Treino em Rolo, com Suplementação

Pescador

New Member
Execelente tópico,

já ai está o inverno e voltam os rolos. No ano passado fiz um treino em rolos (e n só) que tirei da Bike Magazine (nem tudo é mau na revista :wink: ) e os resultados foram muito bons, de 97kg para 78kg :mrgreen: :mrgreen: , n foi só dos rolos mas ajudou e muito...

venham de lá esses treinos
 

agirão

New Member
Irei fazer, agora, um treino intervalado ( 10 x 5km, com 5' de recuperação ).

Logo, como disse, iniciarei uma programação, aqui, para quem pretender seguir, ou retirar ideias.
 

agirão

New Member
Para começarmos esta tarefa do treino em rolo, ir-vos-á falar o António Girão, na sua vertente da Psicologia! Depois surgirá na vertente técnica e, depois, de atleta..!!
Vamos lá:
- comecei o treino visando a nova época desportiva em princípios de outubro;
- o objectivo é a melhoria de resultados em maratonas de btt e os Campeonatos da Europa de Veteranos de Atletismo, em julho, na Hungria.
Como nem sempre posso treinar Atletismo, resolvi fazer transferes de treino. No rolo irei treinar a endurance, a resistência, a força e a cadência ( esta especificamente para o Btt ).
Partindo de princípios elementares, tais como: o princípio destas vertentes do treino são iguais para todos os desportos e a força exercida é-o maioritariamente pelas pernas, parti para este desafio.
Havia que não provocar a saturação que estará subjacente a um treino num espaço restrito! Aqui, há que reforçar um princípio: VOU TREINAR! SEJA NO ROLO, NO CAMPO, NA ESTRADA, NA PISTA...VOU TREINAR..!! A SATURAÇÃO RESIDE NO ANTI-PRAZER..!!
Não preciso que me ensinem isto..!! Sinto-o e fundamento-o na minha situação de Estudante de Psicologia do Desporto! HÁ QUE FAZER...FAZ-SE..!!
O PRECONCEITO É MEIO CAMINHO ANDADO PARA O INÊXITO..!! PORQUE NÃO PARA O CONTRÁRIO..!!??
Se gosto de que estou a fazer, se me dá prazer, não vou criar um efeito..!! O efeito de pré-concepção de que é "chato"..!! Gosto de pedalar, quero melhorar a minha performance, não tenho possibilidade de ir para a rua, o rolo resolve o problema...VOU PARA O ROLO..!!
AQUI COMEÇA O PRAZER..!!
 

fitty77

New Member
Aussie Bike said:
Mas o treino de Rolo, é importante para que caracteristicas de Bttista? Resistencia? Ritmo? ou para nada em geral!!!

No rolo, pode-se treinar qualquer atleta, para qualquer variante do ciclismo. Claro que há exercicios especifico para cada vertente. Por exemplo, mesmo para XC, é possivel treinar-se num rolo, bastando que os exercicios estejam definidos de uma forma intensa intervalados e de curta duração (talvez hora e meia, digo eu). A intensidade de treino num rolo permite que num determinado espaço de tempo se consiga praticar aquilo que requereria muitas horas para fazer em estrada, ou mais ainda em btt, porque pura esimplesmente se puxa do principioao fim (mais ou menos, mas estás sempre a pedalar). Obviamente que, se não se intercalar os treino no rolo com treinos de btt (para os praticantes de btt) há uma coisa que aos poucos se vai embora: a técnica. Isto depende do jeito e experiencia de cada um. Por isso é que há treinadores (uns bons, outros nem tanto) para guiarem o treino de cada pessoa, de acordo com as suas caracteristicas.

Edit: Desculpa Girão, já me meti no meio do teu texto....
 

agirão

New Member
Para não criar " fastio ", irei colocando algumas curiosidades!

Reparem num treino de 30 minutos rápidos..!!

O resultado que aparece em segundo lugar é proveniente do TREINO e da CORRECTA SUPLEMENTAÇÃO!
Apresentarei os resultados por cada 5 minutos, em quilómetros percorridos..!!
5' 10' 15' 20' 25' 30' Média Horária

Dia 31 de outubro 4 580 9 220 13 910 18 490 23 170 28 440 56 880

Dia 11 de novembro 4 970 10 310 16 030 20 950 26 300 31 000 62 000

Estes dados servem-me para aquilatar dos efeitos do trabalho e para adequar a programação pela evolução do treino.
Atribuo a evolução à correcta programação e à eficiente suplementação alimentar..!!
 

agirão

New Member
Fitty77..!!

