Quanto ao tamanho 180mm vs 160mm devo dizer que o aumento de potência de travagem não tem a ver com a área de contacto, mas sim com o torque.
É exactamente a mesma situação ao comparares com uma porta. Ao abrires uma porta o sítio onde fazes menos força é o sítio mais longe do eixo que segura a porta: daí as maçanetas estarem convenientemente sempre o mais longe possível do eixo de rotação da porta. O mesmo acontece com uma roda, ou um disco.
Tentem parar uma roda de uma bicicleta em movimento com a mão, e depois tentem parar a mesma roda (novamente com a mão: mas com cuidado!!!
) metendo a mão no disco. Têm que fazer muito mais força para parar a roda se tentarem pará-la no disco. Isto deve-se
apenas à distância até ao eixo da roda.
E isto é o mesmo que acontece ao mudarem de mudanças na bicicleta: estão a aumentar e a diminuir o raio relativamente a 2 "eixos" diferentes (o do pedaleiro e o da cassete).
Pode-se dizer que para discos com o mesmo peso e tipo de material, a potência de travagem aumenta proporcionalmente ao tamanho do disco. Falando de uma forma mais "técnica", na prática o que acontece é:
Força*Distância ao eixo da roda
Assumindo que o vosso travão "debita 10 de força de paragem"
Disco 160mm: Força*Distância = 10 * 160 = 1600
Disco 180mm: Força*Distância = 10 * 180 = 1800
Disco 203mm: Força*Distância = 10 * 203 = 2030
Como podem ver a quantidade é maior no caso do disco de 203mm. Há outros pormenores que não estou a levar em conta como:
1)Na verdade devia estar a falar do raio do disco e não do diâmetro, pois isso é que é a distância ao eixo;
2)Um disco maior dissipa o calor melhor, e por isso tem consequências na travagem e nas pastilhas de travão;
3)Não estou a ter em conta os diferentes tipos de materiais usados em discos diferentes, diferentes tipos de furos nos discos, etc. etc.;
4)Estou a assumir que não trocam de roda: o peso da roda importa (já o do disco pode-se considerar negligível)
Conclusão: Um disco de 180mm "trava" 1,125 vezes melhor do que um disco de 160mm: cerca de 12-13% mais, não tendo em conta todos os pormenores acima (portanto poderá mesmo chegar aos 15% de que já falaram atrás).
Em relação aos ice-tech, a Shimano diz que há uma diminuição significativa da temperatura porque eles metem uma camada de alumínio no interior no disco e isso ajuda a dissipar melhor o calor. Se eles fizeram o estudo, é porque é verdade. São bons discos (são os que tenho na minha bike), mas empenam com facilidade vá-se lá saber porquê. Estou sempre a endireitá-los, mas isso não é problema nenhum depois de uma pessoa habituar-se. É só dar-lhes umas pancadinhas de amor que eles ficam direito!