Transportadora de Burritta

#1
Vou partilhar com vocês, colegas BTTistas e amigos, uma das minhas paixões, os carros antigos...

Como alguns de vós sabem sou/era um portador de uma Toyota Hiace de 82. Apesar de não ser minha, era-me emprestada de tempos a tempos.

A carrinha foi-se mas a paixão/saudade ficou. A vontade de comprar uma, cada vez cresceu mais em mim. Apesar de Economicamente falando, ser uma péssima ideia (pois atualmente, estou um pouco mal de economias, o meu carro de dia a dia, Volvo, deu-me uma despesa enorme. Dois/três dias depois de sair da oficina levei uma panada na cagueira, o seguro pagou uma vergonha... nem pagou pintura, pagou apenas o polimento... escusado será dizer que o para choques está todo partido e, após guerra com seguradora, fiquei com a mão à frente e a outra atrás. Ou seja, terei de comprar um para choques do meu bolso, quando culpa nenhuma tive, mas bom, é um à parte)

Depois de muita procura, no ano passado, encontrei uma perfeita para o que eu queria, com o valor perfeito, negócio apalavrado, tudo preparadinho para a ir buscar, seguro, bilhetes de comboio, etc... Ligo no dia anterior para confirmar.. "Oh amigo, vendia hoje", ora, como devem imaginar fiquei com uma vontade de partir os queixos ao marmelo... mas bom... Continuei a minha procura, e, valores altos, ou valores baixos com carrinhas a cair de podre... Até que... Encontrei uma em Viseu, nem precisava de ir longe, perfeito. Ligo e... a mesma M**** que aconteceu anteriormente, aconteceu novamente...

E, depois disso tudo, finalmente, encontrei uma que está, segundo o dono, nas condições que servem para mim, com o preço justo. Já está apalavrado, e tudo tratado, vou buscar 3ªf (vamos ver se o sacana é homem de palavra e cumpre com o combinado, senão é desta que vou preso).

A sortuda, é uma branquinha de 82, com Klm's suficientes para dar a volta ao mundo e voltar, livre de podres, motor com força e a um preço porreirinho.

Fica aqui uma imagem de uma igual. Não coloquei fotos da verdadeira por receio, com a sorte que tenho tido, jogo pelo seguro :fpalm:


A ideia, será, numa fase inicial, o restauro mecânico, para ter a certeza que não vou precisar de ativar o seguro para assistência de viagem:fpalm:, de seguida será feita um restauro da parte traseira, ou seja, da mala. Irei preparar para acomodar duas ou mais bikes (tenho de estudar a coisa), de forma segura. Irá também, quando não leva as bikes, servir como carrinha de campismo. Terá um estrado a meia altura, na parte debaixo irá levar as minhas caixas com material de campismo, roupas, etc... por cima do estrado uma cama insuflável (note-se que, a cama não servirá para dormir no interior, no verão, pois não vai, inicialmente, ter ventilação e um gajo morre lá dentro).


Será um pouco mais alta que a desta imagem, mas algo semelhante. Removível, pois a carrinha irá cumprir várias funções.

Servirá também como carrinha de transporte de mercadorias, móveis, caixas, etc... Estamos a restaurar a casa da minha avó na aldeia, e dá muito jeito para levar material para lá.

Numa outra fase será então dado inicio ao isolamento térmico, de três camadas. Ou seja, primeira uma camada meio fina de polystyrene seguida de uma camada de "Refletix" (falha-me o nome em PT), e por fim umas placas de madeira (também fina, tipo contraplacado), com enchimento e tecido para acabamento. (e não, não isolo com fibra de vidro, ou lã de vidro, ou lá como se chama, eu acho/considero isso demasiado tóxico).

Por fim, a última fase será a fase de pintura e de instalação de sistema de ventilação/circulação de ar. Ainda não pensei bem se vou colocar Claraboias (acho que não), ou outro tipo de coisa.

Escusado será dizer que as fechaduras, e afins, será tudo reforçado para o amigo do alheio não levar consigo um tesouro.

No final, será feito tudo com o máximo de discreto possível para que ninguém saiba que a carrinha tem lá dentro, seja bikes, seja campismo, seja o que for.

A pintura, tenho o tema "em mente", será pintada à Pão de forma, em principio, um vermelho na parte de baixo (ainda não sei bem que tom, talvez um mais escuro, com cristais dourados, a parte de cima branca, e no meio, na parte em que separa as duas cores, queria colocar uma risca discreta, ainda não sei bem as cores. Ainda não pensei na pintura das jantes.



