Roda 26, qual o seu futuro?

...torna-se claro que as marcas anseiam vender novos produtos; existe ainda uma imensa maioria de utilizadores de roda 26 que se pretende passem para a roda 29.
Depois, quando as roda 26 forem a minoria, lá virão as marcas e os pseudo-engenheiros-projetistas das mesmas, a dizer que afinal a 26 é que era e volta-se a "animar" o mercado.
E o utilizador é o papalvo do costume.
 

NunoMCCII

New Member
Eles quando dizem que as "26 are dead" estão só a constatar o óbvio, provavelmente até ainda têm muitas 26 no armazém a salgar que só vendem com um grande desconto!

Em relação à beleza, o desenho dos quadros são praticamente iguais aos das 26, o que causa mais impacto são mesmo as rodas grandes, mas eu quando olho para uma 26 agora, penso, "olha parece uma bicicleta de brincar"!

Ninguém é obrigado a ir comprar uma bicicleta nova só porque em 2014 as marcas apostaram em força nas 29.

Se gostam das 26 mantenham-se nas 26, tanto nas que já têm, como as que aparecem no mercado de usados, não há-de ser por falta de bicicletas que têm de deixar de pedalar.
 
Tanto ódio! Foste ratado por alguma 29"?

"ratado"!?!?!
Claramente esta é uma expressão de rookie.
Coloca lá quase duas dezenas de anos de BTT em cima, deixa de andar apenas em Monsanto e depois, verás que "ratar" ou deixar de ser "ratado" são ideias de pseudo-prós.
 

Alexonos

New Member
Note-se que eu não tenho mada contra as 29, quero é ter oportunidade de escolha, não quero ser empurrado para uma 29 quando não quero ter uma, é esse o autismo das marcas, há muita gente como eu que gosta das 26, e que até queria fazer um investimento, mas como já aqui foi dito vou esperar que as 26 ressuscitem, ou então serei uma fashion victim e serei empurrado para o mundo das 27,5 de qq forma desconfio que as marcas só estão a dar um tiro no pé e a convidar as pessoas a comprarem em grandes superficies, nomeadamente aquela do logotipo azul...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

......"Mais depressa deixarei de fazer BTT do que andar de roda 29". Caro camarada paulo_strike_ribeiro, por mim se o sr nunca tivesse pedalado, a mim pouca ou nenhuma diferença faria. Esteja à vontade para abandonar o "oficio". :D

.....depois o pessoal que tem/aprecia as BIG bike´s, é que tem um gosto doentio pelas mesmas. Enfim. ;)

obs: quando um individuo que tem uma 29er e gosta, tenta transmitir, de um modo o mais sincero possível ao próximo, as melhorias que sente ao andar nestas bike´s.... isto para quem estiver na dúvida, se sinta o mais à vontade possível para as testar/adquirir. TODOS nós antes de as comprar, tivemos as mesmas dúvidas/questões que hoje muita malta tem. Mas não, a malta acha que é apenas e somente exibicionismo da nossa parte. Comprem, pedalem na bike que quiserem, para mim "tanto se me fez como se me faz". ;)
 
Note-se que eu não tenho mada contra as 29, quero é ter oportunidade de escolha, não quero ser empurrado para uma 29

Ora nem mais, Alexonos, é isso mesmo. Sempre detestei que me impingissem algo, desde pequenino que assim sou e era obrigado a comer a sopa.
Eu, por sistema, estou sempre contra imposições, viva a democracia da escolha.
 

Alexonos

New Member
Nem mais Paulo, até porque é estupidez das marcas um quadro 650b pode bem acomodar as gamas 26 e 650B, o que aumentaria o leque de oferta e consequentemente o lucro, mas os homens querem matar a galinha dos ovos de ouro, o que lhes deu sustento durante tantos anos, o aro 26, o que vale é que em pouco tempo estarão de volta, não se muda o mundo de um ano para o outro ;)
 
Caro camarada paulo_strike_ribeiro, por mim se o sr nunca tivesse pedalado, a mim pouca ou nenhuma diferença faria. Esteja à vontade para abandonar o "oficio"

Caríssimo Medroso, se eu nunca tivesse pedalado não terias hipótese de ter elogiado estas fotos, não há muito tempo.
http://www.forumbtt.net/showthread....Reino-da-Pedra&p=816258&viewfull=1#post816258
Aqui onde as roda 29 têm algumas dificuldades
http://www.forumbtt.net/showthread....Reino-da-Pedra&p=810280&viewfull=1#post810280
:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

NunoMCCII

New Member
"ratado"!?!?!
Claramente esta é uma expressão de rookie.
Coloca lá quase duas dezenas de anos de BTT em cima, deixa de andar apenas em Monsanto e depois, verás que "ratar" ou deixar de ser "ratado" são ideias de pseudo-prós.

