Usas a bicicleta para ir para o emprego / escola?

cesarazul

New Member
A bike ficou com este aspecto:

20101110231314.jpg


Não estou lá muito satisfeito com as guarda lamas, mas não encontrei melhor, com mais calma vou ter de procurar uns que cubram mais as rodas e troca-los...
 

cesarazul

New Member
Não.
Pensei nisso, pois uma bike desse tipo é o ideal em termos de protecção de guarda lamas e suporte.
Mas um dos meus objectivos, é também, a preparação fisica, pois já faço cerca de 5 a 6 vezes por semana treinos de bicicleta, seja em estrada ou na bike de spinning. Com esta montagem tenho uma bike com uma geometria praticamente igual à que uso no BTT e na vinda para casa o objectivo é vir num ritmo de treino e aproveitar as subidas... com uma bike dessas acredito que ao fazer isso as dores nas costas iriam ser muitas devido à sua geometria, que não se compara nada à que estou habituado.
O meu problema alí é mesmo só os guarda-lamas, mas como disse com mais calma eu vou procurar algo em condições para alí, quanto ao suporte, pode parecer que não, até eu tava com algumas duvidas, mas aquilo é muito fiavel e fica mesmo firme!

Para já, encontrei estes da Zéfal, são universais e dão tanto para a frente como para traz
prod244imgHR.gif



cumps
César Azul
 
Last edited:

proque

Member
Devias de ter feito umas rodas de 700 (iguais às máquinas de estrada) pois a bicicleta fica mais rápida para pedalar...

Não te esqueças disto:

thumb1272885811_oXxOpdqyrI.jpg


É fundamental!
 

proque

Member
Isso ficou muito estranho.... não era preferível venderes essa bicicleta, e ires para algo como esta: http://specialized.pt/?sc=010202&id=1214

ou uma solução mais económica como esta: http://www.decathlon.pt/PT/riverside-5-homem-49815563/

Essa máquina é igual à que tenho.

asset_15157983.jpg


O set completo tem "só" o dobro do peso da BTT. O empenho a subir é fortíssimo, caso contrário, fico apeado.

Naturalmente quando pego na BTT duas coisas acontecem: estranho a posição de condução (de início apenas) e as subidas são feitas ao estilo foguete (pudera, com 50% do peso).

Acho que, tirando o facto da geometria diferir da BTT, é mais vantajoso pedalar numa bicicleta deste tipo para uma uma utilização diária.

Mas o que interessa mesmo é pedalar, tudo o resto são pormenores...
 

cesarazul

New Member
Obrigado pelas vossas dicas...
Para já vou optar apenas, pelo que já referi, reflectores, boas luzes, bom impermeável, gorro, capas p/ sapatos impermeáveis, luvas impermeáveis e quentes, bons guarda-lamas "água", bom suporte e mala.
Ferramentas, bomba e câmaras, já tenho.
Mala e suporte, vou ficar com o que já montei, a mala já traz uma capa impermeável incluída.
Impermeável, comprei um casaco na decathlon, reflector, falta-me as calças.
Luvas, comprei umas impermeáveis e bem quentinhas por 11€ na decathlon.
Gorro, tenho um da Northwave, bem porreiro, cobre as orelhas e é quentinho, comprei também uma daquelas mascaras que tapam a cara toda na decathlon, para aqueles dias impossíveis…

Bom mas estava a responder pelo seguinte, o caminho que tenho de percorrer é basicamente fora da cidade e não tem muito transito e o pouco que faço já dentro da cidade é extremamente simples e não chego a entrar em confusões de carros, semáforos e passadeiras, por isso todos esses acessórios pra já estão postos de parte, mas só com as experiência é que vou vendo se realmente vou precisar ou não, mas acredito plenamente que vá a precisar…

Quanto ao percurso, de cerca de 50km (25 + 25), as pernas já estão habituadas, na altura do verão em que os dias são maiores chegava a fazer quase todos os dias mais de 60km ao fim do dia, quando chegava a casa… por esta razão é que pensei, já que “forçosamente” faço isto, porque é que não o faço quando me desloco para o trabalho, poupo o ambiente, dinheiro e ainda poupo tempo, pois ao ir de carro, chegava a casa a rondar as 19h, começar e não começar o treino, tomar banho e tudo, só ficava pronto sempre a rondar as 21h e nos dias de verão cheguei a terminar treinos a passar das 21:30, assim pelas minhas contas, saindo de casa as 7:20 devo chegar ao trabalho um bocadinho antes das 8:20, trocar de roupa e tudo 8:30 estou pronto a trabalhar ;), ao fim do dia, saindo a rondar as 18:30, espero chegar a casa antes das 19:30, por isso devo ficar despachado e com banhinho tomado antes das 20h…
Ganhei no mínimo uma hora por dia… parece pouco mas são 4,16% do dia.
Se fizermos as contas ao tempo útil ou seja retirando o tempo de trabalho e de dormir, que são cerca de 18h, ganho quase 17% de tempo útil!!! Muito bom!!! Mais tempo para a minha mais que tudo, mais tempo para descansar, relaxar, ouvir uma boa musica….

