Transporte de bicicletas

BTTeco

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Oi,
Resta saber se a DGV vai fazer a homologação do referido veículo com o suporte para as bikes. è que não me parece de todo que uma bike montada ali cumpra com a legislação (..Não exceder a largura do veículo...Não sebressair mais do que 450 mm para a traseira...etc).
Mas será interessante !
 

Bravellir

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Pode ser que finalmente passe a ser igual a outros paises. ( EDIT: no que diz respeito à lei de transporte de objectos )
 
O Renault Modos quando saiu em França também tinha esse sistema, obviamente, que nos modelos comercializados em Portugal esse sistema não existe. Não por sermos mais ou menos do que os outros, apenas porque a nossa lei redoviária torna impraticavel a utilização desse sistema.

Parece-me que a unica forma de a bicicleta não ultrapassar a largura do veiculo é tirando as rodas... e mesmo assim...
 

jmenau

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Ando a "magicar" uma  maneira de transportar a bicicleta na moto.  :shock:
Pois isto de levar o carro cada vez que a bicla precisa de passar umas noites na oficina não dá jeito (adivinharam... sou da grande Lisboa e a loja também...) .

Esta não me parece muito boa mas ela lá vai.
1364482414_085186e2f2_o.jpg


Já pensei em tirar a roda da frente (da bicicleta), tirar a Top-case (da moto), montar as malas laterais (na moto) (Givi 36l) e... e... vamos lá a ver!...
Algo assim:
2115026717_7cdbe188d0.jpg

(Obs: Escala Moto/Bicicleta não real.)
 

rockrider 82

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Eu percebo e partilho o receio de transportar a bicicleta em cima do carro, por isso resolvi criar uma estrutura que aplico em cima de um atrelado que já tinha e assim posso transportar 4 bicicletas e dentro do atrelado posso ainda levar a tralha toda da malta, e por outro lado consigo levar 5 pessoas para os passeios num só carro. A quinta bicla vai num suporte que se pendura no pneu suplente do jipe, foi um suporte feito á luz de um existente da fiamma, onde a bicla fica a cima dos farois sem tapar nada e não é mais larga que os espelhos, o problema é quando vou sozinho e a bicla fica 15 cm para trás do jipe, mas assim vou sempre a ver se ainda lá está e se abana muito.
 

Bttvalongo

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Bom!

Em resposta a este tópico mostro aqui fotos do um suporte Homemade.

Devo vos dizer que já o tenho faz 3 anos, já fiz muitos km com as bicicletas em cima (Portugal e Espanha), já fui parado umas dezenas de vezes pelos agentes da autoridade, deste a GNR (caseira), GNR – BT e PSP, nunca me disseram nada do suporte, a não ser uma vez a BT que me chamou a atenção que uma das luzes de um stop estava fundida.

Tenho tido sorte?
Está legal?

Não sei! … Sei que nunca implicaram com o mesmo.


bttvalongo1ej2.jpg
 

Lee

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PauloVale said:
Devo vos dizer que já o tenho faz 3 anos, já fiz muitos km com as bicicletas em cima (Portugal e Espanha), já fui parado umas dezenas de vezes pelos agentes da autoridade, deste a GNR (caseira), GNR – BT e PSP, nunca me disseram nada do suporte, a não ser uma vez a BT que me chamou a atenção que uma das luzes de um stop estava fundida.

Nem eles sabem as leis... :twisted:
Há carros que já trazem um suporte idêntico. Mas na maioria dos carros as bikes ultrapassam a largura, daí ser ilegal. No teu não me parece que ultrapasse :wink:
 

Bttvalongo

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Bom isso é verdade, a largura das bikes não ultrapassa a largura do carro, sem comtar com os espelhos.

Quando fiz este suporte o que me informei foi:

- Não ultrapassar a largura do veículo.
- Não tapar, luzes sinalizadoras, nem matricula. Se for esse o caso que deveria utilizar sinalização tipo dos reboques (Atrelados pequenos).
- Não tapar a visibilidade traseira ao condutor.
- Sinalizar os limites do suporte, no seu comprimento com luzes ou relatores de cor branca ou laranja. Sinalizar o seu limite na largura com a placa de iluminação ou reflectores vermelhos.

E para já tem sido assim!

Agora estou a estudar um suporte para o Smart, pois tambem tenho um e fica-me muito mais e económico rolar no mesmo.
E alguém disse atrás que ter um Smart é para betos, pois está muito enganado, é uma questão de necessidade económica … troco o Smart por um carro melhor mas com as mesmas características e que consuma o mesmo (aliás o meu custou o mesmo que muitas das bicicletas que muitos de vocês têm) … mas isto não é um fórum de carros.
 

Lee

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Pois... Estuda também um para o Lupo :wink:
Eu normalmente meto-a dentro (rebatendo os bancos) E estou a ponderar a hipótese de por barras.
 

MAMM

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Relativamente ao novo Corsa, estou com muito interesse em ver se esse equipamento (opcionalI) de transporte de biciicletas na traseira é homologado. Caso seja, não vejo razão para que (em equipamentos devidamente certificados) não se possa transportar biciicletas na traseira de um automóvel. Aliás seria interessante saber quantas multas foram aplicadas pela GNR aos muitos estrangeiros de espaço europeu que (por ser autorizado nos seus países) circulam com as bikes atrás enquanto estão de férias em Portugal? Alguém sabe?
E o Parlamento Europeu que até incumbe a ASAE de proibir a colher de pau se preocupar em harmonizar a legislação, não dá um valente puxão de orelhas ao nosso engenheiro técnico, no sentido de resolver esta questão.

