Discos de 180mm e 160mm

raul061990

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ok, obrigado pelas vossas opiniões, foram claras e esclarecedoras, sendo assim vou optar pelos shimano , espero que eles nao me desiludam e vou ver como se comportam, pelos menos melhores que os tenho esper que sejam :D
 

raul061990

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A suspensão traz de origem um disco de 180, será que com um adaptador de 160 consigo por um disco de 160 ? ou tem de ser mesmo um de 180 ?
 

commendatore

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Geralmente o limite que as marcas de suspensão impõem é para o limite superior, ou seja, algumas não permitem montar discos com mais de 180mm. Para baixo dá sempre ;) Com ou sem adaptador dependendo se ela tem apoio IS ou PM.
Seja como for, para passares de 180 para 160 terás semrpe de precisar de um adaptador.
Há é adaptadores que montando de um lado dão para 160 e montados ao contrário permitem montar 180.
 

raul061990

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A compra de adaptador é o menos, custam 5, 8 euros, o meu é pm, estava era preocupado que teria de ser disco de 180 à mesma e que nao pudesse mudar para 160, mas se dá vou tentar,
 

Tininho_s

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O aperto da tua suspensão é pm? É que se for para montares um disco de 160mm poderas montar o bombito do travão directamente na suspensao salvo erro
 

raul061990

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consigo montar a bomba do travao sem usar adaptador na suspensao, caso use disco de 160 mm ?

sim o aperto da suspensao é pm , é de uma reba rl
 
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Peixinhus

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Sim nas suspas PM não necessitas de adaptador para 160 mm.
Não me lembro de ter visto alguma review relativa ao poder numérico de travagem 160vs180mm mas talvez exista. Mas o poder de travagem com 180 aumenta substancialmente. A inclusão de 180mm na frente peca pelo peso e maior susceptibilidade ao empeno do disco, mas ganha logicamente em travagem.

Abraços
 

Tininho_s

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Não consigo encontrar a referencia onde li, mas vi que um aumento de 20mm no diametro do disco da mesma marca/modelo e mantendo o mesmo travão corresponde a uma melhoria de 15% na performance.
 

Tininho_s

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Eu mudei atras de 160 para 180 e nota-se uma boa diferente, é certo que os discos nao eram iguais, mas ambos discos de boas gamas. À frente a diferença ainda mais notória
 

raul061990

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sim, mudar de 180 para 160 tem sempre menos área de contacto e consequentemente menos poder de travagem, mas ter disco magura 180 mm de um travao mt2 ou ter 160 mm de xt ice tech, acho que deve de compensar os 160 mm ? Acho por o disco ser ice tech deve aguentar mais temperaturas, empenar menos e se calhar travar mais, acho eu
 

rui_araujo

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Quanto ao tamanho 180mm vs 160mm devo dizer que o aumento de potência de travagem não tem a ver com a área de contacto, mas sim com o torque.

É exactamente a mesma situação ao comparares com uma porta. Ao abrires uma porta o sítio onde fazes menos força é o sítio mais longe do eixo que segura a porta: daí as maçanetas estarem convenientemente sempre o mais longe possível do eixo de rotação da porta. O mesmo acontece com uma roda, ou um disco.

Tentem parar uma roda de uma bicicleta em movimento com a mão, e depois tentem parar a mesma roda (novamente com a mão: mas com cuidado!!! :cool:) metendo a mão no disco. Têm que fazer muito mais força para parar a roda se tentarem pará-la no disco. Isto deve-se apenas à distância até ao eixo da roda.

E isto é o mesmo que acontece ao mudarem de mudanças na bicicleta: estão a aumentar e a diminuir o raio relativamente a 2 "eixos" diferentes (o do pedaleiro e o da cassete).

Pode-se dizer que para discos com o mesmo peso e tipo de material, a potência de travagem aumenta proporcionalmente ao tamanho do disco. Falando de uma forma mais "técnica", na prática o que acontece é:


Força*Distância ao eixo da roda

Assumindo que o vosso travão "debita 10 de força de paragem"

Disco 160mm: Força*Distância = 10 * 160 = 1600
Disco 180mm: Força*Distância = 10 * 180 = 1800
Disco 203mm: Força*Distância = 10 * 203 = 2030


Como podem ver a quantidade é maior no caso do disco de 203mm. Há outros pormenores que não estou a levar em conta como:

1)Na verdade devia estar a falar do raio do disco e não do diâmetro, pois isso é que é a distância ao eixo;
2)Um disco maior dissipa o calor melhor, e por isso tem consequências na travagem e nas pastilhas de travão;
3)Não estou a ter em conta os diferentes tipos de materiais usados em discos diferentes, diferentes tipos de furos nos discos, etc. etc.;
4)Estou a assumir que não trocam de roda: o peso da roda importa (já o do disco pode-se considerar negligível)

Conclusão: Um disco de 180mm "trava" 1,125 vezes melhor do que um disco de 160mm: cerca de 12-13% mais, não tendo em conta todos os pormenores acima (portanto poderá mesmo chegar aos 15% de que já falaram atrás).



Em relação aos ice-tech, a Shimano diz que há uma diminuição significativa da temperatura porque eles metem uma camada de alumínio no interior no disco e isso ajuda a dissipar melhor o calor. Se eles fizeram o estudo, é porque é verdade. São bons discos (são os que tenho na minha bike), mas empenam com facilidade vá-se lá saber porquê. Estou sempre a endireitá-los, mas isso não é problema nenhum depois de uma pessoa habituar-se. É só dar-lhes umas pancadinhas de amor que eles ficam direito!
 
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abelha2

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rui araujo, acrescento ainda que a área de contacto com o disco é sempre a mesma, pois o tamanho das pastilhas são iguais.
 
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