Engraçado, também tenho duas dezenas de anos de BTT, e antes disso, mais uma mão cheia de BMX, e antes disso, de bicicleta daquelas antigas com o guiador alto e o banco em L, e antes disso, acho que ainda tive um triciclo, está bom assim, já posso usar a expressão " foste ratado" à vontade??

É que com esse tipo de discurso parece mesmo que foste atropelado por alguma 29"!

Menos ódio e mais compreensão fazia-te bem. ;)
 

mlouro

New Member
O marketing é lixado.. mas já que estão a puxar as 29 para o tópico sobre o futuro das rodas 26.. o que é que os amigos das 29 têm a dizer sobre o facto de algumas marcas que estão a apostar nas 27,5 dizerem que vão deixar de comercializar 29ers em 1 ou 2 anos? Eu cá diria que se há marcas a apostar tudo nas 27,5 é porque se calhar nem tudo nas 29 é melhor em relação às 26 ou é? Em todo o caso há outros tópicos a falar disso, mas se alguma coisa fica provada com este é que há mercado para quem gosta de bikes com roda 26.
 

NunoMCCII

New Member
Percebeste mal NunoMCCII.
Eu disse quase duas dezenas de ANOS, não de meses!!!
E comparar BMX a BTT!?!?
I rest my case

Desconversar muito bonito! ;)

E se nunca tiveste uma BMX quando eras puto então não sabes o que perdeste! :)

O teu "case" já estava de rastos quando proferiste esta frase: "Mais depressa deixarei de fazer BTT do que andar de roda 29".
 
:eek:fftopic:
NunoMCCII
Nuno, em quase 20 anos de BTT, quase que conheço todo o pessoal dessa altura, éramos um bando de carolas que gostava do BTT não por ser uma moda (com é hoje em dia). A ti não te conheço. (acho eu).
Anyway...
Não é ódio, nem parecido, o que sinto pelas 29er, não fui atropelado por nenhuma mas já devo ter sido "ratado" por muitas, assim como fui, sou e serei "ratado" por 26er, porque, para mim, o que conta não é chegar primeiro...é chegar.
E isso, Nuno, lá está, é um conceito que vem de há 20 anos atrás.
Fica bem.
 

Medroso#78

Active Member
Camarada mlouro , eu com a 26 que tenho, se não existissem as 29er, certamente deixar me ia estar como estava. Tenho amigos do meu grupo que têm as 3 (26,27,5, e 29er), um deles, de 26 passou para 29er, passados uns tempos comprou também uma 27,5. E diz para quem quiser ouvir "a dar um passo é para 29er, comprar uma 27,5 para substituir a 26 é errado". Agora para quem tem medo de manobrar uma 29er (pelos diversos motivos por cá descritos), pode comprar as 27,5 sem problema algum. Em termos práticos "não é diferente" de uma 26. ;)

obs: mas o que tenho vindo a reparar é qu, os mais "doridos" com as atualizações nos tamanhos de roda, são SÓ os que têm 26 e não querem deixa las.... dizem "ah e tal, gastar € numa outra bike se estou servido, se vou nesta onde iria noutra qualquer"..... tudo bem, até compreendo e NÃO CRITICO. Agora vir dizer que quem comprou 29er são todos otários.... porque foram no conto do vigário, aí pára.... já disse e direi SEMPRE que necessário, em tantos anos de BTT, NUNCA me senti com tanto à vontade a pedalar........... dá uma confiança extra e PONTO!!!!!!!!!!!!!!!!! A bike 26 que sempre andei, tem uma FOX que faz de 100 a 140mm de curso. E esta heim?!?!?!!? A 29er tem SÓ 100mm. Ah pois é. ;)

ps: é obvio que SEMPRE iremos ver malta a andar de 29er mais lentos do que muita malta de bikes 26, mas isso como deverão calcular, é um outro assunto. E não porque a 26 é mais rápida que a 29er....
 

PRMPGomes

Member
boas.

Eu também vi a frase infeliz do responsável da página facebook da Radon e tive oportunidade de comentar.

Aqui gostaria apenas de acrescentar, sem entrar em guerras, que, pelo menos aparentemente, o que esta mudança de rumo vai fazer é com que pessoas como eu que têm um budget bem definido e estava a apostar na compra de uma black sin 6 e por motivos que aqui não interessam, deixaram passar a compra fiquem sem o que pretendiam, que era um bicicleta de carbono, relativamente bem equipada, por um preço dentro do que posso dar.

E com isto não estou a dizer que não ficaria mais bem servido com uma 29", nunca experimentei, não sei. O que sei é que deixou de existir (naquela marca) uma bicicleta que me enchia as medidas sem esvaziar a carteira.
 

