Garantia ou desgaste normal ?

NV

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Bom dia !

Tenho a minha bicicleta dede maio do ano passado, está com todos os componentes de origem e todas as afinações e manutenções foram feitas na loja onde a comprei.
Costumo dar umas voltas ao fim de semana no monte e em média de 2 em duas semanas levo à loja para lavar, lubrificar e verificar se esta tudo ok. Nas semanas que não levo lá a bicicleta faço uma lavagem no fim do empeno e quando chego a casa seco a transmissão e lubrifico.

Acontece que na ultima vez quue levei a bicicleta à oficina eles disseram que tinha o eixo traseiro gripado, o eixo do pedaleiro gripado e a caixa de direcção, tb ... enfim

Eles alegam que eu devo passar por água, lama etc, (ou seja uso uma bicicleta de montanha em montanha :D, estranho !)

Eles subtituiram o eixo pedaleiro e as esferas da cx de direcção e paguei 60€.

Gostava de saber a vossa opinião sobre se devo considerar estas avarias como desgaste normal e pagar, ou se pelo contrário devo pedir que sejam substituidas como garantia ... o pessoal com quem ando tem bicicletas semelhantes e nunca lhes aconteceu nada disto ...

Obrigado
 

hugge

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As esferas e rolamentos dos cubos, eico pedaleiro, caixa de direcçao, pivots do amortecedor, pastilhas de travoes, discos, etc, é tudo material de desgaste, logo nao sao cobertos pela garantia. Excepçao feita para os casos em que este material vem com defeito ou desgaste no acto da compra. So acho estranho gripar tudo ao mesmo tempo!... Ou ela vai para a banheira contigo?
 

NV

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:p lol

pois eu tb achei estranho que levando lá a bike eles nunca tenham lubrificado ou limpo esses componentes e que precisamente tenham deixado gripar e so ai digam que tem de ser substituido ... e logo tudo ao mesmo tempo ...

sendo assim não ha vantagem nenhuma em fazer a "manutenção na marca"
 

FDura

Utilizador Banido
Rolamentos ou esferas da pedaleira e caixas de direcção são subjectiveis de ficar com humidades depois de andarem á chuva ou serem lavados, quando mandas lavar e lubrificar isso está excluído dessa simples manutenção, uma oficina á partida só mexe nesse material se mandares fazer uma revisão geral.

Por experiencia própria também sei que por a bike andar menos se estraga mais nesses pontos inclusive os rolamentos dos pontos de rotação das bikes de suspensão total estragam-se mais derivado a isso do que ao uso intensivo, pois a humidade fica lá a fazer estragos e esses componentes ficam parados na mesma posição durante uns tempos e ganham ferrugem nessas posições o que vai originar o “gripanço”

Aconselho-te durante o inverno de 2 em 2 meses a mandares verificar e lubrificar esses componentes, assim como os cubos das rodas, no verão poderás faze-lo de 6 em 6 meses.

Isso é uma operação muito simples se tiveres um pouco de jeito e paciência conjuntamente com a ferramenta apropriada que não é nada cara :D
 

NV

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Não !
Lavo com uma mangueira normal de casa ou com aquelas mangueiras de agua das estações de serviço:p
 
Então assim a minha opinião é que isso foi um desgaste anormal, especialmente com os cuidados que tens, se bem que uma revisãozinha à caixa de direcção 2 vezes por ano não faz mal a ninguém.

cumps
 
Não percebi!:hmmm: Levas a bike á marca para lubrificar com regularidade (provavelmente pagas) e após 8 meses de uso eles demarcam-se de responsabilidades!? :shock: Mesmo sendo de desgaste penso ser muito pouco tempo para tanto desgaste, mais parece-me icompetência dos mecanicos da loja pois provavelmente não faziam um serviço correcto nas verificações/lubifricações!

Comigo era reclamação na certa!

Nota: Um bem-haja á DECATHLON - MAIA :venia:, com eles não se passava desta forma!
 

NV

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Pois ... essa é a minha dúvida, será que tenho razão para reclamar ?
Será que de facto o que aconteceu é anormal, ou pelo contrário é algo de inevitável e tenho é de fazer mais manutençã caseira (desmontar tudo de 2 em dois meses) para que não volte a acontecer ?