É sempre um prazer ler o que escreves..!!

Não é só a Amizade e Consideração que me levam a afirmar isto, é a Justiça..!!

Desejo que este tópico seja inter-activo para nos esclarecermos..!!

Força, Companheiro..!!
 

agirão

New Member
Gostaria que colocassem dúvidas..!!

Se eu souber, esclareço..!!

Há várias vertentes de interrogação no treino: o que se sente fisicamente; o que se sente animicamente; como nos motivamos; haverá momentos-chave de crise; como entramos para o treino; como saímos do treino..
 

elv1s

Member
Boas, desde já mostro aqui a minha curiosidade e interesse na evolução deste tópico.

Começo já por perguntar... o que é a correcta suplementação?

E essa melhoria, representa o quê concretamente em frequencias cardiacas? Assumindo que no rolo, o nivel de esforço é sempre o mesmo e indiferente às mudanças de peso, (factor também importante a andar fora do rolo) essa melhoria deve-se efectivamente a melhorias a nivel cardiovascular? A nivel de força muscular? A uma motivação moral superior?

cumps
 

agirão

New Member
elv1s.

Hoje, há muitas pessoas a fundamentar o treino na observação cardíaca. Este factor não é decisório numa fase adiantada do treino. Um atleta com um bom suporte, proporcionado por uma correcta adaptação ao esforço, não terá, obviamente, alterações significativas. Se as tivesse, seria preocupante.
O que afirmo atrás, contraria a permanente observação de que me apercebo, de atletas sempre preocupados com o pulsómetro. Mas, se os interrogarmos das ilacções retiradas e dos proveitos para o treino, não sabem.
O princípio do treino de repetições, para aprimorameno das condições cardíacas, provém do início dos anos '60, por estudos, e aplicações, de um Médico neo-zelandês, apaixonado pelo atletismo ( Dr. Van Acken ). Eu ouvi, da sua boca, para um célebre Atleta ( um dos melhores corredores de sempre de 800 e 1500 metros ), Peter Snell, dizer: " Para que escutas o coração..!!?? Ele trabalha em silêncio..!! Quando o ouvires, estarás mal..!! "
Bom..!! Não terá muito interesse a permanente visualização do pulsómetro! Convém, isso sim, exames regulares por especialistas! Aqui, indicam-nos se devemos, ou não, continuar a competir.
O treino é baseado em diagnósticos e avaliações. Deve ser, sempre, bem planificado e vigiado pelo técnico! O atleta deve treinar e confiar..!!
 

Pescador

New Member
agirão said:
Para não criar " fastio ", irei colocando algumas curiosidades!

Reparem num treino de 30 minutos rápidos..!!

O resultado que aparece em segundo lugar é proveniente do TREINO e da CORRECTA SUPLEMENTAÇÃO!
Apresentarei os resultados por cada 5 minutos, em quilómetros percorridos..!!
5' 10' 15' 20' 25' 30' Média Horária

Dia 31 de outubro 4 580 9 220 13 910 18 490 23 170 28 440 56 880

Dia 11 de novembro 4 970 10 310 16 030 20 950 26 300 31 000 62 000

Estes dados servem-me para aquilatar dos efeitos do trabalho e para adequar a programação pela evolução do treino.
Atribuo a evolução à correcta programação e à eficiente suplementação alimentar..!!

hummm :roll: :roll:

não tenho velocimetro na roda de trás, pensei que os treinos seriam à base da FC, qq coisa do género:


5' 10' 15' 20' 25' 30' 40'

FC aquecer até aos 130 bcm ir e até aos 150 manter no 150 bcm subir para 170 bcm descer aos 160 bcm manter 160 bcm recuperação


O que fazia no inverno passado era:

um dia treino de cadencia - carrete / rolo leve, rotação

outro dia força - carrete pesado / rolo pesado, força

outro dia "picos" - alternar entre carretes / rolo leve e pesado +- 10' em cada um

outro dia sprints - fazer 1' no máximo, 1' recuperação... repetir 5x


penso que será mais ou menos este tipo de treinos que, quem tiver conhecimento, deve partilhar :mrgreen:
 

Pescador

New Member
não tinha lido o post anterior :oops:

mas agora fiquei com uma dúvida... se treinar a "ouvir o coraão" não vou conseguir, com o treino, um maior rendimo com as mesma bcm?
 

agirão

New Member
Pescador!
Será isso que tentarei fazer! Partilhar, e explicar, o que faço, relatando sensações, justificando opções! Espero ajudar!

eolv1s.

