A Fantasma do Mota (ghost AMR 5900 2013)

R.Mota

New Member
Venho finalmente apresentas a minha Fantasma, uma bike à muito desejada e que finalmente consegui comprar, a bike é uma Ghost AMR 5900 de 2103 comprada na loja do Bruno ATX .














Quadro- AMR Actinum DB SCL size 40 - Que maravilha, finalmente um quadro a minha medida, vinha de um quadro 18/45cm que era muito grande para mim e me fazia algumas dores nas costas devido a posição muito alongada que tinha, agora sim tenho uma posição de condução correta, confortavel e dinamica. Este quadro é rígido lateralmente quanto baste, não é o mais leve do mundo, mas tem uma geometria que nos coloca confiantes para enfrentar as descidas mais rapidas, empedradas e em single track.

Suspenção- Fox F120 o/c ctd Tapared - Esta suspenção foi o que me deixou mais desanimado, vinha com defeito na valvula ctd e ao fim de 20 km foi ao ar, foi para a marca e ao fim de quase 3 meses ( fui busca-la no sabado) finalmente veio reparada. Fiz 40 km com ela este fim de semana e confirmei o que ja tinha percebido nos 1ºs 20 km que tinha feito com ela, agora sim uma suspa como só a fox as sabe fazer, tem um conforto e uma capacidade de leitura do terreno erreprencivel, eu sabia que estava a passar por cima de pedras e buracos mas não os sentia. Este novo sistema ctd é muito bom, o modo C(limb) só o uso em em alcatrão porque o modo T(rail) é polivalente o suficiente para atacar as subidas mais longas como as descidas mais tecnicas e sinuosas, por fim o modo D(descend) é uma coisa do outro mundo, aliado aos seus 120 mm de curso parece que as pedras fojem debaixo da bike.

Amortecedor-
Fox Float ctd sv - Nunca tinha andado de FS e agora faço as descidas de sofa, os modos ctd ja acima referidos importuos para aqui tambem, aliado a f120 fazem uma combinação para mim perfeita.

Travões-
Shimano Deore- Estes travões aliados aos discos irmãos de 180 mm deixaram-me surprendido pela positiva, vinha de uns SLX e entrei com um pouco de desconfiança em relação a sua eficiencia, coisa que me passou ao fim da primeira descida mais tecnica, tem um bom poder de travagem e suavidade suficiente controlar a bike.

Transmissão-
Pedaleira e desviador tr Xt, shifters e desviador fr SLx, cassete SRAM 1030- Eu vinha de um grupo completo SLX com desviador tr XT, por isso não notei grande diferença no funcionamento em relação as trocas de mudanças e de pratos, aqui a grande diferença esta na pedaleira Xt e nas 10 V , a avosinha quase nunca vai ao prato 36 e quando vai é porque estou realmente cansado, a desmultiplicação é muito superior.

Rodas-
Aros Alex rims, raios DT Swiss e cubos Deore (convertidas para tubeless)- sendo que o peso não é para aqui chamado, são bem porreiras, e só devem ser trocadas por umas rodas de gama mais elevada mas dentro do mesmo espectro de utilização, uns dos alvos a ponderar troca futuramente ou assim que pedirem alguma nanutenção.

Selim-
Selle Royal Seta- Esta tabua esta nas prioridades de troca, esta coisa é rija que se farta e mais não digo para não o ofender...

Pneus-
Frante Maxxis Advantage, Tras Maxxis higroller- Os pneus de origem ficaram logo na loja, o Advantage exelentemente aconcelhado pelo Bruno é um pneu fora do comum devido aos tacos laterais tem uma aderencia lateral fenomenal e rolam bastante bem sem uma grande precessão de aderencia, o higroller foi uma escolha para o inverno, poderia ter feito uma outra opção ( medusa) mas ainda não havia chuva e lama suficiente na altura.

Comportamento geral- Face as condições geologicas do meu quintal, esta bike acenta que nem uma luva, sobe como uma cabra e desce como um sonho, pensei que devidos aos seus 120 mm de curso as subidas fossem dar trabalho mas pelo contrario, devido a sua posição de ataque frontal ela fica agarrada ao chão e deixa-nos fazer as subidas de forma bastante controlada e eficaz, não é uma bike de xco pura antes pelo contrario ela quer é descer e como desce esta menina.
Com a conversão para tubeless e os pedais saiu da loja com 12.72kg
No geral estou mais que satisfeito com a minha Fantasma, não fosse o episodio das fox e dificilmente a troco por outra.

Espero que possa ter esclarecido qualquer duvida que podessem ter em relação a algum componente.

 

petiagos

New Member
É que ele tinha uma FS AMR com 120 mm de curso... estava com um senhor meio calvo e de baixa estatura.
Fiquei na dúvida.;) .
O raio da nova suspensão FOX CTD é que anda a martelar a minha cabecinha....
 

R.Mota

New Member
Pois... meio calvo e de baixa estatura sou eu e possivelmente não me lembro de falar com ninguem em particular, desculpa lá!!! :(
 

R.Mota

New Member
Heheeheh tá pior.... ainda não cheguei a essa idade, afinal não era eu, estive la das 15 as 16.30 mais ou menos e tinha a bike a porta nos suportes.
 

R.Mota

New Member
Nestes 3 meses apos a apresentação da fantasma ouve algumas (poucas) alterações...



à primeira vista ve-se que levou com a grade de bidon, a bolsa de selim e aquela coisa agarrada ao espigão, resolvi abandonar o incomodo camel e teve que levar com estes "upgrades"







A fox levou com uns tós (sponsured by ATX) mais a condizer com as cores e marca da bike.

Em relação a maquina no geral, continua com a mesma atitude que lhe foi elugiada, de referir apenas que contrariamente ao que opinei em outros posts o amotecedor levou 200psis e 3 clicks no reboud, melhorou na pedalada a direito e a subir mas a descer tenho que a por na posição D(escend) nas descidas mais esigentes para lhe tirar o verdadeiro proveito.
De resto isto quer é pedaladas e trilhos com fartura!!!!!
 

R.Mota

New Member
Claro que tem potencial para baixar o peso, mas como não sou um loweight fanatic deixo isso para mais tarde...
 

R.Mota

New Member
Boas, após 1 ano de vida e 2500 km, não houve grandes mudanças (revisão a fox, rolamentos novos na roda traseira, corrente nova e um larssen atras) resolvi dar um ar mais clean and sober ao cockpit, entraram uns EsiGrips pretos e tirei os mostradores dos shifters.

E ficou assim.




Esta ficou desfocada :(



De resto a Fantasma continua com a fiabilidade que caracteriza as marcas Alemãs... Haja pernas que isto quer é trilhos ;D
 
Top