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matz

Member
Pelo que tenho lido recentemente sobre a R7, também não acredito em diferenças abismais, mas claro, acho que eu também não sou a pessoa mais indicada para esses "testes", já que provavelmente não tenho aquela sensibilidade do pessoal mais experiente. A questão dos retentores poderá influenciar, não sei, pelo que terei de dar mais tempo e fazer outros tipos de terreno.

Quanto aos punhos, tenho precisamente os Chunky, pois "encaixam" melhor nos rotativos em termos de altura, visto que não mais "espessos" do que os race. Pensei que fossem moles, mas não, são bastante firmes e até acho que é isso que os torna confortáveis.

Agora é continuar a andar e a testar ;)
 

matz

Member
Como tópico tem estado parado, assim como eu (por falta de tempo), deixo aqui a últimas novidades.

Finalmente já fui dar uma voltinha (41km), sem grandes pressas ou dificuldades, que deu para testar os ESIgrips e a para ter o primeiro contacto com a Magura.

Relativamente aos punhos, são mais firmes do que esperava e penso que seja por isso que me pareceram mais confortáveis. Os meus anteriores eram bem mais "moles" e desconfortáveis.

Quanto à Magura, não fiz terreno muito difícil, pelo que não notei grandes diferenças para a R7. Resta testar em terreno mais "agreste".

Entretanto seguindo um conselho do importador Look, consegui desapertar um pouco os deflectores dos meus S-Track, pelo que neste momento estão muito melhor a desencaixar. A encaixar então, a diferença foi abismal, passei de estar em pé na bike para não fazer praticamente força nenhuma. Neste momento o encaixe é semelhante (ou até melhor), ao que tinha nos meus M520. Em termos de desencaixe, se for programado parece que nem vou com os pés presos... resta saber em caso de urgência :)

Para ajudar, recebi recentemente a versão "Easy" dos cleats Look, pelo que espero que agora seja ainda mais fácil fazer os dois movimentos (encaixe/desencaixe).

Para terminar, deixo duas fotos da dita volta (que já foi há mais de uma semana) com um colega aqui do fórum, que tem uma bela Canyon 29. Ainda aproveitámos para tirar a famosa foto "pendurada na árvore" com o respeito pelo direitos de autor da mesma ;)

Infelizmente neste momento não tenho tido tempo para andar, e para ajudar este Domingo tínhamos uma volta planeada mas acabei por não ir pois há vários dias que ando com dores fortes no gémeo direito e não queria forçar. Ando um "farrapo" nestes últimos tempos :(



 

essence_s

New Member
Está muito bonita a bike, n desfazendo da 29!
Estes quadros fazem uma montagem muito agradavel e com os componentes certos ficam verdadeiras bombas!
Esses pedais....:yeah: Ainda bem que já estão a trabalhar como deve ser!
 

matz

Member
Depois de mais algum tempo sem andar, ontem e hoje fui fazer mais uns testes (hoje mais a sério), pelo que trago mais algumas conclusões sobre as últimas alterações feitas.

- Magura: cada vez aprecio mais. Lê muito bem o terreno e é bastante suave. Não noto qualquer cedência lateral. Tenho o SAG a 25% e para já parece-me bem. Hoje tive uma descidas exigentes e se usei 75% do seu curso foi muito. Parece-me menos seca que a antiga R7, que já por si era muito boa. Na primeira volta após a revisão babou um pouco de óleo, hoje não aconteceu, estava limpinha, devia ser excesso de óleo resultante da revisão.

- ESIgrip's: esta foi provavelmente a melhor compra dos últimos tempos. Com o calor que estava hoje (+ 40ºC), fiz toda a volta sem luvas. Que conforto! Não tenho qualquer dor ou impressão nas mãos, impecável mesmo.

- Pneus: depois de ler alguns tópicos, cheguei à conclusão que andava com pressão a mais nos pneus, pelo que a bike estava muito dura e saltitona. Baixei ontem para os 2.0 e para já vai ficar assim. O aumento de conforto foi enorme e não tive qualquer problema em termos de furos, mesmo tendo andado hoje em trilhos com muita pedra.

