Eu nunca referi tirar as borrachas, até porque para as voltar a montar sem danificar é preciso abrir a suspensão. O que tens de fazer é escolher se a queres abrir (é muito fácil, e mesmo que te enganes a voltar a montar, desde que não partas nada, facilmente metes tudo no sítio). E aberta é de aproveitar para limpar tudo por dentro, que também é preciso.
Deves mesmo abri-la por causa da água, e acredita que sei do que falo, depois das peças colarem é muito pior e tens de andar a lixar a ferrugem, adicionar cola de modelismo e voltar a tornar tudo liso com lixas de águas de grão 2000 ou 4000, o que é uma seca. Em 1 hora abres, limpas, lubrificas e voltas a montar. Se ganhar ferrugem, o trabalho pode ser medido quase em dias, para ficar bem feito, e aí mais vale deitar a suspensão fora. (não queiras ter de desenferrujar e isso tudo, a certa altura pensei em mandar a suspensão fora e comprar outra, para veres como estava farto)
Outra opção é limpar com um papel os retentores, ir comprimindo e soltando até estar bem limpo. Adicionar umas gotas de óleo fino a toda a volta, voltar a comprmir e descomprimir e limpar o excesso.
A minha Fox também já tem esse tipo de desgaste, mas como eu vou limpando e controlando, não existem por ali fugas, e, sendo assim, o funcionamento continua impecável.
o klaser respondeu entretanto: Nunca ouvi falar em meter vaselina na bike, e penso que pode não ser grande ideia. Umas gotas que se entornaram cá em casa tirou um pedaço de tinta ao azulejo, não sei bem porquê, deve ter reagido quimicamente.
Neste modelo, como é tudo selado a nível de amortecimento, é só colocar alguma massa consistente (à falta de massa específica, que é um bocado cara e difícil de encontrar, embora a da Manitou seja usada em Fórmulas (carros de competição)). Adicionar um pouquinho de spray lubrificante e já está