Das schwarze Ghost: RT Lector WC 2012

HR

New Member
Boas David,

Vê estas fotos e vê as "parecenças" no meu caso a cassete é do Nino mas parece-me em tudo idêntica à que estavas a usas..,

dsc06801q.jpg


dsc06802u.jpg


No meu caso nada de garantia a desculpa que deram é que provavelmente estaria mal apertada... enfim!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

David Raquel

Active Member
Já há muito tempo que não dou novidades mas isso não significa que a máquina tenha tido descanso, bem pelo contrário!

HR como ficou resolvida a tua situação da cassete? No meu caso, nota positiva para a Recon que substituiu o "cog" partido e enviou uma anilha para prevenir que volte a acontecer. Parece que era mesmo defeito de concepção do modelo...

Desde a última actualização do tópico a bike tem vindo s sofrer algumas alterações! Começando pela vista do cockpit, novos travões avid xx wc para substituir os levíssimos R1 e, de alguma forma, homogeneizar o look e compatibilidade entre partes. O pequeno aumento de peso (estes novos xx wc 2012 estão realmente leves) foi compensado com a eliminação dos apertos dos triggers e da suspensão!

770be81b.jpg


A suspensão também foi actualizada, continua a ser a sid xx wc mas agora de 2012, mais leve, tapered e preta, em maior harmonia com o resto das cores da bike!

a82ecd3c.jpg


Deixando o "melhor" para o fim, as rodas foram também alvo de alteração. Não por descontentamento com as antigas (muito pelo contrário) mas porque estava na altura de satisfazer alguns caprichos e desejos que tenho vindo a controlar.

Já há alguns anos que sonho com uma montagem com cubos tune prince e princess e raios de titânio. Se, a isso, se juntar uns aros innolite penso estarem reunidas as condições para termos umas rodas de sonho. Pois bem, é precisamente essa a configuração das novas rodas da Ghost que tanto me têm enchido a alma de prazer nos últimos dias!

b76f2aa7.jpg


64b814b1.jpg


O peso total foi de 480gr para a roda da frente e 570gr para a roda de trás, num total de 1050gr de rodas!! Sou um gajo feliz :D
As primeiras impressões têm sido óptimas, não sinto (de todo!) falta de rigidez na montagem mas vamos deixar acalmar o efeito placebo para conseguir tirar conclusões mais imparciais! Os cubos, apesar de não serem tão leves nem exclusivos como os Mack, são igualmente uma autência maravilha de se observar.....e ouvir :D

Ficam para depois as fotos do material onde gostamos de ver (em cima da amiga balança) e de corpo inteiro da Ghost que me parece estar a atingir o seu exponente máximo de evolução! Neste momento não sinto que haja nada que precise ou sinta vontade de mudar!

Um abraço

David
 
Este projecto é realmente interessante, David!!
Consegues sempre ir mais além!!
Obrigado por partilhares as novidades aqui no fórum!
Abraço,
 

Paulo986

New Member
Espectacular David! que máquina brutal! ;)

Em relação aos travões, em termos de funcionalidade, achas que perdeste ou ganhaste com a troca?

abraço ;)
 

tinric

Super Moderador
Que canhão...

Sempre a inovar...

Ainda agora tinha estado a olhar para uns cubos desses mas o d€pois deu-me logo uma coisa má na vista :)

Parabéns pelo excelente bom gosto :) (tirando os punhos amarelos :) ehehehhe que não deixam de ter graça... mas isso quer preto ou vermelho)
 

David Raquel

Active Member
Obrigado pelos comentários!

Rui, o peso total neste momento é de 9.220kg. No entanto não me "preocupa" porque está com algum material bem pesado. Está com os esigrips na versão chunky que apesar de super confortáveis são pesados (60gr).
Quando a cassete Recon partiu montei uma SLX 11-36 (chumbo) enquanto não tinha a resposta da garantia. A verdade é que gostei do 11-36 e foi ficando, ficando, ficando... Quando acabar esta corrente que entretanto montei, tenho que decidir o que monto. Se volto a dar oportunidade à Recon que entretanto tem estado encostada ou se monto uma cassete 11-36 mais levezinha que a SLX que pesa "apenas" 370gr. Provavelmente vou mesmo optar por uma cassete 11-36, resta decidir qual. Entretanto vou gastando a SLX, sempre vai perdendo um pouco de peso :lol:
Nas rodas novas acabei por montar 2 Maxxis Monorail (que já tinha experimentado e gostei). Na frente, na versão exception com 509gr e atrás na versão normal que deve rondar os 540-550gr. A juntar aos novos pneus estão 2 copos de Notubes (em cada roda) para prevenir algum dissabor.

