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cayto

New Member
Também tenho us m520 montados e ate agora tudo tranquilo, sem qualquer problema que me tenham dado ;)Com lama as vezes não e tão fácil mas nada de maior, portanto super satisfeito com estes pedais ...
 

matz

Member
Mais uma volta e mais uma má experiência com os S-Track... a experiência foi tão má que acabou nas urgências :(

De forma resumida, numa subida íngreme ao passar para a avozinha a corrente sai e eu fiquei a pedalar em seco e muito rápido. Como é óbvio a atrapalhação foi grande e não consegui tirar nenhum dos pés. A queda podia ter sido igual a outras não fosse o guiador ter virado e eu ter caído em cima deste, tendo-o "espetado" em cheio na região inguinal.

Felizmente foi só traumatismo e não tive qualquer lesão grave, pelo que os próximos dias serão de descanso e gelo... se já me queixava que encaixava mal (e assim continua), agora com esta estou quase convencido a mudar de novo para os M520 ou desistir mesmo de pedais de encaixe pois pela primeira vez tive noção de que me posso aleijar a sério com isto do BTT, muito pela minha falta de adaptação aos pedais de encaixe.

E logo agora que estava para vir mais um grande update... raio de sorte! :(
 

RicardoCupra

New Member
matz, antes de mais ainda bem que não foi nada de grave e que não passou de um grande susto.

Sustos desses acho que todos já tivemos, mais perto ou mais longe de quedas, algumas ate mais graves. Não desanimes e não desistas dos pedais de encaixe, tenta afina-los para que o desencaixe seja mais rápido e ganhes mais confiança nesse aspeto.

Força nisso e não deixes os upgrades pois são coisas que acontecem, e também fazem parte.

Abraço e as melhoras
 

PedroTenreiro

Active Member
Os meus 540 servem há tres anos, e o "problema" mais grave que lhes conheço é de vez em quando um chiar.
De resto, rolam desde 2010 e nunca foram abertos sequer. É mesmo montar e esquecer. o encaixe e desencaixe é porreiro mas acredito que haja melhor. No entanto, ainda não caí em nenhuma circunstância que não caísse tb com pedais de plataforma. Aliás, acho os de encaixe muito superiores em segurança que os de plataforma...
Esses look dão para ajustar a força do desencaixe?
 

essence_s

New Member
Realmente é pena teres-te aleijado, mas ..são ossos do oficio.
Quem n se lembra daquelas quedas estupidas a testar os pedais de encaixe, parar e cair que nem um cepo agarrado á bike para o lado??
Neste momento, nem para ir ao "café" vou sem pedais de encaixe, de tal forma habituado que estou!!
As melhoras e vais ver que daqui por uns tempos até te estás a rir com o que sucedeu agora.
 

tinric

Super Moderador
Até ontem no XCO se viu prós a cair para o lado por não conseguir desencaixar a tempo...

Ainda assim... e digo-te eu que quando "calcei" pedais de encaixe a primeira vez, andei 3 semanas sem cair... toda a gente dizia que se caia e tal e eu... nada... :) já andava com a confiança a 100... quando um dia caí 3 vezes por causa do encaixe... ultima das quais de quina com o joelho numa pedra...

Andei para aí mais uns 3 ou 4 meses de pedais de plataforma, mas depois voltei à carga... e digo-te... quando é para cair... caímos à mesma... é mais o que se ganha com os pedais de encaixe do que o que se perde :) (nódoas negras incluídas :) ganham-se mais que as que se perdem :) eheheh))

Vá força nisso.. e se não te adaptas a esses, vende esses... mete uns 540 ou XT que são um pouco mais leves que os 520 e são "da guerra"

As melhoras.

Abraço.
 

matz

Member
Obrigado a todos pelo apoio!

Respondendo à questão dos pedais, os Look S-track não têm regulação de da tensão como os Shimano. Têm uns espaçadores que tornam o encaixe mais ou menos "forte". Neste momento tenho todos os espaçadores, pelo que não dá para colocar menos "tensão".

