A melhor ferramenta para lavar a bike

F3RR3IRO

New Member
:eek:fftopic::eek:fftopic:nao se pode considerar condição climatérica a mangueira do elefante azul:mrgreen:


Penso que o excentrico quando expôs a sua dúvida estava a referir-se às lavagens que é o titulo da thread
 
Não é pergunta retórica. É uma dúvida que tinha e como nunca abri os meus manípulos, estava na dúvida se apenas tinha os componentes mecânicos ou alguma lubrificação que pudesse ser removida.
Até porque as caixas dos manípulos, pelo que me apercebi, não são estanques, são apenas peças de metal/plástico encaixadas.
 

oliana

Active Member
Boas!!! Desculpem a confusão....mas tudo tem um qb...já há muito tempo que faço este tipo de lavagem..claro que não é todos os fins de semana, mas não gosto de vêr a corrente suja nem os carretos cheios de massa e etc....
Gosto de desengurdurar tudo e fazer essa lavagem...quanto aos rolamentos e cubos...por vezes desmonto-os, lavo tudo, massa nova e está um brinco, carretos limpos desviadores limpos, tudo lubrificado de novo....como nova...
Mas enfim cada um é como cada qual....apenas ideias descutidas....um abraço e boas pedaladas

Não lavo a bike em cada saída. Uma lavagem mais aprofundada 1 vez por mês. As outras são uma passagem normal por água com mangueira de pressão normal para retirar a lama ou pó. O resto é passar um pano com dissolvente pela corrente e pratos e pronto. Afinal temos uma bike de tt, não é?
Lavagens totais em cada saída não é para mim.
Mas é muito importante, periódicamente fazer uma lubrifcação total ás caixas (rodas, direcção, pedaleiras). Isso é muito mais importante que a forma de lavagem.
Os manipulos das mudanças não têm necessidade de levar água á pressão. Não apanham grande sujidade.

Para quem quer andar com a bike num brinco todos os dias, acho que a máquina de pressão não é indicada.
 
Last edited:

Jorge S

Member
"nao se pode considerar condição climatérica a mangueira do elefante azul"



água a pressão normal

Se digo "água a pressão normal" é claro que não me refiro ao Elefante Azul. E o Excentrico na sua pergunta refere apenas "levar com a água" não dizendo nada sobre pressão ou elefantes.doh
 
Last edited:
Para mim, escova para limpeza de gingas, panos, caixa para corrente e água. Esta semana que passou experimentei o elefente azul mas quando chegou à transmissão ficou na mesma.
Alguém usa solventes para a zona de transmissão?
 

F3RR3IRO

New Member
"nao se pode considerar condição climatérica a mangueira do elefante azul"








Se digo "água a pressão normal" é claro que não me refiro ao Elefante Azul. E o Excentrico na sua pergunta refere apenas "levar com a água" não dizendo nada sobre pressão ou elefantes.doh


Como disseste e bem, em condições de pressão normal, os manipulos são estanques por isso à partida se água está presente como ele hipoteticamente afirma das duas uma: ou entrou por mangueira de pressão ou forçada por ar a pressão (compressor)!! Daí logo a minha afirmação que por condições naturais não se pode entender a "mangueira do elefante azul" salvo seja que facilmente causaria a entrada de água hipoteticamente relatada!


Como reparaste disse em forma de offtopic que água a pressão claramente não imita as condições naturais a que o material está sujeito e a que resiste
 

blackfire

New Member
boas
em relação aos manipulos serem estanque, depende dos modelos..
na ultima volta que dei, estava a chover, reparei que na parte de dentro do mostrador tinha gotas d água...(shimano deore)
..
 

oliana

Active Member
Para mim, escova para limpeza de gingas, panos, caixa para corrente e água. Esta semana que passou experimentei o elefente azul mas quando chegou à transmissão ficou na mesma.
Alguém usa solventes para a zona de transmissão?

Só se for contigo porque comigo só fica o metal na corrente. Basta arranjar um angulo certo e desaparece tudo. A cassete fica reluzente.
 
Gasoleo só não....!

Pareceu-me ler por ai, que alguem utiliza gasoleo para desengordurar a corrente.

sim... o gasoleo desengordura mas de tal forma que a simples reposição de oleo não chegara a sitios onde a gordura nao devia ter chegado a sair.