Por falar em dissabores, o Pedaleiro Race Face acabou por ceder com a conversão a 2 pratos. Mesmo a usar as anilhas no exterior da aranha, enquanto limpava a bike reparei que 2 dos apoios estavam fissurados! Obviamente que não houve garantia e, como tal, como parece que com a idade estou a ganhar algum juízo não vou arriscar a montar outro pedaleiro convertido. Assim sendo, verificando o que existe no mercado específico para 2 pratos as opções seriam: Tune smartfoot, Sram XX, Shimano XTR e Rotor 3D(+). O engage da Ax Lightness teima em sair para venda.
Analisando os pesos tínhamos o rotor e o tune num saco e o XX e XTR no outro. O rotor, confesso que não me enche as medidas, não lhe consigo achar grande piada. Sei que é um excelente pedaleiro mas não me faz bater o coração. O Tune (BOR) parece-me demasiado caro para o peso que ganha aos concorrentes. Assim, entre XTR e XX a escolha foi para o XX e assim ficar em sintonia com o resto da transmissão (pois....falta a cassete!). Entretanto, enquanto não monto o XX tenho andado com um XT que é um pedaleiro de guerra mas contribui também para o aumento de peso da bike!

Ou seja, resumindo, em situação normal (depois de montar o pedaleiro e trocar a cassete/corrente) conto que a bike fique a pesar em torno de 8.8-8.9kg. Eventualmente trocar os pneus para uns mais leves depois....veremos!


Em relação à troca dos travões. Os R1 são aquela maravilha que todos conhecemos. No entanto quis experimentar os XX para ficar com um guiador mais arrumado e porque este novo modelo de 2012 havia sido aligeirado ficando muito próximo do peso dos R1. Em termos de potência os R1 dão-nos, talvez, um pouco mais de potência final (não fosse aliás por isso que são conhecidos). O "feeling" destes xx wc está mais brusco que os anteriores travões da avid que tinha experimentado. Têm, no entanto, uma manha que é o facto ganharem algum ar e perder curso depois das primeiras utilizações. Nada que um sangramento não resolva! Vantagem no verdadeiro sentido do termo pois querer arrumar a "tralha" no guiador é uma vantagem subjectiva, é o facto de serem muito, muito mais fáceis de afinar (aliás, o grande "defeito" dos R1 é mesmo esse). De resto é uma daquelas trocas "higiénicas" que não é mais do que arranjar justificação para trocar algo que não precisamos de trocar mas que, por alguma razão que por vezes nem nós próprios sabemos, nos apetece trocar eheheheheh

O peso dos travões:


O peso do travão traseiro foi uma decepção inicial. No entato creio que nunca vi um travão que trouxesse um tubo tão comprido de origem! Não o pesei depois de cortado mas perdeu à vontade 20-30gr. Hei-de matar a curiosidade e pesar.

8574493.jpg


Bom peso para o travão da frente com o tubo por cortar apesar de faltar o clamp que na verdade não foi usado, monta-se directamente no do bloqueio da suspensão.

3038lyt.jpg


Os pesadíssimos matchmakers, na verdade só foi usado um!

8574730.jpg


Só em termo de comparação, o peso dos clamps "normais" dos travões, sem matchmaker!

154hkeo.jpg


Os punhos amarelos! Está visto que não ficaram aprovados pelo pessoal do Forum! Não é por razão nenhuma em especial. Apeteceu-me montar ali qualquer coisa diferente e que dê alguma vida à, agora escura, frente da bike. No limite, posso dizer que foi para condizer com os óculos mas não, foi mesmo por pancada!

