E agora??

AlBerTTo

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Vivam!

Mais um daqueles tópicos a pedir aconselhamento, que agradeço desde já.

Cenário: 50 anos (não ando de bicicleta há 30... tirando uma volta numa btt hå mais de 10 anos e bicicletas estáticas de ginásio, onde pedalei pela última vez), 1,86 m, 115 kg, farto de andar, desaconselhado de correr, com recomendação e vontade de pedalar - ainda me lembro do gozo q dava). Motard desde os 16, agora esporadicamente.

Estão a ver aqueles filmes no Youtube de descidas, subidas, saltos e afins? Não pretendo, obviamente, enveredar por aí. :) O meu objectivo é pedalar para perder algum peso, em ciclovias e, eventualmente, algum estradão de terra batida, que há muitos perto de casa, planos.

Devia, talvez, cingir-me à compra de alguma bicicleta simples, passeio, single speed ou fitness, sem nada complicado de mecánica, mas acho mais apelativas as btt.

O dinheiro é curto, pelo que quero investir o menos possível.


Peço as vossas sugestões em termos equipamento a comprar (protecção e não só), seguro ou outras formalidades e bicicleta que me recomendam.

Orbito entre Lisboa e Palmela.

Muito obrigado
 
Não acho que uma bicicleta de ciclocross seja o mais indicado para o que o Alberto pretende.

Saber exatamente quanto pretendes gastar é importante para o pessoal te ajudar. "Dinheiro curto" é demasiado vago :)

Numa primeira fase serão na minha opinião fundamentais uns calções, jersey e capacete.

Seguro, será uma opção tua. Sobre este tema já muito se escreveu aqui no forum. Faz uma pesquisa e decide.
 

AlBerTTo

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Na realidade, sem ler nada, vi modelos nas lojas de desporto e assumi que aqueles modelos de 180€ seriam suficientes para a minha iniciação. Em conversa com amigos que estão mais informados do que eu senti que esse valor é capaz de ser curto.

Na prática, a vinda aqui é uma tentativa de perceber o que é recomendado e perceber quanto custa a solução.

Obrigado a ambos! Vou ver o que são esses modelos de ciclocross. Vi anunciados e pareceram-me bicicletas de estrada mas com guiador mais direito (talvez selim mais confortável), mas não investiguei muito. Eu até acho graça aqueles modelos cruiser mas fico com a noção que não devem ser as melhores para "melhorar" em termos físicos.

Estimado Lux e luvas, não? Nas motas são fundamentais (para mim).

Vou procurar tópicos mais antigos. :)
 

AlBerTTo

New Member
Estimado DriveMe,

Muito obrigado. Tópico excelente. Acho que só não fala sobre uma bicicletas de pneus grandes (fat ou big), mas já estou muito mais esclarecido (até fiquei envergonhado por não ter encontrado através da pesquisa).

Aproveito a boa vontade para perguntar se há algum cuidado a ter em relação ao meu peso (algumas gamas não serem apropriadas, dentro das mais baratas).

Acho q a Rockrider dos tais 180 € vai ser a minha escolha, no início de Setembro, para começar... espero que não venha a ser um erro.

Se alguém tiver mais algum conselho, estarei atento.

Cumprimentos a tod@s!
 

DriveMe

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Boas.

As meninas de pneu gordo ainda não são muito comuns. :)
Quem fez o tópico penso que não podia acrescentar muito sobre as mesmas. De futuro, a existir conteúdo, rapidamente se edita o tópico. De qualquer maneira, dentro do orçamento que indica, não me parece viável. Mesmo assim, espreita no site da On One.

Em relação ao teu peso, penso que não vais ter problemas, mas informa-te na loja ou na marca.

Sobre a tua escolha, pelo que leste não é de todo errada. Até esse valor dificilmente encontras melhor.
Pessoalmente, estivava o orçamento para a 500, por ter travões de disco (e um quadro que permite travões de disco, ao contrário da 340), e uma transmissão uns furos acima.
 

SeteGu

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Eu continuo a achar que a 500 não compensa muito... ok pode-se melhorar colocando, por exemplo, uns travões hidráulicos mas para isso, a meu ver, mais vale apostar logo na 520.

A bem da verdade a vantagem sobre a 340 é a transmissão (mais fácil para subir)... mas no resto, a meu ver, é tudo equivalente ou pior.
 

Geezer

Member
Boas AlBerTTO,

É sempre complicado ter um orçamento que dê para comprar aquilo que nos da mais jeito e gosto no olho.

A versao 500 ja tem uma boa base para que no futuro, se assim necessario, alterar algumas coisas.

Em relaçao a problemas com peso será principalmente nas rodas (aros cubos e raios principalmente) falo por experiencia propria... +/- 150kg em cima da bike durante 950km ate agora deu 5 "desenpenadelas" na roda traseira e 1 na frente, 2 raios novos na roda traseira e provavelmente uma boa dezena de furos para nao falar do cubo traseiro ja esta com uma boa folga... nestes km tambem estive em "off-road", inclusive participei numa meia-maratona de BTT
Soluçao? bem em relaçao as rodas nao muito a fazer se nao comprar umas melhores a nao ser ter muito cuidado com pancadas fortes nos buracos para nao empenar muito :) em relaçao aos furos se por acaso começarem a acontecer com alguma frequencia pode sempre optar por camaras de ar com um gel que irá parar o ar de sair em caso de furo. (furos de tamanho relativamente pequeno), uso e estou a gostar.

nao quero assustar de maneira alguma mas sao possiveis problemas que normalmente acontecem com pessoas mais pesadas.