Cumps
César Azul
 

proque

Member
Obrigado pelas vossas dicas...
Para já vou optar apenas, pelo que já referi, reflectores, boas luzes, bom impermeável, gorro, capas p/ sapatos impermeáveis, luvas impermeáveis e quentes, bons guarda-lamas "água", bom suporte e mala.
Ferramentas, bomba e câmaras, já tenho.
Mala e suporte, vou ficar com o que já montei, a mala já traz uma capa impermeável incluída.
Impermeável, comprei um casaco na decathlon, reflector, falta-me as calças.
Luvas, comprei umas impermeáveis e bem quentinhas por 11€ na decathlon.
Gorro, tenho um da Northwave, bem porreiro, cobre as orelhas e é quentinho, comprei também uma daquelas mascaras que tapam a cara toda na decathlon, para aqueles dias impossíveis…

Bom mas estava a responder pelo seguinte, o caminho que tenho de percorrer é basicamente fora da cidade e não tem muito transito e o pouco que faço já dentro da cidade é extremamente simples e não chego a entrar em confusões de carros, semáforos e passadeiras, por isso todos esses acessórios pra já estão postos de parte, mas só com as experiência é que vou vendo se realmente vou precisar ou não, mas acredito plenamente que vá a precisar…

Quanto ao percurso, de cerca de 50km (25 + 25), as pernas já estão habituadas, na altura do verão em que os dias são maiores chegava a fazer quase todos os dias mais de 60km ao fim do dia, quando chegava a casa… por esta razão é que pensei, já que “forçosamente” faço isto, porque é que não o faço quando me desloco para o trabalho, poupo o ambiente, dinheiro e ainda poupo tempo, pois ao ir de carro, chegava a casa a rondar as 19h, começar e não começar o treino, tomar banho e tudo, só ficava pronto sempre a rondar as 21h e nos dias de verão cheguei a terminar treinos a passar das 21:30, assim pelas minhas contas, saindo de casa as 7:20 devo chegar ao trabalho um bocadinho antes das 8:20, trocar de roupa e tudo 8:30 estou pronto a trabalhar ;), ao fim do dia, saindo a rondar as 18:30, espero chegar a casa antes das 19:30, por isso devo ficar despachado e com banhinho tomado antes das 20h…
Ganhei no mínimo uma hora por dia… parece pouco mas são 4,16% do dia.
Se fizermos as contas ao tempo útil ou seja retirando o tempo de trabalho e de dormir, que são cerca de 18h, ganho quase 17% de tempo útil!!! Muito bom!!! Mais tempo para a minha mais que tudo, mais tempo para descansar, relaxar, ouvir uma boa musica….

Cumps
César Azul

César,

Mais umas achegas...

Calças impermeáveis - tens na Dec. a bom preço

Ir de bicicleta - é a melhor maneira de vencer o stress que é pedalar em rolo com diversas vantagens - não perdes tempo, levas com o vento na cara e nada paga isso, ganhas forma, poupas o ambiente e, com um pouco de sorte ainda "contagias" algum colega a fazer o mesmo.

De resto prepara-te para um fenómeno curioso - de início são as piadinhas do costume, depois a indiferença (transforma-se em algo banal) e depois o famoso "tu é que fazes bem!" proferido pelo colega obeso e pré-diabético entre dois tragos num cigarro...

Um conselho final: evita as correria em zonas com cruzamentos ou entroncamentos - somos muito menos visíveis que os carros e pode haver problemas de segurança. Desde que ia sendo passado a ferro por uma ambulância na ciclovia à porta do Hospital Júlio de Matos deixei-me da tentativa diária de "bater o record da ligação". Agora só acelero nas rectas sem cruzamentos e a subir...
 

cesarazul

New Member
Pois eu vi lá as calças, só não as comprei, por uma razão... tenho as pernas curtas... e elas são largas em baixo, teria sempre de andar a colocar umas fivelas ou algo parecido para não as rasgar na pedaleira, já as da Northwave, são mais apertadas em baixo alias, elas já trazem uns velcros para ajustar a calça à perna, mas mesmo tendo a sorte de comprar isso mais barato, são bem mais caras que as da decathlon...

Vou ainda ver o catalogo da Massi, a ver se encontro lá algo.
 

proque

Member
Pois eu vi lá as calças, só não as comprei, por uma razão... tenho as pernas curtas... e elas são largas em baixo, teria sempre de andar a colocar umas fivelas ou algo parecido para não as rasgar na pedaleira, já as da Northwave, são mais apertadas em baixo alias, elas já trazem uns velcros para ajustar a calça à perna, mas mesmo tendo a sorte de comprar isso mais barato, são bem mais caras que as da decathlon...

Vou ainda ver o catalogo da Massi, a ver se encontro lá algo.

