Usas a bicicleta para ir para o emprego / escola?

yetke

New Member
Eu quando comprei a minha menina, o argumento que usei para convencer a outra "menina" cá de casa foi de que era para ir para o trabalho de bike. Fizémos as contas e tinha de ir todos os dias, 2ª a 6ª, durante dois anos...

Pois bem, já lá vai um ano e a dívida não diminui... lol


Mas ainda vou muitas vezes!
 

varinho

New Member
YETKE, eu também uso a bicicleta para me deslocar para o trabalho, o que fiz foi comprar uma bicicleta de ciclismo dos anos 70´s, foi baratinha, e assim, faço, casa - metro - trabalho e vice versa!
Não sei quanto gastaste nessa bike para usa-la para esse tipo de deslocações...

Mas, discordo consigo numa coisa! --> não podemos olhar só para a carteira, no caso de nos fazermos deslocar de bicicleta, temos também de olhar para a saúde e para o ambiente (penso que este é o item mais esquecido)!
 

proque

Member
Durante o início do mês de Agosto fui trabalhar quase todos os dias de bicicleta. Aquilo que, teoricamente, era um quebra-cabeças torrnou-se, na prática, numa eficaz, simples e rápida maneira de me deslocar vantajosa relativamente ao automóvel e ao transporte público.

Claro que, a máquina de BTT em que o efectuei, era desadequada e apenas serviu o intento de me demonstrar que é perfeitamente possível uma deslocação pendular de carácter quotidiano de casa ao trabalho e retorno.

De resto a altimetria é mínima e 75% do percurso decorre em ciclovia.

Agora aproveitei uma promoção magnífica da loja do logotipo azul e comprei uma máquina de trekking como a que a foto documenta (B Twin Riverside 3). A bicicleta de trekking é, em minha opinião, a mais adequada à deslocação numa cidade como Lisboa em virtude dos desníveis e da irregularidade dos pisos e o seu desempenho, nessas circunstâncias.

É bem melhor do que uma BTT, por um lado, em termos de conforto (posição vertical e selim civilizado), protecção (carter e guarda-lamas) e desempenho dinâmico (rodas 700) e do que uma citadina pura (estilo Gazelle), por outro, em termos de peso e capacidade desmultiplicadora da transmissão e ainda que uma máquina de estrada em termos de robustez.

Acrescentei-lhe uns alforges "light" e uns SPD's. Os alforges permitem transportar algumas coisas libertando as costas e evitando a sudação. Os SPD's acrescentam segurança e rendimento na pedalada...
 

mirkud

New Member
Boas,

Não há chuva nem frio que me demova de ir para o trabalho de bicicleta,
pois como sou militar isso também ajuda, alem de que tenho todas as condições
para depois tomar banho e guardar a bicicleta, o percurso são 7kms em estrada e
ciclovia, que eu precorro na minha EMT, possuo também uma QÜER que me costuma
acompanhar algumas vezes, mas utilizo na maioria no BTT.

cumprimentos
 
Eu quando comprei a minha menina, o argumento que usei para convencer a outra "menina" cá de casa foi de que era para ir para o trabalho de bike. Fizémos as contas e tinha de ir todos os dias, 2ª a 6ª, durante dois anos...

Pois bem, já lá vai um ano e a dívida não diminui... lol


Mas ainda vou muitas vezes!

Cuidado com o modo como se fazem as contas - a utilização do automóvel tem muitos custos escondidos. Cá em casa havia dois carros, e agora passou a haver apenas um - a despesa anual que poupo, ronda os 3.000 Euros/ano... Isto com um automóvel já com alguns anos, cuja desvalorização era baixa, poucos kilómetros/ano, e sem necessidade de muita oficina.

Se fizerem as contas a um automóvel novo a diesel de 20.000€, trocando de automóvel de 4 em 4 anos, e com uma média de 15.000Km/ano e consumos de 5L/100 (económico, portanto), acreditem que o custo dele por ano (inclui manutenções, gasolinas, seguro obrigatório, portagens, estacionamentos, IUC e desvalorização) não fica por menos de 4.000€/ano. Se tiverem algum acidente ou se optarem por seguro contra todos os riscos, o valor ainda sobe mais.
 