A correcta suplementação é a ingestão ( durante e após o esforço ) de uma boa bebida isotónica, equilibrada em sais minerais, de proteínas ( devem tomar-se com sumo de uva, por questões enzimáticas ), de toma de aminoácidos e complexos vitamínicos em dosagens correctas e...sobretudo de uma boa alimentação, onde o álcool não terá lugar..!!
 

fitty77

New Member
Também tenho duvidas em relação à suplementação.

Em relação à frequência cardiaca, penso que não erro se disser que no treino no rolo, o uso de um monitor de frequencia cardiaca é essencial em pessoas iniciadas nestas andanças. Convém estabelecer zonas consoante a idade, e efectuar os treinos baseados nelas. Mantendo essas zonas, a evolução vai trazer um aumento do rendimento, seja, no aumento da cadencia, no aumento da distancia percorrida, na média horária e nos watt's produzidos. Ou seja, com o tempo e com o correcto treino, o que vai acontecer é que para a mesma zona de pulsação, conseguirá produzir-se mais trabalho, mais rendimento.

A ideia é manter a frequencia cardiaca (e se o corpo suportar, aumentá-la, mas cuidado com o entusiasmo... consultem os especialistas) para cada tipo de treino. O que vai variar é o rendimento e a condição de recuperação fisica. Isso, complementado com correctos periodos de aquecimento e relaxamento, alongamentos e alguns exercicios complementares (por exemplo abdominais) ditarão o aumento da performance e a diminuição dos tempos de recuperação.

Por isso é que pessoas experientes nestas andanças (como o AGirão), podem dispensar alguns elementos que pessoas iniciadas considerarão essenciais. Por exemplo a leitura da cadencia, o monitor cardiaco e dependendo do rolo, a colocação do conta km's na roda traseira. Em alguns casos o rolo já faz isso tudo. Mas alguém experiente, dispensa isso, pois com base na reacção do seu corpo consegue definir o que fazer e consegue forçar se necessário, sem ter acesso a qualquer outro tipo de informação. Mas para um inexperiente isso será dificil pois ainda não reconhece a reacção do seu corpo. Para mais, quando no rolo, estamos num ambiente fechado e dependentes de uma temperatura e humidade que não encontramos no exterior. Começa logo pela deslocação do ar que é inexistente, e o corpo para conseguir baixar a temperatura, aumenta o ritmo cardiaco (penso eu), o que influi no ritmo. São tudo condicionantes que uma pessoa iniciada no uso do rolo vai ter que se aperceber com o tempo. Há quem use ventoinha para imitar a deslocação do ar no exterior....
 

fitty77

New Member
Agirão, qu tipo de bebidas costumas tomar? E juntas mais alguma coisa, ou esses aminoacidos e enzimas são aqueles que já vêm nas bebidas isotonicas? Ultimamente ando a abandonar os Isostar's e a recomeçar a beber água, sem mais nada. Durante o treino, passo bem, mas depois parece que falta algo ao organismo....
 

agirão

New Member
Pescador!

O treino, nas suas várias vertentes, serve para habituar o coração ao esforço, para elasticizar o seu comportamento ( menos batimentos em repouso e mais capacidade de ir a um número superior de batimentos sem anomalias ), uma maior e mais rápida recuperação. Após estes objectivos alcançados, há que aprimorar a força, a velocidade, a destreza, a flexibilidade..
Na presença de Atletas de nível mundial, raramente se vê a preocupação de verificar o pulso..!! Isso é primário e desnecessário..!! Não retiramos conclusões no imediato..!! O treino é progressivo e a médio prazo. O facto de ver que estou a 160 bpm nada me diz..!! A não ser pela experiência de, na mesma situação, repetidas vezes, ter notado outro comportamento que não o do momento..!! Aí, há que parar e perceber o que se passa..!!
 

agirão

New Member
Fitty77.

É certo o que dizes! Estamos em consonância nos nossos últimos posts.
Uma pessoa iniciada no treino, ao usar o pulsómetro, como indicias, e muito bem, está na fase de diagnóstico! Do conhecimento do seu corpo. Mais tarde ( muito mais tarde ), deve consultar um técnico, explicar-lhe o que já fez, quais os seus objectivos, as condicionantes, se as houver e, então, partir-se-á para a programação de treino, tendo sempre em mente o " sentir o corpo " e os alertas dos " fusíveis " que ele tem ( Caimbras, desfalecimentos, sede exagerada, cansaço demasiado ).
Um treino correcto alicerça-se na relação da formação do técnico, da condição do atleta e da atenção de ambos.
 

elv1s

Member
Acho que ou fui mal compreendido em parte, e por outro lado acho que isto talvez vá perder o interesse por completo.

