ciclocomputador Sigma Sport BC 2006 MHR

#1
Boas noites amigos…

Com a compra de minha nova bike há cerca de um mês e meio, comprei o contra quilómetros Sigma BC 1106 mas com fio em vez de sensor


Sigma BC 1106


onde há dois dias quando o tirei da bike deixei-o cair e ficou logo pifado :shock:, e por ironia do destino a queda dele foi dentro da loja onde o tinha comprado :twisted:.
sendo isto só havia uma solução que foi comprar outro...

Desta vêz fiz a encomenda do BC 2006 que me custara cerca de 80€







BC 2006 MHR

General functions

Language setting, 7 languages
LCD backlight
Low battery indicator
Backup function/through saving chip
Two wheel sizes adjustable
Clock and model name in standby


Bike functions

Current speed
Average speed
Comparison of actual and average speed
Maximum speed
Trip distance
Programmable trip section counter
Total distance bike 1*
Total distance bike 2*
Total distance bike 1+2*


Heart rate functions

Current heart rate
Average heart rate
Maximum heart rate


Time functions

Clock
Stop watch
Riding time
Total riding time - bike 1*
Total riding time - bike 2*
Total riding time - bike 1+2*
Programmable countdown timer forward/back


Altitude measurement functions

Current altitude
Total altitude per day uphill/downhill
Total altitude uphill bike 1*
Total altitude uphill bike 2*
Total altitude uphill bike 1+2*
Current temperature


Walking functions

Walking time
Current altitude
Total altitude per day uphill/downhill
Current temperature
Heart rate functions (like 1706 HR)
Timer
Clock


*Not shown while riding



Já que queria um que tivesse pulsometro incorporado, sem fios e neste caso mais a opção da altimétria, luz, temperatura etc… o que me pareceu muito completo para o que pretendo..,mas após fazer algumas pesquisa no fórum vi algumas pessoas a critica-lo no seu funcionamento!!!

Sabendo da existenciia de um topico onde se falava deste mesmo ciclocomputador, mas ao mesmo temto tambem de um bike e já passado algum tempo e alguns de vos tambem serem possuidores conto com vossos comentarios,criticas e algumas ajudas tecnicas

Só me resta é ter mais sorte do que o meu anterior e trabalhar a 100% alem de ser há prova de quedas :mrgreen:

Ps-depois coloco algumas fotos quando chegar

Cumps e boas pedaladas
 
#3
Olá,

Sendo a Sigma uma marca lá da casa, durante 2 anos não tens com que te preocupar.
Guarda a prova de compra e tem atenção ao desgaste da pilha, na sigma parece que é uma avaria mas é a pilha a dar o berro.

Boas voltas,

VT
 
#4
Boas,

tenho um com quase 2000km, já caíu ao chão, e continua 5 estrelas, o único senão é deixar de marcar por vezes, ou a pulsação ou a velocidade (raramente).
De resto só tenho a dizer bem, acho que vais ficar contente.

Cumprimentos
 
#5
Pois acredito que sim Rock Shox,mas da pilha o 1106 não pifou, alem de o ter há uma mês foi mesmo da queda, pois ainda tive numa ourivesaria de um amigo e a pilha tava boa :shock:...,mas é obvio se me acontecer o mesmo ao BC 2006 que irá p/reparação.,poix há 2semana tambem dexei cair o 906 da minha anterior bike quando o fui consultar e tambem o pifei :evil: ,mas desta x ficou com os numeros cheios do liquido preto...
Ando numa maré de azar com os contraquilometros :cry: ..,pois já é o segundo sigma que se estraga em queda de um metro em menos de um més! :oops:, pois sei de pessoal com quedas de contaquilometros bem maiores e só ficam com uns riscos...mas obrigada pela dica :)

cump
 
#6
Boas,

O meu sigma 906 já caiu muitas vezes e nunca tive nenhum problema com ele...

O do meu irmão que é o Dts 1006 e tambem já caiu e está optimo...

Isso é muito esquesito...

Achas que vale a pena o 2006 em relação ao 1006 ??
 
#7
Pois a minha muda de contaquilometro do 1106 para o BC 2006,não é a questão de ter caído e se ter dado cabo, e eu tenho pulsometro mas em perfil de relogio pc3,onde tinha que andar com os 2 no guiador :shock:...,assim com um irei ficar com essas funçoes todas e mais alguma já referidas por mim no 1topico, agora só quero saber é o relato de quem teem um bc 2006 p/saber se é realmente fiavel e preciso quando bem calibrado e montado. :mrgreen:

Cumps
 
#8
Cá para mim andas a atirar os conta-quilometros contra uma parede.... :mrgreen: :D

Vais á bruxa que ela trata disso!!! :lol:

Agora a sério, fizeste uma compra acertada!! Está muito bacano este ciclo-computador!

Cumps
 
#9
Tenho um Sigma BC 2006 MHR há cerca de 3 meses e posso dizer que estou muito contente com ele.
No entanto, aponto 4 pontos menos positivos:

:arrow: Poucas funcionalidades da função de medidor de frequência cardíaca - apenas fornece a média e a máxima e apenas no fim do treino (faltam zonas de treino e tempo abaixo, dentro e acima da zona de treino) - por isso continuo a usar o meu polar.

