Shimano XT BR 785 com discos ( ICE TECH ou outros mais levezinhos mas com provas dadas AShima por exemplo)
Ok. Mas comprar uns SLX, XT, XTR ou SAINT e não utilizar os discos recomendados, não faz muito sentido. O conceito Ice Tech, ao contrario do que a maior parte da malta pensa, é das coisas mais bem pensadas que se fez em travões para bicicletas e se não se utilizar os discos indicados é como comer um pão com manteiga, mas sem a manteiga.
Começando pelos rotores, tem a ver com a mistura de alumínio com o aço e de que forma? Imagina uma bolacha Wafers com o formato de um disco de travão. Nessa bolacha, as duas partes de fora são nada mais, nada menos do que o aço do disco propriamente dito e o recheio da bolacha será o alumínio. Portanto, tens um disco que é composto por 3 camadas. Duas exteriores em aço, que são as que entram em contacto com as pastilhas e uma interior em alumínio. Porquê do alumínio? O alumínio entra nesta tecnologia exactamente porque é muito melhor dissipador de calor do que o aço. Nota que o alumínio não acaba aqui. Este disco ao contrario dos outros, passa depois a ser todo em alumínio até ao center lock de forma a que a ajuda da dissipação se prolongue. Ou seja: aço propriamente dito só encontras mesmo na área que contacta com as pastilhas. Tudo o resto, até inclusivamente a “aranha” que liga o disco ao cubo é feita em alumínio de forma a ajudar na temperatura e no peso.
Bem. Isto é o que tem a ver com o disco, mas não acaba aqui. Continua nas pinças dos travões. E de que forma? As pastilhas destes travões têm umas alhetas que fazem lembrar as cabeças dos motores das motos antigas, ou ainda dos motores dos Karts e, ou de algumas motosserras. Estas alhetas em alumínio têm uma função muito simples e eficaz. Estas alhetas dissipam o calor que as pastilhas transmitem evitando assim o sobre aquecimento das pinças e por conseguinte o sobreaquecimento do óleo. Até os pistões foram bem pensados. São em cerâmica que não dilata e é um mau condutor de calor. Como é a cerâmica que está em contacto com o tubo do óleo, não deixa que lá chegue muito calor. Assim o óleo não entra em colapso. É neste momento o melhor sistema de travagem que eu conheço. Digam lá o que disserem. Pode haver melhor. Mas eu ainda não dei com ele.
Por ultimo, há um disco também da mesma série (ICE TECH) aconselhado para Down Hill e que só se fabrica em 203mm. Este disco também tem alhetas para além da tecnologia Sandwich.
RT81 M – (145gr.)
é o disco da frente com 180mm
RT67 S – (133gr.)
É o disco de trás com 160mm
RT99 L
É o disco de 203 mm
Não considero que se justifique comprar nada mais a não ser por questão de preço. Mais leve? Mais fraco e empena mais
abraços