Constipações e Gripes

andrextr

Active Member
Boas. Uma vez que as campanhas informativas sobre este assunto são escassas, e os mitos são muitos e são bem sustentados, decidi escrever sobre este assunto para esclarecer as pessoas. Espero ter contribuido de algum modo para a saude publica :mrgreen:

Afinal qual é a diferença entre uma constipação e uma gripe?

Bom, ambas são infecções virais no sistema respiratório superior (Nasofaringe - fundo do nariz).
A diferença reside no tipo de vírus. Enquanto que uma constipação pode ser provocada por uma infecção pelo Rinovírus ou Adenovírus, uma gripe é uma infecção pelo Influenza vírus.
Os sintomas têm semelhanças, mas são diferentes. A gripe é mais "forte" que uma constipação.
A constipação normalmente não causa febre. Apesar de poder causar febre baixa especialmente em crianças (mas sempre inferiores a 38ºC).
A gripe, ao contrario da constipação, causa febres fortes podendo atingir os 39ºC e em alguns casos pode causar complicações, como pneumonia viral.

Flu_und_legende_color_c.jpg

Figura esquemática do vírus da gripe (Influenza) - Só com microscópicos de alta resolução é que se consegue ver os vírus.


Como é que apanho uma gripe ou constipação?

Dado que ambas são infecções causadas por vírus, é estritamente necessário o contacto com o vírus para poder desenvolver a infecção.
O modo de propagação mais comum destes vírus é por via aérea, através dos espirros ou tosse:

sneeze-k-17.jpg


Durante um espirro ou tosse libertam-se milhares de gotículas de muco em forma de aerossóis (ver imagem). Se a pessoa que espirrar estiver constipada ou com gripe, cada gotícula dessas ira conter milhares ou milhões de vírus. Esses vírus ficam espalhados pelo ar, dentro das gotículas do espirro e conseguem sobreviver durante duas horas. Basta um de nós inspirar uma gotícula daquelas pelo nariz, e é o suficiente para ficar infectado. Vocês entram no autocarro, entretanto há meia hora atrás esteve ali alguém constipado que tossiu ou espirrou, é o suficiente para vocês agora inspirarem uma deliciosa gotícula de muco cheia de vírus apetitosos.

Outra maneira de passar o vírus é através das mãos.
maosrm0.jpg

Muito simples, uma pessoa quando está constipada, tosse e espirra com as mão à frente. Passado umas horas essa pessoa encontra-vos na rua. "Olá tudo bem, dá cá um passou-bem"... A esta hora o vírus está nas vossas mãos! Então e depois? (ah e tal, deixa cá esfregar o nariz ou tirar um gorila)
narizov2.jpg


(Ah e tal, deixa cá tirar uma ramela ou esfregar os olhos com as minhas mãos contaminadas)
olhosrw4.jpg


Estão a ver a ideia não é? As conjuntivites (Infecção da conjuntiva do olho) pode ser causada por isto. Nomeadamente se tiverem as mãos contaminadas com Adenovírus.
Image:Pinkeye_twoangles.jpg




Então e o frio e as mudanças de temperatura?

Certamente que todos nós ouvimos a nossas mãezinhas dizer "veste um casaco senão constipas-te", ou "não apanhes uma molha senão ficas com gripe"...
Bem lamento-vos informar mas não há evidencias cientificas que suportem este facto...Nunca vi um alpinista a apanhar uma constipação no Evereste, quanto muito pode morrer de hipotermia, mas não se constipa!! porque lá não há ninguém a espalhar vírus com espirros.

Eu sei que isto causa grande espanto, até porque muitos de nós (como eu) sempre ouvimos as nossas mães dizerem isto, e é uma ideia que fica implementada e é difícil de mudar. Ainda hoje tenho discussões com colegas meus de curso (mestrado em Bioquímica Médica) sobre este assunto. Mas eu tenho razão :mrgreen:



Então porque é que as constipações/gripes aparecem no inverno?

De facto existe uma sazonalidade nestas doenças.
Não se percebe bem porquê. Pensa-se que tenha a ver com factores sociais. Isto é, de inverno as pessoas passam mais tempo em locais fechados e com muita gente (escritórios, salas de aula, transportes, etc) pelo que isto promove a contaminação pessoa-a-pessoa.
É engraçado notar que as epidemias de gripe/constipações começam após o inicio do ano lectivo escolar, lá para os finais de Setembro, Outubro. Altura em que até não está muito frio. Mas basta um miúdo constipado na sala de aulas, que contamina logo os colegas, e esses colegas em casa contaminam os pais, que contaminam o pessoal do trabalho... Existem outros ideias para explicar esta sazonalidade, mas ainda não estam comprovadas. De salientar ainda que em países tropicais (onde a temperatura é sempre quente) os surtos de gripe/constipações surgem durante as épocas de chuva tropical.



