As dores também ajudam a afinar a bike

Diogo Santos

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Pois é. As dores também podem ajudar na afinação da vossa bike.

A afinação da bike é fundamental para evitar as dores. Não se pode dizer que isto seja uma ciência mas depende tanto da ciência como da tua intuição. Dois ciclistas nunca são iguais, dependendo, portanto, da constituição de cada um, e da afinação mais eficiente, ou que mais convém a cada um. Mesmo após terem consultado a melhor e mais profissional loja da especialidade poderão, e terão de certeza, de fazer diversos ajustes de modo a que a bike se adapte melhor à vossa constituição física.

Quando está tudo bem não sentirão nada de especial mas quando estiverem a pedalar numa posição errada, aí a conversa já é outra. Usem as vossas dores para fazer um diagnóstico mais ou menos preciso ao que de mal se passa com a vossa menina dos olhos. Se o diagnóstico for feito correctamente saberão o que deve ser alterado.

Aqui ficam algumas sugestões:

- DOR NO PESCOÇO

A cabeça pode estar muito baixa, ou podem precisar de esticar demasiado o pescoço (para ver bem).
Causa: O guiador pode estar muito baixo.
Solução: Subir o guiador um pouco, ou então optar por um avanço com regulação em altura.

- DOR NOS OMBROS

Causa: A ponta do selim poderá estar muito baixa fazendo com que “escorreguem” para a frente. Quando fazem força para endireitar o corpo, puxando-o para trás, aumentam a pressão nos ombros. Num passeio longo mantendo sempre a mesma posição das mãos no volante poderá também causar dores nos ombros.
Solução: Alterem um pouco o ângulo do volante. Muda a posição das mãos regularmente.

- DOR NO MEIO DAS COSTAS

Causa: Os guiadores “direitos” exercem maior pressão na coluna do que os com “curvas”. Especialmente nos saltos, as pancadas na coluna são maiores.
Solução: Optar por guiadores que permitem um ligeiramente maior arqueamento das costas, enquanto pedalam são os melhores.

- DOR NA BASE DA COLUNA

Causa: O guiador poderá estar muito baixo ou ser muito longo fazendo com que mantenhas as mãos muito afastadas ao agarrares nos punhos; o selim poderá estar muito alto.
Solução: Optar por um avanço de guiador com regulação em altura; descer um pouco o selim.

- DOR “NO FIM DAS COSTAS”


Causa: Estás a colocar muito peso no selim; o volante poderá estar muito alto; o selim poderá não ser o mais indicado para a tua anatomia ou mesmo a composição do mesmo poderá não ser a melhor.
Solução: Desliza um pouco o corpo para trás. Deverás sempre estar sentado nos “ossos” e não noutro lugar; optar por um selim mais cómodo (algumas vezes é necessário experimentar diversos selins até achar o correcto). Os selins em gel são muito bns para remediar situações destas.

- DOR NOS JOELHOS

Causa: Na parte da frente dos joelhos: o selim está muito baixo ou muito para a frente. Na parte traseira do joelho: O selim está muito alto estando fazendo-te “estender” muito pernas ao pedalar. Na zona de rotação (juntas): colocação errada dos cleats causando com que torças demasiado os joelhos quanto pedalas.
Solução: Ajustar os cleats.

- DOR TENDÃO DE AQUILES

Causa: Estás pedalando muito com o calcanhar; os cleats estão colocados muito atrás. o selim está muito alto.
Solução: Pedalar de preferência com a ponta do pé; avançar um pouco os cleats; descer um pouco o selim.

- DOR NAS MÃOS OU NOS DEDOS

Causa: Estás a colocar muito peso nas mãos; o guiador pode estar muito baixo; a ponta do selim pode estar muito para baixo colocando muita pressão nas mãos.
Solução: Exercer nas mãos apenas a força necessária, subir o guiador (mais uma vez entra a recomendação de um avanço com regulação), ajustar o selim de modo a ficar paralelo ao plano do chão.


Tenta usar a dor de maneira a diagnosticar o problema e resolve-o. Se uma coisa não resultar tenta outra até conseguires remediar o problema.

