Travão dianteiro não trava "bem"

jpfuturo

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Obrigado a todos pelas respostas. De facto, há aqui várias opiniões contrárias, e eu gostava de conseguir reponder mas os meus conhecimentos na matéria são muito reduzidos!

Sinceramente custa-me voltar a ir com ela à loja sem "meter" a bicicleta nas mãos de alguém mais experiente e que consiga perceber se os travões correspondem aquilo que são (é preciso ter noção que são entrada de gama) ou se realmente algo está a falhar. O único termo de comparação que tenho é a bicicleta de um amigo que tem uns Shimano M355 com disco de 180mm e aquilo trava que se farta e também uma bicicleta antiga (super-barata) com uns v-brake que travavam melhor que isto.


maritimus , para ver se consigo ter um termo de comparação... Tu se fores a 1 ou 2 km/h e travares a fundo (com o da frente) ele bloqueia-te logo a roda? Em algum momento consegues fazer "éguas" com tua bike? Com o travão traseiro, aperto até ao fundo e ele bloqueia-me logo a roda (começa a derrapar) a da frente, independentemente da velocidade apenas diminui de forma gradual a velocidade até parar a bicicleta. Nota-se que não tem aquele "kick" de travar a fundo...



maritimus, sendo assim, confirmas que ambos os bombitos deviam mexer? No meu caso, é notório que na frente apenas um deles mexe.
 

maritimus

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Como disse, estes travões são muito bruscos. Á menor pressão e a frio, eles têm tendência para bloquear as rodas, e sim a bike faz facilmente égua se transferires o teu peso para a frente.
Acabei de dar uma volta com ela e reconfirmei que ambos os bombitos actuam.Tens a certeza que o travão está centrado? Talvez este video te ajude a perceber como se centra o travão ou, caso não queiras mexer tu mesmo nos travões, como identificar se o travão está ou não centrado.
Se o de trás estiver bem, tenta por comparação ver o que está mal no da frente. Mas se só mexe um bombito, acho está na altura de reclamares.

<br>[video=youtube;AgI9K7-dGS0]https://www.youtube.com/watch?v=AgI9K7-dGS0[/video]
 
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jpfuturo

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Bem, lá estou aqui eu a reavivar este tópico que criei... Desta vez com uma bicicleta nova, mas com +/- o mesmo motivo. A bicicleta em questão é uma Cube LTD Pro com 4 semanas que nunca viu água nem lama.

A última volta que fiz com ela foi na quinta-feira, hoje (terça-feira) pego nela e qual não é o meu espanto que os discos já estão a ganhar ferrugem e o poder de travagem está muito afetado. Passo a explicar: além do barulho ensurdecedor e algo envergonhante, a travagem está muito esquisita, parece que estou a travar sobre um disco cheio de areias, isto é parece que o disco se vai desfazer quando começo a travar, até se sente as oscilações no guiador. Andei cerca de 17km's e estes problemas mantiveram-se...

Para quem já se esqueceu (ou não leu) no primeiro post refiro que vivo e ando à beira-mar, como tal é natural que o próprio ar contenha muito sal. Como já é a segunda vez que me acontece isto em duas bicicletas diferentes (se bem que tenho um amigo que mora no mesmo prédio e anda comigo e os discos dele não têm estes problemas), tenho de arranjar uma solução para isto... Ainda assim da primeira vez era uma bicicleta de 300€ sempre pensei que seria do fraco material, desta vez é uma bicicleta de 1200€ que 4 semanas depois já começa a apresentar ferrugem. Sempre que ando, independentemente das voltas passo um pano de micro-fibras por quase toda a bicicleta, curiosamente os discos foram os únicos componentes que ainda não toquei.

Posto isto, que tipo de manutenção me aconselham a fazer nos discos para evitar estes problemas? E já agora como faço para resolver o problema que referi no 1º parágrafo, já que o poder de travagem está muito afetado.

Deixo aqui um vídeo com uma amostra do barulho:

https://www.youtube.com/watch?v=hYp-5idixpU

Pastilhas (será que estão vidradas?):


Disco:
 

camponubla

Well-Known Member
A ferrugem nas zonas onde não há contacto com os calços para mim é normal aparecer.....onde "dorme" a Cube?, se for num arrumo na garagem por exemplo, são sítios com alguma humidade. Da mesma forma, se a deixas na varanda, também é normal aparecer ferrugem.

