Acho que vai aqui um bocado de confusao... Havera concerteza algum tipo de problema com o desviador X9 nos pontos de rotacao o que faz com que tenha dificuldades de recuperacao mas isso nao justifica todos os problemas ja relatados.
Acho que o problema que o caro user Rodda tem podera ser devido a: bichas sujas ou sem lubrificante (usas bichas integrais?), cassete gasta ou sem lubrificacao, corrente gasta, manipulos ja defeituosos ou entao um conjunto de factores que podem influenciar e degradar a resposta linear do desviador (curvas nos cabos muito pronunciadas, algum batente mal encaixado, etc). Com isso pode nao meter ou tirar todas as mudancas, que e o caso que e descrito pelo Rodda.
Agora no caso dos problemas relatados no desviador, para se certificarem que ele esta de facto com problemas, o teste que recomendo e' despertem as 2 roldanas e retirem a corrente, desapertarem a espia e verificarem com a propria mao se o desviador se move livremente nos 2 sentidos. Eu fiz esse mesmo teste e verifiquei que o desviador tem problemas a recolher e quase nunca toca no parafuso de afinacao H, sendo isso problema claro do desviador em si. De realcar que o teste foi feito com um desviador com 1 mes, que quando retirado da caixa parecia impecavel.
Mas ha quem ja tenha metido aqui problemas que podem nao ser mais do que ma afinacao, portanto certifiquem-se bem antes de avancarem para a troca do desviador. Nao esquecam que cabos e espias em bem lubrificados sao um pouco tao importante quanto os desviadores.
Espero que ajude!