Diogo Santos
New Member
Pois é. As dores também podem ajudar na afinação da vossa bike.
A afinação da bike é fundamental para evitar as dores. Não se pode dizer que isto seja uma ciência mas depende tanto da ciência como da tua intuição. Dois ciclistas nunca são iguais, dependendo, portanto, da constituição de cada um, e da afinação mais eficiente, ou que mais convém a cada um. Mesmo após terem consultado a melhor e mais profissional loja da especialidade poderão, e terão de certeza, de fazer diversos ajustes de modo a que a bike se adapte melhor à vossa constituição física.
Quando está tudo bem não sentirão nada de especial mas quando estiverem a pedalar numa posição errada, aí a conversa já é outra. Usem as vossas dores para fazer um diagnóstico mais ou menos preciso ao que de mal se passa com a vossa menina dos olhos. Se o diagnóstico for feito correctamente saberão o que deve ser alterado.
Aqui ficam algumas sugestões:
- DOR NO PESCOÇO
A cabeça pode estar muito baixa, ou podem precisar de esticar demasiado o pescoço (para ver bem).
Causa: O guiador pode estar muito baixo.
Solução: Subir o guiador um pouco, ou então optar por um avanço com regulação em altura.
- DOR NOS OMBROS
Causa: A ponta do selim poderá estar muito baixa fazendo com que “escorreguem” para a frente. Quando fazem força para endireitar o corpo, puxando-o para trás, aumentam a pressão nos ombros. Num passeio longo mantendo sempre a mesma posição das mãos no volante poderá também causar dores nos ombros.
Solução: Alterem um pouco o ângulo do volante. Muda a posição das mãos regularmente.
- DOR NO MEIO DAS COSTAS
Causa: Os guiadores “direitos” exercem maior pressão na coluna do que os com “curvas”. Especialmente nos saltos, as pancadas na coluna são maiores.
Solução: Optar por guiadores que permitem um ligeiramente maior arqueamento das costas, enquanto pedalam são os melhores.
- DOR NA BASE DA COLUNA
Causa: O guiador poderá estar muito baixo ou ser muito longo fazendo com que mantenhas as mãos muito afastadas ao agarrares nos punhos; o selim poderá estar muito alto.
Solução: Optar por um avanço de guiador com regulação em altura; descer um pouco o selim.
- DOR “NO FIM DAS COSTAS”
Causa: Estás a colocar muito peso no selim; o volante poderá estar muito alto; o selim poderá não ser o mais indicado para a tua anatomia ou mesmo a composição do mesmo poderá não ser a melhor.
Solução: Desliza um pouco o corpo para trás. Deverás sempre estar sentado nos “ossos” e não noutro lugar; optar por um selim mais cómodo (algumas vezes é necessário experimentar diversos selins até achar o correcto). Os selins em gel são muito bns para remediar situações destas.
- DOR NOS JOELHOS
Causa: Na parte da frente dos joelhos: o selim está muito baixo ou muito para a frente. Na parte traseira do joelho: O selim está muito alto estando fazendo-te “estender” muito pernas ao pedalar. Na zona de rotação (juntas): colocação errada dos cleats causando com que torças demasiado os joelhos quanto pedalas.
Solução: Ajustar os cleats.
- DOR TENDÃO DE AQUILES
Causa: Estás pedalando muito com o calcanhar; os cleats estão colocados muito atrás. o selim está muito alto.
Solução: Pedalar de preferência com a ponta do pé; avançar um pouco os cleats; descer um pouco o selim.
- DOR NAS MÃOS OU NOS DEDOS
Causa: Estás a colocar muito peso nas mãos; o guiador pode estar muito baixo; a ponta do selim pode estar muito para baixo colocando muita pressão nas mãos.
Solução: Exercer nas mãos apenas a força necessária, subir o guiador (mais uma vez entra a recomendação de um avanço com regulação), ajustar o selim de modo a ficar paralelo ao plano do chão.
Tenta usar a dor de maneira a diagnosticar o problema e resolve-o. Se uma coisa não resultar tenta outra até conseguires remediar o problema.
Neste momento poderão ser só umas dores mas não te esqueçam que mais tarde podem arranjar um problema de saúde mais grave e isso não é uma experiência lá muito boa.
