Garmin Dakota 10 / 20

FReis

Member
Boas,

O que aconselham em termos de suporte para o Dakota 20, que na minha (e parece que não só), é muito fraquinho?
Já procurei no tópico, mas não encontrei, embora admita que não é muito fácil, num tópico tão extenso.


Obrigado
 

quileptor

New Member
Julgo ser igual ao da gama Etrex. Tenho 2 (um em cada bike). Nunca tive problemas. Tenho uma volta de camara de ar a envolver o guiador, onde aperta o dito suporte para que não deslize. Quando coloco o aparelho, amaro-o com uma fita ao guiador para ter uma segurança extra: nunca me saltou; nunca o perdi!
Crítica: o preço..12€ por uma peça tão pequena! :\
Cumps
 

FReis

Member
Felizmente, a conselho de amigos também o prendo com a fita, mas já não é a primeira vez que me salta fora.
Quanto aos 12€, tem os dei pelo primeiro, depois mandei vir um da China custou-me 2 ou 3, não é melhor nem pior que o da Garmin, é idêntico em tudo até no problema de fixação.
 

Jocas22

Active Member
nao valem nada, é das maiores porcarias que ja tive, mas pronto nao há alternativas. Vai-se pondo fita cola por dentro pra fazer volume e ele nao saltar, porque sim vai saltar sempre mais dia menos dia. Depois é fixar com a fita e esperar que nos trambolhoes nao bata com o ecrã.
 

klaser

Well-Known Member
Para não correr mesmo riscos e fazer as descidas descansado,é prender com a fita como foi dito (a fazer pressão para baixo ao mesmo tempo) e colocar um pedaço de borracha entre a parte de trás do suporte e o gps,mas de maneira que não tape o ecrã....uma pedaço de câmara cortada como tb foi dito,ou uma daquelas borrachas que vêm nos kits das luzes dão jeito....
 

ACS

Member
agora preciso de ajuda no meu dakota 20, não sei qual é o problema mas o acumulado no meu aparece sempre 20000. já o actualizei, já coloquei a altitude à mão e começa a trabalhar bem, desligo e volta ao mesmo 20000.
já aconteceu o mesmo a alguém?
 

OPEN

Member
Ajudem lá sff,

é possível fazer análise da cadência no garmin connect?

Tenho o dakota 20 e coloquei um sensor de cadência, durante a volta tudo ok, vou a ver as rpm mas dpo ao fazer análise da volta no garmin connect só tenho acesso à cadência média e máxima da volta completa.
Não devia existir um gráfico, como há para elevação, frq car e velocidade!?

obrigado
 

Sanosag

Member
Boas amigos,

Eu também tinha problemas de fixação com o Dakota....uma vez caiu e quase que o perdi...mas agora uso disto....dá mt jeito...

2dl13bb.jpg
 

Jonh.box

Member
Boas
Num passeio para a serra da estrela na zona de Seia o Dakota 20 não reconhece a variante, embora tenha vários mapas instalados no Dakota.
Como atualizar o mesmo?
 

jmcafonso

Member
Ja fiz duas provas e, apesar de ainda não ter utilizado a funcionalidade do "seguir trajecto", tenho gostado do desempenho do gps.
No entanto, tenho aqui uma questão: Ja tenho instalado no computador o Garmin Express, contudo, para fazer a sincronização do trajeto tenho sempre de a fazer manualmente - ele não está a fazer automaticamente.
Assim como também gostaria de saber como se faz a sincronização do trajecto diretamente para o strava e vice versa (é necessário Starava Premium ou basta a versão básica?)
E, já agora, qual o site onde posso "desenhar" percursos e passá-los para o gps? É no site da garmin?