Outra questão é que no meio deste emaranhado de dúvidas, execpções, questões técnicas ou lá o que entendam chamar-lhe lembre-se de um detalhe importante: Se foram abalrroados por outro veículo, com as vossas bikes lá atrás (algumas delas verdadeiras pérolas caríssimas) podem estar certos que a companhia de seguros do culpado (afinal bateu por trás) não vos paga um cêntimo pela bike, vai uma aposta?
 

RPires

Member
MAMM said:
Outra questão é que no meio deste emaranhado de dúvidas, execpções, questões técnicas ou lá o que entendam chamar-lhe lembre-se de um detalhe importante: Se foram abalrroados por outro veículo, com as vossas bikes lá atrás (algumas delas verdadeiras pérolas caríssimas) podem estar certos que a companhia de seguros do culpado (afinal bateu por trás) não vos paga um cêntimo pela bike, vai uma aposta?

A questão é pertinente mas não sei se será bem assim !
Tenho idéia que numa situação dessas, tudo o que ficar danificado no carro ou o que o mesmo transportar, será suportado pela companhia do culpado. Agora à seguros e seguros e realmente volto a dizer que a questão é pertinente, mas daqui a uns dias já direi qq coisa à cerca disso...
 
P

predas

Guest
Boas,

Encontrei o site mesmo por causa deste topico...e depois de muito ler sobre bicicletas voadoras...tomei uma decisao:

A ideia é andar com 2 bikes no carro (minha e a da generala).

A minha tem aquela coisita para tirar a roda assim facilmente (essa coisita deve ter um nome que eu nao conheco lol...sim, sou mesmo noob nestas coisas)

A dela...nao tem...e...passará a ter, porque com as duas sem roda cabem guardadinhas, descansadinhas e quentinhas na mala do carro (cos bancos rebatidos claro)

Tenho um corsa D e realmente tenho pena de nao ter esse sistema do flex qualquer coisa...que é so puxar a matricular para fora e temos um suporte de bikes...mas o carro é da empresa e o patrao nao se alongou nos extras...lol.

Resumindo, o mais seguro será mesmo enfia-las no carro, certo?

Abraços!
 

Rui Meireles

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Mete-las dentro do carro é sempre a melhor opção. Em termos de segurança, consumo, estabilidade do carro... Consoante o modelo do carro pode dar um bocadinho de trabalho.

O problema é quando chegamos (nós e a bike) ensopados (de água ou lama)... Nessa altura começa-se a pensar que esta opção não é realmente a melhor. :roll: Eu usei este método no Verão, com pó. Tinha uns cobertores no carro. Mas agora na época da lama desaconselho vivamente! :mrgreen:
 

Bttvalongo

New Member
Meu caros!

Transporto as bicicletas, na traseira do meu caro (Pajero), como já disse é home made, mas antes de o fazer informei-me bem sobro o assunto, por isso quanto há legalidade não há problemas, pode haver duvidas, mas esse é um problema com quase todas as leis portuguesas.
Quanto ao facto de alguém me bater na traseira (do carro!), isso é sempre um problema!
Recentemente essa ideia atormentou-me, decidi aconselhar-me em várias seguradoras para minimizar esse problema tenho um seguro especifico para este tipo de transporte que abrange duas bicicletas no valor de ::::::::::€ (um segredo bem guardado).

Devo vos dizer que só uma me pareceu mais credível e foi aquela onde fiz o seguro, pois foi a única em que exigiram ver se o suporte estava bem sinalizado e se as bicicletas não ultrapassavam a largura do veiculo, dado ao facto de não ser um suporte comercializado.
 
J

jpcaldeira

Guest
Meus caros,

Penso que este tópico é de enorme importância. A falta de legislação especifica para o transporte de bicicletas, numa altura em que o cicloturismo se encontra em alta, parece inaceitável. A ideia com que se fica é que não existe um debate sério e franco sobre este assunto (obviamente esta é apenas uma opinião minha e com base na informação que tenho ido reunindo). Será que as associações desportivas/recreativas, as federações, os comerciantes destes equipamentos e os próprios produtores de equipamentos estão sensibilizados para este assunto ? Ao lermos a opinião publicada, parece que estamos num processo de opiniões avulso, dando sempre a ideia de que como não se sabe bem de como a lei se aplica, vamos todos andar com as bicicletas no tejadilho (“não vá o diabo….”). Uma delas e por muito estranho que pareça é a da poderosa ACP.
Penso que nós, particulares e amantes da bicicleta, não temos oportunidade para que possamos dar visibilidade ao assunto, mas eles penso que sim? Obviamente estas discussões devem ser devidamente fundamentadas:
- Conhecimento das praticas noutros países;
- Pareceres técnicos responsáveis/validos.
Era importante continuar com esta discussão, agendando este assunto nas suas actividades e publicando os resultados. Só assim será possível que ela seja utilizada em beneficio de todos.
Por mim, continuo a transportar a minha bicicleta no tejadilho, ficando sempre com a ideia que nas traseiras do carro será melhor e mais seguro….
 
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