Transiçao de Scott Ransom para Spark 10

NunoMCunha

New Member
Quase um ano depois da aquisiçao da Ransom e alguns upgrades para uma reduçao de peso da mesma ( o que não foi a menos dos 13.800grs ) uma subita mudança de bike e peso : de Ransom a Spark e de 13.800grs a 9.900grs
 

alexb

Member
Mais um canhão para o forum!
Parabéns pela excelente máquina. Pessoalmente não morro de amores pela cor dos pedais mas o importante é que tu gostes.
Agardamos uma análise à altura da bike :D
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Nuno, mais um canhão de nome SCOTT para o fórum

Agora tens de lhe dar uso e posteriormente, troca de componentes (retirar peso) :mrgreen:

Abraço e boa sorte
 

NunoMCunha

New Member
Finalmente a colocar umas fotos de jeito.

Depois com mais tempo coloco o peso dos componentes .

07102009054.jpg

07102009053.jpg

06102009050.jpg

06102009049.jpg

06102009048l.jpg

06102009047.jpg

06102009046.jpg

06102009045u.jpg

06102009043.jpg

06102009042u.jpg

06102009041q.jpg

06102009040.jpg

06102009039.jpg

06102009036l.jpg

06102009038.jpg

06102009034a.jpg

07102009056.jpg



Já agora uma questao: O top ten das bikes mais leves já nao existe?
 

emparlace

Member
Bela montada! :mrgreen:

Tá muito porreira!!! :yeah:

Fico á espera da lista de componentes e pesos, ou só mesmo a lista, para roubar umas ideias! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
A bike está brutal, agora é por-lhe km's em cima!


Só tenho dois reparos a fazer

1 - O tubo do travão da frente parece um pouco comprido demais e para além de destoar na estética não vá prender a algum ramo ou coisa que o valha...
2 - Não gosto muito de ver esses pedais, uns CB talvez ficassem melhor, mas gostos são gostos ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Posso também fazer uns reparos??

Acho que tens o que eu ando a adiar fazer que é usar os 80mm de suspensão á frente, certo??
Realmente esses tubos e cabos precisam de uma organização e de um bom corte!!
Esse espigão vai acabar por partir da maneira que está montado o Selim e devido ao seu sistema de fixação do Selim, por isso eu ajustava isso no minimo para o centro dos Rails do Selim!!
Quem te vendeu os pneus nao precisava de te fazer usar uma coisa tão pesada e não foram os 2 os meus favoritos por isso falei.
De resto não sei qual o teu objectivo com a Bike mas é como que está preparada para a guerra mas precisava aí de uns ajustes nos pormenores de montagem adicionando aqueles anteriores mas de resto tá aí uma bela maquina nao tivesse algumas coisas que eu ja uso e não fosse também um Spark 10!! :wink:
 

NunoMCunha

New Member
Desde já agradeço as vossas opiniões mais sinceras e os reparos ao que ainda està menos bem.
Em resposta ao I l l u m i n a t u s , è verdade , não sò o tubo da frente como o de tràs ainda estão compridos pois foram montados como vêem de fábrica ( algo a reparar no decorrer desta semana , espero).
Quanto à SID ( em resposta ao nogueira.nuno ) esta é uma race de 100mm e não de 80mm.Quanto ao espigão do selim até pode ser verdade o facto de vir a ter problemas , mas na minha Spark15 anterior à aquisição da Ransom ,usava-o da mesma maneira mas com um ritchey wcs carbon sem nunca ter problemas - logo se verá. Os pneus foram mesmo o que haviia cá em casa , porque o orçamento era comedido. Assim que possa tenho ideia de montar um Rocket Ron 2.10 à frente e um Racing Ralph atrás ( medida ainda por decidir).
 

syndicaterider

New Member
Boas,grande bomba!está excelente! qual o modelo e peso dos apertos de rodas e do guiador?É que tenho uma spark e preciso de ideias para tirar peso :mrgreen: :mrgreen:
Mas ninguém melhor para nos ajudar na missão de tirar peso em Sparks que o sr.nogueira,Nuno :lol:
Desculpem o offtopic mas não consigo enviar MP. nogueira.nuno preciso da tua ajuda para escolher uns componentes para a minha montada,se poderes tenta enviar-me MP que eu só consigo responder.
voltando ao topico,gosto muito da maquina ,acho que está preparada para devorar os trilhos sem recurso a componentes ultra leves!!
Boas e grandes voltas!
 

nogueira.nuno

Active Member
NunoMCunha, digo porque até tens um bom exemplo no Link abaixo de um amigo que teve um problema nesse mesmo espigão e é o que te pode acontecer e claro que nao podes comparar com um WCS até porque o sistema de aperto do selim é diferente e é nisso que eu insisto no teu ou neste caso na montagem do teu!!
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,53120.msg719344.html#new
Ahh, pois aí está uma boa escolha de pneus mas OK, mas entendo, o investimento que aí está é grande claro, guarda depois esses apenas para um azar com os outros que assim já não ficas sem pneus por exemplo se cortares um dos Schwalbe.
Vais ver que o peso cai logo e bem!! Claro que vais usar com Liquido apenas certo??

Syndicaterider, os apertos e guiador são ambos da New Ultimate, obrigada pela confiança, eu envio-te já PM, abraço.
 

