Commençal Meta AM 1

tinric

Super Moderador
Lista de Componentes: (atualizada a 15-10-2014)

Quadro: COMMENÇAL META AM V3 150 mm tamanho M

Amortecedor: Flox Float CTD Boost Valve Kashima

Suspensão: Fox 32 Float CTD, QR15, Tapered, 150mm, Kashima -> RockShox Pike RC 160

Caixa Direção: Cane Creek 10series, Semi integrated zero stack tapered, ZS44/56

Avanço: Commençal VIP OS 65mm -> FUNNDURO 45 mm

Guiador: Commençal VIP OS 6061, 730mm, 19mm Rise -> Renthal FatBar Lite 740mm rise 20

Punhos: New Commençal Lock on -> ESI Chunky

Travões: Formula RX 12 180/180 -> XT BR-M785-B com discos HS1 180+180

Manipulos: Sram trigger X9 2x10 + matchmaker ao comando do Reverb

Desviador frt: Sram X7 direct mount 10v

Desviador trs: Sram X0 10v Type II

Movimento Pedaleiro: RaceFace PressFit BB92

Pedaleiro: Race Face Turbine 36/24 10spd -> XT 22/36 + Bash Home Made

Corrente: Yaban 10sp + elo KMC gold

Cassete: Sram PG 1050 11-36

Aros: Jalco light double wall for Commençal (Exterior:25 x Interior: 21 x Altura: 24 mm) com fita e Válvulas Notubes

Cubos: Commençal light by Joytech, Rolamentos Selados, 15 mm frt / 142x12 mm trs

Raios: Stainless black 64p, butted 3x lacing, 2.0/1.8

Pneus: Onza Ibex 2,25 frt, Onza Canis 2,25 trs -> HansDumpf 2.35 frt + Onza Ibex 2,25 trs

Pedais: XT PD-M785

Espigão: RockShox Reverb 31,6 mm left

Selim: SDG Circuit for Commençal -> Selle Italia SLR Flow Kit Carb

Aperto Espigão: Commençal 34.9



Ora bem.

Então cá segue o que é belo.


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Pois é... desde o dia em que "esbarrei" com elas que se começou a dividir o interesse entre a nova Spec Enduro 2014 ... depois de dois ou 3 contactos com a marca do grande S... ficou fácil a decisão...

Então comecei a "namorar" a ideia... andei indeciso, mudei e voltei a mudar de ideias... vendo o meu quadro e compro um quadro, vendo a bike, não vendo nada...

Então de um dia para o outro tinha a minha bike vendida e a Meta a caminho...

Porquê a Meta!?

1º Porque os olhos são os que mais comem. Gosto muito do aspecto.
2º Relação qualidade do quadro e componentes / preço... põe-na a par com as conhecidas marcas "brancas"
3º O feedback de quem tem e ou já experimentou
... (podia continuar por aqui fora, uma vez que decidi por ela... como é obvio, arranjei 1000 motivos para esta e não para outra... mas podem-se resumir a estes 3 primeiros)


Então primeiro passou a ideia de comprar só o quadro e andei pela 4, 3, 2 até que feitas as contas... foi mesmo a 1.

Isto pois tirando o meu pedaleiro XT agora com um Bash "home made" que é mais pequeno que o outro de carbono, e acaba por pesar o mesmo ou menos

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e os travões que seriam (serão) logo trocados por uns XT... andei na dúvida entre os SLX e os XT... sendo que o preço varia em 1/3 o que é significativo... aqui o coração pesou mais que a razão... venha XT.

e o avanço que não tem igual... virá outro FUNNDURO de 45mm pois é o avanço para mim perfeito.


A pedaleira... depois de ver ao vivo ainda vacilei


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Mas pronto...

Os travões... nunca tinha experimentado os RX... a agora que os testei aqui na rua... a manete parece grande, mas afastada do punho fica com o mesmo tacto dos XT... e como faz muito mais alavanca... são uma opção a ter muito em conta... para a semana já os peso, mas acredito que sejam mais leves que os XT e são bem bonitos.


