterior, com rodas não tubeless convertidas.
Em relação aos discos XTR, não noto, por enquanto, qualquer alteração no poder de travagem. De lembrar que apenas troquei de discos devido às rodas XT serem centerlock. No entanto, e quem optar por estes discos (bem lindos por sinal) e tiver travões avid juicy 5, como eu, terá que ter em atenção que, devido ao facto de as partilhas terem uma pequena patilha saída para fora, esta terá que ser cortada na medida em que não deixa girar o disco. Nada de especial e consegue-se partir facilmente essa patilha.
No meio disto tudo, quem teve sorte foi a minha guidinha que tem ficado com uma avalanche 3.0 lady com equipamento de luxo. Até ao momento já ganhou desviador XT, rodas crossride e pneus topo de gama... Tudo saído da burrinha... (terá actualização do tópico próprio em breve)
Ficam as fotos depois do discurso (longo).