Commençal Ramones -> Meta SX HT

tinric

Super Moderador
Treina home, treina!



my friend :D o modo treino foi desativado com o nascimento da minha filha... isto agora é sempre modo "curtição" o resto é conversa.


Tive pena foi de não ter ido com o pessoal ao PNSAC, mas pela hora a que acabaram "ainda bem" que não fui. :(


Endureiras rigidas ou não são todas do aço :D, mas as HT sim... no inicio apanha-se umas porradas secas... depois temos que nos fazer a elas :D

Metam aí as vossas Endureiras aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php?57463-Mostra-a-tua-Endureira

Rigidas ou FS vale tudo.

Mostrem aí as máquinas

Por falar nisso... falta atualização da SX. ... agora com KS.
 

tinric

Super Moderador
Eu bem que o estiquei... mas ele não esticou... teve que ser o rosa :D

Atualização: espigão KS... é logo outra coisa. Mesmo sem comando no guiador (começo a habituar-me assim, só faz falta quando aparece um trilho derrepente mais inclinado e não dá tempo para o baixar ou estar a tirar uma mão para ir fazer um seat grab num instante :D)


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tinric

Super Moderador
Depois de te habituares a eles... já se sabe que são muito mais lagartos que os normais ron+ralph 2.1 ou assim do XC, mas para o que são... são muito bons.
 

tinric

Super Moderador
Bem pessoal, tenho andado mais na SX que na AM... :D

Então ontem compreendi que o remote do espigão faz diferença... e como já andava com ideia de meter um Reverb Stealth na AM, pensei em passar o normal da AM para a SX... mas não :D

Decidi antes meter mão à obra... e depois de ter visto um tópico por aí referente a um DIY

ao "qual" agradeço, e principalmente depois de ao fim da volta de ontem, um colega me ter dito... olha... o meu espigão é igual ao teu.. era que agora tem remote... hum?!?!

deu nisto:

002.jpg


011.jpg


ao contrário do tópico acima mencionado, resolvi fazer como vi o colega de ontem, aproveitei o que tinha "absorvido" do tópico, e as ideias do colega... juntamente com a minha ideia e na prática da execução...

Tenho um "comando" de uma magura este:

012.jpg


que como um gajo tem que o desmontar para passar o cabo... já tinha visto o funcionamento interior... bastava tirar uma peça e ficava sem bloqueio... a posição agrada... vamos ver com o tempo o funcionamento... senão leva o outro "comando" duma suspa RockShox que com um simples zip a segurar o botão de trancar fica sempre com a alavanca solta...



Tapar o botão em falta, foi fácil... uma tampa de um parafuso da caixa de direção e já está

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A passagem dos cabos nesta bike ficou impéc... pois os outros já passam assim arrumadinhos por baixo do tubo principal, este foi só meter dois ou três zips e já está

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Como reparei na do meu colega que a espiral ficava a roçar na parte que sobe e desce, meti uma "manga" de neopreme... impéc.

019.jpg




Vista a parte estética, vamos à parte prática...

O que fiz!?

1. Arranjei uma pequena chapa de aluminio de 1.5mm com 7 por 2,5 cm

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2. Fiz um furo de 1.5mm na chapa e passei o cabo ao contrário, deixando a parte que seria do comando, presa na chapa. Assim ficou a ponta solta do outro lado (no manipulo)

Fixei a chapa aos carris do selim... como a chapa é de aluminio (maleável)... com a força da ponta dos dedos e depois de um alicate, consegue-se moldar relativamente fácil

3. Abri uma rosca na alavanca do espigão e com uma peça velha de um manipulo fiz o encaixe para a espiral (com afinação)

4. À falta de um cerra-cabos muito pequeno... *isto:

015.jpg


Uma peça de unir os fios eléctricos, cortada ao meio... ficou perfeito no encaixe do cabo no manipulo. Tendo ainda assim a enorme vantagem de que afinar, basta puxar o cabo logo ali à mão e apertar o "cerra-cabos" um pouco mais à frente... fazer esta operação no pouco (ou nenhum) espaço debaixo do selim seria difícilimo para não dizer impossivel... Além disso... se não gostar deste manipulo e quiser meter o da RS... é só tirar o cerra-cabos, tirar um manipulo e meter outro... assim como cortar um pouco à espiral, que me parece que ainda ficou uns cms grande.

Assim até deu para meter um terminal do cabo a condizer com a cor da máquina :D

016.jpg


A posição do manipulo, assim com rotativos fica perfeito, pois fica como se o gatilho das mudanças se tratasse.

Quanto a funcionamento... as dúvidas do tópico acima falado, ficam fora de questão pois não influencia em nada a posição da alavanca, ter o espigão em cima ou em baixo... perfeito.

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Em posição normal:
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Em posição pressionada:
020.jpg




Resultado final

023.jpg
 

miguelcarromeu

Active Member
Aprimoraste bem o DIY :)

Problemas que antevejo (e que afectam todos os que têm feito isso): a sujidade vai entrar pelo topo da bicha e vai acabar por limitar/impedir o funcionamento do comando. Se puderes antecipar isso, perfeito ;)
 

tinric

Super Moderador
É só meter uma ponta daquelas de borracha para impedir isso mesmo... fica a fazer de fole em comprimido... mas dado o muito pouco espaço livre.. não se será realmente necessário... mas a ser... é de fácil e rápida resolução :D
 

tinric

Super Moderador
Que lol

Ainda não tinha visto este video.. como é que pode!?

É que é mesmo isto... não podia estar mais de acordo.

[video=vimeo;91312863]http://vimeo.com/91312863[/video]
 

tinric

Super Moderador
lol

mas ele estava em "casa" :D

o homem tem uma maneira de tirar as curvas em cotovelo engraçada

[video=youtube;IpNkMvHnYac]https://www.youtube.com/watch?v=IpNkMvHnYac[/video]
 
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