Deslocações diárias de bicicleta

JPontes

New Member
boas,
eu tenho a sorte de morar a cerca de 1200 m da escola, costumo ir sempre de bike... sempre poupo alguma gasosa aos meus pais.
 

zebroclinas

New Member
Tenho lido aqui algumas desculpas esfarrapadas, com as quais não concordo, porque (querer é poder) se realmente os companheiros quizerem, com certeza vão poder utilizar a bike nas suas deslocações diariamente.
O problema é que nem todos querem, ou porque têm vergonha ou porque não estão para se chatear.
Saudações pedalisticas e Saudinha da Boa! :p
 

snowbike

New Member
Boas,

tal como já disse anteriormente, utilizo desde 2004 a bicicleta como meio de transporte em Lisboa. Moro na zona Oriental da cidade, e trabalho em Tires. Todos os dias faço essa deslocação (excepto quando o tempo está muito mau).

Hoje como tinha que passar pelo Hospital de S. José para pagar uma urgência, fiz um pequeno desvio e lá fui. Logo que entro, estava uma fila de pessoas para serem atendidas na secretaria. Fico na fila também, com a bicicleta ao meu lado. Quando se entra nas urgências do H.S.J. passamos logo pelo balcão da PSP. Logo que o policia de serviço me viu a entrar, reparei que ele se levantou logo. Quando eu já estava na fila, aparece lá o "sr." policia e atira logo a "boca", mas falando de uma maneira de tal forma arrogante que até meteu nojo:

"Isto não é uma oficina de bicicletas"

Ainda fiquei a olhar para ele, visto que estava à espera de tudo menos disso. Lá lhe disse que sabia muito bem que não era uma oficina de bicicletas. Depois disse-me que tinha que deixar a bicicleta no exterior, ao que eu lhe disse que não, porque o mais certo era ela "desaparecer". Ele voltou a insistir nesse facto, e eu disse-lhe que ia lá para pagar uma urgência, mas que sendo assim não a pagava. Dei meia volta e vim-me embora.

A atitude do "gajo" foi de tal forma arrogante, que quando eu estava cá fora a preparar-me para me ir embora (colocar capacete e óculos), vem uma senhora lá de dentro (presumo que estava na fila também e assistiu a toda a situação) a oferecer-se para me guardar a bicicleta enquanto eu ia lá dentro pagar. Agradeci, mas recusei somente por causa da atitude do "sr." policia.

Se o "sr." policia tivesse falado de outra maneira, talvez a situação se tivesse resolvido, assim da maneira como ele falou só me faltou o mandar para o "órgão reprodutor masculino" e "ter relações sexuais com ele próprio".

Possivelmente muitos vão pensar/dizer que ele até tinha razão que eu não devia de entrar lá dentro com a bicicleta, blablabla.

A meu ver, não existia nenhum problema, aquela parte das urgências tem muito espaço, não ia estorvar ninguém. Mais, já não é a primeira vez que vou de bicicleta a locais "públicos" (segurança social Alameda, balcão BES Chelas, Aeroporto de Lisboa, etc...) e até hoje nunca ninguém tinha embirrado comigo.

Como é óbvio, não ia deixar a bicicleta na rua, pode não ser grande coisa, mas para mim É. Para mais, vai fazer uns 3 meses que me roubaram 2 bicicletas de casa, e até hoje nem sinal delas, por isso para onde quer que eu vá de bicicleta em Lisboa, a bicicleta vai comigo. Se não aceitarem esse facto, dou meia-volta e vou-me embora

Cumprimentos
 

fbruno69

New Member
Parece que terás feito bem... só falta uma coisa, reclamar!
Tanto para a Administração do Hospital como para a própria PSP...


Outra coisa, fazes o percurso para Tires todo de bina ou conjugas com transportes públicos?
 

Xure

New Member
Boas!

Até consigo compreender que o tenhas feito para evitar que te roubem outra vez a bike, mas desculpa lá, entrar com a bike dentro de um hospital?
É para mim normal que o moina te tenha repreendido, não da forma como fez, mas não me parece normal que se possa entrar em qq lado com uma bike, ainda que compreenda o motivo.

Se me permites a opinião acho que partiste do principio errado que o podias fazer, quando no fundo não podes. E eu no teu caso teria pedido ao moina para me guardar a bike, enquanto resolvia o que tinha a tratar, ou possivelmente se lhe tivesses perguntado, em vez de entrares à grande por ali fora, talvez te tivesse facilidado a vida.