Neste momento poderão ser só umas dores mas não te esqueçam que mais tarde podem arranjar um problema de saúde mais grave e isso não é uma experiência lá muito boa.

Fonte: http://forum.bikemagazinept/showthread.php?t=36

Boas pedaladas :wink:
 

Sakabatto

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adorei o post 5* :wink:

e vou já verificar umas coisitas na bike, porque ando com dores de costas e nas mãos xD (e estou prestes a ganhar uma tendinite nas mãos/dedos mindinhos)
 

GETmoney

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Comecei a ter umas dores no joelho direito depois de ter adquirido cleats. Nada de mais, mas não gosto de continuar no erro sabendo que posso arranjar uma lesão grave, disse a um colega meu que também faz btt, e a resposta foi isso passa!!

Penso que não seja nem da altura do selim, porque a perna está em extensão mas ligeiramente flectida, coloquei o selim mais para a frente de modo a ficar com o joelho em cima do eixo do pedal quando a pedaleira está horizontal ( acho que está em cima, não consigo visualizar bem, pois não tenho um prume)

Penso que o problema será na orientação dos cleats no sapato,
os cleats estão no meio, e o sapato tem 3 posições mais à frente ou mais atrás, fica mesmo na almofada do dedo grande.

Duvidas:
o sapato deve estar mais proximo dos crankes da pedaleira ou mais afastados? É melhor uma rotação externa ou seja os sapatos a apontar para fora da bike ou uma rotação interna? Como sabemos que os cleats estão bem alinhados? Os sapatos influenciam, ou seja um sapato estudado da specialized, e outro da Breg, será que existem diferenças na diminuição da ocorrencia de lesão?
Tenho uns sapatos que comprei na sportzone, são da Berg e não são nada de especial, será que isso influencia na dor de joelho?

Acho que a maior parte do pessoal faz como eu, coloca os cleats a olhometro, e diz ha está mais ou menos centrado.

Penso que 90% das lesões nos joelhos, são de posições incorrectas. Se for a uma loja de marca, como a specialized, eles têm algum tipo de tecnologia para verificar se existem erros ergonomicos na minha forma de colocar os cleats e de ajustes anatomicos, (ex: pé em pronação quando anda coloca os pés para dentro, logo a posição dos cleats também deverá ser ligeiramente em rotação interna?

Agradeço desde já as intervenções
Bem Haja
 

rucaf3

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Belo Post.

há solução para as tais dormencias nas mãos, além dos habituais abanos?
[/quote]

Há, umas luvas com uma protecção superior numa zona especifica da mão que protege o nervo ulnar e por isso evita a dormência.
 

rucaf3

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Boas.

As da Specialized com o sistema BG são muito boas é como os sapatos, tem palmilhas BG o que tem uma ligeira inclinação para corrigir o posicionamento do pé e não dão dormência... :wink:
 

McDriver

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Boas pessoal.

Fui este fim de semana estrear a bike nova e hoje estou com uma dor que nunca tinha tido. Não que seja insuportável, claro, mas incomoda. Pela descrição do tópico poderá ser devido à orientação do banco.

O sítio onde me dói é onde estão assinalidadas as bolinhas a vermelho:

vitais2gh1.jpg


Alguém tem mais ideias?

Grato pela Vossa ajuda.

Abraço,
McDriver
 

Cândido Morais

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eu quando mudei de bicicleta tambem tinha dores em todo lado , seria doavanço? do banco? etc entretanto fui andadando e o corpo adaptou-se e deixou de doer
 

rucaf3

New Member
McDriver said:
Boas pessoal.

Fui este fim de semana estrear a bike nova e hoje estou com uma dor que nunca tinha tido. Não que seja insuportável, claro, mas incomoda. Pela descrição do tópico poderá ser devido à orientação do banco.

O sítio onde me dói é onde estão assinalidadas as bolinhas a vermelho:

vitais2gh1.jpg


Alguém tem mais ideias?

Grato pela Vossa ajuda.

Abraço,
McDriver





Essa zona que falas são os trapézios, vê se não andas com os braços esticados e os ombros encolhidos, a pessoal que tem tendência para se porem assim pensando que vão descansar mas pelo contrário só presionam a zona do trapézio.