O que devo fazer para evitar contagiar outras pessoas?

Tossir e espirrar para um lenço de papel.
Lavar as mãos com água e sabão constantemente.
Evitar contacto físico com as pessoas (apertos de mão, contactos íntimos, trocas de saliva, etc)
006706.jpg




Existe cura para as constipações/gripes?

NÃO, não existe cura! O nosso sistema imunitário é capaz de eliminar os vírus por si próprio após uma a duas semanas da infecção inicial.
O que existe são medicamentos que aliviam os sintomas, fazendo a pessoa sentir-se melhor, mas isso não cura.
Os antibióticos, ao contrario que muita gente pensa, também não curam uma gripe ou constipação. Os antibióticos SÓ servem para infecções bacterianas, sendo completamente inúteis numa infecção viral. Contudo, os médicos por vezes receitam-nos por dois motivos:

1º Calar o doente passando uma receita de um antibiótico para ele ficar contente (isto leva ao uso exagerado dos antibióticos, e levanta outros problemas)
2º Prevenir infecções bacterianas oportunistas. (O sistema imunitário pode estar fragilizado devido ao combate contra o vírus e pode haver bactérias que se aproveitem disso para infectar o nosso organismo. Esta situação é mais comum em indivíduos com outros problemas de saude, como imunodeficiências, SIDA, ou outras doenças ou até idades mais avançadas. Por isso a importância da vacina para a gripe nestes grupos de "risco").


Alergias

Queria também salientar que muitas das pessoas metem as gripes, constipações e alergias tudo dentro do mesmo saco. O que é incorrecto, porque cada coisa é uma coisa. Ao contrario das gripes e constipações, as alergias não se transmitem por espirros e não são devidas a infecção(quer viral ou bacteriana). As alergias são devidas a uma reacção demasiado vigorosa por parte do nosso sistema imunitário a um determinado alergéneo. É no fundo uma espécie de "bug" do sistema imunitário de quem tem alergias.


The End
Não sou médico e não sei tudo, contudo espero que tenham aprendido qualquer coisa.
Se detectarem algum erro, ou se quiserem discutir, trocar ideias, ou esclarecer melhor sobre o assunto, tenho todo o gosto em faze-lo, dentro do que sei. Se não souber posso investigar mais qualquer coisa.

Boas pedaladas e já sabem, quando se constiparem, lembrem-se de mim :mrgreen: :mrgreen:
Força :wink:

EDIT: Sugeriram-me agora este site: http://www.gripenet.pt/ Vale bem a pena ver!
 

Alf

Active Member
Esqueceste-te de referir que a vitamina C não cura, e que o chá com mel apenas dilata as vias respiratórias durante uns momentos, também não cura :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Alf_PKS_0 said:
Esqueceste-te de referir que a vitamina C não cura, e que o chá com mel apenas dilata as vias respiratórias durante uns momentos, também não cura :mrgreen:

Quando digo que não há cura, estou a englobar isso tudo :wink:
 

JorgeSantos

New Member
Porra .....Depois de ler isso, acho que estou com uma constipação :mrgreen:

Bom trabalho. :wink:

Andaste no Centro de Saúde a copiar o que está afixado nas paredes para os utentes lerem, não ? :twisted:
 

MrOverclock

New Member
Re: Constipações e Gripes

Eu já o ano passado por esta altura li qualquer coisa sobre isto e bate tudo certo!

na explicação para as contaminações mais frequentes nesta altra do ano alem da tua vinha uma que dizia que com o frio algo dentro dos nossos narizes se dilatava (ou algo assim) e ao ficar assim mais fragilizdo permitia que ficassemos infectados mais facilmente.

Não me lembro bem como era. Se calhar até já estou a ter ideias a mais  :mrgreen:


E as dores no corpo todo no dia anterior ao dia em que dizemos que estamos engripados (ou constipados, agora tb n sei :s), diz-te alguma coisa? Eu só sei que é bué desconfortavel e que nesse dia não consigo andar de bike. E logo eu que me constipo várias vezes por ano  :(
 

andrextr

Active Member
Josant said:
Andaste no Centro de Saúde a copiar o que está afixado nas paredes para os utentes lerem, não ? :twisted:

Eu já não vou a um centro de saude, há pelo menos dois anos. Mas ainda bem que eles já começam a expor essa informação! Já que a comunicação social nao ensina nada a ninguem (enfim)..