Qq dia vais ao dentista e vais estar à espera que o dentista te deixe ter a bike encostada à cadeira de dentista, enquanto ele te faz os tratamentos.

Por amor de deus, vamos ser razoaveis e não deixar que o nosso amor pelas bikes e pelo pedal, não nos tolde a vista e a forma natural de ver as coisas.

Deveria o hospital ter um espaço reservado para o efeito? Sim claro, ai posso e devo concordar que deveria.

Possivelmente vou ser crucificado por ter esta opinião, mas no meu entender e apesar de defender o uso das bikes no dia a dia, acho q se devem criar condições para as guardar e não ter de passar pela situação que passaste.

Abraço
 

snowbike

New Member
Xure, é muito bem vinda a tua opinião :wink:

Concordo com coisas que dizes, se calhar não devia de ter entrado com ela lá dentro, mas que alternativa tinha? Deixá-la na rua encostada a uma parede e arriscar-me a ficar sem ela?

Já todos sabemos que não existem condições para as guardar, é por causa disso que a vou deixar de usar?
Isso de ter pedido ao policia antes de entrar não me parece opção, para mais tendo em conta a maneira arrogante como ele falou comigo.
Possivelmente se ele se tivesse dirigido a mim de outra forma, a situação tinha-se resolvido, mas atitudes daquelas, não obrigado.

Esse exemplo do dentista, já me parece um pouco exagerado da tua parte, se eu entrei com a bicicleta hoje, é porque a meu ver que não havia problemas de falta de espaço ou outros...

Se calhar para a próxima desmonto as duas rodas e vou para a fila com a bike na mão como se fosse bagagem :mrgreen:
 

Mangelovsky

New Member
Também costumo entrar de bicicleta nalguns sítios, onde à partida penso não ser permitido, como no compartimento dos bancos onde estão as caixas automáticas, em alguns supermercados (Minipreço, Lidl) que tenham um espaço grande à saída das caixas, etc.

Normalmente entro com a bike sem pedir, mas quando me deparo com um segurança ou funcionário logo à entrada, procuro perguntar-lhe de forma educada e simpática, se o posso fazer. Normalmente a resposta é positiva e até me sugerem o melhor sítio para encostar a bike.

Agora na urgência de um hospital.... Epa, perdoa-me a opinião, mas acho que não tinha lata. Para além do facto de uma bicicleta poder ser vista pelas outras pessoas, como uma coisa que suja, há também a agravante das urgências estarem quase sempre cheias de gente extremamente aborrecida por estar ferida ou doente e estar a, ou pelo menos na perspectiva de, apanhar uma grande seca. Esse pessoal pode facilmente azedar e ao mínimo acidente com alguém completamente diferente do resto das pessoas que por lá andam (e por acidente, incluo aqui o simples caso de se virem obrigados a contornar um gajo com uma bike), podem iniciar uma discussão ou zaragata.

Acho que se eu fosse o polícia, também te pedia para tirares de lá a bicicleta (não da mesma forma arrogante, claro, porque se eu fosse polícia, era um polícia bacano :)).

Abraço e boas pedaladas
 

Xure

New Member
Snowbike.

Acho que percebes o que quis dizer, e perdoa-me a imagem rebuscada do dentista. :wink:

Acho que exagerei um pouco.

Abraço
 

snowbike

New Member
Xure said:
Snowbike.

Acho que percebes o que quis dizer, e perdoa-me a imagem rebuscada do dentista. :wink:

Acho que exagerei um pouco.

Abraço

Não tens nada que pedir desculpa, ora essa :wink:

Abraços


Mangelovsky A urgência não estava como costuma aparecer nas series de TV, tal como já disse, eu vi que não havia problema nenhum (na minha opinião).
Mais, volto a referir, se o policia tivesse falado de outra maneira, possivelmente a situação tinha-se resolvido pelo melhor.

Já quando fui por exemplo ao banco, entrei, encostei a bike a uma parede e fui tratar do que tinha a tratar. Incomodei alguém? Só se foi com o cheiro :mrgreen: visto que a bike não estorvou ninguém. E o mesmo poderia ter acontecido hoje. Para mim é episódio ultrapassado

Abraços

PS: Acho que as pessoas que estavam lá à espera ficaram mais chocadas com a resposta/atitude do policia, do que com a minha presença lá

Mas pronto vou registar na minha lista, "não ir de bicicleta às urgências dos hospitais" :mrgreen:
 

Mangelovsky

New Member
Obrigado, Hcardoso.