- Posição de condução: vou alterar o avanço. Vou passar a sua posição negativa para positiva, é muito inclinação para mim e ao fim de algumas voltas continuo a não estar 100% confortável.

- Travões: mudei recentemente de pastilhas atrás e que chiadeira que fazem! O disco parece estar a roçar nas pastilhas, em curvas ainda se nota mais, e aquilo "assobia" imenso. Hoje comecei a volta a chiar mas acabei em silêncio, talvez precisassem apenas de acamar ou desgastar um pouco, pois hoje fizeram-se descidas bem exigentes para os travões. Falando nisso, as pastilhas da frente deve estar nas últimas.

- Pedais Look S-Track: a dica de desapertar um pouco os deflectores continua a funcionar. É certo que ainda não tive de desencaixar numa emergência a sério, mas quando precisei até agora, 5 estrelas, sem problemas, estão bem mais soltos... e sem correr o risco de saírem a meio de uma pedalada mais forte. Além disso, ainda não montei os Easy Cleats que adquiri recentemente.

- Para terminar, a transmissão. Hoje voltaram a falhar-me as 3 primeiras mudanças na cassete e as mudanças da pedaleira estão completamente desafinadas. Para meter o prato do meio tenho de passar um pouco o "2" dos rotativos e a talega não entra em esforço, tenho de pedalar devagar para a conseguir meter. Tenho de ver o que se passa ali. Além disso, passa-se alguma coisa com a minha pedaleira, desde que a desmontei para limpar e lubrificar, faz um "ranger". Provavelmente irei abrir de novo e confirmar se está tudo ok.

E pronto, após uma volta mais exigente consegui testar tudo e tirar algumas conclusões. É engraçado como, à medida que andamos mais, começamos a ter maior sensibilidade para certos aspectos, coisa que nunca pensei.

Vou então tentar meter a transmissão em condições e alterar a posição do avanço. Assim que tiver mais informações, venho aqui dizer mais qualquer coisa.

Boas pedaladas! ;)
 

tinric

Super Moderador
Olha... andava em guerra com os atritos (como sabes) por causa da passagem dos cabos por baixo.

Estou a fazer upload agora para o meu tópico da solução que arranjei para já.

Notei melhorias significativas...

Com a transmissão limpinha, uma espiral directo da saída do quadro ao desviador... e óleo (um pouco) no passa cabos do cabo do desviador da frente... fez milagres... agarra mais lixo, mas limpando mais vezes, trabalha muito melhor
 

essence_s

New Member
Isso nas mudanças, basta esticar o cabo que deve ter-se dado e fica outra vez no ponto.
O ranger na pedaleira, verifica se n a apertas-te demasiado ou se deixaste alguma peça sem lubrificação.
 

matz

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Assim que tenha tempo vou rectificar tudo, pelo menos as mudanças que é o que mais falta me faz. Uma pessoa sai de uma curva, aparece uma subida mais íngreme e fica na m**** com as mudanças a saltarem.

Quanto à pedaleira, foi tudo muito bem lubrificado, não tenho dúvidas. Já a questão do aperto em demasia, pode ser possível, não sei. Vou ainda confirmar o aperto dos pedais, é frequente que estes sejam a razão de alguns "rangeres".
 

matz

Member
Se bem que não tem grande lógica.

Por um lado os pedais são novos, estão há pouco mais de 2 meses na bike. Por outro, o ranger veio depois de desmontar a pedaleira para a limpar após uma prova com muita areia solta. Aposto na pedaleira, mas não sei é em quê ao certo.
 

essence_s

New Member
Verifica se na tens areia no quadro, junto ao movimento, alias tira isso tudo fora, lava bem, lubrifica e monta outra vez.
Os pedais novos nada têm a ver, há muito boa gente que os monta sem colocar ponta de massa....
 

tinric

Super Moderador
Nesse ponto já tive (como sabem) duas situações..

Uma tirei mesmo o movimento fora e até meti um novo a pensar que era do movimento... fui a ver e não era...

Era a chaveta de trás que queria mais meia volta de aperto...

