Venho finalmente apresentas a minha Fantasma, uma bike à muito desejada e que finalmente consegui comprar, a bike é uma Ghost AMR 5900 de 2103 comprada na loja do Bruno ATX .
Quadro- AMR Actinum DB SCL size 40 - Que maravilha, finalmente um quadro a minha medida, vinha de um quadro 18/45cm que era muito grande para mim e me fazia algumas dores nas costas devido a posição muito alongada que tinha, agora sim tenho uma posição de condução correta, confortavel e dinamica. Este quadro é rígido lateralmente quanto baste, não é o mais leve do mundo, mas tem uma geometria que nos coloca confiantes para enfrentar as descidas mais rapidas, empedradas e em single track.
Suspenção- Fox F120 o/c ctd Tapared - Esta suspenção foi o que me deixou mais desanimado, vinha com defeito na valvula ctd e ao fim de 20 km foi ao ar, foi para a marca e ao fim de quase 3 meses ( fui busca-la no sabado) finalmente veio reparada. Fiz 40 km com ela este fim de semana e confirmei o que ja tinha percebido nos 1ºs 20 km que tinha feito com ela, agora sim uma suspa como só a fox as sabe fazer, tem um conforto e uma capacidade de leitura do terreno erreprencivel, eu sabia que estava a passar por cima de pedras e buracos mas não os sentia. Este novo sistema ctd é muito bom, o modo C(limb) só o uso em em alcatrão porque o modo T(rail) é polivalente o suficiente para atacar as subidas mais longas como as descidas mais tecnicas e sinuosas, por fim o modo D(descend) é uma coisa do outro mundo, aliado aos seus 120 mm de curso parece que as pedras fojem debaixo da bike.
Amortecedor- Fox Float ctd sv - Nunca tinha andado de FS e agora faço as descidas de sofa, os modos ctd ja acima referidos importuos para aqui tambem, aliado a f120 fazem uma combinação para mim perfeita.
Travões- Shimano Deore- Estes travões aliados aos discos irmãos de 180 mm deixaram-me surprendido pela positiva, vinha de uns SLX e entrei com um pouco de desconfiança em relação a sua eficiencia, coisa que me passou ao fim da primeira descida mais tecnica, tem um bom poder de travagem e suavidade suficiente controlar a bike.
Transmissão- Pedaleira e desviador tr Xt, shifters e desviador fr SLx, cassete SRAM 1030- Eu vinha de um grupo completo SLX com desviador tr XT, por isso não notei grande diferença no funcionamento em relação as trocas de mudanças e de pratos, aqui a grande diferença esta na pedaleira Xt e nas 10 V , a avosinha quase nunca vai ao prato 36 e quando vai é porque estou realmente cansado, a desmultiplicação é muito superior.
Rodas- Aros Alex rims, raios DT Swiss e cubos Deore (convertidas para tubeless)- sendo que o peso não é para aqui chamado, são bem porreiras, e só devem ser trocadas por umas rodas de gama mais elevada mas dentro do mesmo espectro de utilização, uns dos alvos a ponderar troca futuramente ou assim que pedirem alguma nanutenção.
Selim- Selle Royal Seta- Esta tabua esta nas prioridades de troca, esta coisa é rija que se farta e mais não digo para não o ofender...
Pneus- Frante Maxxis Advantage, Tras Maxxis higroller- Os pneus de origem ficaram logo na loja, o Advantage exelentemente aconcelhado pelo Bruno é um pneu fora do comum devido aos tacos laterais tem uma aderencia lateral fenomenal e rolam bastante bem sem uma grande precessão de aderencia, o higroller foi uma escolha para o inverno, poderia ter feito uma outra opção ( medusa) mas ainda não havia chuva e lama suficiente na altura.
Comportamento geral- Face as condições geologicas do meu quintal, esta bike acenta que nem uma luva, sobe como uma cabra e desce como um sonho, pensei que devidos aos seus 120 mm de curso as subidas fossem dar trabalho mas pelo contrario, devido a sua posição de ataque frontal ela fica agarrada ao chão e deixa-nos fazer as subidas de forma bastante controlada e eficaz, não é uma bike de xco pura antes pelo contrario ela quer é descer e como desce esta menina.
Com a conversão para tubeless e os pedais saiu da loja com 12.72kg
No geral estou mais que satisfeito com a minha Fantasma, não fosse o episodio das fox e dificilmente a troco por outra.