Equipamente necessario e diria essencial para o inicio sao: Capacete (de preferencia com ajuste na nuca); calçoes almofadados (aqui consoante o tempo que irá pedalar por dia ou quantos dias por semana irá ditar a qualidade necessaria dos mesmo); jersey luvas e oculos que dao bastante jeito especialmente com os mosquitos ao fim do dia =) Por nao ter oculos quase que tive acidentes porque mosquitos entravam no olho e ficavam dentro mesmo no cantinho junto ao nariz, o que nao dava para abrir o olho... era travar a fundo e encostar na berma para lavar com agua....

Posso dizer que dei um bom trambulhao em alcatrao e tudo onde tinha equipamento safei-me e bem... menos nos cotovelos =P e digo desde já que se nao tivesse luvas a minha mao direita certamente nao iria ficar com o mesmo aspecto... Por sorte nao acertei com a cabeça em lado nenhum e tambem nao preciso de trocar o capacete por enquanto.


esta é a minha opniao, pode existir opnioes diferentes. A minha dica caso nao tenha dinheiro para comprar o equipamento todo de uma vez tente seguir esta "ordem" de prioridade (capacete - calçoes - jersey/luvas - oculos)

Outra dica, normalmente os calçoes compra-se com um numero abaixo do normal. por exemplo eu uso normalmente o 3xl mas os meu calçoes sao 2xl so que tenho uns que ate parecem ser largos de mais e outros pequenos e justos, especialmente no silicone junto ao joelho. Tente tirar as medidas corretas e consultar a etiqueta com as medidas antes de comprar...


espero que nao tenha sido "chato" com o testamento
 

AlBerTTo

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Obrigado SeteGu!

Estou confuso com os tamanhos. Parece que alguns modelos só são adaptados a quem tem 1,80?!?!

Não querendo "trepar" montanhas ;) é entre a 340 e a 520, certo?

Vi que houve uma promoção de 15% q acabou há poucos dias. É usual haver saldos ou algo assim?
 

AlBerTTo

New Member
Olá Geezer!

Nada disso. Testamento muito bem-vindo! Por acaso não percebo pq n é comum usar protecção joelhos e cotovelos, bem como cervical. De mota uso sempre roupa c protecções e, por exemplo, c uma bota q rebentou num embate nem uma unha negra tive nesse pé (fiquei a pensar como seria se estivesse de ténis ou de havaianas como já vi conduzir). ;)

Óculos já uso. Sei bem como é a questão dos mosquitos. Vou ver dos capacetes com esse ajuste e já tenho uma recomendação de selim também.

Dia proveitoso! Obrigado a todos. Devia ter-me inscrito antes!!!
 

Digjump

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Cotoveleiras , joelheiras e cervicais , usa-se mais em downhill juntamente com capacete integral, velocidades maiores e pisos mais irregulares... ;) tens as weed tb boas e baratas ;)
 

AlBerTTo

New Member
Obrigado DigJump!

A Weed Sweep 2.1 27,5" parece-me interessante e está um pouco abaixo, em termos de preço, da RR 520 (que já é uma boa base de partida, pelo que concluo).

Será que alguém vende para estes lados, mais a sul? As 26" são melhores para iniciados ou, com o meu tamanho, seriam mais adequadas, ou não tem nada a ver (até vos ouço sorrir com o nível das minhas dúvidas) ;)
 

DriveMe

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Boas.

Tens aqui um tópico com algum tempo..

As 27,5'' e 29'' estão a ganhar mercado sobre as 26'', mas uma 26'' vai estar melhor equipada dentro do mesmo preço.
Não é errado escolheres uma 27,5'' ou 29''.. ou 26''. O melhor que fazes é experimentar todas e veres com a que te sentes melhor.
 

AlBerTTo

New Member
Experimentar talvez seja a melhor política sendo que, dada a falta de experiência, provavelmente só vou "sentir" questões ergonómicas. Para tudo o resto, sendo novidade, terei a eventual comparação.

Obrigado de novo.
 

SeteGu

Active Member
Quanto ao tamanho de roda há opiniões para todos os gostos. A minha é que a roda 29 só complica neste tipo de gamas (mais baixas). A bicicleta torna-se mais pesada, menos ágil e exige maior esforço para subir.

A Weed é uma boa alternativa à 500, a meu ver.

EDIT: Não sei se esta promoção ainda está em vigor.
 
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AlBerTTo

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Tendo em conta que o investimento "mais" pesado será o quadro e, a maioria dos restantes componentes é de desgaste, não existe nenhuma marca que configure um modelo (com caracter vincadamente evolutivo) com opções de entrada nas transmissões, travões, pneus... que o btt'tista depois vá evoluindo (ou isto não faz sentido nenhum?!).

Hoje passei numa loja SZ e os modelos de 399€ estavam todos por 299€. O material é SIS e não sei onde se encaixa em relação ao Sram e ao Shimano... mas fico a pensar se não haverá 'rebajas' nos modelos que estou a considerar.

No meu caso, por exemplo, acho que faria sentido ter apenas 2 pedaleiras (deve ser um sistema mais simples e mais leve), mas ainda ando a procurar algo que me faça entender as desmultiplicações... :p

Obrigado pelos contributos. Vejo que é muito frequentado e bem, este fórum. Espero um dia vir a ser útil também. Talvez numa secção pedalar para perder peso... (se é q já não há... eheheh).
 
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