:arrow: quando se pára algum tempo para comer uma barrita, quando se volta a andar, o velocimetro não reconhece de imediato o andamento. Tem que se tirar do suporte e voltar a colocar, e aí 5*****

:arrow: Acumulado de Subidas/Descidas: Infelizmente escolhe-se uma ou outra, o ciclocomputador não fornece a informação das subidas e descidas acumuladas na mesma volta

:arrow: Altimetro: passa-se um bocado da cabeça - ora num sitio diz que estamos a 180 metros de altitude, como na semana seguinte no mesmo sitio já estamos a menos 8 metros de altitude, ou então sou eu que sou noob - não coloco esta questão de parte :mrgreen:
 
#10
Boas,
2 questões ninja, o meu quando paro e começo a andar novamente ele conta logo no momento, em relação ao altimetro a pressão barométrica varia de dia para dia, daí que nem todas as semanas tenhas a mesma altitude, tens de actualizar a pressão barométrica.

Cumprimentos
 
#11
Eu já possuo este Sigma à algum tempo, e já devo ter feito mais de 10 000 km com ele, e até agora 5*****. No entanto subscrevo aquilo que o Ninja disse.

A questão de ele falhar a leitura quando se pára e volta a arrancar não acontece sempre, não é 100% certinho que isso aconteça, mas acontece bastantes vezes e basta apenas estar atento quando se arranca. O problema é quando não se repara e já fizemos alguns quilómetros sem serem contabilizados.

Quanto ao altímetro deixei de me preocupar com isso, apenas me interessa a altimetria e isso regista sempre sem requerer actualização.
 
#12
Eu comprei o meu na semana passada na ActionSports 64 euros e usei no domingo passado, nao gosto muito é de aquilo estar preso com "elasticos" como é que voces prendem os vossos ? Mantiveram os elasticos ou inventaram algo ?

Quanto a perder o contacto quando param, nas instrucoes eles indicam para por o sensor o mais proximo possivel do guiador/aparelho, pode eventualmente ser por isso quem sabe .
 
#13
Vai ao site da Sigma e contacta-os dizendo que não estás satisfeito com o sistema de elástico e eles mandam outro sistema (por abraçadeira plástica) pelo correio.
O acumulado nunca bate certo com o GPS.
 
#14
tambem tenho um à cerca de quatro meses e estou contente com ele ...
não é perfeito em tudo mas satisfaz em pleno, tendo em conta a qualidade preço...
acho que é uma bexelente opção :wink:
por azar a tive uma queda e as fixações do ciclocomputador partiram mas resolvi com cola super 3 e está perfeito, é sempre a andar, eu é que fiquei mais mal tratado estou com uma costela partida e em repouso, pois não consigo chegar com a cola à costela partida :mrgreen: :mrgreen: enfim tenho que me aguentar :cry:...
 
#15
Quando montei o meu Sigma parti logo o elástico que fixa o sensor à suspensão. Enviei um email à Sigma a relatar a situação. Passado 5 minutos tinha a resposta no meu email. Iam enviar as peças em questão sem qualquer custo. E assim foi. Passados 3 dias tinha as peças no correio. Além de 2 elásticos, enviaram-me também um novo sistema de fixação, já com abraçadeiras.
 
#16
OLá,

Desculpem mas vou ser cruel, aliás muito cruel...

Está a fazer um ano, e a SIGMA anunciava este exemplar no seu site com entregas previstas para o início do ano de 2008.

Há imenso tempo que queria ter um pulsómetro para complemento do vulgar conta-kilómetros. Daí que, quase sem hesitar, encomendei logo um uma vez que reunia num só aparelho, principalmente, as funções de conta-kilómetros com as funções (emboras básicas) de pulsómetro que pretendia para instalar na minha bicicleta de estrada. A adicionar a isto tudo entre outras características, trazia altimetria, temperatura e era retroiluminado (julgo que é assim que se diz, quando de noite é possivel com um simples toque visualizar as informações como de dia se tratasse).

Assim vejamos,

KILOMETRAGEM: tal como já alguns referenciaram, muitas vezes deixa de contar, e não pensem que está a actualizar dados ou a fazer a média pois se repararem a função de tempo percorrido (HH:MM:SS) igualmente pára!!! Ou seja se iniciarem o treino às 09H00 e terminarem às 13H00 sem paragens devia dar exactamente 04H00, e nem de perto nem de longe isso se constacta...

ALTIMETRIA: igualmente como já foi noticiado, há dias (todos) que a altimetria no mesmo local de partida - por exemplo à saída de casa - é muito diferente. Tendo em conta que moro sensivelmente à beira mar, mesmo sabendo que a pressão atmosférica varia diariamente, tinha que todos os dias consultar jornais e páginas WEB para introduzir este valor. Ou seja, nada prático!!!

Já agora, e como nunca tive um GPS para bicicletas, também se passa isto com eles ou têm algum ajuste automático do género da actualização das horas nos PC's e telemóveis via GMT?