Irá levar um pneu à frente, no "capot" acho que fica muito engraçado, curiosamente vi numa Bedford Rascal e adorei. No google não encontro, por isso, aqui vai uma foto duma pão de forma com a ideia.




Irá levar também umas barras de tejadilho (penso que se chama assim, vem de Roof Rack). Semelhante à foto a seguir. Lá em cima vai levar, no campismo, lonas para fazer sombra e, o sistema de àgua quente (é um saco/container preto, que aquece com o sol). Nas concentrações vai levar 1 mala das antigas, tipo arca, e um garrafão de vinho daqueles feitos/cobertos em palha, ou lá que é aquilo. O ideal era uma pipa de vinho, mas são caras e a única que consigo arranjar, (do meu avô) é demasiado grande.



P.S. A carrinha será usada em paradas/concentrações de carros clássicos. Por isso, vai ser uma carrinha bastante versátil.

P.S. 2. Esqueci referir que a carrinha vai ser usada também para os meus projetitos de fotografia. Levar o material para o terreno, e, quando necessário servir de abrigo, para longas exposições noturnas, ou quando à procura do nascer/por do sol. E outras situações que possa vir a ter.


Penso que não me esqueci de nada, irei manter este tópico atualizado à medida que há novidades. Quero com isto guardar um diário para a Carrinha.

Agora, falta arranjar um nome para a bixa...
Wish me good luck :):)
 

elvales

Active Member
#2
Já são difíceis de apanhar estas LH20 , os angolanos "compraram" quase todas... eu cresci com uma a servir de carro familiar :p e era 5* !!

Também já andei com essa pancada de comprar uma carrinha para ir de férias e levar a tralha e para passeios de fds mas os meus gostos vão mais para carrinhas funerárias :fpalm: porque permitem 6 lugares e com bastante espaço de carga na traseira e ... são distintas.
 
#3
É verdade, é uma panca, e grande, mas, tudo começou por eu querer um carro clássico para concentrações. O resto veio por acréscimo.

Curiosamente, quando comprei o Volvo S60, queria comprar a V70, mas toda a gente me moeu o juízo "isso é uma funerária e não sei quê". E não é que à umas semanas vi uma convertida em carrinha funerária. Achei-a linda de morrer!
 
#5
Moshinho, se tudo correr bem e finalizar o negócio na 3ºf. Máximo 4ªf já meto fotos da gaja. Faço intenções de a desmontar toda, portanto devo conseguir deixar a malta com a vista bem tratada. Vou tentar deixar pouco texto e muitas imagens.

Aproveito para deixar um apelo à malta, a quem souber, ou tiver algum amigo que conheça. Procuro algo do género destas barras de tejadilho, mas em "estilo" mais antigo (assim da época). Eu Toyota Vermelha que ia comprar tinha, mas não encontro nem pelo diabo algo parecido.

 
#6
Pois bem, é com grande pesar que este projeto volta a ficar em águas de bacalhau. Levei tamanho banho que ainda estou a rezar que seja um pesadelo...

Fui enganado? Sim fui. Consegui sair a tempo? não.... a culpa é minha? Sim, totalmente... e no fim, fiquei sem o dinheiro e sem carrinha, e com uma carrada de chatices em cima... Desculpem o desabafo, mas só me apetece desaparecer... Um sonho que já tenho à mais de 10 anos, e que tenho vindo a pensar, pesquisar, perder tempos infinitos a planear tudo, por àgua a baixo e nunca mais me vou meter noutra... nunca mais... desisto deste sonho, por muito que me custe...
 
#9
Aconteceu, longa história, em resumo:

Cheguei lá, a carrinha "impecável" estava com montes de ferrugem.. e eu, disse logo ao Sr. que não a queria por estar naquele estado, que não era nada do que ele me tinha dito. Começou apertar comigo, a dizer que tinha tido despesas e que não a vendeu por ter "guardado" para mim e essas tretas... Eu disse que não tinha culpa que ele tivesse mentido... Opa as coisas começaram a aquecer, eu, comecei com receio de ser assaltado ou levar nas trombas, chamei a minha namorada e um amigo meu (que estavam com o dinheiro, à distancia, como duas pessoas normais) para ver se me ajudavam, mas não deu resultado, para me livrar da situação, dei-lhe o dinheiro e fiquei com ela. Obviamente que eu não quero ficar com ela, porque eu quero restaurar e o dinheiro que ela precisa para investimento é enorme, cujo não estou disposto a fazer. Sim quero investir numa, mas o trabalho de chapa que ela vai precisar, é demais para mim. Esta situação toda mexeu muito comigo como será de imaginar, à mais de 10 anos que ando a falar com aquele meu amigo em comprar uma carrinha antiga para restaurar e usar como meio de transporte para campismo, etc.. E quando estou quase a conseguir, finalmente, acontece-me uma destas.
Agora, estou a tentar vender a carrinha, ainda não a meti em meu nome, estou a tentar evitar meter em meu nome, porque a cartinha vai para casa, a minha mãe vai saber e aí é que a coisa vai ficar ainda mais preta.

