Constipações e Gripes

andrextr

Active Member
pedromiguelppinto said:
Já agora ainda nada foi dito em relação a isto... se o corpo "aprende" a defender-se de determinado virus (da gripe por exemplo) porque é que voltamos a ter gripe? A explicação que conheço (e esta penso que não seja mito) é que o vírus da gripe sofre mutações todos os anos, daí ser necessária uma nova vacina todos os anos. Já agora também sei que existem ao mesmo tempo várias mutações do vírus, as vacinas são contra a ou as mais comuns em determinada altura/ano, daí a vacina ajudar bastante, mas não eliminar completamente a hipotese de se apanhar gripe.

Sim, até aí está correcto e acho que referi isso em posts anteriores.
Já agora, a vacina para a gripe é feita através de uma "previsão" no ano anterior do qual será o tipo de estirpe do vírus no próximo ano. Tratando-se de uma previsão, a probabilidade de falhar existe, e portanto há anos em que a vacina funciona melhor de que outros anos. De qualquer forma, a vacina da gripe só é recomendada para indivíduos imunodeprimidos, idosos, ou pessoal medico. Indivíduos normais não precisam, porque o organismo elimina o vírus passado 2 semanas da infecção. O mesmo acontece com a constipação, mas em relação a isso, o tipo de vírus é outro (Rinovirus), e é menos virulento que o vírus da gripe, portanto esse é um dos motivos para não haver vacina para a constipação... É mais dificil morrer duma constipação, do que de uma gripe.
 

amelia

New Member
Diz-se que "as recaídas são piores do que as próprias gripes"... Facto ou mito?
Por experiência própria, acho que a sabedoria popular está certa. No meu caso, a gripe resolveu-se em 6 dias. Mas a recaída já vai no 5º dia da sua campanha vitoriosa, sendo que o 1º dia foi febre aos 40ºC. Primeiro conquistou os pulmões e acabou hoje de conquistar também a garganta. Digam-me: o que é que é causado por bactérias e virús?
Nota: à excepção de tossir, ver novelas e gramar com a Manuela Moura Guedes, não tenho feito esforços nem nada que comprometa a suposta "recuperação"... por isso, não tirem o mérito ao exército invasor.


Finalmente, um comentário relativo a antibióticos:
O médico com o qual falei ao 2º dia de gripe disse: "Tens uma constipação. Não precisas de antibiótico."
Com base nos posts que escreveste anteriormente, provavelmente este médico é o teu heroi.
O problema é que O QUE É MAIS CERTO É QUE SE TIVESSE TOMADO ANTIBIÓTICO A TEMPO, PELO MENOS NÃO ESTAVA A PIORAR. PORQUE SE CALHAR NÃO SÃO SÓ OS VELHOTES E AS PESSOAS COM SIDA QUE TÊM UM SISTEMA IMUNITÁRIO FRACO.
 

Rui Meireles

New Member
Vou falar apenas do que tenho lido, e da minha experiência pessoal, porque não sou da área da saúde.

Muita gente (mesmo muita) não sabe distinguir os seguintes conceitos:
- constipação
- gripe
- alergias

Eu (infelizmente) sei bem o que são alergias, sempre tive rinite alérgica na primavera (pólens), e quando estou perto de gatos acontece-me o mesmo. A solução é:
- afastar-me do factor alergénico
- tomar um anti-histamínico (cetirizina, ou muitos outros)
- ter paciência

Para constipações e gripes, a solução é:
- agasalharmo-nos (estes vírus podem causar febre e/ou arrepios)
- tomar um qualquer antigripal (não curam, mas aliviam os sintomas)
- ter paciência
- tentar não contagiar os familiares/amigos

Realmente noto que o frio + desporto é prejudicial. Mas isso é porque tenho tendência a respirar só pela boca, e com o ar frio a minha garganta fica irritada, fico rouco, e às vezes com tosse. Mas o frio não me faz apanhar doenças! Solução: cachecol, cházinho, e uns rebuçados.

Agora... antibióticos tomam-se quando se tem infecções que não se conseguem curar de outra forma. Juntamente com uma gripe pode-se ganhar uma infecção na garganta, nos ouvidos... mas antibióticos não são remédio para matar vírus! Tomam-se se o médico receitar.
Uma das principais características da população portuguesa é a tendência para a auto-medicação (principalmente anti-bióticos) quando se tem qualquer coisinha. Aliás, cada vez mais há campanhas nas farmácias para tentar combater esta tendência. Com isto cada vez mais tornamos o nosso corpo imune aos anti-bióticos, e o problema é quando formos velhinhos e tivermos uma pneumonia - não vai haver remédio que nos valha. :twisted:

O corpo tem que aprender a ganhar defesas. Muitos alergologistas recusam-se a dar vacinas (principalmente a mulheres), preferem lidar com os sintomas. Uma dor de cabeça de vez em quando é normal, às vezes é simplesmente desidratação, não é preciso correr para os analgésicos, ou pior. Há até quem diga que as alergias são resultado de o nosso sistema imunitário já não ter (quase) nada para fazer... acabam por reagir ao que não devem.
Somos constantemente bombardeados com anúncios de Detol, Amukina, ... As nossas crianças já não podem brincar na rua nem lavar as mãos só com sabão porque, sei lá, podem morrer com os "micróbios, micro-organismos, germes e bactérias" (sim, alguns deles são sinónimos). Os nossos pais (e nós) não usámos disso, não comíamos iogurtes que fazem "bolhas" à nossa volta, e sobrevivemos! :mrgreen:
 

A.M.F

New Member
Eu li numa revista quem beber muita água tem mais chances de escapar à gripe,eu bebo de 2 a 3 litros por dia,e não tenho gripe há vários anos
 

jmv

Member
Treinar com infecções virais pode provocar estrias e lesões no músculo cardíaco, sendo o vírus que provoca as Herpes labiais um vírus hóspede, quando ele se reactiva (comum rebentar dos lábios) deve-se ou não treinar?. Ou seja, a úlcera labial aparece, mas o vírus já se retirou e é apenas uma consequência da reactivação e aí pode-se treinar, ou ainda está activo e é melhor fazer pausa. Alguém sabe algo?
 

jginja

New Member
jmv said:
Treinar com infecções virais pode provocar estrias e lesões no músculo cardíaco, sendo o vírus que provoca as Herpes labiais um vírus hóspede, quando ele se reactiva (comum rebentar dos lábios) deve-se ou não treinar?. Ou seja, a úlcera labial aparece, mas o vírus já se retirou e é apenas uma consequência da reactivação e aí pode-se treinar, ou ainda está activo e é melhor fazer pausa. Alguém sabe algo?

Viva,
aproveito a deixa do herpes. O virús do herpes está sempre à espreita de uma oportunidade para poder atacar. Logo que encontra uma portinha aberta, lá vem ele. Seja o sol, o frio, um ponta de febre ou outra agressão ao sistema imunitário, ele ataca.
No meu caso sempre que dava a volta mais longa de domingo ou um treino mais puxado, passado um ou dois dias, era certinho. Herpes no lábio!
Para combater o comum rebentar dos lábios comecei a usar os pensos para herpes labial da Komped. Funciona. Ajuda à cicatrização e à cura das úlceras. Podes tomar banho, treinar, comer, sem problemas. Deves colocar um novo quando o que tiveres se descolar.
Entretanto experimentei outra coisa, mais simples. Um batôn para os lábios! Tem protecção UV, vitamina E e mantém os lábios hidratados. Desde que o uso ainda não voltei a ter herpes!
Estou a usar o Avène Cold Cream:
http://www.aveneusa.com/cold-cream-lip-balm/
avus_DRYSKIN_ColdCreamLipBalm_prod_detail_03.jpg


Boas pedaladas
 

joelo

New Member
Olá pessoal! O meu nome é Joel, estudo Engenharia Electrotécnica, como hobbies gosto de aeromodelismo e particularmente do Btt.
Achei o esclarecimento por parte do andrextr muito bom... No entanto não se esqueçam que as amplitudes térmicas, ou sujeitarmos os nossos organismos a extremos térmicos sem que tenhamos quaisquer cuidados ou precauções, seguramente que as nossas defesas vão sofrer com isso e como resultado o aumento da nossa susceptibilidade a doenças infecto-contagiosas, e se é verdade que amplitudes térmicas não causam constipações e gripes, também não é menos verdade que amplitudes térmicas podem ser responsáveis pelas famosas amigdalites ou faringites, e entre essas e uma constipação ou gripe... não sei não qual a que menos prefiro! Quem as têm periodicamente como eu sabe do que estou a falar...

Abraço!
 

gabrieljla

New Member
Boas,
tou um bocado constipado ou com gripe (a noite passada tive um pouco de febre).

Acontece que amanha se estivesse melhorzito gostava de ir dar umas pedaladas...

Fará muito mal? Já ouvi dizer que suar é bom... no entanto sei k o organismo ta fraco...

Cumprimentos
 

ivosilva83

New Member
Boas,
tou um bocado constipado ou com gripe (a noite passada tive um pouco de febre).

Acontece que amanha se estivesse melhorzito gostava de ir dar umas pedaladas...

Fará muito mal? Já ouvi dizer que suar é bom... no entanto sei k o organismo ta fraco...

Cumprimentos

+ 1

na semana fui dar um giro, realmente estava frio mas como não tenho muita disponibildade de andar acabei por dar uma volta de 2 horas. a verdade é que fiquei logo constipado, nada de mais, apenas uma impressão na garganta e nariz intupido. mas já ando assim á uns dias e não passa.

na sexta feira tinha o dia livre a queria dar a minha voltinha habitual. será que faço bem ou mal? será que não vou agravar a recuperação ou até mesmo agravar a constipação que tenho?
 

MSoares

Member
Eu quase todos os anos costumo constipar-me e isso não me impede minimamente de dar as minhas voltas, muito pelo contrário. Quando estou constipado, com nariz entupido o desporto em geral a mim faz-me sentir melhor, pois ajuda a limpar as vias respiratórias.

Por acaso há já alguns dias que tenho andado com uma inflamação na garganta, e como desde Sábado que não andava de bike, hoje ao fim da tarde/noite fui dar uma pequena volta de cerca de 1.15h e neste momento sinto-me bem melhor do que há 6 horas atrás. Só espero que esta melhoria não seja apenas passageira.
 
Boa noite. Epah grande chatice este assunto...para ai há 2semanas que ando empenado devido a isto. Esta semana já ando melhor, pelo menos a nível de expectoração...Este fds já leva com uns tintos que ele vai ver!!! As melhoras a todos...
cumps
 

ivosilva83

New Member
Eu quase todos os anos costumo constipar-me e isso não me impede minimamente de dar as minhas voltas, muito pelo contrário. Quando estou constipado, com nariz entupido o desporto em geral a mim faz-me sentir melhor, pois ajuda a limpar as vias respiratórias.

Por acaso há já alguns dias que tenho andado com uma inflamação na garganta, e como desde Sábado que não andava de bike, hoje ao fim da tarde/noite fui dar uma pequena volta de cerca de 1.15h e neste momento sinto-me bem melhor do que há 6 horas atrás. Só espero que esta melhoria não seja apenas passageira.

O problema é mesmo esse. até nos podemos sentir melhor naqueles instantes a seguir á voltinha mas ñ sei se fará bem para o resto da recuperação.?
 

MSoares

Member
O problema é mesmo esse. até nos podemos sentir melhor naqueles instantes a seguir á voltinha mas ñ sei se fará bem para o resto da recuperação.?

Quando estava a responder ao tópico estava a pensar precisamente nisso. Amanhã é que se saberá o verdadeiro resultado. Depois logo comunico o meu estado...
 

andrextr

Active Member
É uma questão de bom-senso. Se a pessoa não tiver febre, e se sentir bem pode ir. Se não se sentir bem durante o exercicio, deve parar. Se tiver sintomas mais sistemicos, como febre, diarreia, mialgia (dores musculares) ou aumento da pulsação em repouso, não deve fazer exercicio. Até porque se tem febre (de 38ºc para cima), NÃO é uma constipação. É uma gripe ou outro tipo de infecção.

A constipação como já referi no inicio do topico, é uma "simples" infecção das vias respiratórias superiores (da traqueia para cima), que não causa problemas de maior e que o organismo trata bem dela. Portanto, se a pessoa apenas tiver especturação, não há problema em ir fazer exercicio.