Para contornar tal falencia, façam uma mistura de gasoleo e gasolina. O resultado da limpesa é o mesmo e a corrente fica sempre com uma gordurinha. Claro não dispensa a colocação de oleo.

esta dica foi-me dada por um excelente mecanico de bikes ja a muitos anos, era eu um puto que fazia uma rua em cavalo e era uma conquista superior que a melhor das maratonas.

Cumps.
 

ANFO

New Member
Para isso o melhor é usar mesmo petróleo.

Sim, há quem diga que dá cabo dos vedantes e afins. Eu não concordo. Uma boa diluição em água e detergente não é suficiente para danificar os vedantes.
 
Só se for contigo porque comigo só fica o metal na corrente. Basta arranjar um angulo certo e desaparece tudo. A cassete fica reluzente.
Tenho de ver isso, ou então não uso o produto certo.
Têm falado em gasóleo e afins. Uma pergunta, depois o que fazem com ele? Sabem que deitar na sarjeta não é propriamente ecológico...
 

Jorge S

Member
Pareceu-me ler por ai, que alguem utiliza gasoleo para desengordurar a corrente.

sim... o gasoleo desengordura mas de tal forma que a simples reposição de oleo não chegara a sitios onde a gordura nao devia ter chegado a sair.

Para contornar tal falencia, façam uma mistura de gasoleo e gasolina. O resultado da limpesa é o mesmo e a corrente fica sempre com uma gordurinha. Claro não dispensa a colocação de oleo.

esta dica foi-me dada por um excelente mecanico de bikes ja a muitos anos, era eu um puto que fazia uma rua em cavalo e era uma conquista superior que a melhor das maratonas.

Cumps.

É ao contrário: O gasóleo é que deixa a "gordurinha",ou seja, uma película lubrificante depois de a parte volátil se evaporar. O próprio nome diz tudo...

QUOTE=mochopachorrento;473008]Tenho de ver isso, ou então não uso o produto certo.
Têm falado em gasóleo e afins. Uma pergunta, depois o que fazem com ele? Sabem que deitar na sarjeta não é propriamente ecológico...[/QUOTE]

Deixo ficar na garrafa, passado algum tempo a sujidade fica concentrada no fundo e é só escorrer o gasóleo limpo para outra garrafa.
 
Last edited:

F3RR3IRO

New Member
boas
em relação aos manipulos serem estanque, depende dos modelos..
na ultima volta que dei, estava a chover, reparei que na parte de dentro do mostrador tinha gotas d água...(shimano deore)
..

já os abristes ou compraste-os usados?
Pode ser também de alguma vez q tenhas usado pressao (água ou ar) e aquando da subida da temperatura dentro do manipulo a água condensar no vidro... Bitaites... ;)
 

oliana

Active Member
Acho que o petróleo não estraga nada as borrachas. Há algus anos atrás alguem me aconselhou que quando lavasse o automóvel á mão, juntasse algum petróleo no balde de lavagem. È uma maravilha para retirar certa sujidade na pintura e manchas nas borrachas. Desde aí sempre que faço a lavagem manual, adiciono um pouco de petróleo. Nunca tive uma borracha estragado nos carros todos que tive. O que eu nota agora são carros com 3/4 anos com as borrachas numa miséria. Porque será.
O gasóleo tambem duvido.
Agora o célebre WD 40 eu não tenho duvidas que é letal para borrachas. Como já disse noutro tópico. Experimente borrifar um oring e deixá-lo depois ao sol uns dias. Vejam o resultado.
 

Abrantes

Member
Agora o célebre WD 40 eu não tenho duvidas que é letal para borrachas. Como já disse noutro tópico. Experimente borrifar um oring e deixá-lo depois ao sol uns dias. Vejam o resultado.

Concordo, WD-40 é um ERRO. As borrachas absorvem o wd-40 e perdem a qualidade elástica, começam a ficar rigidas ou folgadas. Por exemplo, à quem lubrifique as bainhas das suspensões com o wd, os retentores (ou guarda pós) tornam-se resequidos em pouco tempo e vai provocar uma folga entre as bainhas e os retentores, logo vais ficar com folga não na caixa de direcção mas sim na forqueta e vais ter de trocar os 2 retentores. Nem para a corrente o wd-40 é bom, desaparece muito rápido e não é um oleo anti-fricção. No meu trabalho uso muito o WD-40 para limpar/desbloquear peças, parafusos e roscas sujas que estão calcinadas ou que têm cola loctite. Se trabalhar com o WD-40 sem luvas nem que seja por meia hora, quando lavo as mãos a pele fica seca... Embora na embalagem o diga, o WD não devia ser usado apenas como lubrificante.

