Valores Heartrate(HealthZone;FitnessZone;PowerZone)

#1
Olá a todos
A minha dúvida é a seguinte: Comprei um sigma PC15, e agora é que sei a "quantas" anda o meu coração. Cada saida para o mato ao Domingo são quase sempre de 3h a 3h30h, o que acontece é que a percentagem nas diferentes zonas referidas neste post é que me assustam um pouco, pois a maior parte do tempo ando na PowerZone, por exemplo, no último treino andei 25%na HZ; 30% na FZ e 44;na PZ. Foi uma média de bpm de 144 e atingi os 190 bpm, ora a minha pergunta é se estes valores podem ser considerados saudáveis ou não para o coração. Sou pesado tenho quase 100kg, meço 1,73m e tenho 39 anos. Sei que muitos destes valores são causados pelo peso elevado que tenho, mas estou a tentar perder peso para melhorar a minha forma fisica e a minha qualidade de vida. O BTT é uma paixão e que serve também para me fazer bem ao corpo e mente. Por isso pergunto se estou a fazer esforços demasiados no coração, visto que só tenho este e quero tentar poupá-lo ao máximo... Um Abraço e desculpem o "testamento".
 
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#2
Viva Miclas,
Infelizmente não posso ajudar muito porque não sou profissional de saúde. No entanto, creio que o primeiro cuidado a ter antes de se iniciar a prática regular de um desporto tão exigente físicamente como este será a consulta de um médico para a podermos praticar de uma forma mais segura. Fizeste algum ECG e teste de esforço recentemente?
Espero que outros membros possam dar um contributo mais assertivo.

Um abraço
 

Erdna

New Member
#4
Isso os valores são diferentes para cada pessoa...
Podia detalhar mais, mas não vou fazer, normalmente as minhas explicaçoes por "caracteres" mas a muita informação na internet sobre isso, e facil e assesivel
 
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#5
Boas o que te posso aconselhar a fazer é começares a realizar treinos regulares, tipo 1h por dia com descanso semanal apenas de um dia. Deves rodar a pulsação baixa pois queimas mais gordura assim do que com andamentos rápidos em que te obriga a subir muito a pulsação. Esta deve rodar entre os 100 e os 150bpm mais ou menos, esporadicamente subir a pulsação numa ou noutra subida ao fim de 2 meses vê a diferença e posta aqui. Há e o mais importante cuidado com a boca nada de comer porcarias, nada de excessos, logo que te sintas satisfeito pára. Bebe água à medida que o teu organismo pedir não bebas água à toa. Come legumes e bastante fruta, nos dias que fores treinar tenta comer carnes brancas e hidratos de carbono tipo massa ou arroz. E tens peso a mais eu meço 1.75m e peso 71kg, só para teres noção ao aplicar estes métodos perdi 11kg em 6 meses de forma controlada nunca mais os recuperei. Por vezes sou obrigado a ter de parar algum tempo meses e o peso varia muito pouco.
Agora se quiseres um conselho mais profundo em que tenhas um acompanhamento procura alguém um treinador para te ajudar.
Espero ter dado umas dicas importantes não só a ti mas como a toda a gente que tem duvidas.


Abraço
 
#6
Eu perdi 17 kg num ano sem dietas e sem ajudas de médicos. Tirar à boca e fazer exercício físico. Importante também é o facto de fazer pelo menos 5 refeições por dia. Agora peso 63 kg para 1,70mt. Comecei a fazer exercício físico como futebol, depois o btt, mais tarde umas corridas até que pegou mesmo o bichinho e agora treino diariamente para os duatlos btt e de estrada. Nunca estive em tão boa forma como agora.
Só para terem uma ideia, decidi perder peso quando foi comprar uns calções e o 44 não serviu. Tive vergonha de pedir o 46 e esse momento marcou-me profundamente. Fui com uns amigos e eles não disseram nada mas consegui ler-lhes o pensamento tipo; fogo! tás mesmo gordo! Aí tomei a decisão que teria que perder peso, muito peso. Agora visto 38;-) Custou mas como a vontade era tanta que nunca desisti.

Paulo Vides
 
#7
Parabéns Paulo és um excelente exemplo para o Miclas seguir. Só é gordo quem não tem disciplina a comer ou algum problema hormonal.
 
#8
Isso é verdade. Fazia 3 refeições por dia e passava muitas horas sem comer nada. Pequeno almoço às 7h e depois ao almoço devorava tudo o que viesse para o prato. O mesmo acontecia à noite ao jantar.
Passei a lanchar de manhã e à tarde. O pequeno almoço foi alterado com alimentos integrais. Ao almoço e jantar comecei primeiro a comer a sopa e depois o prato principal. Com esta medida perdi cerca de 4 kg no primeiro mês.

Paulo Vides
 
#10
Obrigado a todos pelas vossas resposta
Tudo o dizem é verdade, eu agora estou a começar a fazer dieta como diz o nosso companheiro " barradinhas" , o meu maior problema é falta de tempo para treinar todos os dias.
 
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#11
Não te deixes ir por suplementos os produtos milagrosos, a verdade sobre perder peso é simples, tens de ingerir menos calorias do que as que gastas e ter atenção à intensidade dos treinos. Frequências diárias de treino não fazem bem a ninguém, a não ser que tenhas uma dieta muito bem estruturada e descanso suficiente. Geralmente um grupo muscular precisa de uma semana para se recuperar totalmente.
 
#12
Boas

Voltando à questão, passas tanto tempo na PZ porque as zonas estão mal reguladas para ti, o pulsómetro gera aqueles valores automaticamente mas aquilo pode conter um erro bom!
Eu tenho um PC9 e a primeira coisa que fiz depois de introduzir os meus dados foi ir alterar a pulsação máxima e as zonas porque não batia certo, procura na net alguma literatura para saberes interpretar os valores de pulsação e o que sentes, para depois ajustares essas zonas de maneira fazerem sentido.

cumps
 
#13
Eu também tenho um pc15 e é necessário configura-lo!! Terás de carregar continuamente em qualquer tecla (assim como se fosse para iniciar o treino (não é necessário colocares o receptor))e depois clicar nas setas até chegares a settings. Terás de colocar a idade e peso e logo a seguir automaticamente ele calcula as zonas de treino.. Estas variam de pessoa para pessoa, podes no entanto optar por contrariar os valores standard... As referências para a FCM (frequência máxima cardíaca) são: 220-39(a tua idade) = 181 bpm (este valor é o teu 100%), como falas-te no 1º post em 190 bpm (andaste aproximadamente a 104.97%). Para os valores hz (55% a 65%), fz (65% a 75%) e pz (75% a 90%) Para corresponder a percentagem com os bpm, basta multiplicar a FCM (181 x 55% = 99.55 bpm) e por ai fora..Atenção que estes valores são apenas referências!! Espero ter ajudado..abraço