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De qualquer modo, os travões Shimano, parecem-me daqueles casos que depois de experimentarmos... dificilmente voltamos a outros... (creio que quem já experimentou uns Hope diz o mesmo... por isso, como não gosto muito do aspecto dos Hope... nunca experimentei nenhuns... não vá eu gostar :D )


Depois o avanço, porque este de origem tem 65mm contra os 45 do Funnduro, são 2 cm... é muita fruta... é a diferença entre um quadro S ou M... e aqui... PANICO ... andei indeciso entre o S e o M... quando acabei de montar a bike... deixei o selim no limite puxado para trás... sem reparar... e este avanço de 65mm com um guiador que passei de 710 para 740...

ui...!!! pensei... fiz m#$%& é-me grande...


depois ajustei o selim (abusei e puxei demasiado para a frente para testar a diferença)

A minha posição (distancia) de conforto, da ponta do selim ao inicio do avanço são 41 cm... tinha 42, agora 40.

Com a redução do avanço em 2 cm... acredito que ficará no ponto.


Continuando nas incertezas de upgrades...

o meu maior receio eram as rodas... encontrei umas parecidas (da versão inferior) a vender num site estrangeiro, perguntei ao vendedor as caracteristicas das rodas e dos aros... e pronto... já andava a fazer contas para umas ZTR FLOW ou ARCH EX, com cubos HOPE PRO 2...

2100 gr, aro com 19 mm interior... ok... sentença de morte... mas era a versão "mais barata" ...

então qual não é o meu espanto:


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yahooo power on... 1670gr... um aro com 21 mm por dentro, 25 por fora e 24 de altura... bonito


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De parede dupla

Raios de espessura variável

Cubos que não parecem deixar nada a desejar... (a seu tempo veremos se mantém a qualidade)

OK... para já... ficam.



Depois o Guiador... eles afirmam que este pesa menos de 300 gr, com 740 mm e 20 de rise... e bonito... olha ... que pena


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Mais um que fica até encontrar o que quero (pois serão 100gr a menos...) mas isso já foi mais problema, pois se na Enduro fiquei sempre com a ideia que precisava tirar peso à frente... na Meta... parece muito mais equilibrada, senão mesmo mais pesada atrás...



Por fim o Selim...


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Graças ao Reverb, já poderei montar o meu SLR kit carb com carris de 9mm de altura (não dava no espigão da Spec)... mas ao ver a pinta deste da Commençal...


Não é Flow (flow) mas é aberto ao meio à mesma na parte rígida... é largo... pensei em dar uma oportunidade

Vamos ver como se adapta o dito cujo ao gajo


Pesa 250 gr, um pouco mais que os 135gr do SLR... mas vamos ver.. se precisar de lhe tirar peso, ou não me adaptar já sei onde ir...


Depois os Pneus... equipa que ganha não se mexe...

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Sai

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Porquê!? Porque sim... não pelo peso... o Hans à frente dificilmente será substituído por outro... atrás apostei num trator NIC 2.25... mas o IBEX não me parece nada mal para trás... logo se vê.



Bonito e não pesado


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O sistema do bloqueio hidráulico encosta de longe o antecessor na Enduro... fiquei parvo foi quando pensei que não tivesse ar (antes de sangrar o sistema, pois teve que ser aberto para passar por dentro do quadro (vinha desmontado)) ... quando vejo na tampa 250 psi... pensei... deve ser 25 (que era o que o da spec levava...) quando meto a bomba... 260 PSI... fonix... um gajo anda com um míssil debaixo do dito cujo... ainda estou meio abalado 250 psi!?!? era mesmo preciso tanto!?


Compridissimo para o meu tamanho... fica apenas 2 cms fora do quadro.

125 mm de curso, comparado com os 75 que tinha antes... agora quando baixo o selim até abaixo, parece que estou numa BMX.


Para terminar as mudanças... tinha vendido os pedais PM530 para meter os XT... e cá estão eles... igualmente "parecidos", suponho que eficazes como os 530, mas mais bonitos, leves e com outra "qualidade"... vamos ver se para melhor ou para pior...


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Por falar em mudanças...