Obviamente que eu não estou a fazer como o outro marmelo, estou a ser honesto. Ela de motor realmente está muito boa, mas de chapa não. É bom para vender a peças e/ou alguém que queira uma carrinha para transportar cenas, que seja barata e não queira ter grandes chatices. Não vou anunciar aqui, porque acho errado.

Neste momento o que menos me importa é o dinheiro, quero mete-la em nome de outra pessoa antes que o gajo comece a apertar comigo de novo...

Esqueci de referir que andei a juntar dinheirinho para isto e que neste momento estou teso que nem um carapau até o próximo dia 21 de maio, que é quando recebo o ordenado.

Portanto, se a malta tiver alguém conhecido em Lisboa que não se importe de ficar com ela, por favor contatem comigo. Estou a despachar isto o quanto antes. (não quero com isto anunciar nada, apenas pedir ajuda)
 

elvales

Active Member
#10
Que situação chata , acho que nunca ouvi nada como isso ... está-se a ver que te metes-te com as pessoas ( de etnia ? ) erradas :( , é triste ser embrulhado assim mas não percas o sonho.
 
#11
Sim, em cheio, adivinhas-te... Neste momento estou muito desesperado para me livrar da carrinha..

O sonho, não dá mais, tornou-se num pesadelo, só quero esquecer tudo...
 
#13
Bom, o inferno ainda não acabou. tenho tido propostas para a carrinha (500€, 300€ etc..) eu ja nem quero saber quanto me dão, desde que a levem... Mas parece que está tudo contra mim, ou tenho mesmo muito azar. Na quarta feira às 6h. liga-me um sr. a dizer que quer ficar com ela e isso tudo, valor acordado, situação informada... Aviso que tenho de enviar a documentação para Lisboa, chego aos CTT's 2 minutos antes do fecho, felizmente conhecem-me lá e deixaram-me entrar e ser atendido (expliquei a situação também). Enviei tudo para baixo. Chegou a casa do meu amigo ontem, e pediu ao Pai para não sair de casa (por causa da carta) o pobre coitado teve de levar a neta à escola, que fica a 15 minutos a pé de casa dele.. e é que então o raio do carteiro foi lá, não havia ninguem em casa, obviamente, deixou o aviso para levantar. Ou seja atrasou mais 1 dia a coisa. O homem prometeu que ficava com a carrinha, mas eu não me sinto muito positivo.

Infelizmente não consigo dormir, fecho os olhos e só me vem à cabeça/vista/memória a carrinha, o homem, a porcaria da papelaria/ciganada... Isto em meio desabafo, estou bastante afetado/mal. Só espero que de facto a carrinha seja vendida para este Sr. perca o dinheiro que tiver que perder... para ver se de 1 vez por todas consigo esquecer isto... Não está a ser fácil...
 
#14
Se as coisas tiverem legais não tens que te preocupar.
Verifica no livrete se o chassis e o número do motor condizem com o da carrinha. Pelas fotografias até não parece tão mal como dizes.
Fazendo um teste ao motor e à suspensão se tiver OK, talvez possas ir reparando aos poucos. É preciso um pouco de calma, porque as coisas com o tempo resolvem-se, embora possa ter um custo.
Votos para que resolvas a situação da melhor maneira
 

PXL

New Member
#15
Lucard peço desculpa, mas que idade tens tu???!!!
Fechas o negócio sem a resalva de ver primeiro???
Logo uma carrinha de 82?
Não sei quanto deste por ela, mas logo à cabeça uma carrinha com 35 anos, tem de ser bem "vista" para ser um bom negócio, e se andas há tanto tempo para o concretizar...
Espero que o prejuízo seja mínimo, pois já vi que te afetou bastante pelo menos emocionalmente.
Tira algo de valor nisto... Ninguém dá nada a ninguém!!! Para a próxima já sabes... Confias sempre desconfiando...
Em cada bom negócio para o comprador há 1000 bons.... para o vendedor :)
Se a carrinha tem o motor em bom estado... Pensa 2 vezes antes de a "dar".
Pensa num projeto que vás ter apenas de prolongar o prazo!
 

Joseelias

Well-Known Member
#16
Epá Lucard, nem sei o que te dizer sem soar estar a "dar-te na cabeça" nem a agravar o teu estado emocional...