Abraço :wink:
 

trek_b

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De acordo com o que tenho lido em vários sítios:

GETmoney said:
o sapato deve estar mais proximo dos crankes da pedaleira ou mais afastados?

Quanto mais próximos da pedaleiria melhor a eficiência.

GETmoney said:
É melhor uma rotação externa ou seja os sapatos a apontar para fora da bike ou uma rotação interna? Como sabemos que os cleats estão bem alinhados?

Deves ajustar os cleats de forma a que os teus pés fiquem na bicla na mesma posição que têm quando caminhas, ou seja, se tiveres pés à "pato" como eu, deves ajustar os cleats de forma a ficar com a parte da frente do pé mais afastada da pedaleira.

Qulquer ajuste deve ser feito de forma moderada, ou seja, um bocadinho de cada vez. Ainda noutro dia fiquei com dores em ambos os joelhos. Fui verificar a bicicleta e o selim tinha descido qualquer coisa como 1cm. Foi o suficiente para causar problemas.

McDriver said:
Fui este fim de semana estrear a bike nova e hoje estou com uma dor que nunca tinha tido. Não que seja insuportável, claro, mas incomoda. Pela descrição do tópico poderá ser devido à orientação do banco.

Apenas por curiosidade, tens o guiador baixo?
Quando vejo certas biclas da malta, cujo selim está significativamente acima do guiador, pergunto-me como é que eles aguentam distâncias grandes sem ficarem com as costas e pulsos todos empenados.
Eu até compreendo que em biclas de estrada, a posição "todo deitado" é importante por uma questão de aerodinamica, agora, numa bicla de BTT, onde as médias rondam os 20km/h, será assim tão importante?
 

jmserra

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Boas!
A posição relativamente mais deitada e chegada à frente não tem que ver (só) com uma questão aerodinâminca. Tem sobretudo que ver com a eficácia e potência a subir. Instintivamente, todos nós temos a tendência a adoptar esta posição nas subidas mais duras ( sentar à ponta do selim e com o tronco mais para cima do guiador). Ora se a tua bicicleta tiver uma geometria que proporcione estas características terás clara vantagem em termos de rendimento... é evidente que penaliza o conforto e também a segurança a descer... mas é uma questão de hábito e de treino. E Claro! gosto pessoal. Ainda assim deves reparar que se calhar quem anda com o selim mais alto que o guiador está mais procupado com o rendimento do que com o conforto... ou só porque gosta mais do look mais racing! :D
 

trek_b

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jmserra said:
Boas!
A posição relativamente mais deitada e chegada à frente não tem que ver (só) com uma questão aerodinâminca. Tem sobretudo que ver com a eficácia e potência a subir. Instintivamente, todos nós temos a tendência a adoptar esta posição nas subidas mais duras ( sentar à ponta do selim e com o tronco mais para cima do guiador).

Isto acontece por uma questão de eficiência ou equilibrio? O que noto quando subo é que tomo efectivamente essa posição mas por uma questão de equilibrio, não de eficiência.
 

diogorocha

New Member
eu ultimamente tanho tido uma dor algo para o bastante incomodativa é por detras dos rins....mas so me doi no ldo direito!


a dor é pouco antes e xegar ao rabo!


ja fiz umas poucas de coisas desde regular o selim e nada :cry:
 

jmserra

New Member
Trek_b
Neste caso equilibrio é eficiência! A posição mais alongada proporciona uma maior potência de pedalada. Isto porque o centro de gravidade do teu corpo também avança permitindo dessa forma que consigas aplicar mais força nos pedais e assim debitar mais watts... basta que por exemplo os espanhois chamam ao avanço "potência"! Já no downhill a geometria obedece à equação inversa! Isto é a frente bem mais elevada do que o selim para ter um melhor controle em descidas com grande pendente! Não acontece por acaso, mania ou estilo... é física e geometria!
Boas pedaladas!
 

GETmoney

New Member
Alo,
Nunca mais teve aquela sensação estranha a roçar a dor no joelho. Solução?
Comprei uns bons sapatos,
Specialized com Body geometry.

Estou muito satisfeito!
 
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