Relativamente ao "copiar", este meu interesse por estas doenças, já vem desde detrás..Quando era jovem revelde (16-17 anos para aí), ouvia sempre a minha mãe a dizer isso do "nao apanhes frio que nao sei que"...E então comecei a pensar "mas porque é que o frio faz isto??" e cheguei a conclusão que não tinha lógica e fui investigando. Já era para ter postado sobre isto há uns tempos atrás mas não calhou..

Mas não imaginam as discussões que tive com os meus colegas sobre "os mitos das gripes" isto eheh :mrgreen:


MrOverclock said:
na explicação para as contaminações mais frequentes nesta altra do ano alem da tua vinha uma que dizia que com o frio algo dentro dos nossos narizes se dilatava (ou algo assim) e ao ficar assim mais fragilizdo permitia que ficassemos infectados mais facilmente.
Existe a teoria de que o ar frio e seco (tipico do ar condicionado), seca e arrefece as mucosas do nariz. E pensa-se que isso aumente a vulnerabilidade ao virus. Portanto a tua ideia estava correcta. Contudo, pelo que sei, não existe nenhum estudo que comprove este ideia, acho que até pelo contrario. Mas de qualquer forma, é sempre preciso o virús para haver infecção, independentemente se tens as mucosas fragilizadas ou não.

Vejam este site, vale bem a pena:
http://www.gripenet.pt/
 

MrOverclock

New Member
E ainda tenho mais uma especie de teoria:

Já por pelo menos duas vezes que isto me aconteceu. Se depois de um dia a andar de bike (daqueles em que passo um bocado os meus limites) se estiver em contacto com alguém constipado ou engripado é dado como certo que fico contaminado! :s
Um gajo está cansado e sem forças, como se não bastasse, no dia a seguir em vez de ter apenas a habitual dor nas pernas e a molesa durante o dia, ainda tenho espirros, dores no corpo, etc....

Por isso, a minha dica é:
- Nestas situações tenham cuidado redobrado! :wink:
 

andrextr

Active Member
MrOverclock, não sei se a exaustão física aumenta a susceptibilidade de infecção pelo vírus, até porque cerca de 95% das pessoas que foram expostas ao vírus acabam por ficar infectadas (estudos científicos)...

Portanto, a tua história é perfeitamente natural :wink:
A unica maneira de não ficares infectado com o virus era já o teres apanhado e já estares resistente contra ele... Mas infelizmente estes virus todos os anos se mudam, e todos os anos as pessoas constipam-se/engripam-se.
 

MrOverclock

New Member
pois la está, mas eu constipo-me várias vezes por inverno :s desde o fim de Setembro já me constipei 2 vezes :mrgreen: e ainda temos uma porrada de meses de inverno :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
MrOverclock said:
desde o fim de Setembro já me constipei 2 vezes :mrgreen:

E tem tado calor nestes dias! Só que pronto, um gajo começa a escola, transportes publicos, salas de aula pouco arejadas, é tiro e queda... :wink:
 

Best

Member
Não se esqueçam das RINITES... que dão sintomas parecidos com as contipações, com expectoração mais ou menos intensa...

Eu estou com uma há 10 dias, que me impede de ir pedalar...

As melhoras para todos!
 

jol8485

New Member
:bompost:
Lembro-me de uma vez perguntar a uma professora porque nos constipávamos ao apanhar frio e ela respondeu que as bactérias se aproveitavam do arrefecimento do corpo (ou algo parecido, foi à muito tempo).
Já desmitifiquei mais um mito urbano :wink:
 

andrextr

Active Member
Best said:
Não se esqueçam das RINITES... que dão sintomas parecidos com as contipações, com expectoração mais ou menos intensa...

Sim, a rinite e a constipação tem sintomas semelhantes, mas as causas são diferentes.
Enquanto que a constipação é uma infecção viral que pode ser propagada de pessoa-a-pessoa, a rinite tem carácter alérgico e não é contagiosa.
Mas devido a semelhança dos sintomas as pessoas metem tudo dentro do mesmo saco...

O mais importante nesta conversa toda, é aprenderem a "fugir" do virus e a evitar de contagiar os outros.
Portanto, lavem as mãos frequentemente quando estao constipados e quando estiverem em locais fechados e com muita gente usem um lenço para espirrar e tossir (para nao espalhar o virus para os outros).

Se todos tivessem estes cuidados, evitava-se muita constipação.
Portanto toca a ensinar as pessoas lá de casa!