CD

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Também eu, vou na maior parte dos dias de bike para o emprego. E apesar de sair de casa ainda de noite (6.15 da manhã) e regressar ao final do dia, faço-o com muito gozo, pois permite-me curtir logo de manhã e ao final do dia. Faz-me bem ao corpo e à mente.
 

proque

Member
Cuidado com o modo como se fazem as contas - a utilização do automóvel tem muitos custos escondidos. Cá em casa havia dois carros, e agora passou a haver apenas um - a despesa anual que poupo, ronda os 3.000 Euros/ano... Isto com um automóvel já com alguns anos, cuja desvalorização era baixa, poucos kilómetros/ano, e sem necessidade de muita oficina.

Se fizerem as contas a um automóvel novo a diesel de 20.000€, trocando de automóvel de 4 em 4 anos, e com uma média de 15.000Km/ano e consumos de 5L/100 (económico, portanto), acreditem que o custo dele por ano (inclui manutenções, gasolinas, seguro obrigatório, portagens, estacionamentos, IUC e desvalorização) não fica por menos de 4.000€/ano. Se tiverem algum acidente ou se optarem por seguro contra todos os riscos, o valor ainda sobe mais.

Acho graça quando as pessoas comparam os custos de deslocação. Parece que o automóvel nada custou nem que não existem amortizações a efectuar.
 

MrOverclock

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Há ainda a adicionar a esses custos o desgaste extra que as deslocações de curta distância provocam no carro! Não falo apenas do motor abrir e fechar portas, entrar e sair ligar e desligar interruptores, tudo acumula um desgaste em materiais que depois na altura de vender o carro vão fazer a diferença no preço que conseguimos pedir.


Voltando ao centro da questão do tópico, ainda continuo a estudar, mas da ultima vez que aqui postei penso que ainda não tinha o part-time que tenho agora. Fica a 15km de casa por uma estrada onde não são permitidas bicicletas. Ainda não encontrei um caminho alternativo, mas mesmo que haja não é mais curto e tem sempre um desnivel acumulado bastante elevado! Para quem vai trabalhar 4 ou 5 horas, perder 2h em deslocação acho um bocado chato, portanto vou de carro. Normalmente vamos vários no carro, ou dou boleia ou vou de boleia. Vamos trocando.

Agora, para curtas distancias, incluindo aulas, o veículo de eleição ainda é a bicicleta! Umas boas sapatilhas também fazem o caminho num instante e não tenho que me preocupar onde prender a burra! ;)
 

CrazyKidd

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Da minha casa até à escola é sempre a descer! O pior é depois para vir para casa! Mas não, apesar de serem 4 km nao vou de bicicleta, embora gostasse muito! Mas a minha mae tem é cagarola... Vou no carro, ela vai para o trabalho e deixa-me no caminho.
 

BikeBrother

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á em casa havia dois carros, e agora passou a haver apenas um

Antes demais os meu parabéns miguel, de facto nos tempos que correm isso é caso raro...conseguiste de certeza meter muito dinheiro ao bolso e principalmente ser menos um a poluir.

Eu infelizmente ainda não faço as minhas deslocações de bike, tenho que me socorrer do carro, mas sempre que tenho oportunidade de de ir de bicla, não a perco. Contudo deslocações curtas faço-as sempre de bike ou a pé, mas mesmo assim ainda sismo em arranjar forma de deixar mais vezes o carro em casa. Isto porque quero retribuir à natureza tudo o que ela me dá e porque gosto de pedalar.

Ao pé de minha casa, tem uma escola (Didáxis-Vale S. Cosme) em que um dos professores (Professor Helder, fica aqui o nome como forma de homenagem pública a este senhor) faça chuva, sol, neve...lá vem ele de bike para a escola. É de facto uma atitude muito rara por cá, mas muito bonita. Só tenho é inveja de não puder fazer o mesmo, mas quando o faço penso logo nele e penso que naquele momento sou menos um a contribuir para a destruição desenfreada do nosso canto.
 

proque

Member
Antes demais os meu parabéns miguel, de facto nos tempos que correm isso é caso raro...conseguiste de certeza meter muito dinheiro ao bolso e principalmente ser menos um a poluir.

Eu infelizmente ainda não faço as minhas deslocações de bike, tenho que me socorrer do carro, mas sempre que tenho oportunidade de de ir de bicla, não a perco. Contudo deslocações curtas faço-as sempre de bike ou a pé, mas mesmo assim ainda sismo em arranjar forma de deixar mais vezes o carro em casa. Isto porque quero retribuir à natureza tudo o que ela me dá e porque gosto de pedalar.

