Vergonha das vergonhas!!!

Cantona

New Member
Ohh pessoal, tambem não sejam assim tão mauzinhos...
Infelizmente, quando se trata de associações sem fins lucrativos nem sempre as coisas correm com a mesma rapidez do que se fosse uma empresa comercial!! Esta semana que passou fomos levantar as ultimas fitas e se por ventura ficaram algumas perdidas, uma vez que muitos de vocês passam por lá, se calhar tambem não é assim tanto prejuizo arrancá-las e transportá-las convosco!! Se calhar leva menos tempo do que tirar fotos e criticar as associações por tentarem fazer alguma coisa por este desporto!
Desculpem lá falar assim, mas muitas vezes parece que por muito que façamos e muito incansáveis que sejamos, há pessoas que simplesmente não dão o valor!
Boas pedaladas...
 

Pupas

Member
Pelo menos da minha parte, nunca fui, nem nunca serão a minha intenção, desmistificar o trabalho das organizações mas sim fazer com que a modalidade se desenvolva ainda mais.

Não nos podemos esquecer que a maioria dos caminhos que usamos na serra, são particulares e que essa situações não ajudam em nada a continuação da abertura desses mesmos.
 

biculas

New Member
Depois de ter chamado a atenção várias vezes e de nada ter sido feito, e de em Dezembro terem garantido isto:
Cantona said:
Boas Doc, temos feito um enorme esforço para levantar todas as fitas e...lamentavelmente...ainda não conseguimos terminar :cry: no entanto, as que faltam são mesmo uns pequenos troços da maratona! Quase todos os sábados temos indo levantar fitas. Penso que no ínicio do ano estará tudo concluido...
Mais uma vez, desculpem...

Boas pedaladas e boas festas...

A reposta que ganho por P.M. é esta:

Cantona said:
Ohh Biculas, uma coisa é falares ou criticares, outra coisa é chamares nomes a pessoas/associações!! Infelizmente, como disse no topico, as coisas não são tão simples como se diz, porque quando é para fazer, toda a gente arranja disponibilidade e meio de transporte (jipes...etc) quando é para retirar, já não há assim tanta disponibilidade (nem sei bem porque).
Bom, no entanto penso que se não está tudo retirado, de certeza que deve faltar muito pouco!
Agradecia que repensa-ses melhor no adjectivo que dás a pessoas que práticamente não conheces!
Fica mal...
Cumprimentos,
Ricardo

Já tinha riscado alguns eventos do meu calendário de 2007, por umas coisas ou outras, agora talvez fique mais uma riscada.

Abraços

Biculas
 

1999

New Member
fitas no percurso com mais de 15 dias só mostra que a organizaçao já recebeu a massa das inscriçoes e está se borrifando para o resto (sim porque isto das maratonas está a ser um belo negocio) conheço organizações que levantam as fitas no dia quer chova quer faça sol, quando muito na semana seguinte ainda se aceita,atenção que muitos participantes tambem deixam o lixo no chão como devem fazer em casa deles (mas isso não me diz respeito porque a esses nem lhes falo).
vamos continuar a pedalar de preferência longe das fitas...
 

biculas

New Member
Cantona said:
............
Agradecia que repensa-ses melhor no adjectivo que dás a pessoas que práticamente não conheces!
Fica mal...

Cumprimentos,
Ricardo

Já tinha riscado alguns eventos do meu calendário de 2007, por umas coisas ou outras, agora talvez fique mais uma riscada.

Abraços

Biculas
[/quote]

Eu apesar de usar adjectivos como tu dizes, e depois de dares a resposta que deste ainda digo

FICA BEM.....

Abraços

Biculas
 

pirri

Member
Pois é, é muito fácil encontar uma fita ou seta, tirar umas fotos e publicar no forúm sem pensar sequer que poderá estar simplesmente esquecida. Foi o que aconteceu. Realmente as marcações estiveram algum tempo no terreno mas na altura dessa foto já tinham sito tiradas. Eu próprio e o Cantona removemos o que faltava. Quanto a tirar logo as marcações não é fácil. Se o pessoal de Silves conseguiu remover no próprio dia fez muito bem. Nós não conseguimos. A maratona deu muito trabalho para organizar, as marcações não demoram 2 ou 3 horas a colocar e a tirar como podem pensar, chovia torrencialmente no dia 18 de Novembro e no final do dia estava toda a gente cansada. Outra razão da demora na recolha é que para fazer alguns de nós tiraram férias (até podiamos ter 30 ou 40 pessoas no staff no dia da prova mas para organizar e que realmente trabalham não passam de 5!). Não se pode faltar ao tabalho muita vez, ou pode-se?

Antes de criticarem, perguntem pelas razões. O biculas relatou uma situação em que não tem razão. Nos três percursos da maratona de certeza que não vão encontrar muitas fitas penduradas nas árvores.
 

