Mangelovsky
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A situação da prioridade nas rotundas era a de perda total por parte dos velocípedes, mas isso mudou há poucos anos, passando a estarmos sujeitos às mesmas regras dos veículos motorizados. Nos outros lados, segue-se sempre a sinalização. No caso de esta não existir, perdemos a prioridade em relação a tudo o que tiver motor.
Quanto à questão de andar ou não encostado à berma, faço-o conforme a estrada e o meu instinto me indica o que é mais seguro na altura. Mas em geral prefiro não estar muito perto da berma, e encostar quando pressinto um carro atrás de mim. Assim já estou alerta; como ele vai passar por mim mais lentamente, há menor probabilidade de me razar; se isso acontecer, tenho melhores hipóteses de travar ou me desviar (já tive que me atirar para o passeio uma vez); se me tocar, já não vai tão depressa, logo, não será com tanta força.
Já fui atropelado de bike, quando era míudo, por um automobilista que avançou num cruzamento (com stop) a olhar para a direita a ver se não vinham carros. Felizmente não sofri qualquer sequela desse choque, mas fiquei muito assustado com a força com que fui atirado para o outro lado da rua. E o carro ainda nem tinha avançado meio metro quando me bateu.
Quanto à questão de andar ou não encostado à berma, faço-o conforme a estrada e o meu instinto me indica o que é mais seguro na altura. Mas em geral prefiro não estar muito perto da berma, e encostar quando pressinto um carro atrás de mim. Assim já estou alerta; como ele vai passar por mim mais lentamente, há menor probabilidade de me razar; se isso acontecer, tenho melhores hipóteses de travar ou me desviar (já tive que me atirar para o passeio uma vez); se me tocar, já não vai tão depressa, logo, não será com tanta força.
Já fui atropelado de bike, quando era míudo, por um automobilista que avançou num cruzamento (com stop) a olhar para a direita a ver se não vinham carros. Felizmente não sofri qualquer sequela desse choque, mas fiquei muito assustado com a força com que fui atirado para o outro lado da rua. E o carro ainda nem tinha avançado meio metro quando me bateu.