Travão dianteiro não trava "bem"

jpfuturo

New Member
Discos com ferrugem + Travão dianteiro não trava "bem"

Boa noite.

Há cerca de 4 semanas comprei uma bicicleta que está equipada com travões (hidráulicos) Tektro Auriga. Até as pastilhas acamarem os travões não travavam grande coisa - penso ter sido esse o motivo. Passadas estas 4 semanas e ~120km, o travão traseiro já está no ponto (logo na segunda volta senti claras melhorias), mas o dianteiro parece-me igual. Em descidas mais íngremes ele não tem capacidade para imobilizar a bicicleta - mesmo descendo a lanço - e não consigo fazer (ou tentar :p) éguas.

Acham que deva levar a bicicleta à loja ou isto é normal para os travões em causa (que acredito que sejam fracotes)?

Obrigado e boas entradas!
 
Last edited:

Trailrock

New Member
Bom dia amigo, também possuo uns travões tektro mas os hdc 300 acho que são inferiores aos teus. A verdade é que para o meu peso (85kg) eles cumprem mas não satisfazem a 100 %. Melhoraram bastante quando substitui os discos por uns shimano e as pastilhas por umas shimano também de resina. (O disco da frente aumentei para 180mm). Mas está em vista a troca por uns travões slx mas só quando necessitar novamente de pastilhas. No teu caso acho que deves deixar acamar as pastilhas porque o mais certo é ainda não estarem no ponto. Os travões não têm aquela potência para te sentires confortável com apenas um dedo na manete, mas com 2 bloqueias ambas as rodas... Se ao fim de uns bons kms não travar em condições leva a loja.

Abraco
 

jpfuturo

New Member
Boa tarde, desde já obrigado aos 2 pelas respostas.

Hoje fui dar uma volta de 20kms e fiz alguns testes. Quando peguei na bicicleta reparei que o poder do travão era muito mais forte, consegui fazer "éguas" e imobilizar a bicicleta na descida da garagem. Com o passar dos kms fui reparando que o travão ia perdendo poder. Por último, quando cheguei a casa tentei fazer "éguas" e era impossível, o travão não agarrava o disco, nem consegui imobilizar a bicicleta na mesmo descida.

Devo dizer que os quase 150kms foram todos feitos em estrada e que de todas as voltas que dei tentei "acamar" as pastilhas da frente, tendo travado maioritariamente com o travão da frente e muitas vezes travava quando não precisava precisamente para ajudar ao processo da pastilha acamar. Mesmo percebendo pouco disto, acho que nesta altura já devia ter os travões a 100%, de realçar que o travão de trás senti que estava a 100% logo na 2ª/3ª volta.

Uma coisa que me deixou a pensar é que eu ando sempre à beira mar e de vez em quando noto que os travões ficam "vidrados", ou seja deixam mesmo de travar e só agarram passados uns metros (além de que fazem um barulho muito muito alto). Mas isto penso que seja normal devido ao sal do mar. Outra coisa que reparei hoje, também devido ao facto de viver e andar à beira mar é que os discos parece que estão a ganhar ferrugem.

cLmuiloh.jpg


Acham que a ferrugem é preocupante? (bicicleta com 4 semanas)
Quanto ao travão da frente: é normal não ter poder para fazer uma simples "égua"? ainda está a acamar? algo pode estar errado (ar no circuito/alguma peça danificada)?
 
Last edited:

Trailrock

New Member
Se eles travam bem e depois deixam de travar bem algo não está certo. O facto de viveres perto do mar é um factor no que toca a salites que diminuem o poder de travagem assim como a humidade relativa do ar. No entanto é algo que afectaria ambos os travões e não só o da frente. Penso que devias levar a bicicleta a loja para te verificarem o travao da frente r respectivo disco. Podes ter sobreaquecido o travao, e vidrado o disco ou pastilha. Existe uma técnica caseira que dizem ser muito eficaz, consistem em esfregares lama no disco e fazer um passeio com umas travagens de modo a que a fricção da lama limpe o disco e pastilhas de gorduras que possam ter. Podes experimentar e se mesmo assim não resultar, levar a loja para te sangrarem o travao ou substituir peças ou até mesmo um travao novo. Boa sorte com o caso.

Abraco
 

jpfuturo

New Member
Obrigado pela resposta. Tenho uma revisão de oferta (a Sportzone oferece uma revisão até 2 meses depois da compra), penso que vou esperar até lá. Neste momento a bicicleta tem 4 semanas, seria melhor levar já (por questões de garantia), porque uma coisa é ter 4 semanas outra é ter 2 meses. O facto da loja ser dentro de um shopping tira-me logo vontade de a levar lá, no caso da revisão ia levar porque é oferta, mas em diante não conto lá levar.

De salientar que não sinto insegurança, ela trava, mas não da forma que eu acho que deveria.

