Enduro Sworks 2009

andrextr

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O rebound não afecta o drop-test. Já fiz o teste na minha na posição mais rapida, e o que acontece é engraçado. Basicamente ela cola a roda, e a bike volta à posição inicial super rapida mas não dá ressalto. Fica plantada no chão na mesma. Na posição super lenta a bike amortece e cola a roda, e demora mais uns milisegundos a voltar a posição normal de repouso.

No drop test para a roda colar o amortecedor tem que amortecer (ve no meu video, ele a comprimir com o impacto). No AFR repara que ele não chega sequer a comprimir (parece um pau). Portanto se ele nem sequer chega a comprimir também não chega sequer a recuperar (rebound)!
 

tinric

Super Moderador
lol XTR, parece-me que o Miguel compreendeu isso... ele diz largar a bike com a roda à altura do peito :D não fazer um drop da altura do peito "montado na bike" :D ehehe

Até porque esses seria de mais de metro e meio... já metem medo a alguns :D
prariedog1.gif
baralha e volta a dar :D
 

Jorge Gomes

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Levanto aqui outra questão que parece ignorada.

O volume e pressão do pneu, tal como a própria roda, não poderão ter uma influência considerável no droptest?
Uma parte da força gerada pelo drop vai ser dissipada na deformação do pneu e da roda certo?
Se pensarmos no caso limite, aposto que com um pneu 2.3 para aí só com 10~15 psi, a roda vai colar logo ao chão, provavelmente até numa HT...

Será que para pressões ditas normais isto pode ser desprezado? Não me parece que possa...
 

miguelcarromeu

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Obrigado André

Estava agora a ler os teus posts anteriores e tinha percebido que fiz confusão entre o "drop test" (para perceber a sensibilidade do amortecedor) e o teste do passeio, para ajustar o rebound.

É que ultimamente ando com algumas guerras com o meu amortecedor (um RS Ario) pois se inicialmente pouca diferença me fazia o seu ajuste, neste momento, ando muito "esquisito" com o seu comportamento. Senão vejamos:

- achei que andava muito duro e então baixei um pouco a pressão: passei a esgotar o curso;
- meti mais ar: ficou muito duro;

Entretanto, decidi mexer no rebound; pensei (erradamente) que deveria aumentar a velocidade porque associei o rebound à agressividade dos trilhos. Ao aumentar a velocidade senti que fiquei com a traseira (e a frente, porque também decidi aumentar na frente) muito instável, ou seja, sentia que a mesma saltitava demais. Se por um lado se tornava mais divertido, por outro, em trilhos mais técnicos (tu conheces, por isso nomeio-os: kamikas 2, wubbzy, dimas 1/2, colares, etc.) tornava-se demasiado perigoso.

Portanto, neste momento, ando um pouco perdido com os ajustes :(

(desculpa eu aproveitar o teu tópico Ricardo, mas está num tema interessante :) )
 

tinric

Super Moderador
Ora essa Miguel... para que serviria isto senão para isto mesmo... tirar dúvidas e ajudar uns aos outros...

Jorge... com toda a certeza o que dizes... o meu pneu de trás está com uns 40 psi... (mas está igual nos dois testes)... claro que se o baixar para 20 psi.. se calhar tenho já aqui o melhor e mais bem afinado amortecedor do mundo e não sabia :D eheheh

Olhem que eles andam aqui cheios de gráficos e teorias... mas eu só quero saber da prática :) claro que a teoria ajuda a "melhorar" a prática... mas dado que pedalo em média agora 2 ou 3 vezes (não por semana) mas sim por mês ... estou logo mas é a juntar-me ao XTR e fazer subidas de carrinha :D ahahah
 

andrextr

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Jorge,
Sim o pneu influencia na teoria, mas na pratica é uma coisa minima! A menos se tiveres um pneu muito vazio, uma parte da força de impacto do drop-test é absorvida e dissipada pela deformaçao do pneu. O que bate certo com a realidade, porque andar com um pneu vazio torna a bike mais confortável (tem é outras desvantagens que para aqui nao interessa). Mas se tiveres uma pressao dita normal (2,5-3 bares, que foi o usado no video) esse efeito é minimo e não contribui significativamente para o resultado final... E mais uma vez, no vídeo que coloquei, o que tu vez é o amortecedor a comprimir com o drop test, e não o pneu a deformar. E tanto a Pitch como a Enduro tinham pressões semelhantes nos pneus. Não aldrabamos nada :)

Miguel,

O que tu descresves é o tipico amortecedor "cepo" que ressalta 3 ou 4x no drop test. É o amortecedor que tem o SAG bem afinado, mas precisa de uma grande força para "quebrar" e começar a comprimir... O que resulta num feeling "rijo e seco" nas descidas com irregularidades.
O Rebound não te vai ajudar muito nisso, porque o problema é mesmo na compressão (ou na falta dela eheh). Mas para afinares o Rebound faz o teste do passeio (não confundir com o drop-test eheh). Andar com o rebound rápido de mais atrás é um perigo!.. Especialmente em aterragens de drops (a roda em vez de se manter colada ao chão manda um kick de traseira e vai descontrolada uns metros no ar, e no limite vais de OTB). Á frente já deves ter o rebound mais rapido (mas não a fazer de mola tipo pogo-stick!)
 