Cantona

New Member
Penso ter-se gerado um grande mal entendido!!
Como o Pirri disse, o trabalho ninguem pode faltar, pois é esse que nos garante o pão á mesa.
No entanto, falando acerca de organizações a encherem os bolsos, penso não ser esse o nosso caso, senão vejamos:

- Impermeável
- Bidão
- Pequeno Almoço á discrição
- Almoço á discrição (bebidas e cafés incluído)
- 4 Abastecimentos (incluíndo bebidas energéticas)
- Seguro
Tudo por 15,00€!!

Depois, a questão das fitas... não tenho muito mais a acrescentar ao que o Pirri disse e se por acaso algum bocado de fita ficou esquecido (o que não é dificil tendo em conta toda a extensão de percurso) penso que não é complicado para alguem que lá passe o transporte no seu jersey!
Peço desculpas ao Biculas pois não foi no sentido de cumprimento que disse "Fica mal..." e sim, referindo-me aos adjectivos por ele aribuidos ás pessoas envolvidas na organização deste evento!!
Mais uma vez, sei que há coisas que se podem melhorar e certamente o faremos...
Boas pedaladas
 

Chaves

New Member
Já a minha mãe me dizia, mais vale tarde que nunca e o que está feito está feito...

Mas não se esqueçam da minha ideia...
Chaves said:
... acho que os patrocinadores e produtores destes eventos deviam pensar em fazer umas marcações tipo aquelas que já existem por ai para percursos pedestres (em madeira e com informação sobre a zona), para que todos os outros que gostem de btt aproveitem as marcações de um evento para passarem um bom dia de btt...
 

doc

Member
biculas said:
Já tinha riscado alguns eventos do meu calendário de 2007, por umas coisas ou outras, agora talvez fique mais uma riscada.

Qualquer dia, não vais a nenhuma :mrgreen:, não faz mal, pois eu vou voltar a ir a Messines.

Quanto às fitas e placas, quero acreditar que não estão esquecidas, mas pecam pela demora, mas mais vale tarde do que nunca. Até que as placas (as tais que referi a tempos atrás que vi na estrada da Sapeira para Silves, pros lados do Talurdo) podem ser reutilizadas, pois não devem ser baratas fazer novas todos os anos.

Quero deixar uma sugestão para o próximo ano: em vez de sinalizarem o precursso com fitas, fornecem a cada participante um GPS com os pontos lá assinalados para o pessoal passar. :mrgreen:
 

biculas

New Member
Eu disse talvez, mas já decidi, não o fazer, até porque adorei o percurso e a organização (tirando esta cena das fitas por levantar).
Mas deixo aqui a sugestão, para a próxima, não levem assim tanto tempo a fazê-lo, pois fica mal, para quem pedala e passeia por aquela serra, logo após o evento.

Não quero aqui criar atrito com ninguém, e peço desculpa por ter usado adjectivos menos próprios, mas é que me irrita bastante ver o lixo deixado nos trilhos. E não creio que tenha sido mero esquecimento, pois a parte do trilho por onde passei, estava todo sinalizado pelas fitas e não eram 2 ou 3, eram muitas, aram uns quantos quilómetros e dava para ver que por ali não tinha passado ninguém para as recolher, mas pronto se dizem que já as recolheram, tanto melhor.

Abraços

Biculas
 

biculas

New Member
Pois acho que sim, pois ainda há pouco veio uma abelhinha dizer-me que passou por lá hoje e ainda lá viu fitas e placas.

E mais não digo.

Abraços

Biculas
 

Override

Member
Boas

Eu também detesto ver esse tipo de material nos trilhos, bem como as embalagens das barras energeticas e afins que o pessoal deita para o chao por falta de civismo, ms deve ser só pelo peso k as embalagens têm no bolso caso as levem para casa.
Quanto às fitas de marcação de um percuro, penso k seja mt dificil ficarem fitas e placas para tras se a limpeza for feita desde a partida à chegada e não ir hoje fazer a limpeza num troço do percurso e daqui a quianze dias ir fazer outro troço uns tantos km a frente.
Penso k no final de cada prova deveria ser feita uma inspeção pela brigada do ambiente e serem aplicadas coimas aos nao cumpridores bem como a proibição da organizaão de provas futuras pois só assim é k teremos um ambiente e um desporto de qualidade.

Fiquem bem e boas pedaladas
 

coelhone

New Member
Boas.
Realmente é pena que estas situações aconteçam mas não é das piores, acho que com um pouco de bom senso depois dos avisos deixados também não custa assim tanto a quem passa recolher algumas dessas fitas até a organização recolher o resto. Como sabem e já foi referido anteriormente (e atenção que eu não conheço o local nem ninguem da organização), quando é para fazer alguma coisa aparecem prai 50 para ajudar e pra arrumar são 5 (isto faz me lembrar aqueles tempos em que fazia a passagem de ano em casa e no inicio tava tudo na boa, mas no fim sobrava sempre para os mesmos), onde quero chegar é que muitos destes eventos ainda se realizam por carolice de muito boa gente, mas também à limites de paciência.
Acho boa ideia a dos marcos de madeira ou pedra como existe para os percursos pedestres, o problema é que muita das vezes os proprietários dos terrenos pensam que por se pedir para lá colocar uma espécie de marco sinalizador que ja lhes estão a roubar terreno.
Boas pedaladas
 

