[Duvida] Suspensão SR Suntour

K

Kenchuky

Guest
Boas.

A minha suspensão há tempos que tem se notado um desgaste, mas não sei se é normal, ou se é da sujidade e pó que provoca aquilo.





O que podera provocar isto :?:
 

Kamoes

Active Member
Falta de lubrificação...começa a trabalhar em seco e arranha as baínhas...

Problema das sr suntour gama baixa.

Abraço,
Marco Camoes.
 
K

Kenchuky

Guest
Kamoes said:
Falta de lubrificação...começa a trabalhar em seco e arranha as baínhas...

Eu estou me iniciar no btt, ainda nao conheço algumas designações do btt

"Trabalhar em seco e arranha as bainhas" como se faz? o que são as bainhas?

Desculpem a inexperiência.
 

G_g

New Member
Isto de explicar as partes da suspensão dá sempre confusão.

As bainhas é a parte de baixo, aquela que liga o arco de um lado ao outro. Por isso o colega Kamoes trocou-se ao dizer o que se estava a passar. Estas designações variam muito, mas uma bainha é onde se guarda uma espada, logo é onde a tal zona riscada vai entrar. A zona riscada em inglês é "stanchion" e a designação em português varia entre pernas, jarras e bainhas (embora as últimas duas não estejam muito correctas).

Deixo aqui um link para teres uma ideia das peças (em inglês): http://www.khurramweb.com/sw-142.html


Quanto aos arranhões, provêm de uma de duas coisas: falta de lubrificação ou teres algum lixo nos retentores (o "anel" de borracha com uma mola a toda a volta, que está encaixado nas pernas e faz contacto directo com as bainhas).

Para qualquer um dos problemas as soluções são iguais: limpar bem a zona e aplicar algum óleo fino, comprimir a suspensão umas quantas vezes e limpar o excesso. Aconselho-te a abrir a suspensão, pois esse modelo tem o hábito de ganhar água no interior. A que tive chegou a deixar de mexer, pois a ferrugem "colou" as pernas às bainhas.

Nota: As nomenclaturas dos componentes em português variam muito, e não é fácil chegar a consensos. A ideia com que fico é que as nomenclaturas variam de região para região, pois as pessoas ao falarem habituam-se a nomes diferentes.

Kenchuky: Para veres como desmontar essa suspensão existe um bom tópico aqui no fórum, que chegou a estar "sticky" e agora deve estar no índice de tópicos importantes de mecânica. Penso que até falava em mudar caixas de direcção :wink:
 

floopi

New Member
Viva colega do pedal, bem-vindo ao FórumBTT.Net.

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Boas pedaladas!!
 

Kamoes

Active Member
Pois... nao é trocar... é feitio...engano-me sempre com o nome!..

Sim o colega g_G tem razão... Pode ser lixo ou falta de óleo...

O melhor é puxar essas borrachas para cima, limpá-las, voltar a encaixá-las no sítio e depois por óleo onde está arranhado... dar umas cacetadas com a suspensao para ela amortecer e assim o óleo entrar...depois limpa-se com um pano e mete-se mais um pouco de óleo para depois quando formos andar nao continuar a riscar e tirar a tinta...

Eu tenho/tive uma suspensao igual a essa só que era tinha essa parte onde está riscado em cinza...nao tinha a pintura a preto como essa...

Nunca fiz caso dela, só punha óleo de vez em quando para tirar a terra que fica agarrada e entra na suspensao...começou a ganhar folgas e ficou toda riscada!...
Agora está encostada na garagem...

SE possível abra a suspensao e limpe-a bem, meta óleo novo e volte a fechá-la...uma manutençao de meses a meses ajuda muito a suspensao a continuar a trabalhar bem..

Abraço,,
Marco Camoes.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Kamoes said:
Problema das sr suntour gama baixa.

O problema não é das Suntour, mas sim de qualquer suspensão, seja ela de gama alta ou baixa.

O que acontece é que as suspensões de gama alta têm um tratamento nas pernas mais cuidado e demora mais tempo a aparecer este sintoma. Mas aparece na mesma ao fim de algum tempo.

Boas pedaladas
 

klaser

Well-Known Member
Tenho uma suspensão quase igual,depois de um passeio na chuva ela quase bloqueou...Não queria fazer grandes revisões,mas com ela montada mesmo,tirando a roda,pinça de travão e eventual fio do conta-quilómetros,remove-se as "baínhas",limpa-se aquilo bem,removendo toda sujeira e humidade,lubrifica-se com vaselina ou
alguma massa pra hidráulicos.Meti também depois um poquinho de óleo de hidráulicos (direccção assistida),ficou melhor que nova.
Não é uma revisão completa como deve ser mas é rápido e fica boa,isso é claro se não se deixou os casquilhos ganharem muita folga devido à friccção,mas melhora sempre.
 

G_g

New Member
Eu nunca referi tirar as borrachas, até porque para as voltar a montar sem danificar é preciso abrir a suspensão. O que tens de fazer é escolher se a queres abrir (é muito fácil, e mesmo que te enganes a voltar a montar, desde que não partas nada, facilmente metes tudo no sítio). E aberta é de aproveitar para limpar tudo por dentro, que também é preciso.