Ao pé de minha casa, tem uma escola (Didáxis-Vale S. Cosme) em que um dos professores (Professor Helder, fica aqui o nome como forma de homenagem pública a este senhor) faça chuva, sol, neve...lá vem ele de bike para a escola. É de facto uma atitude muito rara por cá, mas muito bonita. Só tenho é inveja de não puder fazer o mesmo, mas quando o faço penso logo nele e penso que naquele momento sou menos um a contribuir para a destruição desenfreada do nosso canto.

Esta coisa da deslocação diária de bicicleta, para mim, é juntar o útil ao agradável.

É que, para além das "emissões 0" e de me deslocar mais rapidamente pela cidade, ainda treino todos os dias.

É excelente!
 

cesarazul

New Member
Boas,

Estou prestes a começar a usar a bicicleta como meio de transporte para o Trabalho, tenho pela frente cerca de 26km para cada lado, mas como tenho um plano de treinos quase diário, sou por assim dizer "obrigado" a pegar na bike ou então a fazer Spinning.
Estou com vontade de optar por ir para o trabalho todos os dias menos à Sexta, porque nesse dia tenho ainda de passar pela loja, onde faço um Part-time e não dá muito jeito ir fazer 26km das 20:30 até perto das 21:30, ainda mais agóra de noite e a chover.

O meu objectivo ao contrario de algumas pessoas, passa por fazer isto sempre, quer chova quer não chova, vou sair de casa por volta das 7:30 para chegar antes de 8:30 e ter tempo ainda de trocar de roupa, a saída essa é feita no maximo das 18:30.

Precisava do vosso apoio e dicas, no que respeita ao melhor equipamento.
Já tenho luz traseira, vou ter de comprar uma boa luz para a frente.
estou indeciso em comprar um suporte para traz com mochilas, ou então uma mochila de costas, como me vou deslocar em qualqer condição temporal tem de ser algo impermeável, o problema é que tenho de levar na bagagem, um portátil + carregador + rato, roupa (roupa interior, calças + T-shirt + camisola) casaco e calçado vai ficar no escritório, na sexta como levo o carro, posso trocar isso se for preciso.
Roupa impermeável, para andar de bike, pretendo comprar umas luvas de neoprene, já tenho um gorro até as orelhas ;), pretendo comprar um casaco impermeável quente e c/ reflectores e umas calças impermeáveis, sei que existe ainda umas "mascaras" para a cabeça toda que depois logo vejo de é mesmo preciso, mas naqueles dias de temperatura negativa deve dar um jeitão...

A minha maior preocupação prende-se mesmo com a bagagem, o meu maior problema é o portatil, já ouvi dizer que as bagagem de meter num suporte na parte de traz da bike não dão muito jeito a andar! será?

cumps
César Azul
 

proque

Member
Boas,

Estou prestes a começar a usar a bicicleta como meio de transporte para o Trabalho, tenho pela frente cerca de 26km para cada lado, mas como tenho um plano de treinos quase diário, sou por assim dizer "obrigado" a pegar na bike ou então a fazer Spinning.
Estou com vontade de optar por ir para o trabalho todos os dias menos à Sexta, porque nesse dia tenho ainda de passar pela loja, onde faço um Part-time e não dá muito jeito ir fazer 26km das 20:30 até perto das 21:30, ainda mais agóra de noite e a chover.

O meu objectivo ao contrario de algumas pessoas, passa por fazer isto sempre, quer chova quer não chova, vou sair de casa por volta das 7:30 para chegar antes de 8:30 e ter tempo ainda de trocar de roupa, a saída essa é feita no maximo das 18:30.

Precisava do vosso apoio e dicas, no que respeita ao melhor equipamento.
Já tenho luz traseira, vou ter de comprar uma boa luz para a frente.
estou indeciso em comprar um suporte para traz com mochilas, ou então uma mochila de costas, como me vou deslocar em qualqer condição temporal tem de ser algo impermeável, o problema é que tenho de levar na bagagem, um portátil + carregador + rato, roupa (roupa interior, calças + T-shirt + camisola) casaco e calçado vai ficar no escritório, na sexta como levo o carro, posso trocar isso se for preciso.
Roupa impermeável, para andar de bike, pretendo comprar umas luvas de neoprene, já tenho um gorro até as orelhas ;), pretendo comprar um casaco impermeável quente e c/ reflectores e umas calças impermeáveis, sei que existe ainda umas "mascaras" para a cabeça toda que depois logo vejo de é mesmo preciso, mas naqueles dias de temperatura negativa deve dar um jeitão...

