Commençal Ramones -> Meta SX HT

tinric

Super Moderador
lol

a primeira 2 minutos antes tinhamos 2 brutais arco iris... mas como um gajo é lento a subir... quando cheguei lá acima já só estava assim...

a segunda :) era para mostrar o outro arco iris :D lol
 

tinric

Super Moderador
In action

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tinric

Super Moderador
Ora atualizações...

Algo que nem sequer tinha ponderado... em 5 minutos passou-me a ideia pela cabeça... em 24 horas idealizada e em 1 semana concretizada...

Saiu isto tudo:



e mais umas coisas terminadas em 9v :D


Entrou um cog SNV 40t






Uma cassete XT 10v 11-36, que com o cog e tirando os carretos 15 e 17 e metendo um 16, ficou assim




E um desviador X7 type2 + um manipulo X9 10v + corrente SLX 10v (já não me lembro de usar uma corrente shimano... mas foi o que havia...) + um prato RaceFace Narrow Wide 30t, este:




e bora lá ver no que dá...





Com isto e com a troca do guiador da AM, a SX herdou o Easton Haven de 711, dando origem a uma pequena redução de peso, cerca de 500gr no total.
Só no guiador... coisa pouca... 200gr :D

Herdou também as tampas dos travões... passou a ter uns "XT" :D ... até trava mais agora...


E para terminar... não que me andasse a fazer muita comichão... mas.. era para meter um Stealth na AM... e passar o Reverb da AM para a SX... mas surgiu um negócio e veio um normal para esta também...




Ficando assim o resultado final




Que para já... depois de alguns kms de teste em single ring... me parece muito bem.

Podia ter optado por cog de 42 e prato 32... certamente uma escolha mais acertada... mas por alguns motivos preferi esta opção... para já não parece tão curto como os números podem querer fazer parecer... mas sim... é obviamente mais curto que um 36... pois para o 32 com que andava... mal se nota a diferença...

E subir... até agora subiu tudo... falta ver numas voltas mais longas e com mais desgaste físico... quando aparecer uma parede...


EDIT: ah ya... ainda nem tirei fotos... mas já tem montado um destes:



Com parafusos de Ti acusou uns enormes 110 gr :D para um avanço deste... brutal.
 

tinric

Super Moderador
Atualização...

Os travões com as tampas dos XT travam muito melhor :D (brincadeira)

O Guidador... embora 16 mm (reais) mais estreito que o antecessor... e mesmo tendo aumentado o da AM1 para 740... não noto diferença ou necessidade de mais nesta bike... e tendo em conta os quase 200gr a menos... aposta ganha

O 1x10 perfeito em todas as situações até agora... mas... (há sempre um mas..)... no Sábado, numa volta a acompanhar os camaradas do costume, aqui pelo quintal... chegou para tudo... meti o 40 uma vez... e dada a lama que tínhamos acumulado na corrente e afins... em 3 ou 4 pedaladas mais fortes no cog 40... escapou (como se estivesse a acamar..) o que me levou a meter a 2ª e fazer mais força e já não escapou...

Quer isto dizer.. ou quer-me parecer que este cog, comparativamente aos restantes (de origem) da cassete... talvez seja mais largo de dentes e suporte menos bem a lama..

O prato 30t impéc...

Com isto tudo posso dizer que numa volta dita normal aqui pela zona, soft.. a acompanhar dois cambas com as bikes do costume.. não senti falta de mais nem de menos... perfeito...

dada a embalagem da redução de peso.. tirei os levezinhos pedais com 547gr e meti uns 520 que lá tinha com 370gr... foram logo quase mais 200gr fora...

De resto, a adorar cada vez mais esta pequena devoradora de tudo.. (tudo o que vier "morre"... seja a subir, ou descer, trilhos do pior ou estradão... até alcatrão... haja polivalência mesmo de extremo a extremo...)


Pormenores do prato 30t já com meia dúzia de kms e alguma laminha em cima:

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FMCurto

Active Member
Uma dúvida: isso do saltar não poderá estar relacionado com ser 40T em vez de 42T? É capaz de depender de marca para marca mas lembro-me de ler algures que por causa do espaçamento e posição das rampas (na E13 talvez) aconselhavam o 40 só para as cassetes de 34.
 

tinric

Super Moderador
Em outras marcas não sei... aqui não será mesmo esse o caso.. :) o prato" SNV não tem rampas nem nada que possa influenciar nesse sentido, e fica alto o suficiente para garantir que não tem nada a ver com o carreto 36 da cassete... o caso que refiro, foi mesmo num estado em que a corrente era só lama... não se destinguiam os elos... e mandar com agua do camelback pouco ou nada fazia... ou seja, laminha quase barro... e escapou como uma corrente nova a casar em cassete velha 2 ou 3 vezes... lavada ou com pouca lama não faz nada disso... o que me leva a crer que possa ter a ver com a grossura dos dentes (comparativamente à cassete), fazerem mais "cama" para a lama, no encaixe corrente/dentes...

Mas isto não é nada que me tenha preocupado sequer... fiz a subida toda da mesma forma que faria.. talvez tenha aliviado um pouco a força e metido a 2ª mais cedo... cansei-me mais... mas fez-se do mesmo modo :D

A próxima logo se tira a prova... (com menos lama de preferencia) :D
 

tinric

Super Moderador











Últimos testes... com lama, sem lama, tudo impéc... meti estes pedais por causa de quase 200gr, mas depois de andar com os outros (de maior plataforma) não há volta a dar...
 
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