Era para ficar com a transmissão 2x9 X0, mas o desviador de trás X0 Type 2... falou mais alto... e pronto.. de volta aos triggers... vamos ver como me adapto... ou se ainda tenho que investir nuns rotativos de 10....


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Ora bem... daqui vamos aos componentes das "dobradiças"
 

tinric

Super Moderador
Depois de tanto penar para arranjar uma Magura TS8R de 150mm não cónica, para dar para a Enduro... arranjo uma bike com testa cónica... e agora!?

A Magura ainda está à espera de "garantia"... então vem montada uma coisa destas:


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C'um caneco... e agora?!

Vendo e compro uma PIKE!? Vendo e monto a Magura!? Nada disso... já que cá está... cá fica...

assim faz parelha com isto:


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Full Kashima, Full CTD... vamos ver...



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Vamos lá ver se sempre é tão bom como dizem...

:D

E pronto... para já é tudo.

Só dei uma volta aqui na rua.

Falta ainda cortar o tubo do Reverb que queria ter a certeza do tamanho certo, conforme a altura do selim.



A seguir ou depois... pormenores deliciosos do quadro.

E mais tarde... lá para daqui a umas semanas... uma análise como deve ser ao quadro,aos componentes e à máquina na globalidade...


Ah ya... um pormenor que me esqueci:


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Engordou um pouco em relação à antecessora... mas isso não interessa nada :D
 

demorider

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Para resumir tudo numa só palavra.... BRUTAL :D

Parabéns pela escolha, sem dúvida uma grande e linda bike.. É caso para dizer "agora é que vai for" ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
Já tinha visto essa coisa brilhante algures :D

Como te tinha dito, melhor das sortes.

Para começar, acho que fizeste escolhas muito racionais e não te precipitaste. Agora é dar uso ao canhão e podia ser já amanhã, ali no WWW. :p
 

tinric

Super Moderador
Ora cá estão mais umas acabadas de sair do forno:


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Pormenores:



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Power protection para a corrente


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Power protection para o Kashima. Uma tira de neopreme toda XPTO para proteger o amortecedor


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Passagem interna e funcionamento interno do tubo do Reverb


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Passagem do tubo do travão, que vem do tubo diagonal do quadro e passa para dentro da escora traseira, por baixo do amortecedor



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Punhos que tinham bom aspecto, mas são estreitos...



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Desviador X7 2x10 HDM, com a passagem interna pelo tubo horizontal

Assim como o meu bash feito a partir de um prato de 40 dentes... para o prato 36 fica perfeito.



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Caixa cónica semi integrada e entrada dos tubos/espirais



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Triggers Sram X9 2x10



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Movimento pedaleiro PressFit RaceFace




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Compativel com 27,5 (não é que me interesse muito... mas é sempre uma "porta aberta")



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PM 180 direto atrás... 160 chegava... mas se eles acham que 180 é que é... seja!!!


E é isso... já chega de fotos.

Amanhã deixo a lista de componentes. Ou para a semana, quando chegar o que falta.
 

tinric

Super Moderador
Ia... todos maricas... levam uma camada de tinta que tapa os buracos, para caso não queiras meter, tens aquilo tapadinho tudo bonito...

Mas para já ainda tenho que ver se o desviador faz o trabalho dele... se sim, não precisarei da guia... e mesmo o bash, com prato 36... pode nem fazer tanta falta quanto isso.

Mas como dizia o Nozes... sempre é menos uma possibilidade de os dentes do prato se espetarem na perna de um gajo... e sempre ajuda qualquer coisa a segurar mais a corrente no sitio.
 

markituh

Active Member
Boas tinric,

Bela maquina que tens por ai, algo de deslumbrante...parabéns!!