A minha maior preocupação prende-se mesmo com a bagagem, o meu maior problema é o portatil, já ouvi dizer que as bagagem de meter num suporte na parte de traz da bike não dão muito jeito a andar! será?

cumps
César Azul

Antes de mais deixa-me congratular-te pela tua decisão. É menos um carro a circular e, além de melhorares a condição física, ainda terás ganhos de saúde e económicos.

Ainda assim, 26 kms. para cada lado é obra.

Quanto ao material: evita transportar coisas às costas - chegarás todo transpirado. Eu uso uns alforges pequenos apoiados numa grade que servem na perfeição e transportam muita coisa. Tens de ter, obrigatoriamente, uns guarda-lamas (dos verdadeiros que cobrem as rodas) caso contrário, toda e qualquer água existente na estrada é projectada pelos pneus na tua direcção.

Material impermeável é indispensável (inclui as coberturas dos sapatos).
 

FJOTA

New Member
Boas,

Estou prestes a começar a usar a bicicleta como meio de transporte para o Trabalho, tenho pela frente cerca de 26km para cada lado, mas como tenho um plano de treinos quase diário, sou por assim dizer "obrigado" a pegar na bike ou então a fazer Spinning.
Estou com vontade de optar por ir para o trabalho todos os dias menos à Sexta, porque nesse dia tenho ainda de passar pela loja, onde faço um Part-time e não dá muito jeito ir fazer 26km das 20:30 até perto das 21:30, ainda mais agóra de noite e a chover.

O meu objectivo ao contrario de algumas pessoas, passa por fazer isto sempre, quer chova quer não chova, vou sair de casa por volta das 7:30 para chegar antes de 8:30 e ter tempo ainda de trocar de roupa, a saída essa é feita no maximo das 18:30.

Precisava do vosso apoio e dicas, no que respeita ao melhor equipamento.
Já tenho luz traseira, vou ter de comprar uma boa luz para a frente.
estou indeciso em comprar um suporte para traz com mochilas, ou então uma mochila de costas, como me vou deslocar em qualqer condição temporal tem de ser algo impermeável, o problema é que tenho de levar na bagagem, um portátil + carregador + rato, roupa (roupa interior, calças + T-shirt + camisola) casaco e calçado vai ficar no escritório, na sexta como levo o carro, posso trocar isso se for preciso.
Roupa impermeável, para andar de bike, pretendo comprar umas luvas de neoprene, já tenho um gorro até as orelhas ;), pretendo comprar um casaco impermeável quente e c/ reflectores e umas calças impermeáveis, sei que existe ainda umas "mascaras" para a cabeça toda que depois logo vejo de é mesmo preciso, mas naqueles dias de temperatura negativa deve dar um jeitão...

A minha maior preocupação prende-se mesmo com a bagagem, o meu maior problema é o portatil, já ouvi dizer que as bagagem de meter num suporte na parte de traz da bike não dão muito jeito a andar! será?

cumps
César Azul

Boas

Boa decisao, mas será complicado...
O que interessa é principalmente a vontade de ir de bicicleta, o resto vais-se arranjando.
O pior é mesmo o portatil, nao me estou a ver a andar com isto as costas todos os dias, afinal nao é assim TÂO portatil, mas precisas mesmo de andar com isto todos os dias??
uma coisa podes fazer que é levar roupa e deixar no emprego, assim nao andas com roupa as costas, levas o que achas suficiente a sexta e levas a roupa usada para lavar.
eu faço assim quando vou, faço +/- 14km, mas sao a subir a serra de Valongo, cerca de 8/9 km.
 

cesarazul

New Member
Boas,

proque, já tinha me lembrado disso, com mala as costas a transpiração é inevitavel.

