Travões Formula ORO K18 - Óleo e Sangramento

zykon

Super Moderador
O não recuperar é um problema de Oring da manete.

O ter dito que são dificeis de sangrar é o feedback que tenho de quando precisei de sangar os meus!
 

AMC

Member
Obrigado a todos pela pronta "assistência" quanto ao video da "bikezonetv" era precisamente o que pensava ter visto por aqui. Resta -me tentar encontrar o tal kit de substituição. Já agora para que conste esta á aprimeira avaria "séria" nos meus formula oro k18 depois de + de 4000 Kms foi sempre só trocar pastilhas e "poucas" cerca de 3 pares se não estou em erro (tb sou peso pluma 65kg) portanto bloqueia rápido, gasta é + pneu :rotfl:. Houve Tb um pequeno problema num dia de mto calor em que a bike ficou ao sol enquanto "recuperavamos" as forças com umas "minis" e o travão de trás ficou bloqueado :oops: dei-lhe água do cantil e depois + fresca e com mto esforço fui até casa. Depois foi só tirar um pouquito de óleo e não voltou acontecer. Voilá !!
Se alguém tiver conhecimento de onde posso adquirir o tal kit pela zona centro ou via net agradeço

Aderito
 

jppina

Member
Os Formula Oro não são mais difíceis ou mais fáceis de sangrar que qualquer outros travões... desde que se tenha as ferramentas necessárias (ou seja o kit de purga adequado...) e se siga as instruções do fabricante.

O problema de não recuperar a manete é um problema antigo dos formula oro. Nos ano do seu lançamento, quando ainda não havia os K18, K24 (estes eram os ORO - único modelo existente) e Oro Puro, houve muito a terem de ir para garantia por causa desse problema. Os meus foram uns deles. O estranho é que não surgiu o problema em simultâneo, mas sim com vários meses de intervalo entre um e outro. A garantia repôs os travões a funcionarem a 100%

boa mecânica :mrgreen:
 

RuiBH

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Bons dias pessoal. Será que alguém me pode tirar uma duvida? Estou a pensar comprar o kit para fazer o trabalho cá em casa e comecei a pesquisar videos que me ajudassem a entender o procedimento. Encontrei este no youtube onde retiram a manete do guiador para fazer o trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=HekVarmHS2w

A minha duvida é se realmente é necessário esse procedimento ou se podemos fazer o serviço com tudo montado nos devidos lugares.

Obrigado pela ajuda
 

demorider

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Nos formula não sei se será mesmo necessário retirar a manete do guiador mas uma vez que o parafuso de sangramento dos formula fica pela parte de dentro da manete é capaz de não dar muito jeito com a manete montada no guiador.. Nos avid o sistema é parecido e não é necessário retirar a manete..

Fica aqui um video de como sangrar uns avid que me parece ser em tudo igual aos formula: https://www.youtube.com/watch?v=IoaPUw5DliA
 

RuiBH

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Obrigado demotider. Por acaso vi tambem esse video e realmente os avid são de certa forma mais praticos para fazer esses serviço. O kit estatará a venda em lojas comuns?
 

demorider

Active Member
Não sei se nas lojas terão o kit.. Ou melhor não sei se as lojas terão interesse em vender os kits, afinal é mão de obra que perdem mas nada como passar por lá e perguntar caso não tenham e não arranjem há sempre as lojas online..
 

RuiBH

New Member
Afinal o problema prendia-se muito pelas pastilhas. Perdi sábado algum tempo de volta da bina e mudei-lhe as pastilhas. Agora surgiu outro problema. Depois de colocar a roda ao sitio esta prende muito. Chega a não andar mesmo. Alguém me saberá dizer se há forma de afinar as pinças ou terei de sangrar o sistema de travagem?
 

RuiBH

New Member
Problema resolvido. Tirei a roda e as pastilhas. WD40 nos êmbolos do travão. Com uma chave de fendas enrolada num pano para não danificar nada empurrei-os para dentro e a roda já anda. Para já ainda faz um pequeno ruído de roçar mas penso que seja dos calços a "ganhar cama" (não sei se é o termo correcto).

Obrigado e boas pedaladas.
 
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