PS: se alguem constipado vos der um aperto de mão, lembrem-se de não esfregar os olhos e mexer no nariz e lavem as mãos com sabão o mais cedo possível...também é chato não comprimentar e as pessoas podem levar a mal às vezes... :mrgreen:
 

MrOverclock

New Member
Re: Constipações e Gripes

eu quando estou severamente constipado, digo mesmo as pessoas:

"Desculpem eu não vos cumprimentar mas estou um bocado doente!"

Especialmente com as raparigas, porque basicamente vamos respirar para cima delas quando as vamos cumprimentar.


E por falar nisso... Hoje estive 3 horas a fazer um trabalho na biblioteca com um gajo que estava constipado e outro que apenas tinha tosse. mas este da tosse diz que já está assim a 2 semanas, lol.
Vamos a ver se não me saio mal desta.
 

SoveskY

New Member
:bompost:

Informação extremamente útil.
Qualquer dia temos o SIS(tr) a apresentar um programa na RTP2 :lol:

Já agora aproveito para perguntar se sabes como diferenciar os sintomas de uma simples constipação com rinite alérgica?
Infelizmente sofro de rinite alérgica e os sintomas é muita "ranhoca", montes de espirros e dores de corpo... que basicamente são os sintomas da conspiração, daí eu não conseguir diferenciar as mesmas.

Cumps,
SoveskY
 

MrOverclock

New Member
Re: Constipações e Gripes

MrOverclock said:
E por falar nisso... Hoje estive 3 horas a fazer um trabalho na biblioteca com um gajo que estava constipado e outro que apenas tinha tosse. mas este da tosse diz que já está assim a 2 semanas, lol.
Vamos a ver se não me saio mal desta.

Porra!!!! Fiquei infectado :evil:
O pior é mesmo a dor de garganta que quase me impede de falar :s
 

andrextr

Active Member
MrOverclock said:
MrOverclock said:
E por falar nisso... Hoje estive 3 horas a fazer um trabalho na biblioteca com um gajo que estava constipado e outro que apenas tinha tosse. mas este da tosse diz que já está assim a 2 semanas, lol.
Vamos a ver se não me saio mal desta.
Porra!!!! Fiquei infectado :evil:
O pior é mesmo a dor de garganta que quase me impede de falar :s

AHAHAHAH apanhaste frio pronto!! Tens que vestir um casaquinho :rotfl: :rotfl:


SoveskY said:
Já agora aproveito para perguntar se sabes como diferenciar os sintomas de uma simples constipação com rinite alérgica?

Na rinite alérgica acho que tens mais espirros e começas a chorar da vista...E ficas assim com a cara na zona do nariz e nos olhos avermelhados...
Mas não sei se os sintomas são semelhantes em toda gente.

Normalmente a rinite alérgica é sazonal, e é devido à inalação de algum tipo de alergenio (substancia inofensiva para o organismo mas que causa uma resposta imunitária excessiva, a tal alergia ou hipersensibilidade) que seja frequente na tua zona (tipo poléns e coisas assim). Os ácaros também podem causar rinite.

Para quem suspeite de rinite alérgica, o melhor é ir ao médico, existem análises ao sangue que fazem logo o diagnostico (a presença de IgE - imunoglobulinas E - no sangue). Também há os testes de pele. E é possível inclusive testar varias substancias e tentar descobrir qual é a que causa alergia de modo a tentar evitá-la ao máximo no dia a dia. Também existem tratamentos que consistem em administrar esse alergeneo durante 2 anos, começando com doses pequenas e ir aumentando progressivamente até o individuo tolerar o alergenio e já nao desencadear uma resposta alergica.

Enfim, o melhor em caso de rinite é ir ter com o médico que ele há de saber o que faz (em principio) :wink:
Uma das soluções, é mudar de sitio onde se vive para um sitio onde não haja o alergénio. O que nem sempre é possível.
 

SoveskY

New Member
Eu sei quais são as minhas alergias visto que já fui a um alercologista, no entanto eu tenho-as todo o ano (apesar de se intensificarem na primavera e Outono). Na altura a médica disse-me que os efeitos podiam ser diminuidos com um tratamento todo XPTO que ainda era caro. Eu aceitei na altura e estive 6 meses com esse tratamento, para a coisa ficar na mesma.

Obrigado pela esclarecimento Sis(TR). :D

P.S - Tal como o MrOverclock, também sou alérgico a alguns poléns com nomes todos escaganifobéticos que nunca cheguei a decorar.
 
Top