Lista de Componentes: (atualizada a 15-10-2014)
Quadro: COMMENÇAL META AM V3 150 mm tamanho M
Amortecedor: Flox Float CTD Boost Valve Kashima
Suspensão:Fox 32 Float CTD, QR15, Tapered, 150mm, Kashima -> RockShox Pike RC 160
Caixa Direção: Cane Creek 10series, Semi integrated zero stack tapered, ZS44/56
Avanço:Commençal VIP OS 65mm -> FUNNDURO 45 mm
Guiador:Commençal VIP OS 6061, 730mm, 19mm Rise -> Renthal FatBar Lite 740mm rise 20
Punhos:New Commençal Lock on -> ESI Chunky
Travões:Formula RX 12 180/180 -> XT BR-M785-B com discos HS1 180+180
Manipulos: Sram trigger X9 2x10 + matchmaker ao comando do Reverb
Desviador frt: Sram X7 direct mount 10v
Desviador trs: Sram X0 10v Type II
Movimento Pedaleiro: RaceFace PressFit BB92
Pedaleiro:Race Face Turbine 36/24 10spd -> XT 22/36 + Bash Home Made
Corrente: Yaban 10sp + elo KMC gold
Cassete: Sram PG 1050 11-36
Aros: Jalco light double wall for Commençal (Exterior:25 x Interior: 21 x Altura: 24 mm) com fita e Válvulas Notubes
Cubos: Commençal light by Joytech, Rolamentos Selados, 15 mm frt / 142x12 mm trs
Raios: Stainless black 64p, butted 3x lacing, 2.0/1.8
Pneus:Onza Ibex 2,25 frt, Onza Canis 2,25 trs -> HansDumpf 2.35 frt + Onza Ibex 2,25 trs
Pedais: XT PD-M785
Espigão: RockShox Reverb 31,6 mm left
Selim:SDG Circuit for Commençal -> Selle Italia SLR Flow Kit Carb
Aperto Espigão: Commençal 34.9
Ora bem.
Então cá segue o que é belo.
Pois é... desde o dia em que "esbarrei" com elas que se começou a dividir o interesse entre a nova Spec Enduro 2014 ... depois de dois ou 3 contactos com a marca do grande S... ficou fácil a decisão...
Então comecei a "namorar" a ideia... andei indeciso, mudei e voltei a mudar de ideias... vendo o meu quadro e compro um quadro, vendo a bike, não vendo nada...
Então de um dia para o outro tinha a minha bike vendida e a Meta a caminho...
Porquê a Meta!?
1º Porque os olhos são os que mais comem. Gosto muito do aspecto.
2º Relação qualidade do quadro e componentes / preço... põe-na a par com as conhecidas marcas "brancas"
3º O feedback de quem tem e ou já experimentou
... (podia continuar por aqui fora, uma vez que decidi por ela... como é obvio, arranjei 1000 motivos para esta e não para outra... mas podem-se resumir a estes 3 primeiros)
Então primeiro passou a ideia de comprar só o quadro e andei pela 4, 3, 2 até que feitas as contas... foi mesmo a 1.
Isto pois tirando o meu pedaleiro XT agora com um Bash "home made" que é mais pequeno que o outro de carbono, e acaba por pesar o mesmo ou menos
e os travões que seriam (serão) logo trocados por uns XT... andei na dúvida entre os SLX e os XT... sendo que o preço varia em 1/3 o que é significativo... aqui o coração pesou mais que a razão... venha XT.
e o avanço que não tem igual... virá outro FUNNDURO de 45mm pois é o avanço para mim perfeito.
A pedaleira... depois de ver ao vivo ainda vacilei
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Mas pronto...
Os travões... nunca tinha experimentado os RX... a agora que os testei aqui na rua... a manete parece grande, mas afastada do punho fica com o mesmo tacto dos XT... e como faz muito mais alavanca... são uma opção a ter muito em conta... para a semana já os peso, mas acredito que sejam mais leves que os XT e são bem bonitos.