NunoMCunha

New Member
Re:Transiçao de Scott Ransom para Spark 10

Em relação aos pneus são mesmo pra mudar até porque o tempo que se avizinha não é muito dado a este tipo de pneus ( pelo menos na minha opinião e experiência ) . No que diz respeito ao tubo do selim não sei se fará alguma diferença a maneira como apertam o selim pois são diferentes , o meu aperta o parafuso da frente dentro do próprio tubo , mas de qualquer das formas vou regular pra dentro dos limites pelo sim , pelo não , obrigada Nuno Nogueira pela dica .

06102009042.jpg



bikenova0011.jpg



Aqui vai a lista :


Quadro Spark10 -------------------------------------------------- 1790g (peso anunciado de fábrica )
Suspensão Sid Race c/bloqueio ------------------------------ 1549g
Guiador New Ultimate ------------------------------------------ 120g
Avanço Ritchey WCS ------------------------------------------- 119g
Selim Selle Itália SLR --------------------------------------------- 182g
Espigão selim New ultimate 350mm ( comprimento ) - 160g
Rodas Mavic SLR s/apertos -------------------------------------- 1595g
Pedaleiro XTR ------------------------------------------------------- 788g
Pedais Look ---------------------------------------------------------- 280g
Desv. traseiro X0 carbon medium cage --------------------- 198g
Desv. frente XTR -------------------------------------------------- 149g
Apertos roda New Ultimate TI -------------------------------- 42g
Travões Hope Mono mini pro --------------------------------- 679g
Punho Scott (par ) cortados --------------------------------- 14g
Shifters SRAM X0 c/ espias ------------------------------------- 200g
K7 SRAM PG 980 c/aperto da 990 -------------------------- 276g
Corrente SRAM ----------------------------------------------------- 279g
Espaçadores Avanço/ Suspensão em carbono ---------- 15g
Caixa direcção Stronglight em carbono -------------------- Não pesei ( no site 112g , o meu sem tampa e parafuso )
Conta Kms Cateye Strada Wireless c/ braçadeiras ------ 46g
Pneu frente Crossmark 2.10 c/ tacos laterais cortados - 530g
Pneu traseiro Larsen TT UST 1.90 --------------------------- 570g
Capas Espias ---------------------------------------------------------- 150g
Aperto tubo selim scott ------------------------------------------ 14g
Bloqueio amortecedor traseiro c/ espia --------------------- 52g

Total ----------- 9797g


Mais liquido anti-furos ( só o necessário e à frente ) , peso da caixa direcção ( o real ), o peso na balança já conta com uns upgrades (parafusos em TI no quadro e Ergal onde foi possivel).
 

NunoMCunha

New Member
Iloper ,para já tenho que ficar por este mesmo embora nunca se saiba o dia de amanhã. Já agora nogueira.nuno se quiseres dar mais umas dicas ou mods que eu possa aplicar visto seres das ou a pessoa mais indicada ( não desfazendo de nenhuma outra é claro ) porém sem exageros , pois como já disse o orçamento de momento tá curto. Quem sabe pro Natal. Em relação aos pneus já experimentaram o conjunto Rocket Ron/Racing Ralph? Que me dizem pras primeiras chuvas/lama?
 

nogueira.nuno

Active Member
Duvidas sobre os Schwalbe?? Tens um bom Setup por exemplo que é meter um Rocket Ron á frente e um Racing Ralph atras!! Liquido sá á frente mas porque razão??
Na corrente podes poupar um pouco nstalando uma KMC 9SL
Na Caixa de Direcção bastante, se não queres gastar perto de €100 numa de marca tens as Mortop ou a nova KCNC por exemplo
Numa Cassete XTR poupavas um pouco mas lá está chega-se a um ponto que ou se fica ou então eu dizia-te que tinhas que trocar muita coisa, posso te dizer que mesmo tendo os Hope Pro tens para aí uns €100 no minimo que podes gastar só em parafusos para a Bike e componentes que foi quanto gastei na minha em parafusos Tiso!! A €3 os mais baratos não é facil!!
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Nuno, Scott é aquela máquina

Nogueira, gastar 100€ em parafusos para ganhar apenas 50g, achas que vale a pena ???

Gostei de ver os apertos de roda da New Ultimate, 42g é muito bom :mrgreen:
 

nogueira.nuno

Active Member
O Antonio Valerio da Binac... que te diga so na Loja dele quanto é que lá ficou, fora os outros do quadro, etc!!
Lembraste do topico do F.Ciclcismo?? É a tal doidice e ao fim de eu fazer e se vale a pena ou não vamos ver a ver quantos é que vão repetir!!
Se olhares com atenção na minha Bike há muitos pormenores que só eu sei que lá estão e o que lá está €€!!
Só para dar um exemplo também ao NunoMCunha do que eu falei no Post anterior, os 2 parafusos em titanio para meter no amortecedor do quadro custaram €9 depois mais aqui e depois ali, todos os meus desviadores ficaram com os parafusos em Ergal e á cor incluindo os do quadro e lá está não foi só pelo peso!! 50gramas?? Tanto?? Nem nem isso ás tantas!! Por isso como falei quando se chega a um ponto é dificil não gastar ou então não se mexe mais no que já está bom!!
 
Top