Mas por exemplo agora começa a fazer alguns rangeres de vez em quando mais em esforço... já sei que é da zona do movimento... eventualmente tirar mesmo os copos fora... meter massa na parte de fora do copo que encaixa no quadro (tenho sempre dúvidas que isso faça alguma coisa, mas verdade é que, seja por isso ou porque desmonto o pedaleiro para fazer isso... depois desta operação, cala-se por uns tempos)

Eu agora tenho uma pior... que desde que comprei os sapatos novos... que "range" mas é a borracha da sola nos pedais...

meto um bocado de massa ou assim, cala-se por meia hora ou pouco mais...

tem que se fazer ainda a borracha ao pedal... mas já lá vão uns 2 ou 3 meses e está difícil...

Abraço e boa resolução aí nos silêncios e afinações....

Já em relação à cassete XT... para mim, esta que foi a 2ª... também foi a última... ou não me têm calhado bem a mim, ou não sei.. há sempre um carreto que "arranha", aconteceu com a 9V, acontece com esta 10V... a próxima ou uma SLX ou uma 1070 ou assim....
 

matz

Member
Estou provavelmente como tu, azarado...

O meu problema não é o arranhar, é mesmo saltarem as mudanças na 1ª, 2ª e 3ª. Ora fica bem, ora volto a ter o mesmo problema. Já fui desempenar o drop-out, já mudei espias, já fiz trinta por uma linha. O que é certo é que no suporte funcionam a 100%, vou para o mato, puxo mais numa subida e lá vão elas a saltar.

Na antiga SLX não acontecia isto...

Vamos lá ver no que dá, este fim de semana vou dedicar-me um pouco mais ao assunto.
 

matz

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Na altura em que meti a cassete a corrente tinha 1 mês, razão pela qual não coloquei uma nova.

Mas já estou por tudo, será por isso?
 

matz

Member
Hoje com algum tempo, penso que consegui resolver o problema... no mínimo, temporariamente.

Atrás entra tudo bem, pelo menos "virtualmente" pois afinei no suporte e à frente. Na pedaleira, está a 90% com uma utilização à partida sem problemas.

Basicamente foi só mexer na tensão das espiais nos manípulos e um pequeno acerto no limite superior do desviador frontal.

Vamos lá ver, Domingo terei um bom teste para ela.
 

matz

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Hoje não tenho mesmo hipótese... testo amanhã no estacionamento antes de arrancarmos :p

Tenta não me matar, ok? E vamos lá ver como se porta essa nova montada! Já lhe meteste o "rabo" em cima ou nem por isso? ;)
 

matz

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Bom dia a todos.

As novidades não são muitas, para não dizer nenhumas, pelo que hoje venho apenas partilhar algumas fotos e mais algumas conclusões.

Finalmente começo a usar mais a bicicleta, tenho tido mais tempo, pelo que tenho feito mais quilómetros e muitos deles no local certo, serra! Relativamente aos últimos updates não podia estar mais satisfeito. A Magura tem-se portado de forma irrepreensível, sempre fazendo o seu trabalho de forma exemplar e os ESIgrips continuam a surpreender pelo conforto. Nestes dias de mais calor tenho andado sempre sem luvas, sem qualquer impressão ou desconforto nas mãos... brutais!

Infelizmente os problemas na transmissão continuam pelo que vou tentar resolve-los de forma quase desesperada, pelo que vou trocar alguns componentes para tirar de uma vez todas as dúvidas. Estive a falar com o meu conselheiro do fórum (Tinric) e em princípio o material já está escolhido.

Recentemente tive alguns problemas com o aperto do espigão, que não está a segurar bem, pelo que vou optar por um mais leve e de aperto com parafuso, ao invés de um de aperto rápido como o que tenho.

Entretanto, e a título de curiosidade, na última saída testei uma suspensão total de um companheiro de volta e adorei, que conforto! Não queria desgraçar-me, mas se surgir um bom negócio vou ponderar a troca. A idade vai avançando e a necessidade por conforto também ;)

Deixo-vos 2 fotos das últimas saídas, uma na serra do Sicó (uma estreia para mim) e outra nos montes mais próximos da cidade de Coimbra.



 

goatrider

New Member
Ena uma suspensão total! Aposto que foi uma super suspensão total daquela marca xunga que ninguém curte e que só os tansos compram :D
Muahahahahah
 
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