Agora o célebre WD 40 eu não tenho duvidas que é letal para borrachas. Como já disse noutro tópico. Experimente borrifar um oring e deixá-lo depois ao sol uns dias. Vejam o resultado.
Concordo, WD-40 é um ERRO. As borrachas absorvem o wd-40 e perdem a qualidade elástica, começam a ficar rigidas ou folgadas. Por exemplo, à quem lubrifique as bainhas das suspensões com o wd, os retentores (ou guarda pós) tornam-se resequidos em pouco tempo e vai provocar uma folga entre as bainhas e os retentores, logo vais ficar com folga não na caixa de direcção mas sim na forqueta e vais ter de trocar os 2 retentores. Nem para a corrente o wd-40 é bom, desaparece muito rápido e não é um oleo anti-fricção. No meu trabalho uso muito o WD-40 para limpar/desbloquear peças, parafusos e roscas sujas que estão calcinadas ou que têm cola loctite. Se trabalhar com o WD-40 sem luvas nem que seja por meia hora, quando lavo as mãos a pele fica seca... Embora na embalagem o diga, o WD não devia ser usado apenas como lubrificante.
Lavo assim a bike: Com um pouco de
Nafta de Petróleo e uma trincha esfrego a corrente, cassete e 3 pratos pedaleiros. A seguir num balde com água e champoo de carro lavo a bike com outra trincha larga e outra fina para as partes mais inacessiveis. passo por água limpa com uma mangueira tendo cuidado para não mandar água com muita pressão para bainhas e retentores das suspensões e rolamentos (pedaleiro, cêpo, cubos). No fim e MUITO IMPORTANTE (quem tiver...) usar compressor de ár para soprar e eliminar toda a água da bike. Neste ponto e antes de apertar as manetes dos travões costumo passar um spray de limpa freios nos 2 discos para eliminar qualquer gordura/oleo (também pode ser usado alcohol isopropílico). Finalmente lubrificar a corrente com óleo próprio e costumo passar os dedos humedecidos com óleo (tipo 7.5wt,10wt ou 15wt) nas bainhas e veios das suspensões e amortecedores. Depois, andar de BIKE!!!