Lavo assim a bike: Com um pouco de Nafta de Petróleo e uma trincha esfrego a corrente, cassete e 3 pratos pedaleiros. A seguir num balde com água e champoo de carro lavo a bike com outra trincha larga e outra fina para as partes mais inacessiveis. passo por água limpa com uma mangueira tendo cuidado para não mandar água com muita pressão para bainhas e retentores das suspensões e rolamentos (pedaleiro, cêpo, cubos). No fim e MUITO IMPORTANTE (quem tiver...) usar compressor de ár para soprar e eliminar toda a água da bike. Neste ponto e antes de apertar as manetes dos travões costumo passar um spray de limpa freios nos 2 discos para eliminar qualquer gordura/oleo (também pode ser usado alcohol isopropílico). Finalmente lubrificar a corrente com óleo próprio e costumo passar os dedos humedecidos com óleo (tipo 7.5wt,10wt ou 15wt) nas bainhas e veios das suspensões e amortecedores. Depois, andar de BIKE!!!
 

gibasbike

New Member
Boas...resta-me apenas salientar que tudo deve ser feito com peso e medida.....quando falo em lavagem no elefante azul, não é tipo jato de areia para tirar tudo, apenas um pouco mais de pressão....e não em todas as zonas,....depois passo de imediato à fase de secagem...e de lubrificação.
Tendo em conta que no inverno andamos em lama durante muito tempo, assim como dentro de água ...... acho que será mais desgastante para qualquer tipo de material....
Nessas alturas até existem parafusos que ganham ferrugem...
Técnicamente ou teoricamente pode não ser a melhor maneira de limpar a bike, mas relembro que cada um é como cada qual...já o faço à muito tempo, não tenho nenhum avião, neste momnto apenas uma simples RR5XC e nunca tive razão para substitur material danificado pela lavagem....pff não levem a peito...aqui apenas damos a nossa opinião...e relatamos os sucedidos acontecimentos...não passamos atestados........:confused: boas pedaladas
 
Last edited:

SPCruz

New Member
Se em vez de usar gasóleo, petroleo ou um desengurdurante e se apenas passar-mos toda a transmissão por agua quente esta actuara como desengurdurante e toda a sujidade acumulada deverá sair não? supostamente dara menos trabalho ou talvez alguma dor de cabeça... ja alguem experimentou?
ainda não experimentei mas na proxima limpeza a fundo irei experimentar para ver os resultados.

cumps
 

Jorge S

Member
A cassete fica limpa graças á água quente que ajuda o detergente a diluir a matéria pastosa formada por óleo e detritos (para não sujar este pincel costumo usar outro mais velho). Para limpar a fundo a corrente, retiro-a e coloco-a numa garrafa plástica com um pouco de gasóleo, tapo, sacudo e fica impecável.

Não leste todos os posts;)
 

tcunha

New Member
Ah ganda Jorge,sempre a tratar bem (e com orgulho ) da máquina. Pois eu vou ao elefante azul como sempre fui e a bike sempre ficou a brilhar e nunca nada gripou por ter levado com água á pressão. Claro que não é lavar e deixar secar. Lavo,limpo e em casa (talvez uma vez por mês) desmonto os componentes mais sensiveis (caixa de direcção,cubos,eixo pedaleiro,etc...) para limpeza e lubrificação.
Um grande abraço Jorge e boas limpezas :D
 
Last edited:
Se em vez de usar gasóleo, petroleo ou um desengurdurante e se apenas passar-mos toda a transmissão por agua quente esta actuara como desengurdurante e toda a sujidade acumulada deverá sair não? supostamente dara menos trabalho ou talvez alguma dor de cabeça... ja alguem experimentou?
ainda não experimentei mas na proxima limpeza a fundo irei experimentar para ver os resultados.

cumps
Não. O óleo é concebido para aguentar algumas temperaturas mais elevedas (ok, o pessoal não anda a pegar fogo à ginga) mas a lavagem com água quente não é solução. Detergente ou um solvente próprio será mais indicados, apesar de a cassete ser lavada com um pano e muita paciência.
 
Top