Se for outro tipo de infecções, como uma mononucleose (que não é uma simples constipação), que causem febre e sintomas mais sistemicos deve evitar o exercicio. Em alguns tipos de infecções, como na mononucleoso, o baço aumenta de volume e facilmente pode ocorrer uma ruptura deste orgão durante o exercicio (principalmente em exercicios de contacto).

PS: O meu texto é mais indicado para pessoais normais que fazem exercicio moderado. Não é recomendo a atletas fazerem provas (esforços intensos) durante uma constipação. Até porque existem evidencias muito fortes que indicam que o exercicio INTENSO (competição) aumenta a taxa de infecções respiratorias, o que poderá indicar alguma ligação entre stress fisico vs sistema imune. No entanto, também existem evidencias que o exercicio ligeiro/moderado aumenta a resistencia às infecções respiratorias. É um efeito descrito pela chamada "Curva J", uma vez que a taxa de infecção diminui com exercicio moderado, mas depois aumenta muito com exericio intenso, fazendo por isso um grafico em forma de "J"

Um pouco mais aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Physical_exercise#Effect_on_the_immune_system
 
Last edited:

jginja

New Member
Viva.
O organismo após o exercício, quando entra na fase de recuperação, como que baixa as defesas. É nesta altura que o que pode atacar o nosso organismo aproveita a deixa.
A mim acontecia-me muito, por exemplo aparecer herpes labial na noite de domingo para segunda, ou seja depois da volta dominical. Como é que solucionei esta situação?
A verdade é que não sei bem. Mas em algumas vezes por volta das 19h00 tomava duas aspirinas, "just in case".
Tomei mais atenção à alimentação pós-pedalada. Creio contudo que o mais importante na questão do herpes foi o facto de passar a manter os lábios bem hidratados com o uso de um batôn adequado para o efeito.
 

bebe_1

New Member
Digam me uma coisa... é verdade que o organismo elimina o virus da gripe atravez do suor... expulsando-o do organismo???
é que se for... então uma voltinha bem agasalhado... pode ser a resolusão de parte do problema...
 

TheShadow

New Member
Suar faz bem para as constipações.

Aqui na zona costuma-se dizer que um "suadoiro" é do melhor.
E tb se diz para se ferver ponche e beber o mais quente que se puder. agasalhar-se bem e meter-se na caminha para suar bem durante a noite, que no dia seguinte está-se melhor.

Falo por mim e sei que se suar bem sem apanhar correntes de frio fico bem melhor das gripes e constipações.
 

andrextr

Active Member
Suar faz bem para as constipações.

Aqui na zona costuma-se dizer que um "suadoiro" é do melhor.
E tb se diz para se ferver ponche e beber o mais quente que se puder. agasalhar-se bem e meter-se na caminha para suar bem durante a noite, que no dia seguinte está-se melhor.

Falo por mim e sei que se suar bem sem apanhar correntes de frio fico bem melhor das gripes e constipações.

Depois do que foi escrito nos primeiros posts, ainda aparecem estas frases...

TheShadow, com todo o respeito pelas tuas crenças, de facto essa ideia do suar faz bem à constipação, não passa de mais um dos grandes mitos das constipações. Não é por transpirares mais que vais eliminar o vírus. Mas boa sorte aí com a sauna :) Beber coisas o mais quente que poderes também é bom, mas é para queimar a lingua :)

Site ingles com mitos das constipaçoes (inclui esse famoso do suor):
http://www.momtastic.com/parenting/features/110090-6-myths-of-the-common-cold-debunked-by-mom

Um abraço, e atenção às "meizinhas" e remedios caseiros.... Grande parte delas são mitos e não funcionam :)


Infelizmente no que toca a gripes e constipações ainda não há curas, nem nada que acelere a recuperação. O que há são medicamentos que aliviam os sintomas, mas o mal continua presente na mesma. Felizmente o nosso organismo consegue resolver a situação passado 1-2 semanas. Há que ter paciência... Até lá não vale a pena fazerem o pino ou suar 10L de agua, que o vírus não sai mais facilmente por isso.
 

TheShadow

New Member
Eu tb não disse que era remédio santo, mas o que se costuma dizer.
Falei por mim e não no geral.

Medicamentos= Não tomo.
1-2 semanas para resolver a situação? Normalmente em 3-4 dias tou pronto.

Mas cada um é como cada qual.
Somos todos diferentes.
 
Top