César,

Ainda outro conselho (vai a prestações pois vou-me lembrando a pouco e pouco) - evita as cores escuras que te façam confundir com o ambiente. À noite não hesites em usar um colete reflector. Uns reflectores nas rodas também são úteis. É preferível ser confundido com uma árvore de natal do que ter um azar por "excesso de camuflagem"...
 

cesarazul

New Member
Podes crer!!!
Com isso tenho cuidado, de noite é sempre com colete refletor... o impermeável que comprei é amarelo e reflector e ainda tenho um colecte reflector proprio pa bike, já coloquei para além das luzes um reflector na escora do lado esquerdo para dar "volume" e outro branco na frente.
Para veres, eu tenho já um impermeável, só que é preto, por isso é que comprei outro, é reflector e é mais comprido nas costas...

Bom na proxima Segunda, dá chuva para aqui, é mesmo pa começar em beleza! Ao menos assim, começo a apanhar-lhe o gosto nas piores condições, chegando ao bom tempo ainda vou fazer melhor isto!
 
César,
Um conselho final: evita as correria em zonas com cruzamentos ou entroncamentos - somos muito menos visíveis que os carros e pode haver problemas de segurança. Desde que ia sendo passado a ferro por uma ambulância na ciclovia à porta do Hospital Júlio de Matos deixei-me da tentativa diária de "bater o record da ligação". Agora só acelero nas rectas sem cruzamentos e a subir...
E ias para onde?
Mas a cenas das bocas pode ser incómoda inicialmente, pois a partir do momento em que entrei no local onde trabalho, ver o pessoal todo parado à espera de sítio para estacionar e eu a passar por todos, estacionar a ginga e arrumar as cenas na trouxa passei a ouvir a típica expressão "Assim é que é!" e um acenar de cabeça a dizer muito bem.
 

cesarazul

New Member
Acredito plenamente...

Também já retirei os horário da CP, porque aqui na Figueira tanto está um bom dia como de repende vira tempestade, tem dias que não dá mesmo...
Com muita surpresa da minha parte descobri que tenho comboios quase de hora a hora e de casa à estação não chega a 2km, igual ao trabalho, não chega a 2km também...
 

proque

Member
E ias para onde?
Mas a cenas das bocas pode ser incómoda inicialmente, pois a partir do momento em que entrei no local onde trabalho, ver o pessoal todo parado à espera de sítio para estacionar e eu a passar por todos, estacionar a ginga e arrumar as cenas na trouxa passei a ouvir a típica expressão "Assim é que é!" e um acenar de cabeça a dizer muito bem.

Ia a cruzar a ciclovia que passa mesmo na entrada do HJM. Como a ciclovia está permanentemente a ser interrompida (portão LNEC, paragens BUS, etc.) perdemos a prioridade.

Temos de resistir à tentação de bater o record da ligação. Já deixei de usar o ciclometro na velocidade média ou no cronómetro por causa disso.

Se eu não acelero no carro por que razão tenho de o fazer na bicicleta? Vingo-me nas subidas...
 

proque

Member
Boas

encontrei estas luzes, não conhecia este sistema...
reelight
http://jepedale.com/2008/09/29/montage-eclairage-reelight-sl-100/

Existe o modelo reelight sl100 na Decathlon a 32,95€
Não precisa de bateria e parece-me dar uma boa luz

Uma questão, visibilidade lateral, qual a melhor solução, para além dos reflectores nas rodas?

O Reelight é fantástico: não gasta bateria e emite um flash potente que faz lembrar a sinalização da Ponte Vasco da Gama em ponto pequeno. Pedalei em Sevilha com uma bicicleta com o Reelight e fiquei convencido.

Quanto à iluminação lateral há quem use isto substituindo as tampas das válvulas das rodas:

LED056.jpg


Busca nas lojas de tunning ou online por "tire valve light"
 

toxina

New Member
Não vou de bike mas levo a bike, faço umas assistencia às vezes a pedalar e regresso de bike para casa regularmente :) quando montar um WC com duche no trabalho faça chuva ou vento virei a pedalar os 32km casa - trabalho,era mesmo isso que gostava de fazer todos os dias, só preciso mesmo é de um chuveiro, alguém oferece?
 

proque

Member
Não vou de bike mas levo a bike, faço umas assistencia às vezes a pedalar e regresso de bike para casa regularmente :) quando montar um WC com duche no trabalho faça chuva ou vento virei a pedalar os 32km casa - trabalho,era mesmo isso que gostava de fazer todos os dias, só preciso mesmo é de um chuveiro, alguém oferece?

32 kms é obra mas tudo depende do ritmo.

Já experimentaste pedalar em ritmo tranquilo com "roupa civil"?

Não é preciso duche. Deixa o sprint para o regresso...
 

cesarazul

New Member
Exactamente...

Aqui também não tenho duche, por isso a opção é ir de manha nas calmas para não suar, depois é trocar de roupa, lavar a cara e secar o que for preciso, para casa é que vou aproveitar para esticar e se não chover e tiver tempo em vez de ir directo para casa ainda vou fazer mais uns kms... a solução é à Sexta, quando vou de carro, levar sempre umas calças lavadas e uma tolha para trocar, roupa para o tronco vai na mala, vou deixar também no trabalho um casaco e as botas, que aliás já lá os deixo. Pna mesmo não ter duche, se existice, fazia a viagem de manha mais descançado, mas não faz mal, não se faz em 45 min faz-se numa hora.
 
Top