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De qualquer modo, os travões Shimano, parecem-me daqueles casos que depois de experimentarmos... dificilmente voltamos a outros... (creio que quem já experimentou uns Hope diz o mesmo... por isso, como não gosto muito do aspecto dos Hope... nunca experimentei nenhuns... não vá eu gostar )
Depois o avanço, porque este de origem tem 65mm contra os 45 do Funnduro, são 2 cm... é muita fruta... é a diferença entre um quadro S ou M... e aqui... PANICO ... andei indeciso entre o S e o M... quando acabei de montar a bike... deixei o selim no limite puxado para trás... sem reparar... e este avanço de 65mm com um guiador que passei de 710 para 740...
ui...!!! pensei... fiz m#$%& é-me grande...
depois ajustei o selim (abusei e puxei demasiado para a frente para testar a diferença)
A minha posição (distancia) de conforto, da ponta do selim ao inicio do avanço são 41 cm... tinha 42, agora 40.
Com a redução do avanço em 2 cm... acredito que ficará no ponto.
Continuando nas incertezas de upgrades...
o meu maior receio eram as rodas... encontrei umas parecidas (da versão inferior) a vender num site estrangeiro, perguntei ao vendedor as caracteristicas das rodas e dos aros... e pronto... já andava a fazer contas para umas ZTR FLOW ou ARCH EX, com cubos HOPE PRO 2...
2100 gr, aro com 19 mm interior... ok... sentença de morte... mas era a versão "mais barata" ...
então qual não é o meu espanto:
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yahooo power on... 1670gr... um aro com 21 mm por dentro, 25 por fora e 24 de altura... bonito
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De parede dupla
Raios de espessura variável
Cubos que não parecem deixar nada a desejar... (a seu tempo veremos se mantém a qualidade)
OK... para já... ficam.
Depois o Guiador... eles afirmam que este pesa menos de 300 gr, com 740 mm e 20 de rise... e bonito... olha ... que pena
imag
Mais um que fica até encontrar o que quero (pois serão 100gr a menos...) mas isso já foi mais problema, pois se na Enduro fiquei sempre com a ideia que precisava tirar peso à frente... na Meta... parece muito mais equilibrada, senão mesmo mais pesada atrás...
Por fim o Selim...
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Graças ao Reverb, já poderei montar o meu SLR kit carb com carris de 9mm de altura (não dava no espigão da Spec)... mas ao ver a pinta deste da Commençal...
Não é Flow (flow) mas é aberto ao meio à mesma na parte rígida... é largo... pensei em dar uma oportunidade
Vamos ver como se adapta o dito cujo ao gajo
Pesa 250 gr, um pouco mais que os 135gr do SLR... mas vamos ver.. se precisar de lhe tirar peso, ou não me adaptar já sei onde ir...
Depois os Pneus... equipa que ganha não se mexe...
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Sai
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Porquê!? Porque sim... não pelo peso... o Hans à frente dificilmente será substituído por outro... atrás apostei num trator NIC 2.25... mas o IBEX não me parece nada mal para trás... logo se vê.
Bonito e não pesado
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O sistema do bloqueio hidráulico encosta de longe o antecessor na Enduro... fiquei parvo foi quando pensei que não tivesse ar (antes de sangrar o sistema, pois teve que ser aberto para passar por dentro do quadro (vinha desmontado)) ... quando vejo na tampa 250 psi... pensei... deve ser 25 (que era o que o da spec levava...) quando meto a bomba... 260 PSI... fonix... um gajo anda com um míssil debaixo do dito cujo... ainda estou meio abalado 250 psi!?!? era mesmo preciso tanto!?
Compridissimo para o meu tamanho... fica apenas 2 cms fora do quadro.
125 mm de curso, comparado com os 75 que tinha antes... agora quando baixo o selim até abaixo, parece que estou numa BMX.
