TRAVÕES XT 2012 ou ELIXIR X.0 2011?

nmaio

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Já agora, os adaptadores para os discos que trás é para suspensões IS e quadros PM, não é?

Preciso IS para os 2 lados.


@C.Orelhas
Não esquecer que vem com os adaptadores e os discos, não são apenas os travões.
Se ainda assim achas caro, arranjas mais barato? Onde?
 

RGomezz

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arturjc,

qd dizes q a diferença é enorme referes-te ao q?! o travagem é mais brusca? consegues dosear bem a travagem ou se te distrais um pouco saltas por cima da bike!? :D

eu ainda n consegui decidir se mudo para X.0 se para XT.... :S (tb tenho uns Avid Elixir 3)
 

luispe

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Ola boa noite bem como havia dito á uns post atrás mandei o travão da frente " XT" para a Shimano já que a manete não recuava, ficando a roda por momentos travada. Problema resolvido enviaram-me um novo, a resposta foi rapida ao qual agradeço e partilho... em termos de travagem tinha uns Avid 3,5 e a diferença nestes primeiros 8 meses foi enorme já levam mais de 3.500klm nunca precisaram de ser afinados nem sequer troquei pastilhas, ou seja tirando esse contratempo nada a apontar.
 

arturjcs

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é em termos de travagem.
Ainda não estão bem afinados, mas travam quando quero sem qualquer problema.
Não posso falar em X.0, mas os Xt dão muita segurança e confiança.
 

Ki23ko

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Vou brevemente testar os meus X0 com discos HS1 e depois deixo feedback, os XT têm um toque muito porreiro, que dá ar de não serem progressivos. Foi pelo facto de serem bruscos que troquei os meus AVID Juicy 7 :D

Quanto a mim o principal senão é o peso dos XT em relação aos X0, esteticamente também prefiro de longe os X0, mas não duvido que sejam excelentes a nível funcional!
 

Guimaraes

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aproveitando este tópico venho aqui pedir a vossa análise.

Entre estes dois grupos a diferença de preço neste momento não é muito grande e como tal nasce a dúvida.

Avid X0 2013 com discos HS1 160mm

- Peso anunciado 630g (já com discos)
- poder de travagem muito bom (segundo opiniões existentes)
- esteticamente muito apelativos (a meu ver)
- algumas queixas de fiabilidade da marca AVID


Shimano XT BR 785 com discos ( ICE TECH ou outros mais levezinhos mas com provas dadas AShima por exemplo)

- Não consigo encontrar o peso do conjunto
- podeer de travagem muito bom (segundo opiniões existentes)
- esteticamente discutiveis (a meu ver)
- é unanime que a fiabilidade do mesmo é indiscutivel


Gostava de também ter a vossa opinião para o seguinte pormenor que reparei nos Avid referente á diferença entre os AVID 2012 e os de 2013.
Pelo que li trata-se de uma afinação directa na manete com efeito na bomba. Se alguém poder explicar melhor agradeço.
O que falo consegue-se notar na diferença de ponta da manete. Noto também que a versão trail de 2013 já tem este mesmo sistema da de 2012.





Posto isto gostava de saber a vossa opinião tento como principais elementos de discussão a relação qualidade/peso/aspecto. O preço volto a frisar é semelhante

Peço ajuda da malta WW nesta questão também.

Cumprimentos
 

barapaulo

Member
Pessoal, olá.

Tenho uns XT de 2012 comprados há 2 meses. Nem quero ouvir falar nos X0. Aliás. Muito dificilmente me convencem a sair dos topos de gama da Shimano para qualquer Avid. Sempre que oiço falar sobre os travões Avid, oiço logo de seguida uma carrada de problemas que andam "agarrados" aos mesmos.
Depois vêem-me cá falar em progressividade. Os travões são para travar e a progressividade, ou modelação temos que ser nós a desenvolve-la com o calo e experiência com o travão em causa. Parece-me que muitas vezes confunde-se modelação com falta de potencia, essa é que é essa. :D. É uma forma airosa de dizermos que os nossos travões não travam nada.:D

Os meus Shimano custaram-me há 2 meses no Corte Inglés em Lisboa o seguinte preço:

XT M785 frente - 102,00 €
Rotor RT81M (M quer dizer Medium 180mm) - Não me lembro do preço
XT M785 trás - 107,00 €
Rotor M67S (S quer dizer Small 160mm) - Não me lembro do preço

Instalação oferecida.

Sempre que posso comprar em loja física, faço-o.

Pedi valores noutras lojas e rondava-me cada travão os 160,00 €.