TEMPERATURA: mais uma grande treta!!! Todos nós passamos nas entradas das cidades por aqueles "Totens" que contêm a expressão "BEM VINDOS" à cidade tal em diversos idiomas, à qual se junta um enorme relógio secundado por um termoestato digital com a temperatura do local. Certamente já vos aconteceu, estarem sintonizados nas notícias quando por lá passam e o locutor informar do trânsito e das temperaturas, e não é que aquilo que ele diz bate certinho (OK, mais um / menos um grau centigrado)!!! Pois, como igualmente tenho a habilitação de residir bem perto de um desses "Totens", sempre que saía ou chegava de um treino verificava que a diferença ultrapassava os cinco graus centigrados, sempre para mais!!!

FIXAÇÃO NO GUIADOR / AVANÇO: neste campo bem que podiam "copiar" o sistema de fixação da POLAR (por abraçadeiras) dado que os vulgares elásticos / borrachas de todo fixavam comodamente o aparelho, que tem dimensões ligeiramente maiores que um normal conta-kilómetros...

SENSOR DA FORQUETA: deficientíssimo!!! Novamente recorreram à fixação por vulgares elásticos / borrachas o que por muito tempo me obrigou a colocá-lo na parte posterior da forqueta, dado que, em estrada se atingem velocidades mais elevadas (no BTT também mas menos frequentes) dava por mim variadas vezes com o sensor deslocado em relação à posição inicial e normal em risco mesmo de entrar pelo raiação da roda...

Mais tarde, puseram mãos à obra e arranjaram um adaptador que por sua vez encaixado no sensor, e desta feita por meio de abraçadeiras, já permitia melhor fixação à forqueta. Contudo continuava muito vulnerável - sempre que lavava a bicicleta lá se movia...

Ainda com respeito ao sensor, mais propriamente ao sistema DTS - Digital Transmission System, tenho um colega que possui exactamente um modelo igual e sempre treinava-mos, e em estrada normalmente fazêmo-lo aos pares, as quebras de sinal eram por demais evidentes, o que me levava muitas vezes a suspeitar que os sinais de cruzavam, confundiam...

Devo também expressar publicamente que o meu SIGMA, passados cerca de tres mêses, deixou de se verem algumas funções. Enviado para a garantia, devolveram-me um outro exemplar completamente novo.

Face ao exposto, e como devam calcular, VENDI-O!!! Tendo-me custado cerca 80,00 €, desprendi-me desta lástima (completamente novo) por míseros 45,00 €, tendo adquirido um CATEYE ESTRADA WIRELESS, do qual até ao momento, embora não possa ser comparavel, se tem comportado cinco estrelas.

Desculpem-me, quem é possuidor de um destes modelo, mas se calhar a culpa é um pouco minha pois por 80,00 € exigi demais do charuto!!!

Cumprimentos,
 
#17
caro amigo acho que estás a ser um pouco exagerado :mrgreen:
como referes em relação à altimetria, se ajusta-ses para a alt. de referencia a diferença quase nunca se alterava, em quanto que se ajustares pela pressãp barometrica ai pode variar porque naturalmente a presão varia, certo...
quanto ao termometro derivado ao facto de estar exposto ao sol há diferenças que é obvio, se testares junto de outro tremometro no interior ou exterior á sombra por ex. vais ver que não existem diferenças ...
frequencia cardiaca tem valores correctos...
eu já testei outros sistemas e todos eles têm estes pequenos defeitos de afrição, estes aparelhos não são para teres a noção precisa dos valores reais, são apenas para te dar uma aproximação da real, se pretenderes maios precisão tens que andar com uma estação metereologica atras : e relogios especificos para alt.mrgreen: :mrgreen:
apenas estou de acordo contigo a fixação poderia ser mais resistente, ( o meu está partido nos pernes que agaram ao soporte por ex. mas a culpa foi minha foi devido a uma cambalhota)
Pois é, acho que as coisas têm que ser avaliadas com uma certa moderação e não assim tão dramatica :| :|
 
#18
Desde já agradeço as vossa analises ao 2006 MHR :D.

Como o prometido foi cumprido.., o meu chegou hoje há loja, onde já o dito sistema de braçadeira para o sensor..

Só que estou com um problema :shock:..,que é não me contar os kms...,o sensor está bem montado e junto há pessinha dos raios...,e cada vez que passa pelo sensor ele acende a luzinha e faz e ouve-se um sinal..,mas no cliclo-computador não aparece nada!!!..,esta sempre no zero... o que acho muito estranho porque está a piscar quando a roda rola..,mas mantendo-se nos zeros bem como o cronometro e afins.
De resto a altimetria está a funcionar bem como o pusolmetro penso eu!!.
Amanha vou passar pela loja para saber se eles lá sabem o que se passa...

Cumps
e obrigada pelos vosso comentarios :)
 
#19
O piscar é sinal que está à procura do sinal para começar. Faz a roda rodar mais tempo para ver se começa a contar.
Diria que são uns 10 segundos, mas não sei bem.