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miguelcarromeu

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Ou seja, o "problema" é o próprio amortecedor e nada que eu possa realmente fazer, certo?

À frente, quando meti o rebound no máximo (15 clicks numa Magura Menja), o que notei foi que, em drops mais altos, a suspensão me "cuspia" os braços para cima.
 

andrextr

Active Member
Pois... Afinar o rebound à frente é mais dificil porque não há um teste especifico. É muito baseado no "feeling" da coisa. Agora para a traseira, o teste do passeio funciona às mil maravilhas, e é um teste concreto e objectivo, não se baseia em feelings ou intuições.

Se as tuas escoras movem livremente sem o amortecedor, então sim penso que seja do amortecedor. Agora se é defeito (falta de manutenção) ou feitio... num xêi :)
 

syndicaterider

New Member
A minha Giant tem um Fox DHX air e aquilo cola no drop test, não há ressaltos. Acho o sistema Maestro da Giant excessivamente esponjoso. Quanto a suspensão, tou tramado com aquilo, é uma fox 36, tem em cima afinação do rebound e em baixo tem 2 afinações, que não faço a mínima ideia como funcionam!!! O que me preocupa é que a suspensão faz pouco mais de metade do curso, já baixei a pressão para cerca de 35 psi e mesmo assim faz pouco mais curso.Alguem com uma suspa semelhante que me possa ajudar? Peço desculpa pelo offtopic, mas preciso de ajuda e como o que se está a debater por aqui são afinações, aproveito a deixa!
 

tinric

Super Moderador
A suspensão é a ar ou mola?

Se for ar, tira-lhe o ar todo e vê se sem ar faz o curso todo.

Se for a mola, terias que sacar a mola fora...

Pode ser algum problema interno... o Nozes teve um problema semlhante numa Lyric... que só conseguiu resolver de uma forma... :)


... trocou de suspensão.

Esperemos que não tenha que ser o teu caso.
 

andrextr

Active Member
Primeiro le o manual da suspensao para perceberes. Se é float é a ar. Faz o que o tinric disse e tira o ar e ve se comprime toda. Se nao comprimir toda tens algum problema (fuga de oleo, hidraulic lock).

Se tiver tudo bem, tens que afinar. Metes o rebound a recuperar rapido mas sem fazer de fisga. Os botao lá de baixo são o High e Low speed compression. De uma forma muito simples e resumida, o Low speed compression afecta a dureza no inicio do curso e o High speed no final do curso. Se achas a suspensao muito mole e a afundar muito, dá uns clicks no low speed para o +++. Se achas que ela tá muito rija no final e nunca esgota, tira o high speed (para o menos -). Experimenta meter um no maximo, e outro no minimo, e vice versa, e meter os dois ao meio, e vai testando até perceberes o que cada um faz.

EDIT: o ny12xx antecipou-se 1 minuto na resposta :D

EDIT2: relativamente ao DHX tambem pode ser afinado para nao ser tao esponjoso.
 

syndicaterider

New Member
está visto que tenho um problema na suspensão,, após retirar o ar na totalidade, não faz o curso todo, ficam cerca de 4 cms, sem serem utilizados. Ainda agora chegou a casa e já me está a trair!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Agarra-te à fita métrica e mede o curso que está a fazer realmente.

Vê lá isso bem.

Um abraço

ny12xx

EDIT: o pedroslb94 antecipou-se 18 segundos...
 
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tinric

Super Moderador
2 questões... presumo que seja usada!? a pessoa que ta vendeu informou-te disso!? senão... depende agora da seriedade de tal pessoa...

depois... se for só oleos passados de um lado para outro... uma revisão "normal" resolve (ou pode resolver isso).. é o caso de contactares os "suspeitos do costume" o Pombo ou o Moca... explicares mais ou menos e pedires orçamento.. enviar para lá e pronto (mas se calhar pelo menos com 50 ou 60 biscas no total/minimo... podes ter que contar com...)

se quem ta vendeu não te disse isso e for sério... ainda a poderias devolver... quase ninguém que vende usados "aceita depois devoluções" mas no fundo...

... (ia dizer que podes ter sido, mas corrigi...) FOSTE enganado!!! pois uma 160mm a fazer 130 ninguém que a tivesse em casa desconhecia esse facto...
 

tinric

Super Moderador
O modelo até pode ser 160 e ter sido convertida para 120/130.

Caso seja este o caso, deve bastar tirar algum espaçador/batente.


Claro, mas continuo a dizer o mesmo... se te vendo uma de 160 que está reduzida para 100 e não te digo... estou-te a vender uma de 100... para a abrir e tirar o espaçador que seja... tem que ser alguém que o saiba fazer... logo custos acrescentados.

Mas também te digo... uma 160 de 36mm reduzida para 120...!?!?! Não me parece!?

Mais te digo... temos por aqui um companheiro que andou em guerra com uma Lyric com um problema destes... e mola, ar, 30 por uma linha... e nada... 30 mm de curso por fazer...
 
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