Treino em Rolo, com Suplementação

agirão

New Member
Companheiros!

Há alguns users que conhecem o meu prazer em pedalar em rolos!

Tenho muitos registos de treinos e milhares de quilómetros feitos. Este verão, só em dois fins de semana, fiz 2000 quilómetros.

Desde princípios de outubro, comecei a utilizar, de forma sistemática, suplementação e, as diferenças são enormes! Por exemplo, num teste de meia-hora rápida, com registos da distância percorrida em cada 5 minutos, melhorei, num mês, de 52 quilómetros / hora de média, para 61 quilómetros / hora.

Irei, aos poucos, colocando os treinos para quem pretender ver e tirar algumas ideias. Explicarei os aspectos subjacentes à planificação, bem como testes, alimentação e hidratação.

Espero ser útil! Quem pretender, pode colocar questões a que eu, se souber, responderei.
 

Polegar

Active Member
Aqui está um tópico que vou seguir com atenção. Devido a um problema no seio da família leva me que não possa ir treinar para a estrada muitas vezes dai que tenho treinado muito em rolo. chego a fazer sempre no mínimo 2 horas de rolo por dia. a minha alimentação rege-se por uma alimentação equilibrado que ando a fazer. durante estes treinos o que costumo fazer é dependente do treino. Se for um treino de recuperação (leve) normalmente só me hidrato com agua, caso seja um treino normal ja me hidrato com sais. Normalmente não como nada, nem barras nem geis durante treinos de rolo. Vou seguir este tópico para tentar aprender mais qualquer coisinha :mrgreen:
Cumprimentos e força
 

agirão

New Member
Polegar!

Logo à noite colocarei os treinos desde outubro e começaremos a análise dos mesmos. Explicarei o que se sente, quer fisicamente, quer ao nível emocional, factor muito importante neste tipo de treino e do respectivo transfer para o btt.
 

Fourmag

Member
Boas,

Realmente um tópico a seguir. Ando à procura e até já pedi conselhos a alguém deste Fórum mas ainda não obtive resposta. Pretendia um plano semanal para o rolo mas para treino de duatlo. Fazendo corrida dia sim dia não, como posso/devo encaixar o treino no rolo e em que níveis? Devido aos horários do trabalho só me resta o rolo e aí seria a base de treino para a bicicleta.
AoSábado tento encaixar corrida e bicicleta no exterior. É capaz de ajudar?
Desde já o meu obrigado e parabéns pelo tópico. Certamente muita gente irá estar atenta.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

agirão

New Member
Paulo!

O meu desporto principal é o Atletismo. Faço, complementarmente, BTT. Adapto o treino de rolo ao treino de endurance, resistência e força que sejam produtivos ao Atletismo.

Estabelecerei a relação entre os dois treinos e os princípios das suas planificações.

Tentarei ajudar!

Um Abraço!
 

fitty77

New Member
Agirão, seguirei isto com atenção.

No entanto, para as médias que referes, não será importante mencionar o rolo e a intensidade aplicada neste? Ou referes-te ao rolo sem resistencia? Não leves a mal a pergunta, mas como tenho um rolo lá em casa e sou um nabo com aquilo, basicamente por um factor que mencionas (o emocional), que me leva a que 1/2 hora em cima daquilo seja um martirio para a paciencia.... Ganho tédio num instante. Já o levei para a sala para ir vendo tv, mas nem assim.... Daí estar interessado em saber a tua experiencia e a forma como contornas esta questão (com tanto km, de certeza que alguma táctica deves ter para dar a volta ao tédio).

