Como sangrar travões de disco hidráulicos

Fura_A_maneira

New Member
Esses travões têm uma purga, mas em todos os travões da Magura a purga não é a convencional que podes encontrar em travões como os Hope ou os Hayes.

Do lado esquerdo da pinça, tens um parafuso Allan 3 que tens de tirar e utilizar um kit de sangramento da Magura!

Abraços
 

xikujfl

New Member
Reparei q diseste ou disse..xD que o deposito tem q estar horizontal...sou novo nisto mas tira-m uma duvida...eu queria inclinar mais os meus travoes q sao hidraulicos posso fazer isso? afecta alguma coisa? ainda n encontrei chave para os inclinar será q n ha problema em mudar a posiçao do travao?

agradecia uma resposta
abraço
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a manete tem de estar na horizontal somente durante o sangramento, caso contrário o óleo cairá do reservatório aberto. No caso dos travões em uso, o depósito está fechado e não há fuga possível de óleo. Assim sendo podes inclinar a manete conforme o gosto, a posição horizontal é só para sangrar o sistema.

Jepas
 

mad max rr

New Member
Relativamente aos Magura Julie há uma coisa que ainda não compreendi muito bem.

Aquilo de facto tem um parafuso ALEN de 3mm mas como é que eu coloco lá o sangrador, ao tirar o parafuso o oléo vai começar a sair certo!

E mesmo depois de sangrar com o sangrador como é que tiro o sangrador e ponho o parafuso sem que entre ar para o sistema ?
 

187mkv

New Member
Boas

Para sangrar um travao acho que nao e preciso tanta confusão como voçes estao aqui a fazer.

1º porque estao a sangrar de cima para baixo? Que eu saiba é mais facil o ar subir que descer.

2º Todos os travoes têm um parafuso de purga na bomba, é só retirar o oleo velho bombeando com a purga aberta e depois com uma seringa com um tubo que ligue ao sangrador, injectar oleo ate começar a apareçer oleo no deposito da manete e o ar que esta nos tubos vai saindo na manete. Se for preçiso vai-se retirando oleo do deposito por forma a nao sair por fora ate deixar de sair ar.

Material: uma seringa grande com oleo, tubo com 5 cm de borracha que encaixe na seringa, parafuso de purga da marca (shimano, Hayes, Formula, nao e necessario o da bomba que la vem ja faz essa função) Avid vendem-se ja os kit de sangrar (é tudo isto que eu disse mas numa caixa da Avid).
 

Jalabai

New Member
JEPAS, como sempre muito util!!! Obrigado pelos conhecimentos partilhados e parabéns pelo tópico.

5* 8)

Abraço e boas pedaladas para todos!!
 

Rider88

New Member
Boas,

Consegui sangrar os meus travoes com sucesso, pelo menos penso eu... :wink:
No entanto acho que perdi um pouco de potencia, nao sei se é so minha impressao ou nao.
Tenho a certeza que nao ficou ar no sistema, o que poderá ter corrido mal?
Será de ter mudado de oléo 5.1 para 4? Acho que nao...

Boas pedalas!
 

V@sco

New Member
Amigo Jepas,
Parabéns pelo tópico. Gostaria só de referir que se os travões tiverem ar, a manete fica elástica e a eficácia da travagem diminui.
Eu tenho Shimano, alguém me pode informar qual é o óleo mineral utilizado?
Cumps
 

pinguin

New Member
Boas...ainda sou novato nestas coisas...mas eu tenho uns TEKTRO Auriga Comp e queria saber se este processo é o mesmo...
porque lá diz que funciona com oleo mineral..
Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Este processo pode ser feito nos Tektro, com a diferença que é preciso usar óleo mineral, de resto o processo faz-se do mesmo modo.

Jepas
 

diogorocha

New Member
eu tanho uns hayes el camino!

so que eles n teem o tal recepiente para meter o oleo!como devo fazer!


ou alguem sabe um link onde posso ver isso?
 

ziggy27

New Member
boas,

eu tenho uns antiguinhos hope c2,

dentro do reservatorio tem uma peça redonda com um oring á volta que entra justo no reservatorio e faz pressao na manete,

nunca consegui afinar em condiçoes de forma a ficar com pressao na manete suficiente para ter um curso curto de travagem sem impedir o livre girar da roda,

alguem sabe como afinar??
 
R

recobtt

Guest
boas pessoal, eu tenho uns hayes sole, e como ja foi ai descrito a substituiçao do oleo faz-se por uma tampinha de borracha que esta na manete, mas hoje aconteceu-me uma coisa estranha, fiquei sem travao de tras de um momento para o outro, quando parei para ver o que se passava verifiquei que tinha perdido essa tampinha de borracha e cada vez que tentava travar saia oleo, isto ja aconteceu a alguem?? se sim alguem me sabe dizer se essa borraca se vende a parte, ou se conseguiram arranjar alguma peça que fizesse o trabalho da borracha?? agradecia imenso se alguem me conseguisse explicar. é que estes travoes estao-me a dar cabo da cabeça, andei montes de tempo para aprender como os afinar, agora que consegui aprender acontece-me isto.... cumprimentos bttistas
 

RPires

Member
Boas,
Tenho uma questão que gostaria de colocar e esta tem a ver com a utilização de oleo DOT em tubos da Shimano. Sendo que os tubos hidráulicos Shimano estão preparados para oleo mineral, será que estes tubos podem ser montados em travóes que usem o oleo DOT e que este mesmo oleo não os danifique?
Atenção que a questão prende-se unicamente com a utilização dos tubos hidraúlicos, sendo que o resto do conjunto (manetes e pinças) são de travões preparados para DOT.
 

diogorocha

New Member
a minha duvida é:
ao sangrar metemos o oleo de baixo para cima!


mete-se a mangueira no bombito e começa-se a meter oleo ate chegar a manete!


certo?
 

Jepas

Super Moderador
mete-se a mangueira no bombito e começa-se a meter oleo ate chegar a manete!

É exactamente isso, basta juntar a seringa ao bombito e desapertar o parafuso de sangramento para que o óleo possa entrar facilmente. Eu já sangrei por este método, é muito mais rápido, porque o óleo é injectado de uma só vez com a seringa. Contudo tem a desvantagem de encharcar a manete (e o que estiver por baixo) de óleo. Nada que um balde e um pano com álcool não resolvam.

Jepas
 
Top