Entretanto ponho das rodas, está difícil de fazer o upload! Fica só uma amostra:

8574809.jpg


abraço

David
 
Last edited:
Se há topico onde é dificil acontecer o efeito de surpresa é neste, não quero com isso dizer que as escolhas do David sejam modestas ou banais, antes pelo contrário!
Já nos habituou a ter a bitola bem alta e mais uma vez conseguiu!

Once a hot dog always a hot dog!

Curioso, que enquanto ele mete umas rodas com raios em Ti, eu tenho que mandar a minha para o doutor por causa do cubo da frente e dos raios...

Nice ride David!!
 

xman

Member
Boas,

Olha, olha quem veio dar novidades. :)
Enquanto o pessoal anda a cortar aqui e ali tu andas a colocar umas coisas pesadas, já estavas farto de andar com bicicletas leves?

As rodas é que continuam sempre muito leves. Que tal achas os Tune comparados com os Mack, em termos de funcionamento?
Qualquer dia ainda perco a cabeça e compro umas rodas perto das 1000gr.

Acho muito bem os punhos amarelos, apenas porque sim. ;)

Cumps.
X.
 

David Raquel

Active Member
Que te aconteceu à roda Jorge? São os raios que são grandes ou ainda queres limar mais uns gramas? ehehehehe

Agora sim, parece que já dá para fazer o upload das fotos.

Roda da frente
DSC-4925.jpg


Roda de trás
DSC-4923.jpg


E agora montadas, peço desculpa pela sujidade :lol:

DSC-4932.jpg


DSC-4933.jpg


As válvulas da American Classic a fazer pendant com os os cubos e autocolantes do aro :cool:

DSC-4934.jpg


O Príncipe.....

DSC-4935.jpg


amigo xman, não se poder tirar o peso todo de uma vez senão depois acaba-se a diversão de pensar onde o tirar :rotfl: :rotfl:

Agora a sério, a cassete e o pedaleiro estão altamente provisórios! Como prova disso, a foto de corpo inteiro desta sexy beast como o próprio Max Knox lhe chamou, fica para depois das trocas!

Ainda é muito cedo para tirar conclusões dos cubos mas para já ambos são lindos e leves (ok, os Mack são mais leves!!) ehehehehehe
Os Mack nunca me deixaram mal mas já andava com os Tune "entalados" no pensamento há anos!

abraço

David
 

xman

Member
Boas,

Ui, ui, quando o bichinho começa a morder, acaba sempre por nos dar a volta, quando há t€mpo. :)
Aguardamos as fotos da maquina, após ter feito dieta...gorda!

Cumps.
X.
 

David Raquel

Active Member
(Continuação)

E a sua Bela Princesa!

DSC-4936.jpg



Quem tem coragem agora com uma foto em condições de dizer que os punhos ficam mal? :D :D :D :D
Não percebem que fica a condizer com o lettering dos pneus? :rotfl: :rotfl:

DSC-4940.jpg


Vamos ver xman, a verdade é que estou mesmo muito contente com o desempenho da bike neste momento! E além disso há outras gordas para alimentar cá em casa...não pode ser tudo para a Ghost ehehehehehe


abraço

David
 

nogueira.nuno

Active Member
Não ficavam mal de todo, apenas como que "estranho".

Nota-se que gostas da casa arrumada e o amarelo....

Pena o Race Face, parece mesmo que os pedaleiros de carbono não gostam de conversões.

Os discos XX continuam a ser um abuso no peso? O que deu de valores?
 
A bike realmente está brutal, mas esses punhos não ficam nada bem! XD
A pedaleira XX vai assentar aí bem, mas não deixa de ficar um pouco, "banal", e e suponho que depois dessa experiencia não queiras arriscar numa race face das novas...e ainda entendo que queiras fugir do clavicula mas porque não uma lightning por exemplo?

Edit: já que estavas numa de innolite porque não os novos aros que são ainda mais leves?
 
Last edited:

Nuno Rodinhas

New Member
Hum... Só eu é q gosto de ver os punhos amarelos?

não sei como há quem ache 9200g para um FS pesada... E mais com uma margem de 400g no mínimo a tirar!

Essas rodas... Ai ai! Compreendo te o gosto pelos Tune, quem os ouve "cantar"... não fica diferente!
 
Top