O som que faz ao travar parece-me a calços vidrados ou contaminados. Intenta lixar os calços com papel de lixa fino (800 ou 1000) e lavar os discos com desengordurante e um pano e depois limpar bem. Se isto não resolver eu tentaria a trocar os calços e meter novos (sempre tendo limpado antes bem os discos)
 

jpfuturo

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A Cube - ao contrário da Berg - dorme desde sempre dentro de casa, mais propriamente no escritório. Amanhã vou fazer isso que indicaste, obrigado. Fiquei com uma dúvida quando à lixa, é lixa de água? Esses 800 ou 1000 significam o quê? A mais lixa de água mais fina que encontro no site da Leroy Merlin é de 180 gramas, mas há lixa básica de 40 gramas.

Só há uma coisa que não percebo, na quinta-feira cheguei a casa e não tinha nenhum problema, passados 5 dias sem ninguém lhe mexer, já não trava...
 

camponubla

Well-Known Member
O nº de 800, 1000, etc é granulação da lixa, quanto maior o nº mais "fina" é. Se calhar com as de 180 chega, mas não faças com muita força então :)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Tenta desengordurar isso.
Limpa com alcool os discos. ( por acaso não meteste spray de silicone ou assim?)

Tam´bem por qualquer motivo pode ter o sistema de travagem necessitar de ser sangrado. Sentes diferença nao tacto das manetes ( esponjosas)
 

jpfuturo

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Não senti diferenças nas manetes, parecem-me estar iguais.

Vou comprar a tal lixa fininha e passar nas pastilhas. Quanto ao processo de limpar os discos com álcool. Posso usar álcool normal, certo? Aplico o álcool diretamente nos discos e passo um pano ou molho o pano e só depois passo nos discos?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
pode ser alcool 96º... Faz como te der mai jeito. desde que o faças, isso não vai estragar nada. podes também embeber as pastilhas em alcool ou sumo de limão, no caso de estarem contaminadas com algum tipo de gordura.

Se não tiveres lixa, podes tentar, se tiveres na cozinha, com esfregão verde e/ou palha de aço.

Com um pano, com papel de cozinha... com uma meia velha ou um trapo.. tanto faz ;)
 

gfrmartins

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Podes também limpar as pastilhas com agua quente e detergente para a loiça.

1º Passas as pastilhas por agua quente
2º Colocas um pouco de detergente em cada uma e esfregas uma na outra um pouco para eliminar a gordura e vai saindo aquela pasta
3º Passas por agua quente novamente
4º Deixas secar bem as pastilhas

Limpas também os discos com alcool ou então comprar mesmo um spray especifico para limpeza de discos
 
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jpfuturo

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Comprei o álcool isopropilico e a lixa de água...

Limpei os discos com o álcool, lixei as pastilhas e embebias no mesmo álcool. Como virei a bicicleta de pernas para o ar para desmontar tudo, estou agora à espera que o óleo dos travões assente para poder accionar a manete, sendo que daqui a pouco já vou testar.

Como me aconselham a travar agora? Faço burn-in ou simplesmente vou a uma descida e travo ao máximo para eles aquecerem?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Foste gastar dinheio extra sem necessidade nehuma. Não era preciso alcool isopropilico, bastava um simples alcool etílico 96º
 

camponubla

Well-Known Member
Se estas preocupado com a ferrugem dos discos troca para os Ice-Tech da Shimano que têm "os braços" em alumínio pintado a preto ;-)
 

jpfuturo

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Foste gastar dinheio extra sem necessidade nehuma. Não era preciso alcool isopropilico, bastava um simples alcool etílico 96º
Por aquilo que tinha lido aconselham álcool isopropílico porque tem uma percentagem de água menor que o álcool sanitário (96°). De qualquer das formas vai-me servir para limpar as cabeças do toner da impressora. :cool:

Agora o mais importante, fui dar uma volta e parece que resolvi a situação... Notei que os travões ainda não estão a 100% mas estavam a melhorar à medida que ia travando, e o mais importante: não faziam barulho.

Obrigado a todos!
 
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jpfuturo

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Também já li isso, mas parece-me um contracenso, uma vez que também já li que se deve evitar travar assim muito em descidas acentuadas sob pena de vidrar as pastilhas e os discos. Afinal em que ficamos? :p

Quanto ao meu problema, está resolvido.
 

SeteGu

Active Member
Se se travar apenas um pouco em longas descidas por vezes consegue-se ir removendo/desgastando a camada superficial (eventualmente vidrada) das pastilhas.

Quando as pastilhas são novas julgo que não se deve andar a travar sempre a fundo. Nos automóveis, por exemplo, creio que é igual. Há que deixar o material acamar primeiro.
Eu pelo menos das primeiras vezes vidrava as pastilhas facilmente quando eram novas. No inicio o ideal é usar o tal método para que as mesmas comecem a acamar.

Pelo menos um amigo meu na altura explicou-me e resultou plenamente comigo.

Lixa e desengordura as pastilhas e limpa os discos como te explicaram (se ainda não o fizeste) e depois vai travando aos poucos até começarem a travar como deve ser.
 
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