Ou seja, quando pergunto o que é uma correcta suplementação, devia ter dado ênfase à palavra "correcta" pois a resposta foi à palavra suplementação... E sobre isso fico na mesma, não me adicionou mais informação útil.

treinar por sensação é muito bonito, mas hoje em dia até temos potenciómetros, que facilitam a coisa, no entanto, a maioria das pessoas(eu) que podem ter interesse neste tópico, não passam de amadores que até "treinam" (não confundir com passeio lúdico) mas que o único meio simples e barato, ao qual têm acesso são os monitores de freq. cardiaca.

Agora é que me baralhei todo com essa dos atletas de nivel mundial. Mas isto vai ensinar o quê a quem?
Peço desculpa, mas sou céptico...

Sendo eu uma pessoa que treina e quer melhorar, mas não sendo um atleta de nivel mundial, afinal não preciso de pulsómetro? Querem ver que gastei os euros mal gastos?
Mas como é que me habituo a saber quando vou a 160bpm, sem o treino prévio com pulsómetro?

Já estava a criar espectativas....


entretanto quando escrevia apareceu outra resposta. OK.
 

agirão

New Member
elv1s

Vamos a ver se nos entendemos!
A suplementação é, simplesmente, suplementação! Não precisamos de a adjectivar de correcta! O facto de estar inserido nesta palavra, logicamente por aglutinação, o prefixo "-justo", na adaptação de género ( feminino ), indica que é correcta..!!
Não há "suplementação" e "correcta suplementação". Talvez eu tenha reforçado, para nos apercebermos da sua necessidade. Foi um acto consciente!
Quanto à "alta-competição", será para que entenda do valor / importância que estes atletas dão a este facto!
E, partiremos de um princípio! Estou aqui a partilhar..!! Sobretudo a minha experiência, em menor escala os meus conhecimentos..!! Porque, profissionalmente, sou " simplesmente " Professor de Língua Portuguesa! Como hobbys, tenho o Atletismo, o Btt e a Psicologia do Desporto e do Exercício..!!

Vá, continuemos nos rolos..!!
 

fitty77

New Member
Elv1s, acho que o que interessa reter é que este será um post para partilhar experiencias. O amigo Girão está a partilhar a dele e se com isso conseguir ajudar algéum é o que interessa. O método que ele usa pode ou não ajudar outra pessoa, mas é válido para ele. Tomara eu saber qual é o válido para mim.

Ninguém disse que fizeste mal em comprar um monitor cardiaco. Pura e simplesmente, se o compraste, usa-o. Pode ser que um dia, quando acumulares mais experiencia, chegues ao ponto de o achares dispensável, ou pelo contrário, achares esse principio errado e que afinal o pulsometro é absolutamente indispensável. Interessa é que se ele se encontra no método apropriado para ti neste momento e nesta fase da tua preparação... so be it. Mas tenta argumentar o porque de o achares necessário.

Em relação à suplementação, entendo isso como seja a administração de suplementos para enriquecer as nossas fontes energéticas, vitaminicas, etc. Agora, todos somos diferentes, e o correcto para ti não será o correcto para mim. Mais uma vez, conta a partilha de experiencias. Eu por exemplo, referia atrás que enjoei do Isostar. Se me puderes indicar uma bebida isotonica diferente e com que tu te dês bem, para eu experimentar, eu agradecia essa ajuda, mesmo que depois de experimentar eu veja que não serve para mim. Mas agradeço essa partilha de conhecimento. Penso que será nessa base que este tópico pode funcionar. Não há aqui iluminados. Apenas e só experiências que interessa partilhar, parece-me a mim.

Abraço
 

agirão

New Member
Irei, amanhã, colocar planos de treino. Acessíveis a toda a gente. Iremos debater os prós e os contras.

Sobre as bebidas isotónicas, conheço várias e tenho opinião, mas acho que será incorrecto indicar as de que gosto, pois poderia ser injusto. Assim, poderei dizer apenas o que acho. O que sinto ou, então, poderei indicar, por MP, o que utilizo.
É que, estamos a lidar com marcas e tenho receio de ser incorrecto, embora involuntariamente!

Se se proporcionar, mais à frente, iremos falar destes assuntos.

Após cada opinião, tentarei justificar, estando sempre aberto a opiniões, para melhorar!

Força, Rapaziada!

Fitty77..espero ver-te "a bombar", outra vez, em provas de 24 horas..!!
 
Top