Ficou-me a festa por 209,00 € mais discos à parte. Ainda lá existem mais. Têm também SLX ligeiramente mais baratos. Também há essa coisa que se chama X0, mas não tirei o preço :D

Abraços
 

pmbp

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Falando de travões, mas de outras marcas!
Gostei bastante dos Hayes PRIME EXPERT e estava a pensar em comprar por 185€, será que valem o dinheiro ou por esses preços tenho melhores opções? Na relação qualidade preço?
 

ogoid7

New Member
Sem duvidas xt, petencia, fiabilidade, durabilidade do melhor que prai anda, se vais duns avid para uns xt tem cuidado com o travao da frente, podes voar...:cool: mas é tudo uma questao de habito.. depois de te habituares aos xt experimentas outros e é tudo lix...

usei magura, tive o azar de partir uma manete.. nao havia.. tive de meter uma shimano

usei formula oro os embolos entortavam era um problema para os afinar no disco e deixavam de recuperar, tive de substituir peças na manete, ja vi uns r1 novos de um amigo que foram um problema para afinar pk dos embolos tbm...

tive uns deore comprados em 2004, levaram tanta porrada, vendi os a um amigo ha uns 6 anos, nunca teve que lhes tocar para nada, nem para os sangrar e usa a bike com frequencia aos fins de semana...porrada para a frente

tenho uns xt nao sao o modelo novo, mas quando os trocar vao ser outros xt =) sao uma maravilha
 

Jocas22

Active Member
nao vou dizer pra escolher um relativamente aos outros, simplesmente porque sempre tive shimano.

Deixo apenas mais um testemunho da qualidade dos Shimano, dois meses com XT 2012 e 0 problemas e travar é com eles.
 

barapaulo

Member


Shimano XT BR 785 com discos
( ICE TECH ou outros mais levezinhos mas com provas dadas AShima por exemplo)



Ok. Mas comprar uns SLX, XT, XTR ou SAINT e não utilizar os discos recomendados, não faz muito sentido. O conceito Ice Tech, ao contrario do que a maior parte da malta pensa, é das coisas mais bem pensadas que se fez em travões para bicicletas e se não se utilizar os discos indicados é como comer um pão com manteiga, mas sem a manteiga.

Começando pelos rotores, tem a ver com a mistura de alumínio com o aço e de que forma? Imagina uma bolacha Wafers com o formato de um disco de travão. Nessa bolacha, as duas partes de fora são nada mais, nada menos do que o aço do disco propriamente dito e o recheio da bolacha será o alumínio. Portanto, tens um disco que é composto por 3 camadas. Duas exteriores em aço, que são as que entram em contacto com as pastilhas e uma interior em alumínio. Porquê do alumínio? O alumínio entra nesta tecnologia exactamente porque é muito melhor dissipador de calor do que o aço. Nota que o alumínio não acaba aqui. Este disco ao contrario dos outros, passa depois a ser todo em alumínio até ao center lock de forma a que a ajuda da dissipação se prolongue. Ou seja: aço propriamente dito só encontras mesmo na área que contacta com as pastilhas. Tudo o resto, até inclusivamente a “aranha” que liga o disco ao cubo é feita em alumínio de forma a ajudar na temperatura e no peso.
Bem. Isto é o que tem a ver com o disco, mas não acaba aqui. Continua nas pinças dos travões. E de que forma? As pastilhas destes travões têm umas alhetas que fazem lembrar as cabeças dos motores das motos antigas, ou ainda dos motores dos Karts e, ou de algumas motosserras. Estas alhetas em alumínio têm uma função muito simples e eficaz. Estas alhetas dissipam o calor que as pastilhas transmitem evitando assim o sobre aquecimento das pinças e por conseguinte o sobreaquecimento do óleo. Até os pistões foram bem pensados. São em cerâmica que não dilata e é um mau condutor de calor. Como é a cerâmica que está em contacto com o tubo do óleo, não deixa que lá chegue muito calor. Assim o óleo não entra em colapso. É neste momento o melhor sistema de travagem que eu conheço. Digam lá o que disserem. Pode haver melhor. Mas eu ainda não dei com ele.
Por ultimo, há um disco também da mesma série (ICE TECH) aconselhado para Down Hill e que só se fabrica em 203mm. Este disco também tem alhetas para além da tecnologia Sandwich.


RT81 M – (145gr.)
é o disco da frente com 180mm
RT67 S – (133gr.)
É o disco de trás com 160mm
RT99 L
É o disco de 203 mm


Não considero que se justifique comprar nada mais a não ser por questão de preço. Mais leve? Mais fraco e empena mais

abraços
 
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