Mais uma vez, agradeço a atenção disponibilizada ;)

Boas pedaladas!!
José Afonso.
 

gcaetano

Member
John.box,

Dependendo do tipo de mapa, podes ser tu a atualizá-lo na fonte, nomeadamente se for um mapa baseado no open street map. Caso contrário é ir esperando ou procurar uma versão de um mapa que já tenha essa variante incluída.


jmcafonso,


Creio que o Express para fazer a sincronização com a gama Dakota só é possível manualmente. Ainda assim, deixa ver se mais alguém aparece com melhor conhecimento de causa.
Relativamente à sincronização direta para o strava, é possível através da ligação da tua conta garmin connect à tua conta do strava. Assim, sempre que carregares algo para o Connect, ele irá também ser automaticamente carregado no strava.
Quanto ao "desenho" de percursos, há um sem número de possibilidades... Podes "desenhar" no Google Earth, converter o kml para gpx e colocar no gps, ou criar no strava ou no garmin connect... É uma questão de ir experimentando e ver qual responde melhor às tuas necessidades.
 

jmcafonso

Member
gcaetano:
Obrigado pelas tuas respostas. Já tenho uma volta criada para testar assim que tenha disponibilidade. Só por curiosidade: Caso eu saia do percurso inicialmente traçado, o gps dá alguma alerta sonoro ou visual? Ou automaticamente recalcula o percurso para encontrar o trajecto original? ; E caso eu "entre" no percurso a meio ele sabe isso e direcciona-me a partir do ponto em que entro?

Mais uma uma vez obrigado pela vossa ajuda ;)
 

gcaetano

Member
jmcafonso,

Relativamente às tuas dúvidas, sinceramente, como já não uso o Dakota em btt há algum tempo, começam a haver pormenores que me falham, de qualquer forma, vou arriscar:
- O GPS dá um alerta se estiveres a seguir um percurso. Além disso, se estiver configurado para tal (existe uma opção própria) ele recalcula o percurso para o ponto final em função do teu engano.
- Caso entres a meio creio que ele se preocupará em levar-te ao ponto final. É importante também definir um dos campos de dados para "distância ao destino"
 

Jocas22

Active Member
Caso eu saia do percurso inicialmente traçado, o gps dá alguma alerta sonoro ou visual?
nao

Ou automaticamente recalcula o percurso para encontrar o trajecto original?
nao

E caso eu "entre" no percurso a meio ele sabe isso e direcciona-me a partir do ponto em que entro?
sim
 

jmcafonso

Member
Mais uma vez muito obrigado pelas respostas que ontem se verificaram, ou seja:
- Quando entrei no percurso ele aparecia destacado com uma cor diferente e permitia-me segui-lo. Tive apenas de ter o cuidado de saber em que sentido o estava a fazer, isto é, houve uma altura em que havia um cruzamento entre o percurso de ida e o de regresso, e eu tinha que saber qual seguir (ele não me diz se estou a ir no sentido X ou Y) - pelo menos foi essa a percepção com que fiquei.

- o recalcular não aconteceu quando ocasionalmente me desviava da linha. Simplesmente ao observar que estava a sair do percurso tinha que voltar ao mesmo.

De qualquer maneira gostei muito da utilização do GPS, desta vez em modo de descoberta, já que das outras vezes tinha as marcações das provas.
A única coisa que fiquei com dúvidas foi na funcionalidade "Para onde?" em que ele nos leva/indica as direcções até determinado ponto, que como tinha predefinida a bicicleta como veículo e a ativação do campo "cortar estradas" ele traçava uma linha que basicamente atravessava o mato e por sítios que não eram cicláveis - quando coloquei a opção do veículo como "Carro" ele já me colocava apenas na estrada.

Por fim resta-me questionar-me o seguinte: Que tipo de pilhas vocês usam no dakota 20? Isto porque eu comprei de propósito pilhas duracell AA, mas após as 5h de viagem de ontem ele começava a dar aviso de que as baterias estavam fracas e para a retro iluminação - de referir que as pilhas de ontem era novas.
 

Jocas22

Active Member
existe um campo que é uma seta que indica qual a direccao a tomar e que é muito util quando o track se cruza num ponto por exemplo
 

gcaetano

Member
jmcafonso,

Essa questão relativamente à navegação no perfil que tens configurado para bicicleta resolve-se através da modificação dos critérios de navegação. É veres as funcionalidades que tens ativas no perfil de estrada/automóvel e que te interessam ter no perfil da bicicleta e replicá-las.

Umas boas pilhas recarregáveis são a melhor opção!
 
Top