A questão é que estava numa zona íngreme, já cansado e ficar a pedalar "em seco" assim de repente não me deu grandes hipóteses. Ter o azar de cair em cima do guiado é que podia ter estragado tudo... paciência.

Enquanto não posso pegar na bike de novo (adeus Rota do Bacalhau), já estive a ver os "limites" do desviador da frente. A corrente saiu porque a última vez que mexeram no desviador (numa loja!), colocaram o limite muito "aberto" o que puxou a corrente para dentro em excesso, pelo que já corrigi isso e penso que não terei mais problemas... espero eu! No entanto já sei que a próxima vez que pegar na bike vou estar cheio de medo, pelo que vou recomeçar por uns passeios em plano para tentar ganhar confiança.

Entretanto chegou hoje o novo upgrade, pelo que nos próximos dias terão mais umas fotos ;)
 

tinric

Super Moderador
Eu por esse motivo, tenho os limitadores sempre a roçar um bocadinho o mínimo no pequeno na 1ª e no grande na 10ª para evitar que numa muda assim mais repentina salte fora sem querer.
 

matz

Member
É como está agora...

É o que dá não sermos nós a mexer nas coisas. Paguei o serviço que aparentemente ficou bem, mas depois não conseguia mudar bem os pratos da pedaleira ao ponto da talega deixar de entrar, que foi quando vi que algo não estava definitivamente bem. Um "chanato" foi encontrado, pelo que consegui resolver tudo. Infelizmente nem me lembrei de ver os limites do desviador... acabei por os ver mais tarde e da pior maneira :(

Tenho mesmo de aprender a fazer tudo e começar a fazer eu mesmo. Já sei fazer umas coisas, mas ainda há muito a aprender, pelo que tenho de me dedicar também um pouco mais à mecânica.
 

shuumi

New Member
Podes aproveitar enquanto recuperas do tombo para te dedicar às mecânicas!

Esses pedais assustam-me, eu uso os M540, sei que são mais pesados mas nunca me deixam mal. E nas quedas tenho desencaixado sempre, a última foi num choque com um eucalipto num single, e a sorte foi eu não usar extensores se não nem quero pensar no resultado! Só para dizer que o desencaixar tornou-se mesmo mecânico e sem pensar!

Deixa lá os look e regressa aos clássicos que nunca passam de moda!

(já agora, belo projecto este!)
 

matz

Member
Não havido muitas novidades, por uma lado ainda não tive paciência para mudar algumas coisas no campo da estética, por outro a recente queda e o facto de estar algumas semanas sem andar na bike também não ajudam.

Assim sendo, e para matar saudades da "burra", este fim de semana instalei mais 2 "upgrades".

Finalmente arranjei os Esigrip Chunky pretos e pude trocar os meus velhos e gastos SRAM que vinham com a bike. Com os cortes por causa dos rotativos, ficaram com 45grs contra os 80grs do SRAM. Ainda não tive oportunidade de os testar, mas estou curioso para ver se realmente se sente a diferença em termos de conforto.

De seguida instalei o grande upgrade. Foi um bom negócio que surgiu e acabei por avançar. Entretanto surgiram despesas extra (vai levar uma revisão completa), mas não me arrependo da decisão e vou brevemente ter tudo a 100%.

Vamos então a fotos...

Saiu a minha R7 que me acompanhou em cerca de meio ano sem nunca me deixar ficar mal. Aqui o seu peso com o bloqueio incluído.



E entrou uma Magura Durin R100 com este peso sem bloqueio.



E com o bloqueio e mais uns acessórios.



Entretanto tive de cortar a espiral e a espia, que estavam compridas, pelo que neste momento não sei o seu peso real. Aponto para os 1510/20gr talvez.

Com tudo montado o peso final está neste momento nos...



Voltado à Durin, vou fazer-me uma revisão completa, pois apesar de ter menos de 1 ano o bloqueio não está a 100% e parece-me que babou um pouquinho. Vou também optar por mandar fazer um kit novo de autocolantes que estes já estão um pouco "velhos" e venho pedir a vossa opinião.

