E nos lápis e porta minas...Lol
@Hardskin, pois isso é verdade, mas penso que no AL, em vez de "partir" amolga, por causa de ser mais flexível. Mas bom, já estão a começar a falar chinês e o caramba. Vou voltar para a toca! Eu depois vejo isso
nao pude ver os videos mas segundo sei o carbono vem todo do Japao, nao é propriamente um pais de mao de obra barata ou trabalho de má qualidade. O produto final vem da China, Taiwan quase todo mas depois existem quadros com mais ou menor qualidade dentro dos vendedores tanto das marcas como os sem marca.
Mas na pratica realmente os quadros de carbono sejam os de topo ou nao, falham vezes demais. Mas pra isso quase todos têm garantias de imensos anos senao mesmo vitalicias, penso que já por saberem disso mesmo.
Ha pouco li algo sobre um substituto do carbono que ia ser o futuro, nao me lembro no nome ao certo, seria graphite?!
Isso da fadiga ja se dizia do aluminio.
Sempre pensei que as latas de coca cola fossem feitas de AL, daí eu pensar que, ao contrario do carbono amolgava.
Claro que o alumínio amolga. Tenho um quadro amolgado onde apertei demasiado um suporte para cadeira de criança para comprovar. E também parte completamente de repente, como já me aconteceu com dois desviadores Alivio traseiros da shimano. Parte ao meio de repente, devido a fadiga.
Já tinha visto estes vídeos e acho-os todos bastante interessantes e educativos. Não percebo como é que se conclui que o homem dá uma machadada na indústria do carbono quando o que ele faz é principalmente defender as vantagens da utilização do carbono (o de boa qualidade, entenda-se), tanto que até dá, por várias vezes, o exemplo da utilização do carbono pela indústria da aviação.
De resto, achei interessante a análise dos riscos que se corre com rodas de carbono com sistema de travagem na jante (ou seja, isto aplica-se quase exclusivamente na estrada).
Bom post!
Já tinha visto estes vídeos e acho-os todos bastante interessantes e educativos. Não percebo como é que se conclui que o homem dá uma machadada na indústria do carbono quando o que ele faz é principalmente defender as vantagens da utilização do carbono (o de boa qualidade, entenda-se), tanto que até dá, por várias vezes, o exemplo da utilização do carbono pela indústria da aviação.
De resto, achei interessante a análise dos riscos que se corre com rodas de carbono com sistema de travagem na jante (ou seja, isto aplica-se quase exclusivamente na estrada).
Bom post!
Este tópico está cheio de "factos alternativos".
Adiante. Os vídeos são muito bons e o know how que o homem tem é qualquer coisa.
Factos que que retive do primeiro video:
-Muito cuidado com o alumínio quando fazemos treinos indoor com os chamados indoor trainer e rolos, pois o suor pode causar corrosão quando fica acumulado. O que faz todo sentido, no fundo o suor é água salgada.
-Erros/defeitos de fabrico/produção ocorrem com qualquer material. Contudo isso não implica que as propriedades do material sejam más. Como tudo, novas técnicas levam algum tempo a aperfeiçoar.
-Por fim, a fibra de carbono é claramente o futuro como material de construção para veículos de mobilidade e não só.
Do segundo e terceiro video dentro do tema deste forum só veio confirmar o que todos já sabemos, travões de disco são sem qualquer margem de duvida o melhor método de travagem. Como referido no video para o pessoal das fininhas o mais vantajoso para além das vantagens que o travão de disco trás é o facto de retirar a travagem dos aros de fibra de carbono o que aumenta a longevidade dos mesmos e reduz o seu peso.
Concluindo a fibra de carbono veio para ficar, contudo neste momento existe ainda existe uma boa margem para melhorar os processos de fabrico de peças com este material. Ou seja se neste momento já se consegue peças com uma rigidez e leveza impressionantes no futuro próximo serão ainda melhores. Isto também impulsionado pela industria aeronáutica. Pois como foi referido no primeiro video o último modelo de avião produzido pela Boeing, o 787 Dreamliner tem uma fuselagem em fibra de carbono.
acho bem que se de a machadada, afinal numa industria onde nao ha uma total regulamentacao da manufactura da materia prima, e por vezes de origem duvidosa, um "secretismo" e muita duvida no ar, comprar uma bicicleta onde nao se faz a minima ideia do que se esta a comprar, e so se esta a defender os interesses economicos, e uma pessima reputacao de um elemento que tem tudo pra dar certo(porque um aviao tem carbono na sua fuselagem e voa, porque um satelite de comunicacoes tem carbono e orbita)
e dado que a UCI so regulamenta a nivel de geometria as bikes, fogo, imagina que uma se lembra de partir a meio no tour de france...por defeito de fabrico
carbono sim, mas como ele diz, carbono de qualidade e nao a mijeira que vendem ao preco do ouro...
uncharted waters my friend
a transmissao do calor efetuada pelas travagens nas rodas e mais grave do que simplesmente deixares o quadro da bike em frente a um aquecedor de halogeneo(daqueles mesmo bons) que chegam perfeitamente aos 180 graus ou mais e ai sim, as moleculas vao-se desorganizar e fragilizar o carbono