FJOTA, sim a minha ideia é mesmo levar alguma roupa e trazer o depois na sexta, eu faço preparação de obra, não preciso de andar muito "chique" ;), as botas ficam no escritório e umas calças dá-me para a semana, se não acontecer nenhum inconveniente, depois agora para o inverno vou comprar um casaco quente e impermeavel e tb vai ficar no escritório, a minha ideia seria levar todos os dias, roupa interior e t-shirt e camisola, chegava a sexta e levava um par de calças novo e uma toalha e trazia a toalha velha e as calsas usadas.
Na bagagem iria levar, a roupa interior, a t-shirt e a camisola, um desodorisante, carteira, telemoveis, uma peça de fruta, teria de ter espaço ainda para colocar o impermeavel e ainda estou indeciso se compro calças impermeaveis. Para já vou optar por deixar o portatil no escritório, depois logo se vê, não tenho muita vontade disso, cada vez existem mais "gatunos" e o meu trabalho está todo alí!

Pra já a lista de material que tenho é esta (material da Bontrager e da Decathlon:
Suporte + Alforge (Neste caso acho que vou optar por uma mala superior depois logo vejo se é preciso as laterais)
Casaco impermeavel
Calças impermeaveis
Luvas quentes e impermeaveis
Protecção Sapatos impermeavel
Guarda lamas FR
Guarda lamas TR
Luzes

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Calças impermeaveis como disse, não sei se compro, aguento bem o frio e a chuva nas pernas, já tenho umas calças tipo bermudas quentes e sou capaz de comprar outro par, mas se resolver comprar as impermeaveis vou optar por umas da Northwave, modelo Traffik, custam é de tabela 69€.
Guarda lamas ainda não me decidi, mas a decathon tem lá uns quantos e na loja onde trabalho também temos lá alguns, tenho de ver quais se adaptam e protegem melhor na minha bike.

Cumps
César Azul
 

proque

Member
César,

Pedalar de modo utilitário é diferente de fazer BTT.

Mesmo na roupa. Esquece as licras e o material técnico a preços proibitivos.

Vê no site da Decathlon e encontrarás coisas muito úteis a preços módicos:

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etc...

E não esqueças isto:

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É fundamental!
 

cesarazul

New Member
Quanto aos preços, não te preocupes, tenho a sorte de conseguir o material que mostrei a preço de custo, como disse, trabalho numa loja e compro as coisas lá a preço que fica para a loja. Agora à coisas que mesmo na decathlon fica mais em conta e até parecem mellhores, essas malhas que mostras-te são bem baratas, mas sinceramente para quem anda à chuva não servem, a que mostrei da bontrager já tras um acessório que é uma capa para intemperies e ainda existe a mesma mala com esta opção:
1f76a8e46e46b722acec6b4755f36e3f.jpg


Este fds já vou rondar, o meu objectivo é começar já na proxima segunda, mas deve ficar apertado até ter tudo operacional. e tudo comprado.
 

proque

Member
Eu tenho umas dessas e procedo do seguinte modo: impermeabilizei-as com um spray e, além disso, tudo no interior anda dentro de sacos impermeáveis.

Já foi testado no meio de um aguaceiro medonho e resultou. A vantagem é o facto de permitir ter alguma capacidade de transporte (sem ser em excesso procurando evitar o fenómeno "mala de senhora" - quanto mais espaço, mais tralha ;-).

Ainda não entendi o seguinte: a tua ligação é urbana, sub-urbana ou é BTT?
 

cesarazul

New Member
A minha ligação, como assim?
Vou responder das duas maneiras que entendi... ;)

Se falas no meu meio de transporte, a minha bike é uma BTT, com pneus de estrada. Pensei em usar a minha bike de estrada, mas para isso teria de dar uma volta que me levaria pelo menos mais 15min, para evitar uma calçada romana, assim optei, por pegar em peças e um quadro que tinha em casa e montei uma bike de BTT, que já me serve para passar a calçada sem qualquer problema.
Se falas no caminho que vou fazer, é por estrada, sempre, só tenho cerca de uns 500 em calçada romana.

Neste momento tenho a bikes assim
Falta trocar os pedais e colocar o pneus fininhos, tirando claro a parte dos guarda-lamas, suporte, malas e luzes...
20101030114248.jpg
 
Last edited:

proque

Member
A minha ligação, como assim?
Vou responder das duas maneiras que entendi... ;)

Se falas no meu meio detransporte, a minha bike é uma BTT, com pneus de estrada.
Se falas no caminho que vou fazer, é por estrada, sempre, só tenho cerca de uns 500 em calçada romana.

Sim era isso mesmo...
 
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