Neste tipo de coisas é necessário sempre cuidado extremo. Por exemplo, tenho vendido coisas no OLX que têm sempre valores baixos e mesmo sendo o vendedor tenho sempre o cuidado de fazer as vendas em locais bastante públicos, como Centros Comerciais pois nunca se sabe com quem vamos lidar. No teu caso podias ter combinado junto a uma esquadra de policia, por exemplo, já que até ias com valores elevados.

Para além disso, na compra de um carro usado é sempre boa ideia ter um mecânico presente, ou combinares o negócio numa oficina depois de o mecânico ver o carro. Gastas mais um pouco, mas se conheceres um mecânico de confiança tens uma segurança extra. E estás num local mais seguro.

Agora a parte mais complicada... Sabes o histórico dessa carrinha? Dada a história sabes se ela pertence a quem te a vendeu? Se está referenciada em algo criminal? Ou se faz parte de um processo de penhora? É que hoje em dia convém investigar junto de pelo menos as finanças pois podes estar a comprar algo que vais ficar sem ela. Ou a pessoa a quem estás a vender. Se num caso que conheço o comprador de um carro foi importunado durante meses relativamente a multas e portagens não pagas registadas muitos meses antes dele tomar posse do carro, o que será se a carrinha tiver sido usada para actividades criminosas?

Se fosse a ti ia à policia falar do caso, mesmo sem o objectivo de apresentar queixa. Quem sabe podem-te aconselhar sobre o melhor que tens a fazer ou até investigarem algo para não teres surpresas.

Resta-me desejar-te boa sorte.
 
#17
Antes de mais, obrigado a todos pelas mensagens.
Ora, nas fotos não mostra nem de perto o que a carrinha tinha, obviamente, tirei fotos de maneira a esconder certas coisas, não para enganar ninguém, mas para não afastar logo as pessoas, eu a toda gente dizia "a chapa está foda fodi**" com todas as letras.
O encontro foi marcado a frente do IKEA, por conveniencia minha, foi comigo a minha Maria e um amigo meu. O amigo mecânico à última da hora baldou se, foi o mesmo amigo que me foi ver do volvo. Eu tive um momento em que me podia ter "baldado" desta Porra toda... E é esse momento que me vem à memória a toda hora... O momento em que, nos o esperávamos sem ele saber quem éramos, nem fazia ideia... O momento em que olhei para a carrinha e disse, caga nessa merda, está toda podre... E nesse mesmo segundo a minha consciência disse, não, tens de pagar pelo menos a porcaria da inspeção que ele foi fazer a teu pedido (que era uma obrigação dele), e foi depois disso tudo que começou a asneira...
A carrinha estava "limpa" pedi a um conhecido meu PSP para ver disso antes de eu sequer ter dito ao homem que queria lá ir. Faço sempre isso. Não pedi ao meu pai para ver, porque achei desnecessário... E, sexta feira vendi a porra da carrinha, quase dada...o que me custou um bom bocado... Mas, consegui fazer de maneira a que o registo fosse do cigano diretamente para o novo dono, limpando me assim de obrigações ou seja do que for... O homem só ficou com ela porque tinha prometido que ficava, pois, depois de a ver já não a queria... E por 400 euros... Pelo menos se vender o motor já tem isso coberto...

Ontem em conversa com um "velhote" dos reboques amigo, apercebi me que fiz a opção mais certa, ou então, se ela fosse de uma pessoa honesta, eu podia ter ficado com ela para lhe sacar o motor para uma carrocaria boa... Custo que já estaria disposto a dar, pois tinha/tenho um orçamento que daria para isso...

Ainda não consigo dormir bem, infelizmente continuo a ter retornos ao dia em questão... Curioso que, aos quase 2 acidentes que tive, em 2 klms de condução, não me vem à memória xD.

Tal como disse, o gajo dos reboques deu me umas ideias, que para já, estão postas de lado, mas, caso volte a arranjar coragem será com ele que farei isso. Ele disse que me ajudava a procurar uma porreira, ia comigo ver, se fosse preciso vinha de reboque (com desconto) e ainda, me ajudava (ensinava) a restaurar, desde motor à chapa... Que é exatamente o que eu queria... Fazer com as minhas mãos... Assim, teria alguém que entende da coisa a supervisionar... Mas de novo, para já, fora de questão... Enquanto me lembrar desta....
 
#18
P. S.
Há uma coisa que eu não referi, mas, infelizmente eu faço muito as coisas por impulso... E acho que foi desta que vou aprender a ter calma...
 
#20
:) sim esta, para já, já me livrei. Hoje vou ligar ao homem que a comprou para ver se já meteu em nome dele... Para por de vez um ponto final a isto tudo.