XTR Di2

nepo

Member
Fat não usas conta kilometros ou ciclocomputador como lhe quiseres chamar? :p

Tou a brincar... Tambem concordo contigo ;)
 

HaTrED

Member
E se um tipo fica s/ bateria numa subida precisamente na altura em que precisa de mudar as guinas p/a a aguentar?
"Vai lá cá mão!" :D
 

Xrockyman

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Só num caso é que vejo mesmo a utilidade de ter os manipulos eléctricos numa bike. Um bicicleta de contra relógio em que se pode ter dois conjuntos de manipulos nos drops e nos extensores, desta forma os atletas não precisam de andar com as mão para cima e para baixo perdendo tempo.
 
Boas nas de estrada já há algum pessoal a usar, alem de avisar com antecedencia que vai acabar a bateria, penso que dura cerca de 1800 horas, mas nao tenho a certeza, ista no sistema dura ace.

Cumps
 

lucelima

New Member
O futuro está ai... mas acho que com este sistema se perde a essência do ciclismo, pois acho que no BTT não dará muito jeito uma coisa destas
O nosso dia a dia é invadido por máquinas ( que também nos facilitam e muito as tarefas) e acho que o BTT também serve para esquecermos as máquinas com que trabalhamos, cozinhamos, limpamos, comunicamos, etc...
Em cima de uma bicicleta somos uma só máquina (analógica)
 

GOOD_RASCAL

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Bom dia pessoal.
Já experimentaram um DI2?
Após acender a luz de falta de bateria ainda se podem fazer cerca de 500 kms o que é muita fruta...
Em termos de afnação é excelene tem um botão que faz um reset do sistema e fica nova de novo a não ser que leve um toque num desviador mas de resto é espectacuar.
Quando se aciona uma mudança mais pesada na cassete e estamos a utilizar o prato mais pequeno o desviador dianteiro faz um ajuste automático para que a corrente não fique a roçar no desviador.
Sinceramente depois de ajudar um colega a montar um sistema DI2 numa biciclete de estrada e ter experimentado a sensação de andar um pouco a trocar mudanças não posso dizer que nunca irei usar numa biciclete minha...
Só que os €uros estão caros.....
Ah e no caso de ficares sem bateria o que é praticamente inpossivel tens mesmo que andar na mudança que tens engrenada, mas é preciso ser muito esquecido para deixar descarregar a bateria por completo.
Boas pedaladas e se ainda não experimentaram tentem experimentar...
 

kreisp

New Member
adorava experimentar um sistema desses.
Sem dúvida que o avanço da tecnologia está a chegar cada vez mais ao mundo das bicicletas.
 
E se acaba a bateria das mudanças? E se acaba a bateria das luzes numa descida a fundo, certamente será pior que falharem as mudanças.
Acho que falar sem experimentar, e gastar saliva à toa (neste caso unhas). E também não se podem basear em muitos factos, pois é uma tecnologia recente, ainda pouco usada, portanto relatos de fiabilidade e durabilidade, serão raros.

Também não se esqueçam que as baterias nestes últimos anos não evoluíram grande coisa, pois como podem ver nos carros eléctricos que usam centenas de baterias. A tecnologia chegou a um impasse, o que provoca mais curiosidade e necessidade de prosperar. Penso que nos próximos anos haverão bastantes inovações neste campo e portanto talvez ai se torne um sistema mais usado.

No entanto, e para a maioria daqueles que já têm bastante calo nisto das bicicletas, acho que se vai perder a sensação "mecânica" do trocar velocidades, mas se repararem aconteceu o mesmo com os travões hidráulicos e toda gente gosta.

Cumprimentos,
Jorge
 

mvieira26

Member
Ja existem bicicletas electricas...agora mudanças electricas... daqui a uns tempos nao estamos a comprar uma bicicleta...mas sim uma mota com pedais... electrica..lool...:p:p:p:p

Tou a brincar...

Boas pedaladas
 

pauloreis

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A tecnologia ao mais alto nível...Não quero dizer que desta água nunca beberei... continuo a gostar da moda "antiga"...enrolar punho...
 

TLouro

Member
Boas,

Eu não digo que "desta água não beberei", mas arrisco dizer que nos próximos anos não o farei. Se essa tecnologia vier, de facto, a vingar irá democratizar-se progressivamente e os preços passarão a ser razoáveis. Se esse tempo chegar, logo se colocará essa hipótese.

A verdade é que estamos a falar de motores eléctricos e baterias, o que não é propriamente tecnologia recente. Trata-se, isso sim, de uma nova aplicação de tecnologia existente.

Mas vamos por partes: o que é que se espera de uma transmissão? A meu ver:
-precisão,
-fiabilidade
-durabilidade
-baixo peso
-facilidade de manutenção
-custo justo de aquisição/manutenção/substituição

Neste contexto, parece-me que a transmissão eléctrica poderá acrescentar qualquer coisa ao nível da precisão e da facilidade de afinação. De resto, parece ser facilmente batida por uma transmissão convencional.
Sinceramente, acho até mais promissoras as transmissões tipo Rohloff speedhub ou gearbox, dado que os mecanismos de desmultiplicação ficam protegidos, ficando só a corrente à vista, a qual não precisa de “trocar” de carreto ou prato pedaleiro. Isto incrementa brutalmente a fiabilidade em condições severas e reduz drasticamente a manutenção e longevidade da transmissão. Contudo, estes sistemas não se têm vindo a democratizar e continuam a ter preços muito altos.

E o bitaite já está dado… boas pedaladas!
 

RTC

Super Moderador
Afinal...pode não ser só boato.

Foto no cyclingnews:
"Catharine Pendrel appears to be running a prototype electronic Di2 XTR setup"

pmbwcup_dsc3288a_600.jpg


Esta foto foi retirada em dia de treinos. No fim de semana saber-se-à se é verdade.
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

pmbwcupdsc3288a600.jpg


Parece-me um "vulgar" XTR RD-M985 com a sua característica patilha dourada.

Podem reparar que passa um cabo nos passadores do quadro.

Essa bateria não fará parte de um sistema de iluminação ou telemetria?

Um abraço

ny12xx
 

RTC

Super Moderador
A cyclingnews colocou outra foto...

_dsc3288b_600.jpg


...em que refere que afinal pode ser um prototipo de uma Fox com bloqueio electrico. Estranho, uma vez que a SR Suntour tem a Axon ELD e para funcionar não é preciso nada dessas baterias enormes.
E a forma da bateria coincide com a bateria da transmissão do Ultegra/Dura-Ace DI2.
Logo se vê :D
 
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