Para terminar as mudanças... tinha vendido os pedais PM530 para meter os XT... e cá estão eles... igualmente "parecidos", suponho que eficazes como os 530, mas mais bonitos, leves e com outra "qualidade"... vamos ver se para melhor ou para pior...
sube imagenes
Por falar em mudanças...
Era para ficar com a transmissão 2x9 X0, mas o desviador de trás X0 Type 2... falou mais alto... e pronto.. de volta aos triggers... vamos ver como me adapto... ou se ainda tenho que investir nuns rotativos de 10....
imag
Ora bem... daqui vamos aos componentes das "dobradiças"
Quadro: COMMENÇAL META AM V3 150 mm tamanho M
Amortecedor: Flox Float CTD Boost Valve Kashima
Suspensão:
Caixa Direção: Cane Creek 10series, Semi integrated zero stack tapered, ZS44/56
Avanço:
Guiador:
Punhos:
Travões:
Manipulos: Sram trigger X9 2x10 + matchmaker ao comando do Reverb
Desviador frt: Sram X7 direct mount 10v
Desviador trs: Sram X0 10v Type II
Movimento Pedaleiro: RaceFace PressFit BB92
Pedaleiro:
Corrente: Yaban 10sp + elo KMC gold
Cassete: Sram PG 1050 11-36
Aros: Jalco light double wall for Commençal (Exterior:25 x Interior: 21 x Altura: 24 mm) com fita e Válvulas Notubes
Cubos: Commençal light by Joytech, Rolamentos Selados, 15 mm frt / 142x12 mm trs
Raios: Stainless black 64p, butted 3x lacing, 2.0/1.8
Pneus:
Pedais: XT PD-M785
Espigão: RockShox Reverb 31,6 mm left
Selim:
Aperto Espigão: Commençal 34.9
Ora bem.
Então cá segue o que é belo.
Pois é... desde o dia em que "esbarrei" com elas que se começou a dividir o interesse entre a nova Spec Enduro 2014 ... depois de dois ou 3 contactos com a marca do grande S... ficou fácil a decisão...
Então comecei a "namorar" a ideia... andei indeciso, mudei e voltei a mudar de ideias... vendo o meu quadro e compro um quadro, vendo a bike, não vendo nada...
Então de um dia para o outro tinha a minha bike vendida e a Meta a caminho...
Porquê a Meta!?
1º Porque os olhos são os que mais comem. Gosto muito do aspecto.
2º Relação qualidade do quadro e componentes / preço... põe-na a par com as conhecidas marcas "brancas"
3º O feedback de quem tem e ou já experimentou
... (podia continuar por aqui fora, uma vez que decidi por ela... como é obvio, arranjei 1000 motivos para esta e não para outra... mas podem-se resumir a estes 3 primeiros)
Então primeiro passou a ideia de comprar só o quadro e andei pela 4, 3, 2 até que feitas as contas... foi mesmo a 1.
Isto pois tirando o meu pedaleiro XT agora com um Bash "home made" que é mais pequeno que o outro de carbono, e acaba por pesar o mesmo ou menos
e os travões que seriam (serão) logo trocados por uns XT... andei na dúvida entre os SLX e os XT... sendo que o preço varia em 1/3 o que é significativo... aqui o coração pesou mais que a razão... venha XT.
e o avanço que não tem igual... virá outro FUNNDURO de 45mm pois é o avanço para mim perfeito.
A pedaleira... depois de ver ao vivo ainda vacilei
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Mas pronto...
Os travões... nunca tinha experimentado os RX... a agora que os testei aqui na rua... a manete parece grande, mas afastada do punho fica com o mesmo tacto dos XT... e como faz muito mais alavanca... são uma opção a ter muito em conta... para a semana já os peso, mas acredito que sejam mais leves que os XT e são bem bonitos.
