Vergonha das vergonhas!!!

BigFoot

New Member
proque..
eu por acaso estive nas duas maratonas, na de coimbra 2007 e ba dupla de coimbra mortagua em 2006.
Em fevereiro reparei bem no que disses te.. setas que estavam riscadas a entrada de localidades e trilhos com cruzes vermelhas... inicialmente achei uma idea fantastica, a hstoria da tinta.. porque achei muito pratico, ao pensar que não seria preciso recolher e sim esperar que o tempo a leva se.. mas no fim da dupla maratona descobri que não ao ver a preocupaçao do dono da liderbike, que tem uma specialized epic de carbono, com o quadro sujo com a dita tinta, em que ele tava pior que estragado porque aquilo não saia.. ao que eu pensei.. entao mas se não sai aqui.. tambem não sai nas pedras, arvores etc..
mas prontos..

acho que para limpar fitas deviam aproveitar o carro vassoura.. ou entao no proprio ou dia a seguir passar alguem de mota e levar tudo.. não ade demorar mais que uma tarde..

relembro que em messines.. um rapaz que não me lembro o nome, acabou a maratona e andava la a passear de mota nos abasteciementos (fazia parte da org.) podia ter aproveitado e remover as fitas..
mas cada um sabe de si, e certamente as organizações teram muito trabalho tambem para organizar e promover uma maratona de tal envergadura.. que possa ser dificil comprir todos os seus deveres, quanto responsaveis...


Cumps.

Bruno Atalaia
 

axe_GT

New Member
A ideia de marcações de percursos com placas de madeira é ideal, é claro que se tornaria mais cara no primeiro evento mas poderia compensar a seguir.
Por outro lado e face ao vandalismo que por ca existe podera de nao ser de todo a melhor soluçao.

Mas o facto é que se exite uma organizaçao que faz as marcaçoes, deveria sim logo nesse dia ou no dia seguinte tirar as fitas e placas, pois uma fita demora mais de 80anos a decompor...

Boas pedaladas
 

joli-10

New Member
boas
em dezembro de 2006 ajudei a organizar um evento,e até janeiro fomos retirar as fitas, mas o mais engraçado é que as fitas iam aparecendo fora do percursso, nós organizamos e depois á alguém que anda a mudar sempre as fitas, o k podemos nós fazer?????? mas em conclusão nós tentamos retirálas mas á sempre alguém que as troca de sitio..
cumps
 

c.m.p

New Member
biculas said:
Podiam fazer, como o Rui Serrão do Clube Xelb disse que fizeram o ano passado, no Hadra Kura em Silves, o carro de apoio que vem atrás, vai logo recolhendo as marcações. Simples eficaz e económico.


No passeio do Carregal do Sal, a excelente organização trabalhou assim....... :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 
Na semana passada, na companhia de dois malucos do BTT, fiz uma incursão nalguns trilhos de Ribeira de Frades, situados junto à A1, perto de Coimbra.
Cinco meses depois, após o ultimo passeio nesses trilhos, constatei com profunda tristeza que a maioria das fitas que então ornamentavam as árvores e pequenos arbustos, ainda não foram recolhidas e continuam por lá, a manchar o verde do pinhal.
As ditas fitas, de cor branca, contêm a inscrição Shimano XTR.
Nalguns locais ainda retirei algumas, colocando-as na exígua mochila que transporto à cintura. Os meus companheiros de treino fizeram o mesmo, no entanto, também eles tinham pouco espaço no seu equipamento.
Chegados à Urbanização Quinta da Várzea, local onde resido, despejamos a pequena colheita de esterco no seu habitat natural, o recipiente do Ecoponto destinado aos plásticos.

Se cada um de nós, nos seus treinos ou passeios habituais, despojar as matas destes inestéticos adereços (duas ou três fitas já bastam), estaremos, ainda que de forma diminuta, a contribuir para a preservação e limpeza do meio ambiente.
Como se costuma dizer, do pouco se faz muito.
Imaginemos um universo de 500 betetistas a percorrer de norte a sul do país, as matas, florestas, tapadas e parques naturais. Se cada um destes betetistas retirar duas fitas, no total serão menos 1000 fitas a conspurcar um património natural que é de todos.
No passeio ou treino seguinte repete-se a operação e assim sucessivamente.

Vale a pena pensar nisto.
Bastam duas fitinhas, não custa nada.
 
Boas!
Aqui na zona de Leiria já passei por locais em que existem duas ou três marcações de provas diferentes; e não são só de BTT. Por exemplo a "Bomcar" (agente ba BMW em Leiria), agora parece que deu para fazer publicidade pelos pinhais, pois por onde se passe é só fitas da referida empresa.
Para mim não podem haver desculpas. Se não houver maneira de retirar as marcações, simplesmente não as coloquem.
Por vezes o que me parece é que algumas organizações, nem se quer incluem nos seus planos, a retirada dos sinais.
Quando vou dar uma volta pelos pinhais é para ver a paisagem, pinheiros, arbustos, e não o que mais parecido pode haver com arvores de Natal.

Espero que alguma coisa mude nas organizaçôes destes eventos; e como jà referi; nâo são só provas de Btt, que deixam este lixo espalhado.

Boas pedalas!
 
Top