PS: foto novamente up!
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

Mesmo que o travão vá desenrascando o melhor é levares á loja e explicares o que está a acontecer. A meu ver o travão dianteiro poderá até fazer e necessitar mais força na travagem que o traseiro, em alguns casos, claro, daí ser muito importante que toda a bicicleta transmita segurança/confiança. Tudo bem que há travões e travões e cada um comporta-se de maneira diferente, mas apesar dos que tens na bike é importante que estes como qualquer componente esteja a um nível de fiabilidade aceitável. Não sei se, por viveres perto do mar é razão para os discos estarem com ferrugem, a não ser que sejam de má qualidade (muito baixa gama) e digo isto porque também vivo junto a mar e isso nunca aconteceu-me nem conheço a quem tenha acontecido isso. O disco parece ter uma boa base/parede de travagem e o que poderá estar a acontecer é que esses travões tenham pouca resistência á pressão e alcancem a "fadiga" muito depressa. Se começas bem e depois falham, penso que poderá ser pela resistência dos travões á pressão/fadiga. Se tivesses ar no circuito a manete de travão virá muito atrás porque a bomba não tem pressão/quantidade de óleo suficiente para travar (se o óleo que introduziram não for suficiente também pode acontecer porque há quantidade de ar em excesso. Estas coisas são montadas em grandes quantidades e há sempre algo que pode falhar). Uma limpeza do disco com algum produto desengordurante (ex: álcool aplicado num pano, nunca directo no disco) e retirar as pastilhas para inspeccionar e limpar (lixar levemente, limpar/desengordurar bem) poderão ajudar. Estando na garantia, o melhor é levares á loja para uma inspecção aos travões e claro, já agora, a toda a bike. Se continuares a não estar satisfeito tenta ver se é possível trocarem os travões por outros. Perguntar não custa. Espero ter ajudado em algo.

Boas Pedaladas :).
 
Last edited:

jpfuturo

New Member
BUMP!

Ando em exames e por isso ainda não tive tempo de levar a bicicleta à loja (admito que estava a tentar deixar arrastar mais 3 semanas para coincidir com a revisão e assim expunha os problemas e fazia a revisão).

Entretanto ontem fui dar uma volta de 2 horitas aqui pela marginal e cheguei a casa preocupado...

1 - Os discos têm cada vez mais ferrugem;
2 - O travão da frente trava cada vez menos, só no 1º KM é que ainda vai travando, a partir daí não consegue segurar a bicicleta;
3 - Tenho vergonha de usar o travão da frente, tal o barulho que faz... Tipo isto.

Falei com alguns amigos ciclistas e não cheguei a grandes conclusões...

Uns dizem que "ah são Tektro, é uma marca fraquinha, se calhar é normal", outros dizem que claramente algo se passa. Mas quanto à ferrugem ninguém me conseguiu explicar o porquê de uma bicicleta com 1 mês que nunca andou à chuva ter os discos com ferrugem.
 

Jocas22

Active Member
define andar á "beira mar", na praia é isso? é que eles ficarem vidrados ou o tal barulhao é quando estao molhados, nao é por andares á beira mar num paredao, ou a agua saltou o paredao?! Se isso apanhou agua salgada devias ter lavado, caso contrario nao é nada estranho a ferrugem
 

jpfuturo

New Member
Olá!

"Beira mar" é mesmo à beira do mar, ou seja, em paredões e caminhos paralelo/próximos ao mar. Por exemplo, nas marginais de Leça, Foz, Matosinhos, é sempre por estas zonas que ando. Nunca andei à chuva nem chuviscos e o máximo de água que ela apanhou foram poças no chão. Não sei se tem influência ou não, mas para estes lados o ar é muito húmido e não sei até que ponto andar 2h em frente ao mar não acaba por molhar a bicicleta e por arrasto os seus componentes (ar esse que deve ter grande quantidade de sal).. que eu tivesse notado isso nunca aconteceu mas também não tenho a certeza.

Acabei por não compreender a tua última frase.

Obrigado pela ajuda!
 
Boas. Cheira-me que esse travão já devia vir de origem com ar no sistema e precisa de ser sangrado. A perda de potência pode dever-se ao aquecimento que, durante a volta, causa a expansão das bolhas de ar que estão dentro do travão.
 

jpfuturo

New Member
Acabei de deixar a bicicleta na loja. Reportei o problema do travão perder potência e o da ferrugem que já se alastrava a outras partes da bicicleta. Amanhã vai ser desmontada e vai para a marca, ficando assim a aguardar uma resposta do fabricante.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Quanto a ferrugem, devia de ser um problema de fabrico, porque não estou a ver uma bicicleta nova a ganhar ferrugem tão facilmente, e usares a bicicleta a beira mar não deve ser o problema para tal coisa acontecer.