Faço iguais aos que estão, que são pretos e cinzentos, ou faço uns com tons mais vermelhos com os mais comuns?



Pessoalmente estou mais inclinado para estes, pois os outros parecem-me muito "mortos". Aceitam-se sugestões :)
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Olha que isso do bloqueio é só uma afinação... se foi mexido por alguém que não "pesca" muito delas basta deixar aquilo um pouco mal afinado para ela não bloquear a 100% (ou há por opção quem as deixe assim)

Quanto a babar se essa for de 2010 ou 2011 (as raceline por exemplo que são lubrificadas a oleo nos retentores (ao contrario das 2012 que são a massa) ... têm a mania de deixar um bocadinho de oleo nas pernas... mas isso não é defeito... é feitio...

Além disso, algumas também, quando paradas algum tempo... o primeiro toque que se lhe dá... parece que estão meias presas, sente-se um soltar... depois ficam boas... mas quando arrancamos a próxima vez, ou até às vezes a meio das voltas, quando paramos, fazem isso... (a minha anterior fazia... esta já não)

Abraço e boas rides...


EDIT:

Só posso dizer que eu tive mesmo sorte... acho que apanhei a R100 mais leve de sempre :) eheheh

olha aqui como vinha a minha
IMG_3405.jpg


e como ficou
IMG_3435.jpg

(bloqueio fora e tubo cortado)
 
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matz

Member
A questão não é bloquear a 100% ou não, a questão é que bloqueia e não desbloqueia... ou melhor, desbloqueia muito lentamente. Falei com a pessoa que irá fazer a revisão e das duas uma, ou é sujidade no "sistema" ou algo danificado, pelo que é melhor abrir e ver tudo bem.

Relativamente ao babar, esta é de R100 de 2012. Quando a ia montar, tirei-a da caixa onde me foi enviado e tinha um pouco de óleo numa das pernas. Não vejo fuga nenhuma em nenhum retentor, mas para ficar descansado faço a revisão e fico com uma bela suspensão a 100% ;)

Quanto aos autocolantes? Arrisco-me a dizer que preferes os vermelhos aos cinza, certo? lol

EDIT: Tiveste mesmo sorte! Um amigo meu tem uma Durin também e a dele pesa 1400 certos. É engraçado como estas coisas variam tanto de peso.
 
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tinric

Super Moderador
A minha agora ficou assim

IMG_3535.jpg

(com os novos tós, que pesam mais que os originais)

Quanto ao ano... se vires aqui
IMG_3524.jpg


(esta diz 2011 (que é o ano de produção (é a versão de 2012))

a anterior dizia 2010 que era o ano de produção, logo versão de 2011...

Mas há por aí muitas que são esta versão 2011 (mas são vendidas em 2012 e sendo como tal)... a diferença é mesmo a lubrificação dos retentores, a oleo ou massa... mas é diferente... e talvez qualquer coisa mais leves :) as 2012...

Mas umas ou outras... são impéc... andei com uma de 2011 uns meses (que também só soube que era 2011 depois de ter comprado a preta... (pela lubrificação dos retentores))
 

matz

Member
Obrigado pela aviso! Vou ver daqui a pouco o código da minha ;)

Quantos aos autocolantes, acho que prefiro os vermelhos, os cinza morrem muito...
 

matz

Member
Pronto, mais um barrete... o autocolante diz 2012, mas o código atrás diz "XXX2010". Ou seja, ou o antigo dono foi também enganado ou fui apenas eu :/
 

tinric

Super Moderador
Isso não tem propriamente que ser "enganado"... mas sim falta de informação... (ou não, mas pronto)

O que muda também é pouca coisa (para alguns faz diferença... para outros nem tanto)

Certo é que a minha pesa um bocado a menos... e quando fui investigar o porquê... descobri que além da lubrificação, o sistema de bloqueio (ainda que quase nada) é diferente de um para o outro (internamente) mas nada que mude o bom funcionamento...
 
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