TLouro, embora o meu quadro seja o anterior ao do aCarloscc, penso que o dele deve sofrer o mesmo problema que o meu.
Ao pedalares em estrada tem sempre um pouco de bombeio, principalmente quando vais em alta rotação. Subindo para uma mudança superior diminui esse efeito. E com a suspensão bloqueada, ao apanhares um pequeno buraco dá a impressão que dá um coice ou tem o efeito contrário de quando não está bloqueada. Se desbloqueada amortece, bloqueada parece que salta.
Pessoalmente só bloqueio em estradas muitos boas sem buracos e para fazer algum sprint ou algo parecido. E mesmo assiim em alta rotação torna-se desconfortável o efeito que ela faz.
Andei á procura de solução para este problema, mas o que me informaram por diversas vezes é que nesta gama de amortecedores não há grande coisa a fazer. Teria de investir algumas centenas de euros e para isso penso que não compensa. A solução que eu encontrei, foi afinar o amortecedor para reagir mais lentamente quando faço trajectos em estrada
Em monte quando já está suja com lama ou terra as mudanças têm um trabalhar diferente quando o amortecedor trabalha nos extremos, do que quando estes componentes estão limpos.
Em relação quando se trava, penso que deves estar a falar em o amortecedor não trabalhar quando os dois travões estão accionados ao mesmo tempo. De facto se eu estiver a experimentar aqui na sala o amortecedor deixa praticamente de trabalhar, mas no meu ponto de vista, sinceramente no monte isso não tem o mínimo interesse pois as rodas nunca ficam coladas/fixas ao chão como aqui na sala ou em estrada. Ou seja quando o amortecedor trabalha a distancia entre eixos altera-se e se os travões estiverem a fazer bem o seu serviço, as rodas não mexem, a distancia entre os eixos não diminui, logo o amortecedor não consegue trabalhar, no meio do monte em piso inconstante isso não acontece.
Mas como disse a minha é o modelo anterior. Mas apesar destes pequenos pormenores, para o material que tem e ao preço que ela custou, que se fosse uma Scott ou Canondalle, etc, pagava bem mais 400 ou 500€ em cima, estou muito satisfeito com ela.
Agora ao comprar um quadro da zoulou vai sair bem mais barato do que as opções de marca e o amortecedor seja num quadro Zoulou ou outro, ou gastas dinheiro para ter um bom amortecedor que não bombeia ou vais ter o mesmo problema em qualquer um deles.
Espero ter ajudado.
Um abraço