Fonte: http://forum.bikemagazinept/showthread.php?t=36
Boas pedaladas :wink:
A afinação da bike é fundamental para evitar as dores. Não se pode dizer que isto seja uma ciência mas depende tanto da ciência como da tua intuição. Dois ciclistas nunca são iguais, dependendo, portanto, da constituição de cada um, e da afinação mais eficiente, ou que mais convém a cada um. Mesmo após terem consultado a melhor e mais profissional loja da especialidade poderão, e terão de certeza, de fazer diversos ajustes de modo a que a bike se adapte melhor à vossa constituição física.
Quando está tudo bem não sentirão nada de especial mas quando estiverem a pedalar numa posição errada, aí a conversa já é outra. Usem as vossas dores para fazer um diagnóstico mais ou menos preciso ao que de mal se passa com a vossa menina dos olhos. Se o diagnóstico for feito correctamente saberão o que deve ser alterado.
Aqui ficam algumas sugestões:
- DOR NO PESCOÇO
A cabeça pode estar muito baixa, ou podem precisar de esticar demasiado o pescoço (para ver bem).
Causa: O guiador pode estar muito baixo.
Solução: Subir o guiador um pouco, ou então optar por um avanço com regulação em altura.
- DOR NOS OMBROS
Causa: A ponta do selim poderá estar muito baixa fazendo com que “escorreguem” para a frente. Quando fazem força para endireitar o corpo, puxando-o para trás, aumentam a pressão nos ombros. Num passeio longo mantendo sempre a mesma posição das mãos no volante poderá também causar dores nos ombros.
Solução: Alterem um pouco o ângulo do volante. Muda a posição das mãos regularmente.
- DOR NO MEIO DAS COSTAS
Causa: Os guiadores “direitos” exercem maior pressão na coluna do que os com “curvas”. Especialmente nos saltos, as pancadas na coluna são maiores.
Solução: Optar por guiadores que permitem um ligeiramente maior arqueamento das costas, enquanto pedalam são os melhores.
- DOR NA BASE DA COLUNA
Causa: O guiador poderá estar muito baixo ou ser muito longo fazendo com que mantenhas as mãos muito afastadas ao agarrares nos punhos; o selim poderá estar muito alto.
Solução: Optar por um avanço de guiador com regulação em altura; descer um pouco o selim.
- DOR “NO FIM DAS COSTAS”
Causa: Estás a colocar muito peso no selim; o volante poderá estar muito alto; o selim poderá não ser o mais indicado para a tua anatomia ou mesmo a composição do mesmo poderá não ser a melhor.
Solução: Desliza um pouco o corpo para trás. Deverás sempre estar sentado nos “ossos” e não noutro lugar; optar por um selim mais cómodo (algumas vezes é necessário experimentar diversos selins até achar o correcto). Os selins em gel são muito bns para remediar situações destas.
- DOR NOS JOELHOS
Causa: Na parte da frente dos joelhos: o selim está muito baixo ou muito para a frente. Na parte traseira do joelho: O selim está muito alto estando fazendo-te “estender” muito pernas ao pedalar. Na zona de rotação (juntas): colocação errada dos cleats causando com que torças demasiado os joelhos quanto pedalas.
Solução: Ajustar os cleats.
- DOR TENDÃO DE AQUILES
Causa: Estás pedalando muito com o calcanhar; os cleats estão colocados muito atrás. o selim está muito alto.
Solução: Pedalar de preferência com a ponta do pé; avançar um pouco os cleats; descer um pouco o selim.
- DOR NAS MÃOS OU NOS DEDOS
Causa: Estás a colocar muito peso nas mãos; o guiador pode estar muito baixo; a ponta do selim pode estar muito para baixo colocando muita pressão nas mãos.
Solução: Exercer nas mãos apenas a força necessária, subir o guiador (mais uma vez entra a recomendação de um avanço com regulação), ajustar o selim de modo a ficar paralelo ao plano do chão.
Tenta usar a dor de maneira a diagnosticar o problema e resolve-o. Se uma coisa não resultar tenta outra até conseguires remediar o problema.
Neste momento poderão ser só umas dores mas não te esqueçam que mais tarde podem arranjar um problema de saúde mais grave e isso não é uma experiência lá muito boa.
Fonte: http://forum.bikemagazinept/showthread.php?t=36
Boas pedaladas :wink: