Boas,
Eu não digo que "desta água não beberei", mas arrisco dizer que nos próximos anos não o farei. Se essa tecnologia vier, de facto, a vingar irá democratizar-se progressivamente e os preços passarão a ser razoáveis. Se esse tempo chegar, logo se colocará essa hipótese.
A verdade é que estamos a falar de motores eléctricos e baterias, o que não é propriamente tecnologia recente. Trata-se, isso sim, de uma nova aplicação de tecnologia existente.
Mas vamos por partes: o que é que se espera de uma transmissão? A meu ver:
-precisão,
-fiabilidade
-durabilidade
-baixo peso
-facilidade de manutenção
-custo justo de aquisição/manutenção/substituição
Neste contexto, parece-me que a transmissão eléctrica poderá acrescentar qualquer coisa ao nível da precisão e da facilidade de afinação. De resto, parece ser facilmente batida por uma transmissão convencional.
Sinceramente, acho até mais promissoras as transmissões tipo Rohloff speedhub ou gearbox, dado que os mecanismos de desmultiplicação ficam protegidos, ficando só a corrente à vista, a qual não precisa de “trocar” de carreto ou prato pedaleiro. Isto incrementa brutalmente a fiabilidade em condições severas e reduz drasticamente a manutenção e longevidade da transmissão. Contudo, estes sistemas não se têm vindo a democratizar e continuam a ter preços muito altos.
E o bitaite já está dado… boas pedaladas!