Espero que possa ter esclarecido qualquer duvida que podessem ter em relação a algum componente.
Quadro- AMR Actinum DB SCL size 40 - Que maravilha, finalmente um quadro a minha medida, vinha de um quadro 18/45cm que era muito grande para mim e me fazia algumas dores nas costas devido a posição muito alongada que tinha, agora sim tenho uma posição de condução correta, confortavel e dinamica. Este quadro é rígido lateralmente quanto baste, não é o mais leve do mundo, mas tem uma geometria que nos coloca confiantes para enfrentar as descidas mais rapidas, empedradas e em single track.
Suspenção- Fox F120 o/c ctd Tapared - Esta suspenção foi o que me deixou mais desanimado, vinha com defeito na valvula ctd e ao fim de 20 km foi ao ar, foi para a marca e ao fim de quase 3 meses ( fui busca-la no sabado) finalmente veio reparada. Fiz 40 km com ela este fim de semana e confirmei o que ja tinha percebido nos 1ºs 20 km que tinha feito com ela, agora sim uma suspa como só a fox as sabe fazer, tem um conforto e uma capacidade de leitura do terreno erreprencivel, eu sabia que estava a passar por cima de pedras e buracos mas não os sentia. Este novo sistema ctd é muito bom, o modo C(limb) só o uso em em alcatrão porque o modo T(rail) é polivalente o suficiente para atacar as subidas mais longas como as descidas mais tecnicas e sinuosas, por fim o modo D(descend) é uma coisa do outro mundo, aliado aos seus 120 mm de curso parece que as pedras fojem debaixo da bike.
Amortecedor- Fox Float ctd sv - Nunca tinha andado de FS e agora faço as descidas de sofa, os modos ctd ja acima referidos importuos para aqui tambem, aliado a f120 fazem uma combinação para mim perfeita.
Travões- Shimano Deore- Estes travões aliados aos discos irmãos de 180 mm deixaram-me surprendido pela positiva, vinha de uns SLX e entrei com um pouco de desconfiança em relação a sua eficiencia, coisa que me passou ao fim da primeira descida mais tecnica, tem um bom poder de travagem e suavidade suficiente controlar a bike.
Transmissão- Pedaleira e desviador tr Xt, shifters e desviador fr SLx, cassete SRAM 1030- Eu vinha de um grupo completo SLX com desviador tr XT, por isso não notei grande diferença no funcionamento em relação as trocas de mudanças e de pratos, aqui a grande diferença esta na pedaleira Xt e nas 10 V , a avosinha quase nunca vai ao prato 36 e quando vai é porque estou realmente cansado, a desmultiplicação é muito superior.
Rodas- Aros Alex rims, raios DT Swiss e cubos Deore (convertidas para tubeless)- sendo que o peso não é para aqui chamado, são bem porreiras, e só devem ser trocadas por umas rodas de gama mais elevada mas dentro do mesmo espectro de utilização, uns dos alvos a ponderar troca futuramente ou assim que pedirem alguma nanutenção.
Selim- Selle Royal Seta- Esta tabua esta nas prioridades de troca, esta coisa é rija que se farta e mais não digo para não o ofender...
Pneus- Frante Maxxis Advantage, Tras Maxxis higroller- Os pneus de origem ficaram logo na loja, o Advantage exelentemente aconcelhado pelo Bruno é um pneu fora do comum devido aos tacos laterais tem uma aderencia lateral fenomenal e rolam bastante bem sem uma grande precessão de aderencia, o higroller foi uma escolha para o inverno, poderia ter feito uma outra opção ( medusa) mas ainda não havia chuva e lama suficiente na altura.
Comportamento geral- Face as condições geologicas do meu quintal, esta bike acenta que nem uma luva, sobe como uma cabra e desce como um sonho, pensei que devidos aos seus 120 mm de curso as subidas fossem dar trabalho mas pelo contrario, devido a sua posição de ataque frontal ela fica agarrada ao chão e deixa-nos fazer as subidas de forma bastante controlada e eficaz, não é uma bike de xco pura antes pelo contrario ela quer é descer e como desce esta menina.
Com a conversão para tubeless e os pedais saiu da loja com 12.72kg
No geral estou mais que satisfeito com a minha Fantasma, não fosse o episodio das fox e dificilmente a troco por outra.
Espero que possa ter esclarecido qualquer duvida que podessem ter em relação a algum componente.