Abraço e obrigado por partilhares essa experiencia
 

Polegar

Active Member
Uma forma de contorna o tédio (pelo menos para mim) é ter um objectivo presente, algo que queiras e não fazer rolo por fazer. Musica, séries ajuda sempre. Mas propõe-te a um objectivo e conseguirás de certeza. eu tive esse problema e agora desde setembro tenho muitas horas no rolo. Os meus treinos Rolo ou sem ser rolo são no mínimo duas horas. Meu principal objectivo neste momento perder peso. Em dois meses passeio dos 82 para os 73Kilos, e sem perder ritmo de bike, pelo contrario aumentei e bastante. um exemplo, na ultima prova de resistencia em castelo branco que estiveste presente se não estou enganado não te consegui acompanhar, levando duas voltas de avanço de um colega meu, na maratona de idanha (penso que viraste para os 40Km) acompanhei o meu colega ate ter tido o azar de ter furado aos 40 Km, isto a titulo de exemplo.
 

fitty77

New Member
Si, estou ciente que melhor do que estrada para treinar e ganhar ritmo, só mesmo o rolo. Mas eu coloco esses objectivos, como as séries e tal. Para terem uma ideia, por exemplo o aquecimento, que deveria ser de 10 ou 15 minutos, não consigo. Ao fim de 3 ou 4 min já estou em ritmo de treino, o que acaba por ser contr-producente em termos de treino, acabando por prejudicar mais do que ajuda.... O tédio, para mim, é lixado...

Na maratona de Idanha virei para os 40, sim.
 

fitty77

New Member
Outra questão, e desculpem estar a colocar neste tópico, mas é para ouvir as opiniões dos restantes "ouvintes" :mrgreen: , a bike que lá tenho é a minha de estrada, uma Tarmac. Não faz mal uma bike de carbono no rolo. É que por exemplo, quando se treina a pedalada apenas com um pé (para melhorar a técnica de pedalada) tenho muito receio de forçar as escoras , visto a força ser aplicada apenas de um lado, sem força de oposição do outro lado. Já em tempos ouvi dizer que bikes de carbono e rolos não se davam bem, mas gostava de saber se isto é mito ou mesmo realidade....
 

Polegar

Active Member
fitty77 said:
Si, estou ciente que melhor do que estrada para treinar e ganhar ritmo, só mesmo o rolo. Mas eu coloco esses objectivos, como as séries e tal. Para terem uma ideia, por exemplo o aquecimento, que deveria ser de 10 ou 15 minutos, não consigo. Ao fim de 3 ou 4 min já estou em ritmo de treino, o que acaba por ser contr-producente em termos de treino, acabando por prejudicar mais do que ajuda.... O tédio, para mim, é lixado...
è verdade. Se ao fim de 3 ou 4 minutos já estas em ritmo forte acaba por ser mau. A exemplo o meu aquecimento começa por ser sempre entre 30 a 40 minutos com cadencia acima dos 90rpm em que metade ando no nível um e outra metade no nível dois (os meus níveis estão divididos em 4). E muito chato fazer rolo entao sem companhia pior ainda. No ano passado ainda tinha a minha namorada a dar apoio agora devido a factores profissionais não tenho :(. Tenho de fazer sempre sozinho e o que me faz conseguir foi introduzir um objectivo muito forte mesmo para a próxima época desportiva. Para já está a resultar o que ajuda ainda mais no factor motivação. No ano passado acontecia-me o mesmo ao fim de dez minutos já estava maluco e começava logo nos ritmos malucos pretendidos, e quando acabava queria lá saber daqueles dez minutos de descompressão, alongava e ia ao banho, agora só de descompressão no mínimo estou uma hora e acredita que resulta pois a recuperação para o dia a seguir é muito melhor e no dia seguinte sentes te como novo. claro que nem toda a gente consegue ter disponibilidade para estar todos os dias 2 horas a 2h30 no rolo, mas como neste momento tenho aproveito ao máximo. Mas uma coisa que aprendi foi que o aquecimento e a descompressão são dois factores tão ou mais importantes que as próprias séries. Ficaremos á espera dos conhecimentos do Agirão (que não deverão ser poucos neste assunto, conhecendo o percurso dele).
Relativamente á tua ultima pergunta não te posso ajudar, devido a minha falta de conhecimento nesse assunto.
Cumprimentos
 

fitty77

New Member
Polegar, treinos em rolo com essa duração, já são excelentes, a todos os niveis, e ajudam muito em provas de resistencia. Eu para isso, não consigo sequer ter disponibildade. O meu objectivo era meter ali 15 minutos de aquecimento, uma hora e 15 de treino e 15 de descompressão.... Não consigo arranjar tempo para mais. Mas mesmo isso acabo sempre por não conseguir fazer, porque fico entediado. Na altura, já a prever isso, comprei um rolo que dava para fazer o upgrade para um com VR. Já ponderei a compra desse kit, para ver se o tempo corre melhor.... Mas é a minha grande dificuldade, o tédio...
 