Concordo contigo em relação aos travões, os formula têm um poder de travagem muito bom, temporariamente ando com uns mas em branco e estão a ser uma excelente ajuda para perder o medo e ganhar novamente a confiança nas descidas. Sinceramente não pensei que fossem assim muito bons, os XTR passaram à vida, agora seguem os XX.
 

miguelcarromeu

Active Member
Vê lá isso porque se quiseres mando vir um daqueles e ao par sai mais barato. Além de que podemos personalizar a coisa ;)

Os R1 que vinham na minha Zesty já saíram. Não gosto do tacto; é muita potência, de facto, mas, a manete demasiado grande e a sensação on/off, tiram-me o bocado a boa "vibe" quando tenho de travar a sério.
 

tinric

Super Moderador
Para já, da minha parte standby com isso que tenho que testar primeiro, e isso só acontecerá daqui a 1 semana ou duas... por isso, se tiveres pressa nisso... estou fora.

Quanto aos travões... se afinares a posição da manete, ficam tal e qual a posição das manetes dos XT... com a "vantagem" de a seguir a isso ter uma alavanca de quase o dobro. Logo preciso muito menos força para a "ativar", daí o que dizes sentir do on/off... se aplicares a mesma força que nos Shimano... és capaz de saltar fora :D

Agora a questão é que ainda são quase 100gr a menos que os XT... 100gr aqui, 100gr ali...

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miguelcarromeu

Active Member
Eu fiz isso. Mesmo assim, no can do. Não gostei.

No entanto, e como os querem levar dados, vão ficando. Das 2 uma: ou vão para o eBay ou então ainda os monto novamente para tirar as teimas.

Quanto ao ISCG, não tenho pressa. Tira lá as tuas dúvidas ;)
 

TiagoMAIAC

New Member
Grande canhão sim Sr.
No domingo andei numa parecida, gostei do feeling do amortecedor.

Acho que escolheste muito bem, todas as passagens e todo o quadro inspira confiança porque foi ''pensado''.

Não tenho ISCG no meu, gostava, e vou comprar um para BB... vamos ver no que dá.
Uma cena, dado que tens o mesmo filme que eu, bainha do amortecedor a levar com água e pó, acho apenas que requer maior cuidado nessas zonas.

De resto, Parabéns pela maquina, e boa sorte com ela claro.
 

Jorge Gomes

New Member
Granda canhão! E com uma montagem bem equilibrada.
Só não sei como é que conseguiste resistir à pedaleira RF Turbine... pelas fotos parece brutal! E o peso certamente que também não é nada mau.

E esse nobby nic performance não será demasiado fraquito para a traseira? Não é arriscar demasiado?
O Canis até que parece um pneu porreiro para montar atrás em tempo seco.
 

Nozes

Active Member
Eu ainda sou do tempo em que havia um gajo que dizia dobradiças jamais :p

E olhem para ele agora,um endureiro de primeira,artilhado até aos dentes! :D

Parabéns pela nova máquina,pá! Tá excelente,eu não mudaria aí muita coisa,a não ser dar uma hipótese aos pneus Onza (acredita que são bons mesmo) e ficar com esse pedaleiro espectacular (o XT não é feio,mas fonix o Turbine é uma jóia),e o avanço ia ter de ser um RF Turbine também ;)

A minha experiência com as Commençal Meta resume-se a uma descida na Lousã numa Meta SX (geometria diferente,160mm de curso) equipada com suspensão e amortecedor BOS,digamos que gostei tanto ou tão pouco que passei desde esse dia largas horas a fazer contas à vida e a visitar várias vezes o Outlet do site da Commençal...a bike era um verdadeiro foguete,mesmo com as suspensões muito rijas para mim tinha a sensação de andar mais rápido que na minha Trek Session de downhill.
Não tenho dúvida alguma que se tivesse planeado fazer a Taça de Portugal de Enduro,teria agora uma Meta SX2 2013 em verde. Mas como os meus planos são ter uma bike mais polivalente e menos focada nas descidas,a Giant Trance levou a melhor.

Agora afina lá isso e domingo dá-lhe gás em Torres Vedras...que pena eu tenho de não poder ir!
 

Revocrazy

New Member
Parabéns, grande máquina, grande escolha. Também tenho uma mas é a semirrígida. Depois de se ter uma commencal não se quer outra coisa...
 
Muito louca a bicha! Gosto destas bikes assim simples de estética, mas bem desenhadas e bem artilhadas. Diverte-te com ela!
 
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