Deves mesmo abri-la por causa da água, e acredita que sei do que falo, depois das peças colarem é muito pior e tens de andar a lixar a ferrugem, adicionar cola de modelismo e voltar a tornar tudo liso com lixas de águas de grão 2000 ou 4000, o que é uma seca. Em 1 hora abres, limpas, lubrificas e voltas a montar. Se ganhar ferrugem, o trabalho pode ser medido quase em dias, para ficar bem feito, e aí mais vale deitar a suspensão fora. (não queiras ter de desenferrujar e isso tudo, a certa altura pensei em mandar a suspensão fora e comprar outra, para veres como estava farto)

Outra opção é limpar com um papel os retentores, ir comprimindo e soltando até estar bem limpo. Adicionar umas gotas de óleo fino a toda a volta, voltar a comprmir e descomprimir e limpar o excesso.

A minha Fox também já tem esse tipo de desgaste, mas como eu vou limpando e controlando, não existem por ali fugas, e, sendo assim, o funcionamento continua impecável.


o klaser respondeu entretanto: Nunca ouvi falar em meter vaselina na bike, e penso que pode não ser grande ideia. Umas gotas que se entornaram cá em casa tirou um pedaço de tinta ao azulejo, não sei bem porquê, deve ter reagido quimicamente.

Neste modelo, como é tudo selado a nível de amortecimento, é só colocar alguma massa consistente (à falta de massa específica, que é um bocado cara e difícil de encontrar, embora a da Manitou seja usada em Fórmulas (carros de competição)). Adicionar um pouquinho de spray lubrificante e já está
 

Kamoes

Active Member
ikillyou...

o grande defensor da SR suntour :mrgreen:

Nao tou a dizer mal da sr suntour...já andei com várias e são boas, mas nao a gama baixa!

Esse problema é muito comum nas sr suntour gama baixa...começam a desgastar-se com 400km... menos até...e nao é por falta de óleo ás vezes, é feitio das suspensões...

Claro que acontece com suspensoes mais caras e de outras marcas, nao tratemos nós das suspensoes que todas vao ficar assim, umas demoram mais tempo que outras, mas todas ficam assim.

Também já ouvi essa da vaselina... nao sei se será bom... eu prefiro nao experimentar...pus óleo de motor novo para limpar os retentores da minha...empurrei-a umas quantas vezes para limpar aquilo e evitar que entre sujidade...Há sim um (montes) lubrificante á base de teflon para limpar a suspensao, esses dizem ser muito bom... pena ainda nao ter encontrado nenhum á venda aqui perto de casa!

Abraço,
Marco Camoes.

PS : essas borrachas ao que parece nao dão para retirar... as da minha davam para puxar e encaixar sem problemas...talvez o modelo nao seja o mesmo!
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Ola Kamoes,

Kamoes said:
ikillyou...

o grande defensor da SR suntour :mrgreen:

Não sou defensor da Sr Suntour! Apenas falo do que conheço. :mrgreen:

Abraço e boas pedaladas rapaz
 

Kamoes

Active Member
Claro :wink:

Ainda tou pa dar uma volta com essa epicon para ver como isso é... :mrgreen:

Abraço,
Marco Camoes.

PS: ikillyou para quando a volta pela serra do socorro?...eu á tempos que estou á espera de contacto :mrgreen:
 

klaser

Well-Known Member
A vaselina que falo é inerte,não ataca nada,nem borrachas...vaselina em pasta,não líquida.Eu até nem uso mais isso ,mas funciona,dá pra usar uma massa consistente que se usa em hidráulicos,não é tão espessa como a comum...
O importante é abrir as baínhas e tirar água e sujidade que tem lá dentro,depois até um pouco de óleo de motor resolve.
 

pado2000

New Member
Quais seriam gama alta e baixa da Suntour? Tenho uma XCR RL 100mm que os retentores estão com folga. Tem como troca-los?
Grato.
 

Tabanez

New Member
klaser said:
A vaselina que falo é inerte,não ataca nada,nem borrachas...vaselina em pasta,não líquida.Eu até nem uso mais isso ,mas funciona,dá pra usar uma massa consistente que se usa em hidráulicos,não é tão espessa como a comum...
O importante é abrir as baínhas e tirar água e sujidade que tem lá dentro,depois até um pouco de óleo de motor resolve.
Boas.
A vaselina não é muito aconselhavel.
Eu tenho uma SR Suntou Axon RLD de 2008 e o mecânico (o vendedor da mesma e que lhe fez a revisão) aconselhou-me a meter na zona dos limpadores (ou limpa pós) um spray de silicone (lubrifica e conserva as borrachas). Eu na minha suspenção no fim de cada volta de BTt, costumo limpa-la e por esse spray.

:cheers:
 

klaser

Well-Known Member
Quando abri minha suntour pela primeira vez ela tava cheia de vaselina,podem dizer que era outra coisa mas era vaselina.Por acaso voltei a fazer a manutenção no sábado,lubrifiquei com essa vaselina e ela fica 5 estrelas,as borrachas tão novas,sem sinal de desgaste,cada um faz como quer.Claro que pra depois de cada volta não se vai meter vaselina,aí mete-se spray mesmo,agora na mola dentro da mesma e nos sítios onde se quer que a água não entre muito podem meter à vontade...
 
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