NunoMCCII

New Member
Nuno, em quase 20 anos de BTT, quase que conheço todo o pessoal dessa altura, éramos um bando de carolas que gostava do BTT não por ser uma moda (com é hoje em dia). A ti não te conheço. (acho eu).
Anyway...
Não é ódio, nem parecido, o que sinto pelas 29er, não fui atropelado por nenhuma mas já devo ter sido "ratado" por muitas, assim como fui, sou e serei "ratado" por 26er, porque, para mim, o que conta não é chegar primeiro...é chegar.
E isso, Nuno, lá está, é um conceito que vem de há 20 anos atrás.
Fica bem.

Mais importante do que ser primeiro ou ultimo (deves estar a falar de alguma corrida) é pedalar, e eu, como nunca gostei de corridas, pedalo apenas por prazer, por isso chegar em primeiro ou ultimo não me diz nada, isso é para os pseudo-prós! ;)
 

Alexonos

New Member
boas PRMPGomes, subsescrevo interiramente o que disseste na medida que tambem era comparador de uma só não o fiz porque chegei tarde e já não havia o 18" acho que a marca vai perder muitos clientes, mas também acho que outros novos virão e as gamas vão-se esgotar certamente... fomos apanhados numa má altura, abrç

http://www.forumbtt.net/member.php?54704-PRMPGomes
 
N

n_btt

Guest
Viva,

Deixo a minha opinião sobre este tema
29 e 26.... ah, e 27,5.

1º- cada tamanho tem vantagens e dsvantagens,
29-> ao ser o tamanho da estrada, tem as vantagens de oferecer um melhor compromisso para a performance, ou seja mais rápido, mais rendimento e mais estabilidade.
26-> ao ser um tamanho estudado para "maus caminhos" oferece melhor compromisso preço/peso/resistência, melhor capacidade de transpor obstáculos e mais agilidade

então qual a lógica do tamanho da estrada no btt?

a resposta tem 2 pontos, o comercial claro... a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).

antes desta moda das '29 já tinhamos as btts com os pneus fininhos (1,5 por ex) o que já era um prelúdio para esta nova moda.

No fundo acho que o btt puro teve um agora um reves e está a morrer um pouco pois a busca da performance fez com que muitos se virassem definitivamente para a estrada, e outros que não suportam andar em alcatrão mas também não gostam de caminhos pedregosos ou com dificuldades (os tais maus caminhos do puro btt) e como preferem as ciclovias e os estradões de terra, de facto podem tirar proveito de uma roda '29. Mais do que btt isto é talvez mais btc - todos os "bons" caminhos.

Faz portanto todo o sentido a oferta das '29 como máquinas para todos os "bons caminhos" e singles pouco retorcidos. (ainda hei-de ter uma destas)

Claro que o mercado quer é vender, e haverá sempre os incondicionais do verdadeiro btt (como os tais tipos do all mountain - que o praticam entenda-se) daí que para vender a esta malta novas bicicletas (o '29 nunca irá vingar se o objetivo forem os maus caminhos, isso aposto) toma lá 27,5... (ridiculamente próximo das '26) mais parece a evolução de 9 para 10 mudanças.... e aqui é apenas um aspeto comercial, as vantagens serão no meu entender irrisórias, e 27,5 irá ficar sempre um pé atrás na performance e na agilidade tanto para as 29 como para as 26

Por outro lado não acredito que haja uma massificação tão grande nas 29 como houve nas 26 porque acho que quem comprar uma 29 de média ou alta gama, rapidamente transitará para a performance absoluta das máquinas de estrada.


Por fim, se um dia sairmos da crise, teremos muita gente com uma bicicleta tipo AM com dupla suspensão e tudo em 26", uma 29" para os passeios urbanos e estradões e umas maratonas, e talvez uma bicicleta de estrada, para a busca incessante de km's no strava ou no sportstraker.

O que interessa é andar de bicicleta, mas as modas acabam sempre por influenciar a forma como o fazemos.

Nuno
 

mlouro

New Member
Camarada Medroso, acabaste de dar razão a toda a gente que defende as 26...de 26 para 27,5 não faz qualquer sentido! e 29 para all montain/enduro não faz qualquer sentido (nem as marcas têm/vão ter ofertas de 29 neste segmento).
A questão para mim é, será que faz sentido mudar um standard universalmente aceite só porque com 27,5 se ganha 3s numa especial de enduro que dura 3 minutos? O que é que isso interessa para o bttista comum? A meu ver não tem lógica nenhuma a não ser por marketing..
e quando até os "pros" do campeonato do mundo dizem que preferem andar de 26 quando podem escolher qualquer bike acho que fica tudo dito..

Em relação aos teus amigos, os meus têm todos roda 26 e alguns compraram bikes novas este ano com rodas 26.. como disse, nem sequer as marcas oferecem 29, por isso a questão do "medo" não colhe argumentos, porque mesmo que quisessemos exprimentar (e ninguém quer saber das 29 para nada), não podíamos.
 
Top