Antonio Faisca

New Member
Pessoal,

Comparativamente com essa situação aqui pela bairrada também temos esses belos adornos:

Uma branca da Shimano XTR. Desde outubro 2006...
dsc04807nt3.jpg


Uma amarela de uma empresa que por razões obvias não digo o nome...mas que eventualmente pessoal da zona que tenha participado conheçe...
dsc04907gv5.jpg


Para ser sincero, de bik recolhemos poucas, mas em duas ou três incursões de jipe pelas nossas serras nem dava para ver bancos e chão coberto de branco e azul!! Também à outras laranjas e outras azul, que pela descoloração já devem ter mais de duas ou três primaveras..... :mrgreen:

Uma vez na brincadeira e em conversa com pessoal responsável a resposta foi assim "é para vocês não se perderem!"!!

Acho que todos nós quando organizamos raids, passeios, maratonas, etc.... podemos ajudar!!! Já basta o pessoal da madeira a entupir os caminhos com ramadas!!!

Tó Faisca

www.angarnabtt.no.sapo.pt
 

fire4me

New Member
acho que a melhor coisa que podemos fazer de momento é dar mais trabalho ao administrador do forum (ludos eu penso sempre em ti para estas coisas) :mrgreen:

e criar um topico inamovivel na parte da promoção de eventos.

onde iriam figurar todas as organizãções que não tivessem cumprido com a parte da limpeza
assim ficaria mais facil para todos os utilizadores verificar quais são as organizações que merecem a nossa comparencia nos eventos que organizam e quais são as organizações que "estão a mais".
 

José Martins

Administrator
Sinceramente e com todo o respeito pela opinião do companheiro Fire4me, não me parece que seja necessário a criação desse tópico, nem que o mesmo fosse resolver esta situação ou outras semelhantes.
Quer queiramos ou não, qualquer evento terá sempre pessoal a participar, seja ele do melhor organizado e com as melhores condições, ao pior que possamos encontrar.
Basta o facto de o BTT estar na moda para que tal aconteça. Depois, existem muitas pessoas que apesar de adorarem practicar este desporto, participam apenas em eventos situados dentro de uma determinada àrea geográfica, seja por questões económinas (custos de deslocação), familiares (disponibilidade de tempo de ordem vária) ou outras quaisquer.
Daí a minha opinião. No entanto, também penso que a maioria dos participantes está a ficar cada vez mais exigente e isso vai-se reflectir na qualidade geral dos eventos, em especial daqueles de maior renome, que não quererão peder terreno para os outros que estão ao seu nivel.
Mas penso que tal não irá fazer com que os mais fracos e desorganizados desapareçam, pelos motivos já apontados.
 

Pupas

Member
Infelizmente isto é uma situação que não só acontece com o BTT, como acontece com outra modalidades que usam as serras para as suas actividades.
Mas há uma coisa que não podemos esquecer, é que na maioria das vezes os trilhos que usamos são particulares e ao deixarmos esses sujos estamos a correr o risco de ficarmos sem eles, porque os proprietários com o passar do tempo chegam á conclusão que é melhor fecha-los.
E ai resta-nos comprar uns rolos!
 

penatabua

Active Member
Olá amigos, especialmente ao BICULAS, parabéns :clap: :clap: pelo tópico bastante pertinente, o Forum serve para trocarmos opiniões, com o OBJECTIVO de ELEVARMOS ao "MÁXIMO" o BTT, aos olhos dos seus praticantes e dos outros cidadãos.

Erros cometidos no passado, por um má programação e um plano mal gerido, têm de ser assumidos e reconhecidos, pelo que li foi o facto acontecido, naturalmente que não temos todos a sensibilidade para determinados assuntos, mas este é um assunto cada vez mais importante, em especial, porque marca a diferença entre as cidades e o campo.

"EU" penso desde já, que os organizadores têm de fazer uma programção mais cuidada nesse campo, quando criam um plano ou projecto de um evento, devem lá colocar, um timing dedicado a esta matéria em causa, para depois não se justificarem com a falta de tempo, é desagradável encontrar lixo nos trilhos, de que natureza for e as marcações de um evento não deixam de ser lixo, aos olhos do comum mortal.

A organização de um evento, para os participantes, é só pagar e marcar presença, mas para os organizadores, são muitos meses de Labuta, é aborrecido "BORRAR A MANTA", num pormenor que demonstra ter muita importância aos olhos de todos.

Faço tb aqui um ALERTA de que a Brigada do Ambiente da GNR, se receber uma queixa neste sentido é obrigada a actuar(tenho conhecimento de um caso, do qual eu alertei a organização/empresa com Alvará), após mais de um mês ainda estavam fitas no trajecto, há um prazo para a retirada das mesmas, ultrapassado esse periodo, podem ser penalizadas legalmente pelas autoridades responsáveis(atenção que as coimas não são leves).

Abraço de penatabua
 
Top