Enduro Sworks 2009

DaniMendes

New Member
Antes de mais quero agradecer pelas "lições" à borla que têm colocado neste post, fundamentalmente durante as últimas páginas sobre amortecedores. Para tentar ajudar à discussão, e desde já peço desculpa ao tinric por invadir o tópico da sua Enduro, gostaria de contribuir para poder continuar a receber preciosos ensinamentos!

A minha experiência é com uma Pitch Comp com um FOX RP23 HV BV com as seguintes características:
BoostValve Tune - 175
Rebound Tune - F
Velocity Tune M

Sem grandes afinações de SAG e tudo o mais (estou no estaleiro lesionado e há quase 3 meses que não pego na bike), este é o resultado do Drop Test.

[video=youtube;MoVFfUC47mk]http://www.youtube.com/watch?v=MoVFfUC47mk[/video]
 

andrextr

Active Member
Nice! O meu X-fusion que vinha de origem na Pitch Comp nao fazia isso (ressaltava 2 ou 3 vezes como o AFR)...

Obrg pela partilha :)

Mas olha, não é boa ideia usares um High Volume numa Pitch (nem numa Enduro SL). O final de curso vai-te esgotar muito facilmente. Isto porque o quadro da Pitch é (infelizmente) do tipo progressivo-regressivo (é progressivo na primeira metade do curso e regressivo no final de curso). Como os amortecedores de grande volume são lineares não ajuda a combater a regressividade final do quadro. Até porque este quadro foi feito assim já a pensar em amortecedores de pequeno volume.

drcvperformancechart.jpg


lev_ratio.jpg


Mas se defacto sentires que a bike esgota muito para o que fazes, podes corrigir isso utilizando espaçadores da FOX, ou então enchendo a lata externa (XV) com espaçadores home-made (tiras de borracha). (Despejar amortecedor, tirar o anel/freio metalico que segura a camara extra, e meter uma tira de borracha/plastico ou outro material nao compressivel).

dhxt.jpg


anilhal.jpg


mg1050copy.jpg


PS: O topico do tinric dá para tudo, rescaldos em sintra, fotos da enduro, serviço publico... :D
 

tinric

Super Moderador
Isso é que é preciso... :) informação e partilha de conhecimento... já que a Enduro está praticamente parada em todos os sentidos... novidades agora não haverá tão cedo, espero eu... pois a haver teria que ser por algum azar... agora como está é como ficará.

E andamento para testes também não tenho tempo nem possibilidade de os fazer... por isso botem aí informação que é aprendizagem que vamos tendo.

Ainda nem sequer "afinei" ou me meti de volta do amortecedor para ver se o meto a colar no droptest...


XTR, tu que és mestre... no meu 23, para 70 kg que tenho... quanto ar meterias?
 

andrextr

Active Member
Tinric a pressao do amortecedor varia de bike para bike, portanto ou vais à tabela do manual da Enduro, ou então enches até teres um SAG de 25% (eu sou mais adepto da 2ª hipotese).
 

tinric

Super Moderador
Quanto a testes ao amortecedor... amanhã espero ter algo a dizer...

Agora vejam este brutal upgrade....



preparem-se que é mesmo brutal



:D

Tchanaaaaa


1r47.jpg

Terminal do cabo laranja...


ahahah
 

tinric

Super Moderador
Alcatrão!??!? Não sabes que isto é alérgico a alcatrão?! :D

Miguel, é mesmo isso :D

Boa disposição pessoal :D isso é que é preciso... abraço que tenho que ir ali preparar a máquina para amanhã.
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
tinric,com uma queda que tive em paralelo.. :/ o meu desviador traseiro levou tb uns efeitos estéticos como está o teu... :) com uma Dremmel com ponta de lixa polí a zona riscada e ficou impéc!!(para os Weight Weenies foi um MOD heheheh)
dá-lhe uma lixadela tb(com lixa bué fininha) ;) pões isso novo!!

Cumps
 

tinric

Super Moderador
davidream... tenho ideia que fiz aquilo no outro dia numa zona de pedras apertadas em sintra... em que há lá umas pedras que o pessoal diz ser dificil passar por cima... passei umas 3 ou 4 vezes por cima... numa das vezes tentei passar pela parte supostamente mais fácil... calhou aquilo... e um vê se não te havias ... para não me esbardalhar ....

faz parte das cicatrizes de guerra... :D

Não fosse esta foto, nem me lembrava que isto estava assim... não sendo para estragar... também não tenho grande preocupação com o material... é para o que é...

No entanto é uma boa dica para os próximos tempos que vou ficar a olhar para ela sem pedalar... nada como desmontar o desviador e dar ali um toque de lixa sim... mas agora com aquele upgrade cor de laranja :D não posso deixar aquilo assim mal acabado :D eheheh

Miguel... não sei se o Nuno está bem a ver que isto anda muito baixo de forma... eu vou ser a ancora do grupo... tenho cá para mim... :D

Abraço
 

joao.f

New Member
Hoje vi-te parado no final de um dos trilhos da Malveira, aquele no final cheio de saltos acabadinhos de serem arranjados, essa stupmjumper 5*
 

tinric

Super Moderador
Boas joao.f, então e não disseste nada!? Quando é assim é dizer :D

Estavas naquele mega grupo do pessoal do XC?

Não é uma Stumpjumper :D ... é uma Enduro... se bem que comparada com a verdinha que por lá estava, sim... até parece uma SJ :D eheheh

Abraço
 

joao.f

New Member
pois erro meu para mim as stumpy sao bem parecidas as enduro looool. yao tava na malta de xc, alguns da minha equipa foram la ter com voces ensinar a saltar, o ambiente tava muito parado hahahahahah um dia combinamos e que o miguel vá ;)
 
Top