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De qualquer modo, os travões Shimano, parecem-me daqueles casos que depois de experimentarmos... dificilmente voltamos a outros... (creio que quem já experimentou uns Hope diz o mesmo... por isso, como não gosto muito do aspecto dos Hope... nunca experimentei nenhuns... não vá eu gostar )
Depois o avanço, porque este de origem tem 65mm contra os 45 do Funnduro, são 2 cm... é muita fruta... é a diferença entre um quadro S ou M... e aqui... PANICO ... andei indeciso entre o S e o M... quando acabei de montar a bike... deixei o selim no limite puxado para trás... sem reparar... e este avanço de 65mm com um guiador que passei de 710 para 740...
ui...!!! pensei... fiz m#$%& é-me grande...
depois ajustei o selim (abusei e puxei demasiado para a frente para testar a diferença)
A minha posição (distancia) de conforto, da ponta do selim ao inicio do avanço são 41 cm... tinha 42, agora 40.
Com a redução do avanço em 2 cm... acredito que ficará no ponto.
Continuando nas incertezas de upgrades...
o meu maior receio eram as rodas... encontrei umas parecidas (da versão inferior) a vender num site estrangeiro, perguntei ao vendedor as caracteristicas das rodas e dos aros... e pronto... já andava a fazer contas para umas ZTR FLOW ou ARCH EX, com cubos HOPE PRO 2...
2100 gr, aro com 19 mm interior... ok... sentença de morte... mas era a versão "mais barata" ...
então qual não é o meu espanto:
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yahooo power on... 1670gr... um aro com 21 mm por dentro, 25 por fora e 24 de altura... bonito
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Cubos que não parecem deixar nada a desejar... (a seu tempo veremos se mantém a qualidade)
OK... para já... ficam.
Depois o Guiador... eles afirmam que este pesa menos de 300 gr, com 740 mm e 20 de rise... e bonito... olha ... que pena
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Mais um que fica até encontrar o que quero (pois serão 100gr a menos...) mas isso já foi mais problema, pois se na Enduro fiquei sempre com a ideia que precisava tirar peso à frente... na Meta... parece muito mais equilibrada, senão mesmo mais pesada atrás...
Por fim o Selim...
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Graças ao Reverb, já poderei montar o meu SLR kit carb com carris de 9mm de altura (não dava no espigão da Spec)... mas ao ver a pinta deste da Commençal...
Não é Flow (flow) mas é aberto ao meio à mesma na parte rígida... é largo... pensei em dar uma oportunidade
Vamos ver como se adapta o dito cujo ao gajo
Pesa 250 gr, um pouco mais que os 135gr do SLR... mas vamos ver.. se precisar de lhe tirar peso, ou não me adaptar já sei onde ir...
Depois os Pneus... equipa que ganha não se mexe...
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O sistema do bloqueio hidráulico encosta de longe o antecessor na Enduro... fiquei parvo foi quando pensei que não tivesse ar (antes de sangrar o sistema, pois teve que ser aberto para passar por dentro do quadro (vinha desmontado)) ... quando vejo na tampa 250 psi... pensei... deve ser 25 (que era o que o da spec levava...) quando meto a bomba... 260 PSI... fonix... um gajo anda com um míssil debaixo do dito cujo... ainda estou meio abalado 250 psi!?!? era mesmo preciso tanto!?
Compridissimo para o meu tamanho... fica apenas 2 cms fora do quadro.
125 mm de curso, comparado com os 75 que tinha antes... agora quando baixo o selim até abaixo, parece que estou numa BMX.
Para terminar as mudanças... tinha vendido os pedais PM530 para meter os XT... e cá estão eles... igualmente "parecidos", suponho que eficazes como os 530, mas mais bonitos, leves e com outra "qualidade"... vamos ver se para melhor ou para pior...
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Por falar em mudanças...
Era para ficar com a transmissão 2x9 X0, mas o desviador de trás X0 Type 2... falou mais alto... e pronto.. de volta aos triggers... vamos ver como me adapto... ou se ainda tenho que investir nuns rotativos de 10....
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Ora bem... daqui vamos aos componentes das "dobradiças"