Em relação aos travões perderem potencia, deve ser como o DirtRider disse, ou seja, ar no sistema de travagem.
 

jpfuturo

New Member
Espero que me resolvam o problema sinceramente.
Quanto à ferrugem o rapaz disse logo que não era normal. Quanto ao travão fez lá um pequeno teste e pareceu-lhe que estava a travar bem - mas o problema ficou reportado. A verdade é que sem andar na bicicleta acho que não se consegue ter essa percepção, até porque só ao fim de X tempo é que ele perde potência. Essa questão do ar nos travões é uma coisa que numa loja resolvem facilmente ou é algo complexo?

Agora a parte má é que vou ficar sem ela 15 dias e na pior das hipóteses pode ir até 30 dias.
 

jpfuturo

New Member
Boas, fui hoje buscar a bicicleta.

Substituíram-me os discos tal como me tinham informado, mas por uns diferentes.

Eu tinha uns assim:



E os que me puseram são assim:



São ambos de 160mm. A minha questão é, estes discos são melhores ou piores que os que tinha? Não percebendo muito disto, eles parecem-me algo "simples", não?

Quanto ao problema da falta de potência do travão da frente, disseram que fizeram todos os testes e que em princípio seria problema mesmo do disco, que agora à partida está tudo bem.

Dei uma volta pequena e senti logo que os discos ainda não acamaram. Amanhã vou dar uma volta pela cidade, que conselhos me dão para não "vidrar" os discos? Assim como as pastilhas, os discos também têm de fazer "rodagem", certo?

Obrigado :)
 

jpfuturo

New Member
Alguém? :)

Fui dar uma volta hoje de manhã e é notório que os travões ainda não travam nada. Há algum processo que possa fazer para "apressar" isto?

Outra dúvida, para tentar que não volte a ganhar ferrugem, o que devo fazer no fim de cada volta em termos de limpeza/manutenção dos discos? Não ando à chuva, nem ando em terrenos com lama. Basta passar água? Limpar apenas com uma pano seco? Comprar algum produto?
 

Geezer

Member
Boas eu tenho uma Merida e tem esses travoes. Sinceramente nao tenho razao de queixa apesar de ja ter vidrado as pastilhas e os discos numa grande descida e como sou pesado nao perdoa... mas resolvi o assunto com agua e pedalar a travar... como era no traseiro é mais facil de travar e pedalar ao mesmo tempo, mas tenta fazer com o da frente o mesmo, pedalar e ir travando ou travar e sentires o pedalar pesado e ires podo agua da garrafita por exemplo. Isto vai aumentar o desgaste da pastilha e disco.

Se vires que nao resolve tenta outra vez com a lama (nao te poupes a isso, os discos e travoes estao preparados para isso mesmo) faz de maneira a que faça um grande barulho de areias a roçar. dps disso tenta usar o truque da agua e ves... se nao der resultado tens que voltar lá pois ha ai defeito...

E no caso de la teres que voltar tentar dar uma volta valente ate que sintas que o travao esta "fanado" e chegas la com a bike assim para eles verem como esta...

Como ja foi dito aqui pode ser ar no sistema e se calhar nem pensaram nisso. (tecnicamente existe sempre ar nos sistemas so que fica em cima na manete que nao faz diferença pelo que ja vi por ai, so nao é aconselhável é virar a bike de "patas" para o ar e usar os travoes, pois ai a bolha vai para a zona das pinças e ai sim, a coisa complica....

Ja agora a limpeza pode ser feita com aqueles spays de limpeza de discos dos carros ou com álcool.

Tambem ha outra coisa que se pode fazer é tirar as pastilhas fora, molhar com agua quente (nao é preciso ser a ferver) e meter detergente da loiça e esfregar uma contra a outra ate criar uma pastinha cinza (normalmente) e dps lavas bem outra vez com agua quente tentas secar um pouco com um pano e por de volta...
 

jpfuturo

New Member
Boas, acabei de fazer o método da lama...

Sinceramente não notei melhorias nenhumas, pelo contrário, agora não trava mesmo e além disso faz muito barulho. Já não sei o que fazer/pensar mais...

Vou tentar descrever o que fiz:

1- por lama nos discos
2 - andei um bocado até o chiar que a lama fazia nos discos
3- limpei a lama dos discos com água
4 - fiz a técnica do pedalar e travar ao mesmo tempo

Segui-me um bocado por este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Isz4WVAzQ7A

Sugerem alguma coisa ou vou à loja e exijo um sistema de travões completo novo?

Hoje tenho marcada uma volta noturna e cheira-me que não vou conseguir sair de casa. :fpalm:
 

jpfuturo

New Member
Outra coisa, quando o disco tinha lama, reparei que as pastilhas não estavam a limpar a área toda que seria suposto, ou seja, talvez elas não estejam a bater bem no disco. Deixou aqui uma foto para exemplificar:



A parte acastanhada era a suposta lama que não desaparecia dos discos.
 
Top