nirvugo

New Member
Boas pessoal,

Não pude passar por este tópico sem deixar a minha opinião. Também tenho um rolo de treino (vai para dois anos) e ultimamente tenho-lhe dado mais uso. Tenho andado a pesquisar pela net alguns treinos e estou a tentar seguir um plano (self-service :mrgreen:). Como tenho o tempo todo controlado pelo(s) trabalho(s) nem sempre consigo treinar quando quero nem o tempo que quero por isso faço dois treinos diferentes: quando tenho tempo faço um treino de uma hora (séries longas) quando não tenho, faço 1/2 hora (séries curtas de força). Sei que pode não parecer muito tempo mas para mim passar mais de uma hora no rolo aborrece-me, mesmo estando focado no meu objectivo e tendo música para me ajudar a passar o tempo. Talvez se não treinasse na garagem do meu prédio (com vista pro carro da minha mãe :s) e treinasse proximo de uma janela não ficava tão aborrecido mas não tenho outra forma de o fazer pois não ha espaço pro rolo em casa.
Ter um rolo é fácil, dar-lhe uso é que custa!!! :mrgreen:
Abraço e boas pedaladas a todos
 

Polegar

Active Member
a minha vista tambem é má, e numa zona especie garagem. As vezes por impossibilidade tambem não consigo treinar a tarde, mas a força de vontade (e penso que só isto conseguirá vencer o tédio, pelo menos a mim esta a ser) faz me treinar, nem que para isso comece as 10 da noite e so me deite depois da meia noite, e atenção que eu levanto-me todos os dias as 5 e 45 para ir trabalhar.
fitty77 said:
Polegar, treinos em rolo com essa duração, já são excelentes, a todos os niveis, e ajudam muito em provas de resistencia.
Treinos para resistencia :) o grande objectivo da minha época tambem já deve ter ido parar a tua caixa de correio (quase de certeza).
Nota:Vamos esperar por logo. Atenção que tudo isto que estou a dizer resulta comigo, pelo esta a resultar, e pode não resultar com outras pessoas, e tambem de afirmar que os meus treinos são planeados por uma pessoa que percebe do assunto.
 

Polegar

Active Member
Aussie Bike said:
Mas o treino de Rolo, é importante para que caracteristicas de Bttista? Resistencia? Ritmo? ou para nada em geral!!!
Não tendo a certeza no que vou dizer acho k depende do tipo de treino que fizeres. No meu caso em cerca de dois meses, treinos cerca de 60% em rolos, o resto em estrada e monte, aumentei quer a minha resistencia quer o meu ritmo. O que para mim ajuda de certeza é o controlo da frquencia cardiaca e cadencia.. Falo apenas no meu caso
 

agirão

New Member
AussieBike.

Não servir para nada em geral é uma afirmação ilógica! Se não serve para nada, não pode servir para o geral..!!

Bom..!! Resistência e ritmo não são características de um bttista..!! São componentes e especificidades do treino para aquisição de competências..!! Treinam-se estes componentes, entre outros, para se harmonizar as capacidades físicas.

O treino, por isto mesmo, por ser treino, com uma programação coerente, fundamentada cientificamente, provoca melhorias e a consequente operacionalização na performance.

Há um equívoco recorrente: costuma chamar-se treino ao pedalar por intenção lúdica..!! O treino requer estabelecimento de objectivos, observação de condições, diagnóstico, planificação, acompanhamento e avaliação. Seja qual seja o método utilizado. Logo, quer o rolo, o treino de campo, os treinos complementares ( ginásio, natação, corrida, psicológico..), produzirão os efeitos desejados se devidamente planeados, com as condições necessárias e a sua correcta aplicação.

Penso que terei esclarecido!
 
Top