Entretanto já comprei há algum tempo esta mochila:

alqueva.jpg


Tem montes de compartimentos e leva uma porrada de carga, incluíndo portátil, bateria, carregador, casaco, garrafa de água de 1,5 l, cadeado(s), luz traseira, etc. O único defeito a apontar é a falta das fitas de cintura e de peito, que faz com que a mochila de sacuda um pouco das costas, por exemplo quando se sobe um passeio.

Achei que ser transportado em alforges, não seria muito bom para a saúde do portátil :)
 

MrOverclock

New Member
snowbike said:
Mas pronto vou registar na minha lista, "não ir de bicicleta às urgências dos hospitais" :mrgreen:

Só agora reparei na situação da entrada da bicicleta nas urgencias...

Acho que alem de riscares "bicicleta nas urgencias" da lista, devias adicionar: "comprar e levar cadeado na bicicleta"

Não acredito que não houvesse um poste ou um corrimão algures onde prender a bike por meia hora ou assim.
 
eu uso a bicla para casa - trabalho... 6kms cada lado. fartei-me do carro à um ano...

+ rapido
paro onde quero e quando quero... vou a padaria que quero... de carro nem pensar, nao ha estacionamento...

chego a fabrica as 8:20, tomo banho nos balnearios, mudo roupa que tenho no cacifo e as 9 estou fresco no escritorio...

a noite no verao ainda venho pela marginal da foz 5*

mais rapido, mais economico e menos 10kg num ano...
 

viskonde

New Member
eu uso bicicleta às vezes.. infelizmente nao a uso para a faculdade porque moro na amadora e o campo grande ainda é longe :p

agora com o tempo de inverno enho algum medo de andar de bicicleta.. nao por mim, mas porque tenho medo que a chuva lhe faça mal :D outro dia sai de casa com nuvens, e passado uns minutos comecou a chuver imenso.. tive de voltar para tras :(

a corrente apanhar com agua tem problema? o que se pode fazer para nao apanhar agua, e quando apanha agua o que devo fazer?

vi ai atras que falam em acessorios para tapar a corrente? onde posso arranjar isso?
convem dizer que uso uma dobravel de 20", pelo que nem sei se da para ter esses acessorios..

alem disso, onde e que posso arranjar um espelho retrovisor de jeito?
e que comprei um na decatlhon , e aquilo e uma porcaria.... assim que comeco a adnar o espelho cai... tornando se inutil.... e nao é problema meu.. ja vi mais duas pessoas que tinham igual e se queixam do mesmo...

que lojas com este tipo de acessorios em lisboa é que ha?
conheco algumas lojas de Btt, mas nunca têm este tipo de coisas mais para estrada..
 

Mangelovsky

New Member
Se a corrente estiver bem oleada (olear bem, implica limpar primeiro e olear depois, sem exageros e periodicamente), não há problema nenhum em apanhar água.
 
A minha contribuição de "pequenos truques"

Acessórios:
- Capacete "menos berrante" obviamente não é obrigatório mas é mais sóbrio. No meu caso optei pelo Bell citi;
- Alforges que levam sempre as calças impermeáveis, luvas, jogos de ferramentas, liquido anti-furo, Elásticos com ganchos;
- Nesta altura levo uma camisola extra nos alforges;
- Cadeado a "sério";
- Os aros para as calças;

Alterações na bicla;
- Troquei aperto rápido do espigão do selim por um fixo;

O que me falta
- Polainas para não ter que trocar de sapatos nos dias de chuva quando chego ao emprego. Existem na Sport-zone mas não me servem;

José Oliveira
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Recebi o seguinte e-mail, se alguém tiver disponibilidade:

Olá boa tarde,

Estou a produzir uma reportagem sobre bicicletas para a tvi e gostava de contar com a vossa colaboração para 3ª feira 4 de Novembro, de manhã em Lisboa.
Quem estiver disponivel é muito bem vindo. Agradecia que me dissessem qualquer coisa ou que me ajudassem a encontrar bicilistas.

(quem me deu o vosso contacto de e-mail foi o Paulo Guerra dos Santos)

Cumprimentos,

Inês Eusébio
Av. da Igreja, nº 42 - 3ª Esq.
1700-239 Lisboa, Portugal
Tlm: +351 91 262 08 08
ieusebio@cuatrocabezas.pt
 
Top