É que gastar uma pipa de massa em manutenção e ainda assim ter de gastar mais para substituir peças ... custa um bocado.
Estou seriamente a pensar deixar de levar "a menina" à mesma oficina ...
 
Eu reclamava!!! mas antes de pagar... agora só se for para descarga de consciência, eles pelo bom senso deviam ter-te chamado a atenção para prevenir esses problemas, mas só não foram mais profissionais como não admitiram o seu erro.
É por essas e por outras é que quem faz a manutenção da minha bike sou eu, poupo muito dinheirinho e sei sempre o que lá está.

Boa sorte
 

qmark

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Caro NV, quantos km tem a tua máquina? É que eu tenho a irmã mais barata, a Combi Disc, e estás-me a assustar. A minha nunca mais pôs as rodas na oficina nem nunca foi afinada. A lama tem saído à mangueirada e lubrificação só na corrente.

Tenho de ver isso dos cubos das rodas, da caixa de direcção e do eixo do pedaleiro senão ainda tenho de começar os upgrades à força.
 

NV

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qmark

Tem cerca de 1500 km, maioritariamente de monte. Pois se calhar deverias ver como está a tua, para evitares dissabores.
Pode ser que eu é que tenha tido azar !
 

Sonic Reducer

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:S ... sinceramente esta situação é algo estranha , a minha cannondale só foi a loja , ao fim de um ano e ja passava dos 2000 , quando la foi, levou um eixo pedaleiro ( 36€ ) e os rolamentos na roda ( free) e a caixa de direcção foi revista 0 problemas a esse nivel, tirarm-me as folgas da suspensão, pagui 45€ pelo trabalho todo e desmpenaram-me as rodas, e ando com ela na lama, se n houver caminho ah volta, vai mesmo pelo meio das possas, leva com calhau , areia , pó , as vezes é lavada em casa com jeitinho e perco 3 horas a faze-lo outras só meto óleo na corrente e quando vem porcalhona vai ao elefante ao de leve, nuca tive nada assim tudo ao mesmo tempo... axo.... peculiar
 

Metal_Man

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1500 km e gripa tudo ao mesmo tempo? Acho muito estranho, a minha com mais de 5000 km e com muita lama e agua á mistura só se nota um pequeno arranhar na caixa de direcção. E como fazias lá manutenções regulares ainda mais estranho acho essa situação...
 

KLUCA

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companheiro NV isso parece que sofreu de "manutenção" a mais :)

provavelmente alguma água com detergente nas partes lubrificadas que desfizeram a massa lubrificante e lá se foi o material.

(não li o tópico todo)
 

TheTraveler

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1500km, vais lá de 2 em 2 meses pagar pra lubrificar e precisas disso tudo?
Troca de mecânico!

150608861.img.jpg

Esta foi tirada em 2006 e as caixas ainda são as mesmas, acho que foram lubrificadas 2 vezes desde lá... Já lá vão 8500km desde nova (2004)
Pedaleiro já troquei, rodas também. Mas tu, se pagas de 2 em 2 meses para revisão e lubrificação, o material era pra estar como novo
 

JMCM

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Eu acho que tens razão para reclamar... com a regularidade que levas a máquina ao mecânico ele deveria efectuar todas as lubrificações.

No entanto uma salvaguarda, como alguém aqui já disse, tem cuidado para não colocares água com detergente ou desengordurante em locais com massa.

Mas a minha recomendação reclama e começa aos poucos a fazeres tu próprio a manutenção :)
 
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Albertoliveira

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Não lavas demasiado a bike? O lavar de uma bike só deve ser feita se estiver mesmo cheia de lama, porque numa volta normal nunca deve ser lavada... quanto mais lavares pior mais agua entra para os rolamentos se não forem selados e a massa lubrificante mesmo sem detergente tende a perder as suas propriedades com tanta lavagem... a minha só com muita lama é que vê agua, de resto se forem só uns salpicos eles saem com um pano húmido e muita paciência... elefantes azuis, e mangueiradas são um atentado sério a rolamentos quer sejam de cx de direcção como de cubos e pivot de suspensão... para mim esses problemas não são estranhos para quem lava tanto a bike.
 
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